O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

vazecho 28/04/2024

Resenha - O Sol Desvelado
"O Sol Desvelado" demonstra um salto muito grande em escopo e em qualidade em relação a "As Cavernas de Aço", que já foi um ótimo livro: O que tinha sido um romance policial com brecha para uma continuação no primeiro livro, aqui é uma abertura de universo, onde a trama nitidamente se orienta a acontecimentos muito maiores. Ansioso para ler o resto da série

_bexz__ 27/04/2024

Os motivos que tornam algo ou alguém poderoso, são os mesmos motivos que podem o levar ao seu terrível fim.

De fato, o livro deixa a afirmação acima bastante clara e objetiva desde o início da história, mas se o leitor não tiver atenção suficiente ou não perceber a intenção sutil do autor em revelar a temática e a natureza do motivo da existência daquela exata Terra e do planeta Solaria, das personalidades e vidas de cada personagem; tudo pode passar despercebido e sem significado algum. Algo que acho pouco provável de acontecer, já que a leitura é fluida e a linguagem do livro é simples. Sendo assim, é fácil entender o objetivo e a "mensagem" que a história quer passar.

Para mim, não há necessidade de haver as outras duas continuações da série, creio que a história foi bem fechada e não deixou espaço para novos questionamentos tão pertinentes ao ponto de precisarem ser explorados.

A minha única ressalva é que os primeiros capítulos poderiam ter sido melhor explorados e assim não daria margem para uma quebra de ritmo que acontece na metade do livro. Por fim, foi uma experiência satisfatória e uma boa leitura para passar o tempo, vale a pena ler e tirar as suas próprias conclusões.
_p3ra_ 27/04/2024minha estante
Caramba amor, vou ler siiiiim ?

Hugo9527 21/04/2024

Excelente livro, muito fluída a escrita. A história também é empolgante contendo reviravoltas.

O enredo principal é muito bom e envolvente

calebsrodrigues 15/04/2024

Robôs, Robôs e robôs
Essa segunda obra da série dos Robôs é boa demais. Leitura rápida, envolvente e muito intrigante. Podemos notar um desenvolvimento do pensamento de Baley quanto aos mundos siderais e seu desejo por saber mais e mais sobre eles. Mais uma vez, Asimov se preocupa bastante em mostrar ao leitor o plano de fundo de suas histórias, com reflexões do nível "Quem somos e para onde vamos?"

Bcvc 06/04/2024

Sol desvelado
Gostei! Achei o livro melhor que o primeiro da série. Que sociedade bem bolada q o Asimov criou em Solaria ??

Gonçalves 03/04/2024

O livro é mt bom até chegar no inicio do final, quando parece q ele n sabe mt bem como terminar sua obra e acaba so fazendo com q o detetive descubra o misterio, como se uma lampada tivesse ascendido em cima de sua cabeça, mas genial como tudo acaba se encaixando super bem no final do misterio.
Vini Laux 03/04/2024minha estante
asimov com preguiça de elaborar um final mais impactante kkkkkk

JR 31/03/2024

Como não gostar?
Uma boa continuação. O protagonista teve uma boa evolução com as experiências do primeiro livro. Me incomodaram as diversas síncopes, que mais pareciam uma facilitação, mas tudo bem. Na parte da ficção científica é bastante curioso o autor associar a vida digital (dos hologramas) com a falta de sensibilidade da sociedade. Hoje está claro que isso realmente existe nas bolhas de instas, tiktoks e afins.

Frederico.Andrade 26/03/2024

O segundo livro da trilogia "Robôs" de Isac Asimov me agradou tanto quanto o primeiro. Foi bem interessante acompanhar o investigador e parceiro robô em outro ambiente foi bem interessante.

Glauber Castro 24/03/2024

Não me empolguei muito no início da história, mas aos poucos fui ficando curioso. Infelizmente, o fim me deixou decepcionado, esperei por algo diferente.

Vini Laux 19/03/2024

Primeiro Asimov que leio e tive uma boa primeira impressão. Creio ter começado pelo caminho não convencional de leituras dele, já que esse é o segundo livro de uma saga composto por quatro. Porém, não me atrapalhou durante a leitura do Sol Desvelado. Em suma, o texto não academicista ou difícil, muito fácil entendimento, o ambiente é intrigante (os personagens não tanto, com exceção do protagonista) e o mistério é curioso. Não acertei a resolução e achei um pouco sem fora da curva ela, não era bem o que eu esperava e não fez tanto sentido. Mas não é ruim, só é diferente. Vale a pena ler, li em menos de uma semana tranquilamente.

MiriA.Lopes 13/03/2024

Um dos meus livros favoritos do Asimov
É impressionante como o Asimov consegui sempre se superar e superar nossas expectativas.
Estou amando a saga dos robôs.
Daneel meu personagem preferido.
O livro é fluido e a leitura é rápido. Aqui temos um novo assassinato desta vez em Solaria e Elijah é mandado pra investigar o crime e Daneel é novamente escolhido para ser seu parceiro de investigação.

Patcha 13/03/2024

As Loucas Aventuras do Distanciamento Social
Mais uma aventura do nosso detetive carrancudo favorito! Dessa vez ele é enviado para um planeta distante da Terra, no qual as pessoas vivem a quilômetros de distância de qualquer indivíduo. De alguma forma, um deles foi assassinado, e nosso querido Elijah precisa descobrir como.

Esse livro conseguiu ser ainda mais criativo que o anterior, propondo uma sociedade inteiramente diferente da nossa (e da de Elijah), e todos os problemas que poderia enfrentar. Eu adorei a forma que o protagonista encontrou de contornar as diferenças culturais, principalmente a ideia de que ninguém pode se ver pessoalmente.
Aqui também vemos um desenvolvimento maior da relação entre Elijah e seu parceiro robô, Daneel. É legal ver como o preconceito do protagonista vai aos poucos sendo quebrado, conforme os dois convivem e, eventualmente, acabam se ajudando.

Sobre o mistério em si, é fascinante! Para quem gosta de histórias no estilo Agatha Christie, mas quer ler algo diferente dos livros de detetive habituais, recomendo fortemente a leitura.

Tiago.Evangelista 10/03/2024

Asimov era mesmo um gênio
Não adianta, Asimov era mesmo um Gênio do seu estilo literário. Produziu muito e com estrema qualidade.

Esse é apenas mais um extraordinário exemplo da sua obra.

Renato 26/02/2024

Assimov na liderança
Como sempre, Assimov nos prende com uma história instigante e profunda. A dupla não nos deixa ficar sem remoer novas teorias.

Eduarda.Souza 26/02/2024

Por uma Terra sem paredes
Eu sou apaixonada por investigações policiais e recentemente descobri um apreço grande por ficção científica. Penso que essa narrativa conseguiu reunir tudo que gosto num livro só. O suspense da investigação, os dramas pessoais, realidades distópicas e inúmeras reflexões sobre cultura. É um livro que te faz pensar enquanto te entretém e te deixa igual um detetive tentando solucionar o caso antes dos capítulos finais (no caso dessa narrativa não foi muito difícil, mas ao meu ver, duvido que este era o ponto de qualquer forma).