A Extraordinária Garota Chamada Estrela

A Extraordinária Garota Chamada Estrela Jerry Spinelli

Resenhas - A Extraordinária Garota Chamada Estrela

incensodelavanda 10/08/2023

Pessoas estrelas são raras
Acho que tenho uma memória afetiva com a personagem, Estrela, ela é do jeito dela oq a torna única no jeito de enxergar e vivenciar a vida.
Apesar dela soar muito artificial na escrita (no filme tbm) é notável que ela tende a ser só uma pessoa inspirada até um pouco de mais.
Além dela, não consegui sentir carinho ou apego por nenhum outro, o protagonista me irrita no jeito que ele julgou ela e como ele não compreende ela.
Não diria que o livro é ótimo, pois ele consegue ser mais tedioso do que o filme porém ele é bastante fluído e chega a ser divertido em certas partes.

Priscila767 02/08/2023

Me chame de stargirl
Esse é um livro que definitivamente precisa de uma memória afetiva para se tornar o que é, esse livro foi um paradidatico na minha época de escola, talvez por eu estar passando pela mesma fase dos personagens principais, ele tenha se tornado tão bom, ao reler, achei um livro muito filosófico, mas um filosófico bom, não daqueles moralistas. É um livro que necessita de identificação com os personagens e acima disso, de uma mente aberta e reflexiva. Esse é um daqueles livros que, se fossem filmes, seriam aqueles bem lentos com fotografias muito bonitas e poucos diálogos.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"A Extraordinária Garota Chamada Estrela" de Jerry Spinelli

"A Extraordinária Garota Chamada Estrela" é uma obra literária que, por meio de uma narrativa cativante e reflexiva, nos convida a explorar a importância da autenticidade e da bondade em um mundo que muitas vezes valoriza a conformidade. Escrito pelo renomado autor Jerry Spinelli, o livro traz à tona uma história que nos faz refletir sobre a complexidade das relações humanas, a aceitação da diferença e a influência das expectativas sociais sobre a identidade individual.

O narrador da história é Leo, um jovem do ensino médio da escola de Mica, Arizona. É através de seu olhar que somos apresentados à protagonista, Estrela. Estrela é uma garota que, desde o início, se destaca por sua excentricidade. Ela é nova na cidade e nunca frequentou uma escola convencional, pois foi educada em casa por sua mãe. Com sua chegada à escola, a vida dos estudantes de Mica começa a mudar de forma marcante.

Estrela não passa despercebida, não apenas devido à sua beleza exótica, mas também ao seu comportamento completamente fora dos padrões. Ela se veste de maneira peculiar, carrega um rato de estimação chamado Canela e, de forma surpreendente, leva seu ukulele para a escola. Além disso, Estrela tem o hábito de cantar "parabéns para você" para os alunos em seus aniversários, independentemente de conhecer ou não essas pessoas. Ela é uma figura única, alguém que não se preocupa em seguir as convenções e que demonstra uma generosidade genuína.

A forma de Estrela enfrentar a vida, com um otimismo e uma alegria desarmantes, a torna uma personagem cativante. Sua personalidade peculiar, sua falta de inibição e seu desejo genuíno de fazer os outros felizes atraem a atenção de todos ao seu redor, inclusive de Leo, o narrador da história. No entanto, a personalidade única de Estrela gera uma reação mista entre seus colegas de escola.

Por um lado, a espontaneidade e a alegria de Estrela a tornam popular de imediato. Seu comportamento genuíno e generoso cativa os estudantes, que ficam curiosos para ver o que ela fará a seguir. As ações de Estrela, como presentear seus colegas, enviar cartões de aniversário, deixar flores e biscoitos em suas classes e abraçar a chuva em vez de se abrigar dela, conquistam a simpatia de muitos. Ela se torna uma figura de destaque na escola, e sua popularidade cresce rapidamente.

No entanto, a singularidade de Estrela também gera perplexidade e, em alguns casos, repulsa entre seus colegas. Muitos deles começam a se perguntar por que ela age de maneira tão incomum. Por que ela deseja ser tão boa o tempo todo? O que a motiva a buscar tanta atenção? As ações de Estrela, por mais genuínas que sejam, geram desconforto e dúvidas.

À medida que a popularidade de Estrela cresce, sua excentricidade também se intensifica. Ela se torna o centro das atenções em todos os eventos da escola, como torcer nos jogos de basquete, distribuir biscoitos e cantar "parabéns para você" de forma entusiástica. Isso leva muitos a questionar sua autenticidade e acreditar que ela está apenas desempenhando um papel, possivelmente a mando da direção da escola.

Apesar da popularidade inicial de Estrela, sua trajetória é tumultuada. Ela enfrenta a resistência de alguns de seus colegas, como Hillari Kimble, que perde sua posição de destaque devido à chegada de Estrela. Os estudantes começam a se questionar sobre as verdadeiras motivações de Estrela e, eventualmente, se voltam contra ela.

A mensagem central do livro gira em torno da complexidade das relações humanas e da luta entre a individualidade e a pressão para se conformar com as expectativas sociais. Leo, o narrador, sente uma forte atração por Estrela e deseja se aproximar dela, mas também teme a rejeição de seus amigos e do grupo social ao qual pertence. Ele se encontra em um dilema constante: escolher entre estar ao lado de Estrela, que o faz sentir-se bem consigo mesmo, ou buscar a aceitação de seus amigos, seguindo o que é considerado "normal".

A narrativa também levanta a questão da autenticidade. Estrela, com sua excentricidade, gera dúvidas sobre sua verdadeira natureza. Muitos acreditam que ela não pode ser uma pessoa real, mas sim uma criação da imaginação coletiva. Isso nos faz refletir sobre como frequentemente projetamos nossas próprias expectativas nas pessoas ao nosso redor, em vez de aceitá-las como são.

O autor, Jerry Spinelli, tece essa história de forma cativante e envolvente, apresentando personagens complexos que enfrentam desafios emocionais e morais. Ele nos convida a questionar o que significa ser "normal" e a celebrar a beleza da diferença.

Em última análise, "A Extraordinária Garota Chamada Estrela" é uma história que nos faz refletir sobre a importância da autenticidade, da bondade e da aceitação, independentemente das pressões sociais. Jerry Spinelli nos mostra como a autenticidade e a compaixão podem tocar a vida daqueles ao nosso redor, deixando uma lição duradoura sobre o valor da individualidade e da bondade. É uma obra que celebra a beleza de ser verdadeiramente você mesmo, mesmo que isso signifique ser extraordinário em um mundo que muitas vezes prefere a conformidade.

Portanto, ao nos aprofundarmos na história de Estrela e sua jornada, somos confrontados com questões profundas sobre nossa própria identidade e as escolhas que fazemos para nos encaixar ou permanecer autênticos. É uma narrativa que nos lembra da importância de celebrar a singularidade e da necessidade de manter nossa bondade e generosidade, independentemente das expectativas e pressões sociais.

"A Extraordinária Garota Chamada Estrela" é um livro que nos convida a refletir sobre nossa própria vida, nossas relações e o que realmente importa no caminho para a autenticidade e a aceitação. É uma história que permanece conosco muito tempo depois de termos virado a última página, deixando-nos com uma mensagem valiosa sobre a beleza da diferença e a importância de sermos verdadeiros conosco mesmos.

Bia 18/07/2023

Resenha de "A extraordinária garota chamada Estrela"
“A extraordinária garota chamada Estrela”, livro de Jerry Spinelli, conta a história de uma menina chamada “Estrela”, nova na cidade. A menina tem hábitos e usa roupas esquisitas, o que fez com que ela tivesse que se adaptar à cidade, ou melhor, fez com que a cidade tivesse que se adaptar com ela.

Por mais incrível que pareça, eu li este livro pela escola, mas o que eu não esperava era que eu me interessaria tanto pela história. O livro mostra como uma realidade preconceituosa pode mudar as pessoas, e também como a opinião das pessoas importa sobre a maioria delas. A evolução de Estrela foi algo simplesmente incrível de ler, e, algo que posso dizer sobre é que este livro realmente mudou minha perspectiva.

É uma leitura realmente muito boa, principalmente para adolescentes que ainda estão descobrindo quem são e se encontrando no mundo.

Espero que gostem e aproveitem a leitura.

Beijos, beijos.

Bia S2

Bianca 22/06/2023

? Estrela Caraway ?
A história da Estrela sempre me emociona, amo ela, ela é uma das personagens mais doces, verdadeiras e vivas que eu conheço, porém, confesso que ela é muito mais ela mesma no segundo livro.

ailu 21/06/2023

Cinco (garotas chamadas) estrelas!
Esse livro é muito muito precioso. a escrita, a descrição, os personagens? tudo muito bem feito, identificável e imersivo.
mas além de bem feito, ele é inspirador. é uma história leve, talvez até meio bobinha, mas muito interessante. é daqueles livros que você lê bem rápido porque quer entender o porquê de certas coisas. e então você lê e lê até que chega um ponto onde não importa mais o porquê, você só quer estar ali.
não sei explicar muito bem, mas esse livro me trouxe paz e conforto. em alguns momentos, eu só quis ser um pouco mais como a estrela.
eu queria muito ser capaz de escrever uma resenha que correspondesse o quanto eu gostei desse livro porque eu gostei muitíssimo.
mas não sei explicar o que tem nesse livro que me fez gostar tanto assim. era pra ser só um livro normal. só que ele não é normal. na verdade, ele mostra que é bem melhor ser tudo exceto normal.

Morango.Azedo 06/06/2023

Uma menina estrela
Eu li esse livros há uns anos e cara, esse livro marcou minha vida. Infelizmente eu o emprestei para uma pessoa que se afastou e até hoje não me devolveu (sim, choro muito quando lembro).
Não dei 5 estrelas por causa do final, não irei dizer pois será spoiler. Mas todo o desenvolvimento o livro é SENSACIONAL e as cenas são tão únicas e bonitas que marcam a memória de qualquer leitor.
Espero que tenham uma boa leitura!

keuryy 13/05/2023

ESTRELA
Não sei ao certo como descrever o que senti lendo esse livro, não imaginava que seria narrado por um garoto, mas isso não nos impede de enxergar quem a estrela era, é um livro curto e leve que nos provoca sensações estranhas e vergonhosas mas incríveis, indico pra sair de uma velha ressaca literária, assim como eu.

milena828 13/05/2023

Extraordinário!
Esse livro é uma obra de arte! muito bem escrito, reflexivo e adorável!

li pq inspirou um dos meus filmes favoritos, então não tinha como ser ruim kkk amei muito

só não dou 5 estrelas pq achei o leo um pouco toxico e isso me incomodou...

agora sonho em conhecer uma pessoa estrela! ?

Sasah30 07/05/2023

?Pessoas-estrela são raras?
No início achei meio chatinho mas fui dando uma chance e percebi q a história apesar de ser leve e curta, te deixa bem reflexiva sobre certas coisas.

Eu já esperava q a Estrela fosse ser bem diferente do "normal" mas isso não impediu de eu me surpreender com as atitudes dela a cada capítulo. Ela com certeza é uma personagem bem especial, diria até q ela representa oq somos na infância, sem maldade, pura, com MT leveza.

Adorei a história mas confesso q o final me deixou com um pouco de depressão ?

natalia.erlo 17/04/2023

Acho que a estrela é uma dessas pessoas preciosas que se voce encontrar uma vez na vida, já é muito
na minha interpretação, estrela está totalmente ligada com aquilo que éramos quando pequenos, puros, ingênuos, bondosos, sem querer o mal do outro, sem inveja e egocentrismo extremo
e o que acontece ao decorrer da história nos mostra exatamente as diferenças formadas nessa diferença, afinal estrela não foi dessa forma somente quando criança, ela seguiu sua essência e a manteve viva
achei o livro um amor, me fez pensar na valorização das pequenas coisas e pequenos momentos que muitas vezes são tão importantes que parecem fúteis
(fiquei chateada em alguns momentos por diversas atitudes mas creio que foram essenciais pro desenvolvimento da história)!! vou ler a continuação pra saber o desfecho disso tudo

namaria 12/03/2023

Lindo
N dava nada pro esse livro mas é uma leitura tão leve q acabei em dois dias sem nem perceber, lindo lindo lindo

Rita 01/03/2023

Sinceramente não entendi muito o livro, não me senti envolvida com a história, só entendi q a Estrela é uma garota ' diferente " das outras e depois tem meio w uma reviravolta, no mais achei confuso, mas vou assistir o filme para ver se tenho uma noção maior

ana 19/02/2023

Estrela-cadente
Assim como uma estrela-cadente, estrela tivera uma passagem rápida, mas imensuravelmente brilhante, linda e encantadora. Existem pessoas que fazem coisas boas esperando algo em troca, o ?milagre? do karma. Estrela fazia coisas boas porque simplesmente nao conseguia pensar em algo que nao fosse fazê-las. Existem pessoas que enxergam o copo meio vazio, estrela enxergava o copo meio cheio. Durante a sua passagem, ela fora brilhante e incandescente. As pessoas repudiam qualquer coisa que saia do padrão restrito e cruel que elas criaram. Pessoas como a estrela sao raras. Pessoas que fazem o bem sem olhar a quem sao quase inexistentes. E ela amava o leo ao ponto de mudar por ele. Ela o amou ao ponto de fazer isso, ela deixou que as pessoas a destruíssem e a sua carruagem ficou com duas pedrinhas. Leo perdeu o amor da vida dele por ter sido infantil e puramente covarde. Assim como uma estrela-cadente, sua passagem fora rápida, alguns que a idealizavam demais ficaram frustrados com desejos nao correspondidos, mas esqueceram que a estrela sempre foi puramente imprevisível e genuinamente boa. Nunca sabemos quando uma estrela irá aparecer, mas sabemos que acompanhar de perto sera extraordinariamente divino.