De Olhos Fechados

De Olhos Fechados Lavínia Rocha

Resenhas - De Olhos Fechados

Mikki 06/01/2015

Nacional Sempre Surpreendendo
Acho que estamos na semana de livros onde há algum aspecto que nunca vi em outro livro que li. E olha que todos esses que me surpreenderam foram nacionais, não que o que eu tenha falado foi algum preconceito meu por parte de nacional, mas é que ainda se escuta muita gente que não lê ou não gosta de nacional por não terem narrativas interessantes ou serem mal escritos. Tolo é o que pensa desse jeito porque não paro de me surpreender com os autores brasileiros.

Livro De Olhos Fechados, de Livínia Rocha
Foto do Acervo Pessoal
Dessa vez o livro é de uma autora chamada Lavínia Rocha, e seu livro tem o titulo de De Olhos Fechados. O cenário da história é a sua cidade natal: Belo Horizonte. O titulo já desperta o autor para o ponto chave da história: a nossa protagonista é cega. Acho que nunca havia lido um livro onde o protagonista teria alguma deficiência, ainda mais a da visão, que é algo visto pela sociedade como algo muito ruim, porque a pessoa não imagina como é viver sem enxergar, se vendar a pessoa por um minutinho que seja, ela já fica perdida, sem direção e por achar que é impossível fazer qualquer coisa que uma pessoa que enxerga faria sem problemas, acaba que a sociedade nem sabe como agir quando tem alguém portador de tal deficiência. O engraçado da historia, digamos assim, é que o portador nem considera uma deficiência, e que muitas das vezes eles conseguem "enxergar" bem melhor que muitos com os olhos bons por ai. Eles conseguem superar a diferença e encara os problemas de um jeito bem maduro, sem fazer tempestade em copo d'água como a gente faz, se queixando quase sempre de coisinhas bobas (e olha que eu me considero rainha de reclamar de tudo).

Continuando sobre o livro, a narrativa começa como qualquer romance normal (e não sei porque, mas a leitura do livro me lembrou muito Mocassins & All Stars no início), mas depois o leitor é surpreendido envolto em um mistério secular que a nossa protagonista faz parte. E a aflição, os desafios, a superação a cada prova que esse mistério a faz passar te faz ser cada vez mais surpreendido pela independência, astucia e o dom que a Cecília tem. Não tem como não se envolver com a história e devorar esse livro até o fim desse mistério. E posso garantir: não vai faltar emoções.

Para quem gosta de um romance com umas pintadas de ação, aventura, história e mistério esse livro é uma pedida certa. E a autora nos prova que não é de idade que um autor precisa para um amadurecimento em escrita, pois Lavínia é uma garota jovem de apenas 17 anos (ou seja, é bem mais novinha que eu, ou nem tanto já que eu tenho 19) mas escreve deste de seus 13 anos de idade. E sua narrativa é bem fundamentada, envolvente e enxuta (bom para quem não gosta de muita lenga-lenga até os finalmente). O livro se propõe em dá uma ótima leitura, rápida e divertida, que te surpreende nos momentos de tensões. E só digo uma coisa: ainda quero ler mais obra dessa garota!

Mais resenhas no Um Sofá À Lareira, visitem!

site: http://umsofaalareira.blogspot.com.br/

Consuelo 21/09/2015

Um mundo diferente!
Ver as coisas através dos olhos de outra pessoa não é fácil. Agora, imagine que você não tenha escolha? Pois, assim é a vida de Cecília, carinhosamente chamada de Ceci. Cega desde quando nasceu, passou por vários tratamentos e treinamentos com sua cão guia, a Dina. Aos poucos foi ganhando sua independência.E, como toda adolescente, Ceci tem sua grande amiga Bianca para ajudá-la a enfrentar esta fase da vida, e isto inclui sua primeira paixão.

Tiago é um rapaz muito comprometido, generoso e compreensivo. De acordo com Bianca, é lindo de aparência, e, de acordo com Ceci, tem um cheiro maravilhoso. O relacionamento entre os dois é bem romântico e intenso, pois é cheio de aventuras.

A parte das aventuras fica por conta de um mistério que no início de livro é mencionado levemente. Parece haver na narrativa um divisor de águas, mas nada que não se tenha conseguido conectar de forma coerente. Até a metada do livro ´pe história é focada na relação entre Ceci e Tiago assim como no autoconhecimento de Ceci; depois, na tentativa de resolver o mistério dos bilhetes em braile que tem recebido por quase um ano, Ceci e Tiago, embarcam em uma confusão atrás da outra sempre descobrindo algo surpreendente.

A diagramação do livro é ótima, a história é dinâmica e direta. Com muitos diálogos, nos prende mais ao ler. Os personagens são descritos de forma breve e simples, assim como locais onde se passam a história. A parte do mistério nos faz lembrar um pouco de Anjos e Demônios, Dan Brown, muito pela forma como é resolvido; o que nos deixa muito envolvido.

Isabelle 07/11/2022

Maravilhoso ???
Gente, não esperava tanto desse livro, porque tive que ler pra escola o mistério da sala secreta da mesma autora e achei meio mais ou menos, mas quando a Lavínia foi lá na escola, falou dessa preciosidade e fiquei curiosa. Não me arrependo nem um pouquinho!!!
Do jeito que eu vou falar parece que o livro é enrolado, mas não, porque a parte suspense tem muita coisa acontecendo então foi melhor ela deixar só isso pra última metade do livro. Até a página 130 é o romance, mas depois que eles começam a namorar as coisas esquentam de um jeito... Gente, que história bem bolada, mistério e enredo bem feito, cheio de sentido e você não se embola, mesmo com tanta informação.
Todos os personagens tem sua importância no livro e personalidade definida (só senti falta de mais aparições da Bianca, ela é a melhor amiga da menina e mal aparece!) e Cecília e Tiago são o casal mais fofo do mundo. No começo estava enrolando, mas depois de certo tempo, não conseguia mais desgrudar do livro.
A autora conseguiu falar super bem dos sentimentos da Cecília e mostrar como é a rotina de uma adolescente cega.
Só não deu as 5 estrelas porque os capítulos são meio mal definidos, mas se tivesse essa opção, deixava só a última pontinha da estrela sem marcar.
Leiam! Recomendo muito e merece mais reconhecimento.

pudimdojk 19/12/2022

esse livro me traz tanta nostalgia, tanta!! É um bom livro para crianças e adolescentes, é extremamente fofo e eu recomendo demais.
pudimdojk 19/12/2022minha estante
e eu já conheci a autora, ela é um amor :)

Sâmella Raissa 27/09/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

Desde pequena Cecília sabe o que é viver no escuro - afinal, é cega de nascença. Mas tal deficiência nunca empatou a garota de ser ela mesma. Com seu jeito teimoso e eventualmente irônico de agir e falar, o que ela mais quer alcançar cada vez mais é independência para viver ainda mais novas experiências, o que acaba começando de forma um tanto quanto inusitada e atrapalhada ao conhecer Tiago, recém-chegado no colégio onde ela estuda, já se encantando pela garota e engatando em uma amizade da qual nem ela, com toda sua teimosia, poderá escapar. E a partir do momento em que a confiança entre ambos surge, acompanhada de novos sentimentos, a aventura se dará início com uma série de mensagens estranhas e misteriosas que Cecília anda recebendo aleatoriamente, e que podem trazer revelações e englobar questões maiores do que eles imaginam.

Já tinha muito tempo que eu queria conhecer os livros da Lavínia, desde que havia descoberto este como sendo protagonizado por uma personagem com deficiência visual. Não sei se vocês sabem ou se eu já comentei por aqui, mas gosto muito de histórias com essa temática, principalmente se fazem uma apresentação real e cheia de superação do personagem, ultrapassando suas limitações, o que é bastante o caso de De Olhos Fechados. Cecília é uma personagem que desde o primeiro momento, apesar de às vezes ser um pouco arredia e irônica, cativa o leitor de um jeito único, fazendo a leitura fluir de forma ainda mais rápida e leve.

O início é mais uma apresentação do cotidiano da personagem, por entre o colégio, com os melhores amigos Bianca e Diego, a chegada de Tiago e a vida em casa, com o pai super-protetor e a irmã caçula Luna, de quem tem sido o modelo quase materno da família desde a morte da mãe há alguns poucos anos. Desde então, ela já recebia papéis aleatórios cujas mensagens misteriosas já confundiam sua mente, mas ela só vai dar real atenção à elas após sua amizade com Tiago se firmar ainda mais e ele próprio incentivá-la a descobrir o que os papéis significam, uma vez que elas começam a ficar ainda mais ameaçadoras conforme o tempo vai passando, deixando um tom de suspense e mistério na narrativa que só aumenta à medida que eles passam a procurar pistas dentro das charadas contidas nas mensagens, descobrindo, porém, que tudo só é mais perigoso do que eles achavam à princípio.

“— Eu sinto a falta dela, Luna. E você sabe que isso que sentimos quando pensamos nela nunca vai passar. É uma ferida. Mas nós ainda estamos vivas, com o mundo à nossa espera, não podemos fechar as portas para a felicidade que quer entrar.
— Que ela entre pela janela.
— Acontece que as suas janelas estão fechadas também.”

É assim que a trama vai ganhando nuances, ora cenas mais leves e descontraídas em família e amigos, ora com momentos mais tensos e cheios de adrenalina por entre as escapadelas dos personagens para correr atrás de pistas e descobrir o que tudo significa. E, gente, eu definitivamente não esperava nada do que esse mistério todo reservava à sua revelação; a autora, no fim das contas, trabalha com um plot tão diferenciado e intrínseco, mas igualmente bem desenvolvido e coerente com a história que, realmente, meus parabéns à Lavínia! De repente as coisas se revelam como algo tão único, ao menos para mim, que não tive como não me surpreender e me satisfazer com o desfecho da história, que conseguiu encobrir até mesmo um pouco das visíveis cenas no decorrer do livro como um todo que transcorreram ou mudaram de uma para outra de uma forma muito abrupta, mas que não atrapalharam realmente a leitura.

Assim sendo, De Olhos Fechados conclui-se como uma leitura que leva o leitor das risadas à tensão, dos suspiros às revelações mais inesperadas, com um elenco de personagens muito cativantes e divertidos, mais um romance que me deixou toda boba e com o qual eu tanto me identifico, além de uma protagonista que, por entre seus defeitos e qualidades, destaca-se por ser simplesmente humana, e por procurar ir além de suas limitações! Uma leitura que eu recomendo demais, e mal posso esperar por ler mais da autora!

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/08/Resenha-DeOlhosFechados.html

Laura 16/01/2023

Muito perfeitinho e gostoso de ler. Conheci esse livro através da bienal do livro em Belo Horizonte, a autora estava presente e foi super simpática comigo, despertando a minha vontade em adquirir o ?De olhos fechados?. Amei a história do livro e a forma da Lavínia escrever.
Já reli algumas vezes, e sempre é uma leitura agradável de se fazer.
Única coisa que me incomodou um pouco é que o livro tem uma pegada de fantasia, o que >>eu

Bells 10/08/2016

Resenha: De Olhos Fechados
Bom, o livro nos apresenta Cecília, uma adolescente de 15 anos que nasceu cega e perdeu a mãe. É uma garota forte, que tenta mostrar a todos que ter deficiência visual não é sinônimo de fraqueza, e que apesar de todo o preconceito que sofre ainda vive em busca de sua independência.

Cecilia possui uma irmã, Luna. que sofre muito com a perca da mãe, apesar de não demostra isso o tempo todo. Ela é simpática, admira a irmã e esta disposta a ajuda-la em tudo o que for preciso, é uma grande amiga, um pouco ciumenta e às vezes um pouco fofoqueira rsrs e curiosa. Bianca, a melhor amiga de Cecilia, que sempre esta disposta a ajuda-la no que for preciso, é brincalhona, e o seu namorado, o Diego, que sempre presenteia Cecilia com livros. E o Renato, pai de Cecilia e Luna, que é um pai protetor, ciumento, que faz de tudo pelas suas filhas.

Sofrer preconceito das pessoas ao nosso redor é péssimo e é crime, mas quando o preconceito que sofremos parte de nós mesmo por não aceitarmos as nossas limitações é bem pior. E é assim que Cecilia começa a agir quando conhece o Tiago, ela tenta afasta-lo, apesar de seus sentimentos por ele, alegando que é cega e é melhor assim, pois ela não quer atrapalhar a vida dele. Porém, o Tiago vê na Cecilia mais que uma garota cega e não se importa com suas limitações, isso não muda que ele gosta dela e ele tenta conquista-la.

Gostei muito do livro por trazer uma tema como esse, e mostrar como precisamos de apoio e como as palavras tem poder. É muito importante nos aceitar como somos e nos amar com nossas limitações. A autora soube conduzi muito bem a estória. Usou uma linguagem simples, e muitos diálogos, em alguns momentos me confundi quanto a qual personagem estava falando, mas consegui compreender logo em seguida.

Outra coisa que gostei muito na obra é que a autora não trabalho apenas o romance. Cecilia recebia papeis bejes com algumas coisas escritas, tipo enigmas, as vezes ameaças diretas ou indiretas, porém ela não entendia aquilo e acabou achando melhor ignorar, até que coisas estranhas começam a acontecer relacionado com aquilo e ela sai em busca de descobrir o que aquilo significa e o que representa pra ela.

O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Cecilia, e mais no final passa a ser narrado sob a perspectiva do Tiago também. A diagramação ficou ótima, com a fonte em um tamanho razoável, as páginas são brancas, mas não me incomodou em nada. Também não me lembro de ter encontrado erros de gramatica.

site: http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/2016/08/resenha-de-olhos-fechados-lavinia-rocha.html