Delirium

Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Carla Maria 13/10/2015

Um livro muito bem escrito!
Diante de "Delirium" tive a oportunidade de conhecer a obra de mais um brasileiro aspirante a escritor.
A Editora Página 42 nos trás através de Carlos Patricio, um exemplar bastante atrativo em páginas amarelas. Diagramação e capa impecável, assim como as ilustrações internas que iniciam cada conto. As orelhas não ficaram de fora.

Em relação a obra:
O livro é dividido em 8 contos e cada um deles possui sua peculiaridade.
DOUTOR SÁDICO (5 Estrelas) da a partida e iniciamos a jornada com o melhor conto de "Delirium". Hans Mozart é um psicopata dos mais repugnantes e diante de toda a sua inteligência, ele busca saborear suas vítimas no "aconchego" de seu lar. Uma casa impregnada por tormentos e terríveis sofrimentos. Por lá, todo tipo de crueldade já se fez passar. Agora, um novo "hóspede" chegou, e Hans mais conhecido como Doutor Sádico, busca atormentá-lo da pior forma possível: Seu comparsa está a caminho com sua adorada filha.

TRUCO! (3 Estrelas)
Um conto bastante previsível, mas que não chega a perder o seu encanto.
Amigos participam de sua jogatina quando um bandido enlouquecido invade a residência.

AGONIADO (3 Estrelas)
O final me pegou de surpresa, pensei que seria uma coisa, mas foi outra.
Apesar de ter sido o conto que menos me agradou, não é de se jogar fora.
Julio sofre de uma tremenda ansiedade e após incansáveis tratamentos, ele ainda continua aprisionado em seu mundo aterrador. Será ele capaz de vencer tamanha dor?

TELEFONE SEM FIO (3 Estrelas)
A realidade nua e crua.
Ricardo conhece Mayra em uma folia de carnaval, e no embalo do momento o jovem embarca numa viagem sem volta.

A QUESTÃO DE TODAS AS QUESTÕES (5 Estrelas)
O segundo melhor conto na minha opinião e achei simplesmente "questionável".
Uma viagem deliciosa através dos questionamentos existenciais de um médico que busca de todas as formas encontrar respostas concretas para todas as supostas contradições. A religião é o foco da sua obstinada jornada em busca da verdade.

O OUTRO MUNDO DE HENRIQUE (5 Estrelas)
Me "diverti" bastante com este conto, onde Henrique busca refúgio nos braços de uma outra realidade: a virtual.

POUCO ANTES DA VIRADA (5 Estrelas)
Uma doença terminal relatada pouco antes do final.

LINDOS SONHOS DOURADOS (5 Estrelas)
Um conto extremamente tocante marcado por cicatrizes profundas que só o tempo é capaz de curar. Será?
Um filho "rejeitado" tenta afogar suas magoas da pior forma possível.

Pandora 14/01/2016minha estante
Tinha decidido, ao contrário do que tem acontecido com minhas últimas leituras, não fazer nenhuma resenha, pontuar ou comentar sobre este livro. Mas lendo sua resenha, me sinto plenamente contemplada. Não abandonei o livro no conto mencionado, mas confesso que do conto eu desisti. Não tenho problema em abandonar um livro, mas sendo este de contos, queria ter a oportunidade de ler os outros. Também não queria ser injusta com o autor, que tem potencial e está apenas começando. Excelente resenha!

92360 01/11/2020minha estante
Eu estava pensando em escrever uma resenha, mas a sua já disse tudo. Concordo 100% com o que você escreveu.

Isa 26/09/2015

De fato um delírio!
Eu simplesmente adorei e com certeza foi um dos melhores livros de contos que eu já li. Leitura gostosa e eu não percebia o tempo passar. A cada conto, o autor refutava um assunto diferente. Ele abordava temas atuais, porém importantes de serem expostos. Me identifiquei demais no que se referia à ansiedade.

Recomendo demais a leitura deste! Pois ele é praticamente um delírio, sem perceber, parece que você faz parte da história. Achei super envolvente! O autor deve continuar a escrever mais livros, parabéns!

Karina 16/09/2015

DELIRIUM – Carlos Patricio.
DOUTOR SÁDICO – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Parceiro e amigo do Blog Casa de Livro, Carlos Patricio, nos presenteou com um exemplar de sua obra.
“Delirium” é um livro contagiante.
Recheado com oito contos, que iremos resenhar individualmente, somos apresentados à histórias magníficas e assustadoras.
Até onde você iria para salvar um filho?
Até que ponto se sacrificaria?
“Doutor Sádico”, primeiro conto que compõe a obra, nos mostra as mais diversas reações que o medo provoca no ser humano.
Klose sempre foi um bom pai. Porém após o falecimento de sua esposa, passou a superproteger sua pequena filha Elizabeth.
A garota iria iniciar-se na escola. Sempre aos cuidados zelosos do pai, nunca ficou tanto tempo sozinha. E com a onda de sequestros que assolavam a região onde moravam, estava com ainda mais medo de sair de casa.
Mas Klose não iria se render aos choros de sua filha. Não hoje.
Estava cansado. Havia perdido o emprego, estava cheio de problemas. Precisava de um tempo sozinho.
Após deixar Elizabeth na escola, saiu para beber, queria relaxar e a bebida seria uma ótima companhia.
Ali naquele pacato bar, em um dia nublado, Klose conheceu Hans Mozart.
Entre uma bebida e outra, os papos fluíram. E particularidades de sua vida, foram expostas.
Hans desde pequeno era um garoto calado e sinistro. Que tinha uma capacidade incrível de convencer as pessoas a fazerem o que ele pediu. Tudo, independente do que fosse.
Sua mãe se prostituía para sustentá-los, Hans e sua pequena irmã.
As influências em sua vida não era das melhores, o que despertou o lado mais sombrio do garoto.
Cresceu com ideias horrendas em sua mente, e uma vontade absurda de torturas os seres humanos.
Estudou anos a fio para entender e conhecer os maiores pontos de dor presente no corpo humano.
Klose e Elizabeth, seriam apenas mais uma de suas vitimas. De muitas que fez durante a sua vida.
Agora esse pai amedrontado lutará com unhas e dentes contra o seu algoz. A esperança, raiva e o medo de algo vir a acontecer com sua menina, lhe dá uma força que não imaginava ter.
Mas Hans é forte, manipulador e astuto. Sabe como atormentar suas presas.
O tempo se esgota rápido.
Klose precisa agir.
Conseguirá livrar-se de Hans?
Terá que presenciar a tortura de sua filha?
O autor escreveu um conto que realmente nos fará delirar.
Casa de Livro Recomenda.

Por ter exagerado na paulada, não seria daquela vez que o psicopata Hanz Mozart iniciaria as impiedosas torturas que vinha planejando. De qualquer modo, o inferno já possuía um endereço.

Titulo: Doutor Sádico – Delirium

Karina Belo.

No final de uma rua esquecida e sem saída, onde nada mais havia senão uma casinha velha e arruinada, ainda morava um idoso solitário. Hans descobriu este ponto, que era no local mais escondido do bairro mais desabitado da cidade, e ali resolveu se instalar. Decidiu, portanto, que seria li onde cometeria suas tão sonhadas atrocidades.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRUCO – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Carlos Patricio vem nos mostrando todo o seu talento com a escrita no livro Delirium.
A obra que é composta por uma coletânea de contos, que estão sendo resenhados individualmente pelo Casa de Livro, nos mostra oito incríveis pequenas histórias.
"Doutor Sádico", já divulgado aqui no Blog, nos leva para uma cena cruel e de torturas. Mas com um final surpreendente.
O segundo conto do livro, "Truco" que iremos comentar agora, nos retrata uma fatalidade.
Um inusitado problema que muda o rumo de algumas vidas para sempre.
Quatro grandes amigos, inseparáveis.
Sempre apoiando um ao outro, bebendo e "badalando" juntos.
Mas o fim de semana chegou e com ele uma forte chuva. Decidiram que a balada não seria uma boa, não com aquele tempo.
Caio estava com a casa liberada.
Seus pais estavam viajando, nada os impediria de passarem uma longa e agradabilíssima noite bebendo e jogando truco.
Mas essa noite não seria tão perfeita quanto imaginavam.
Um forte estrondo os despertaram daquela alegria do jogo. Um ladrão, armado, havia invadido a casa e não estava com paciência para aguentar gritarias.
Um tiro foi disparado.
O recado foi dado.
O medo somado a embriaguez fariam suas reações tornarem-se perigosas.
Os amigos que deveriam manter-se unidos, para enfrentarem tal terror juntos, irão tramar planos de fulga. Mas cada um em sua mente, sozinho.
Mas a tragédia irá acontecer.
Mãos ficaram sujas de sangue.
Um consciência ficará pesada.
Qual será o desfecho dessa história?
Mais uma história do livro Delirium, que o autor escreveu para nos fazer delirar.
Casa de Livro Recomenda!

Minutos se passaram em câmera lenta. Meus braços sofriam sob o peso do aparelho. A intensa pulsação forçava o sangue em minhas têmporas, latejando. O escuro piorava minha aflição, acentuando o medo de errar o golpe.
A maçaneta girou.

Titulo: Truco – Delirium

Karina Belo.

Não dormi direito. Quando a ficha caiu, meu sono se deparou com as barreiras da reflexão. Minhas lágrimas, perante a morte de Caio, eram genuínas, aquilo não era justo. Um garoto tão sossegado e prestativo como ele, que não reclamava nem quando bêbados quebrávamos os móveis de sua casa. Não merecia tamanha tragédia. Não viver... É assombroso meditar sobre a ideia. Um acontecimento muito acima dos nossos limites de compreensão.
AGONIADO – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Delirium é uma obra fantástica.
Carlos Patricio já deixou provado seu talento.
Obra composta por oito contos, que estamos resenhando individualmente.
O conto de hoje “Agoniado” nos apresenta uma doença típica da nossa sociedade atual.
Julio é um jovem rapaz de vinte e oito anos.
Com uma bela vida pela frente, que vários objetivos a ser conquistado.
Mas sofria de uma terrível ansiedade. Uma doença que lhe rouba o sono e a vontade de viver.
Julio já tentou de tudo.
Acupuntura, terapias, até os melhores especialistas da região. Mas nada poderia ajudá-lo a melhorar.
Suas noites eram sempre uma tortura. Acordava banhado em suor, com os pesadelos atormentando a todo instante.
Seu cérebro nas desligava.
Seu coração disparava a todo instante.
Sua respiração era fraca.
Como ele poderia sobreviver assim?
A única coisa que lhe dava o mínimo alívio era o cigarro. Quando tragava aquela substância que lhe tira a vida lentamente, sentia-se vivo, calmo.
Mas naquele dia não foi trabalhar. Correr e fumar não melhorou em nada o que estava sentindo, aquela confusão em seu peito, uma perturbação mental.
Ele deveria procurar ajuda novamente, entender o que se passava com sua vida, precisava encontrar o seu verdadeiro eu.
Em sua casa uma arma carregada lhe esperava.
Já estava cansado dos seus dias, das suas lutas.
Irá se prender ao último fio de esperança que ainda lhe resta?
Ou sucumbirá a essa agonia que lhe mata a cada dia?
Um conto surpreendente que todos devem ler.
Casa de Livro Recomenda.

Acordei. Fora mais uma noite instável: cheia de sonhos.
Sonhos que não podem ser classificados como pesadelos, mas que também não são bons, pois, para mim, sonhos bons não existem. Para mim, uma boa noite de sono é aquela serena e limpa, vazia de pensamentos.

Titulo: Agoniado – Delirium

Karina Belo.

Não apenas o prédio parece ter ouvido o desabafo poderoso de minha garganta, mas também todos os que estão lá embaixo na calçada, pois, neste momento, vários bonecos olham espantados para cima. Respiro devagar e deito no sofá. O coração teima em pular. Preciso sair daqui, preciso me mexer. Levanto e saio do apartamento. Tranco a porta e desço pelas escadas – quando estou assim, agitado, não suporto as pausas do elevador. Meus passos são rápidos, desço os degraus saltitando, quase tropeçando, às vezes pulando de dois em dois. Apresso-me em chegar ao térreo, para que eu possa...
TELEFONE SEM FIO – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Delirium é sem dúvidas uma obra fantástica.
Carlos Patricio, grande amigo do Blog Casa de Livro, consegue nos prender cada vez mais na leitura de seus contos. Um mais impactante que o outro.
Já estamos na metade do livro, e o coração começa a apertar. Iremos comentar agora sobre o quarto conto de Delirium.
Telefone sem fio nos traz como personagem pricipal, Ricardo.
Um jovem trabalhador, bonito e muito querido pelos amigos.
Ricardo sempre foi um garoto tímido, não sabia paquerar e estava sempre na dele. Mas após o termino de seu namoro, aceitou o convite de alguns amigos para uma viagem no carnaval.
A festa estava maravilhosa.
Trio elétrico, bebidas e muitas mulheres.
Mas quando Ricardo conheceu Mayra, tudo mudou dentro de si.
A garota era sedutora.
Mayra não tinha pudor, saia com vários homens no mesmo dia e nunca se importou com preservativos.
Ricardo era sim um rapaz bonito, mas o que mais lhe chamou a atenção, foi o fato de ele ser paulista.
Ela era manipuladora, ao notar que Ricardo estava sob o efeito do álcool e após terem relações sexuais, conseguiu ganhar um convite para morar com ele na capital.
Os primeiros meses foram ótimos.
Mayra ganhava presentes de um Ricardo apaixonado, e passava o dia conhecendo a cidade e os homens da região.
Ele foi várias vezes alertado por amigos, mas não queria acreditar que sua Mayra pudesse machucá-lo dessa forma.
Mas Ricardo receberá um resultado.
Algo que mudará seus planos.
Que mudará sua vida.
Qual será a culpa de Mayra no destino do rapaz?
Que resultado terá aquele papel?
Mais um conto que lhe fará delirar.

Após longos minutos de reflexão, o teto branco acabou indicando um plano: Resolver os dois problemas de uma vez só.

Titulo: Telefone Sem Fio – Delirium

Karina Belo.

Luiz espantou-se. Achava que o primo sabia. Droga! Já não bastava que morreria? Precisava agora que ele, seu primo, comunicasse mais uma notícia detestável?
A QUESTÃO DE TODAS AS QUESTÕES – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Iremos curtir mais uma aventura literária escrita por Carlos Patricia.
Essa é a quinta pequena história que compões o livro Delirium, parece que o autor no cansa nunca de nos surpreender com tantas palavras alucinantes.
No conto intitulado “A Questão de Todas as Questões”, o autor nos mostra uma mente cheia de dúvidas e receios.
Dúvidas essas que fazem parte da vida de muitos cidadãos.
Daniel sempre foi um garoto altruísta.
Adorava fazer o bem, ajudar as pessoas e tinha o grande sonho de se tornar médico.
Queria salvar vidas, e assim faria.
Quando era apenas uma criança teve que enfrentar a morte de perto. Um terrível acidente tirou a vida de seus amados tios, e deixou órfã sua prima Karen.
Criados juntos, tornaram-se inseparáveis. Eram como irmãos, e muitos acreditavam nisso realmente.
Karen tornou-se professora.
Daniel realizou o grande sonho de ser médico.
As crianças cresceram, e junto veio as responsabilidades, medos, e questões sem respostas que martelavam incansavelmente em suas cabeças.
Algo que Daniel nunca imaginou, é que precisaria aplicar seus aprendizados na própria prima.
Karen descobriu que estava com câncer no estômago. Precisaria urgente de uma cirurgia.
Dani sempre procurou entender sobre os ensinamentos divinos. As diferentes religiões, o que pregavam. Mas nunca encontrou nada que pudesse dizer: “Essa é verdadeira”.
Ele não conseguia entender o desenvolvimento das religiões. Mas nesse momento difícil, com sua prima-irmã em um quadro clinico grave, queria algo para se apoiar.
Gostaria que Karen também acreditasse em algo, que pudesse lhe dar conforto. Mas a moça era irredutível em suas convicções.
Daniel se sentia atraído pelos estudos, porém a bíblia é tão contraditória, que ele se vê obrigado a realizar seus questionamentos aos fiéis.
Como pode acreditar e amar um Deus que mata pessoas inocentes?
São tantas perguntas sem respostas.
E nesse momento encontra uma colega, Camila. Uma fiel que sempre pede e agradece a Deus.
Que acredita no poder divino.
O conto trata-se de um inteligente debate sobre a existência de um Deus criador.
Uma história reflexiva que com certeza fará cada leitor Delirar.
Casa de Livro Recomenda.

Camila sorriu. Ficou interessada em prosseguir debatendo com o médico. Antes, a fervorosa cristã enxergou Daniel como um daqueles céticos desrespeitosos que se divertiam implicando com as crenças dos outros, mas agora ela constatava não ser o caso, gostaria de discutir com ele a respeito, pois transmitir o seu conhecimento teológico era um de seus maiores propósitos na vida.

Titulo: A Questão de Todas as Questões – Delirium

Karina Belo.

E assim a professora Karen voltou à sua vida, lecionando feliz e aproveitando cada instante de sua nova chance. Daniel, por sua vez, continuou em seu emprego, dedicado e bem-sucedido, mas ainda realizado. Prosseguia em sua busca pela verdade universal, debatendo com pessoas de crenças e pontos de vista diferentes.
O OUTRO MUNDO DE HENRIQUE – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Mais uma vez Carlos Patricio conseguiu nos fazer delirar.
Delirium é uma obra recheada de contos maravilhosos, que estamos resenhando individualmente aqui no Casa de Livro. Contos que nos transportam para mundos distintos.
A pequena história intitulada "O Outro Mundo de Henrique" nos mostra toda a magia do mundo virtual e dos games.
Henrique sempre foi um rapaz calado.
Desde pequeno trabalhava ao lado de seu pai. O comércio da família vendia artigos para construções. Henrique era o garoto dos parafusos.
Estava cansado da mesmice. Da rotina que nada tinha de espetacular.
Não aguentava mais a sua vida. Era apenas trabalho e mais trabalho.
A sua única diversão era uma saidinha nos finais de semana.
Mas encontrou uma forma de sair da realidade. Uma forma de diversão.
Onde ele não era conhecido como o garoto dos parafusos.
Agora ele é um guerreiro que precisa lutar com todas as suas forças para salvar o seu mundo.
Mas não poderia ocorrer falhas.
Agora Henrique tem uma missão.
Precisa encontrar os pontos fracos dos inimigos e honrar sua vida dominando o novo mundo.
Henrique conseguirá sair vencedor de tal batalha?
Ou será derrotado pelas criaturas desconhecidas?
Mais um conto escrito com maestria e que irá encantar a todos os leitores.
Casa de Livro Recomenda.

Estava na terra dos sonhos, e, entre tantas opções, o lojista escolheu ser um guerreiro.

Titulo: O Outro Mundo de Henrique – Delirium

Karina Belo.

No reflexo, Henrique se abaixou ao ver a veloz lança se aproximando. A comprida arma chegou varando impiedosamente, no meio da testa, atravessando sua cabeça e dando fim àquele jogo.
Morreu. Definitivamente.
POUCO ANTES DA VIRADA – DELIRIUM – Carlos Patricio.

E vamos curtir mais um pouco do livro Delirium, escrito pelo talentoso Carlos Patricio.
Dessa vez não trata-se de um conto, e sim de um pequeno poema que nos mostra o quão versátil o autor pode ser.
“Pouco Antes da Virada” nos mostra uma alma atormentada.
Alguém que acabou de receber a notícia de que possui poucos dias de vida.
Um câncer que cresce dentro de si.
Que acabará com seus planos, desejos, com sua vida.
Qual o sentido de tudo isso?
Pra que tanto sofrimento?
O personagem passa dias sombrios, tristes.
Nada mais tem graça, nada mais tem cor.
É difícil receber tal notícia e continuar sorrindo.
Seus desejos são obscuros.
Não quer ir embora sozinho.
Carlos Patricio consegue nos passar a exata dose de melancolia.
Em suas palavras nos mostra o tormento de alguém que vive contando os seus dias.
Que vive esperando a sua morte.
Uma obra sensacional, que a cada pequena história nos surpreende ainda mais.

É ruindade desejar
Que sozinho eu não vá?
Sinceramente, não sei...

Titulo: Pouco Antes da Virada – Delirium

Karina Belo.
SONHOS DOURADOS – DELIRIUM – Carlos Patricio.

E mais uma vez, com o coração partido, iremos finalizar mais uma obra no Blog Casa de Livro.
Delirium é um livro espetacular.
Carlos Patricio escreveu contos maravilhosos que nos emocionaram, nos encantaram e nos fizeram delirar.
Sua obra é completa, em todos os sentidos literários. O autor nos mostrou sua evolução e todo o seu talento em páginas perfeitamente recheadas de palavras, formando pequenas histórias fascinantes.
“Sonhos Dourados”, conto que finaliza o livro Delirium, nos mostra uma emocionante história sobre indiferença, raiva e desprezo.
Guliver sempre foi um garoto apaixonado por música. Tocava bateria, e amava colocar seus sentimentos em letras de músicas que compunha.
Sempre foi desprezado pelo seu pai, que nunca escondeu a preferência que tinha pelo filho mais novo, irmão de Guliver.
O garoto estava cansado de tanta indiferença.
De ser humilhado pelo seu próprio pai.
Mas não iria desistir de seus seios, jamais.
Para seu pai, tudo o que Guliver fazia, estava errado. Nada dava certo.
Decidiu que sairia de casa.
Enfrentaria o homem que lhe deu a vida.
Quem sempre lhe sustentou.
Mas estava esgotado, e não aceitaria mais nenhuma humilhação.
Porém ao sair de casa, percebeu o quanto era complicado sobreviver neste mundo corrompido e sem ajuda.
Guliver se meteu com pessoas perigosas, e precisaria de todo o apoio para deixar a vida que estava levando.
Agora pai e filho precisam repensar suas atitudes.
Será possível que irão se entender?
Após tantos anos, Guliver entenderá os motivos de seu pai?
Um conto que finaliza o livro Delirium.
Que nos mostra os mais sinceros sentimentos, entre dois homens que só queriam palavras sinceras e abraços.
Casa de Livro Recomenda.

Ei que, sem aparente razão, uma agitação inesperada e feroz decidiu nascer na alma ferida de Guliver, fruto de pequenos cicatrizes internas que, somadas resultariam em estouro.

Titulo: Sonhos Dourados – Delirium

Karina Belo.

Os dois poderiam gastar horas se explicando e perdoando um ao outro sobre o que cada um se lamentava, mas como diz o ditado, “um gesto vale mais que mil palavras”. Quanto mais um gesto e uma palavra – se a palavra certa.

site: www.casadelivro.com.br

Jordana Martins(Jô) 15/09/2015

Delirium
Não é sempre que ganho presentes e muito raramente livros e livros com dedicatória do autor muito menos. Enfim ganhei este livro, pois de acordo com quem me presenteou disse ser a minha cara, além de o livro ser muito bem recomendado. A expectativa e a realidade dessa vez andaram juntas. Delirium é um livro de diversos contos. Vou citar cada um antes de dar minha opinião final.
O primeiro conto é “Doutor Sádico”, que me fez dar uma rápida olhada em 120 dias de Sodoma do Marquês de Sade (nunca mais olharei pra esse troço outra vez), o conto é muito bem construído, as formas de torturas (que por sinal aprecio bastante), a mente doentia do doutor e do desespero do seu torturado fez deste conto peculiar. Onde o psicopata tem uma divagação com a sua vítima. O desfecho foi ótimo. O conto além de contar com personagens distintos também conta com várias citações dos livros apreciados pelo psicopata. Muito instrutivo.
“Truco”: fez-me ver que bebida, amigos, bandido e desespero não são muito bem vindos juntos dentro de determinada situação. Um conto que chega ao terror. Seu mistério e o seu desfecho foi algo que me surpreendeu. Se você não enxerga no escuro querido (a) é melhor se preparar para o pior.

“Agoniado”: Este me fez dá umas risadas, além de certa agonia pelo personagem. Ansiedade é um mal que deve ser tratado, pois se não é capaz de dar um jeito nisso, pode ter certeza a sua vida vira um inferno. Mais o que mais chamou minha atenção era o sentimento de esperança que o personagem tinha. Realmente a esperança é a última a morrer em alguns casos.

“Telefone Sem Fio”: Nada pior do que uma fofoca pra apimenta a vida de quem não precisa dela pra ser arruinado. Fato é nunca conte algo para alguém que não é de confiança. Pessoas são seres desprezíveis capaz de inventar algo só pra apimentar uma história, causando transtornos e conclusões precipitadas.
“A Questão de Todas as Questões”: temos a batalha das palavras do assunto que sempre nos aconselham a não discutir religião x ciência. O desfecho não teve um Wins exato, cabe a você tirar suas próprias conclusões. Um debate muito bem escrito e que aponta justamente todas as nossas dúvidas e questionamentos. Escrito com maestria e brilhantismo. A minha opinião sobre a fé é ou você tem ou não tem. Se você a questiona você não a tem.

“O Outro Mundo de Henrique”: mostra o que uma vida entediante pode nos levar a encontrar coisas para temos um escapismo da realidade. Pode ser algo prazeroso coo pode acabar afetando nossas vidas de tal maneira que nos vemos presos em outra realidade.
“Pouco Antes da Virada”: é um poema, de aspecto melancólico. Nunca fui fã de lamentações, pois elas me levam aquele pior sentimento “a pena”, foi o que senti pelo protagonista adoentado e lamurioso. Lembrou-me os poemas simbolistas, que além do teor melancólico temos a musicalidade sombria.

“Lindos Sonhos Dourados”: Leva-nos a conhecer a odisseia do jovem Guliver, filho mais velho rebelde por opção, para pelo menos dar razão as inúmeras reclamações de seu pai. Mostra exatamente como o jovem pode ser equivocado nas suas decisões e julgamentos. Quando jovens sempre nos achamos os reis da razão. E também é um bom tapa na cara dos pais. Eles nem sempre sabem demonstrar o que pretendem com suas ações e isso acaba por muitas vezes magoar o filho e o tornar um rebelde.

Todos os contos te fazem refletir de alguma forma. E essa talvez tenha sido a intenção, ele não escreveu aleatoriamente. Algo que encontrei nos contos eram as citações que nitidamente representavam o personagem. Como a do Doutor Sádico e Lindos sonhos Dourados com suas citações musicais. Tirei algo de cada um dos contos, sejam lições, pensamentos ou julgamentos, mas o importante é que tirei. O bom de alguns contos é que o fim fica por conta da nossa própria imaginação. É interessante,é instigante e com certeza é recomendado. Ao autor obrigado pela dedicatória e ao amigo obrigado pelo presente.

Cleber Vasconcelos 22/08/2015

Delirante!
DOUTOR SÁDICO - Com cenários e situações bem descritos, e citações de Clarice Lispector, Dante Alighieri, Nietzsche, entre outros, o autor nos presenteia com um thriller intenso e original. O "debate" entre a vítima, que luta desesperadamente por sua vida, e o maníaco Dr. Sádico é o ponto alto da história. Indiscutivelmente o melhor conto do livro! Recomendado para quem tem estômago forte.

TRUCO - Era para ser apenas uma noite de "jogatina" entre quatro amigos. Mas um fato inesperado muda suas vidas para sempre. O "defeito" dessa história é que ficou muito curta, e o final acabou não tendo o impacto esperado. Faltou profundidade. Tinha potencial para mais.

AGONIADO - Aqui acompanhamos Julio, que sofre de ansiedade. Com uma narrativa acelerada, o autor nos dá uma ideia de como as coisas são vistas por quem tem esse tipo de problema. É um conto que te deixa realmente agoniado!

TELEFONE SEM FIO - Após casar-se com seu amor de carnaval, Ricardo encara as consequências do ato impensado. Como se não bastasse tudo o que está passando, ele ainda se torna vítima de uma velha conhecida de todos nós, a fofoca.

A QUESTÃO DE TODAS AS QUESTÕES - Nesta história, temos Daniel, médico, bem sucedido, mas com uma profunda "dúvida existencial". Abordando vários pontos de vista, passando por várias religiões e doutrinas, Daniel busca incessantemente por respostas, ou, pela resposta. Independente da intenção do autor, é inegável e inevitável que este conto não desagrade a alguns leitores, por razões óbvias. O que é uma pena, pois é uma ótima história! Recomendado para quem tem a mente aberta.

O OUTRO MUNDO DE HENRIQUE - Aqui temos a história de Henrique, que vive entediado com sua rotina, e usa o vídeo-game como escape. Como um amante de games, gostei bastante desse conto. O autor conseguiu passar bastante realismo com as emoções sentidas pelo personagem.

POUCO ANTES DA VIRADA - Não é um conto, e sim um poema. Mas não um poema qualquer, delicado e singelo. Estaria mais para gótico, ainda que não seja a melhor definição. Bom, é meio complicado falar sobre ele sem dar spoiler. Mas vale a leitura!

LINDOS SONHOS DOURADOS - Um retrato bem fiel do que acontece em muitas famílias. Filho desprezado pelo pai, que sempre deu preferência ao seu irmão mais novo, resolve sair de casa. Para extravasar sua revolta e mostrar que agora é livre, começa a se meter em confusões e a usar drogas.

Seja numa história sobre serial killer, sobrenatural, , religião ou drama familiar, Carlos Patrício mostra habilidade, criatividade e inteligência para "brincar" com as emoções e sentimentos do leitor! Um livro altamente recomendado. Para ler e delirar.

Cristina moa 22/08/2015

A realidade por trás da ficção
Bom... pra ser sincera esse livro foge de tudo que to acostumada a ler, e ao mesmo tempo me familiarizei com cada história(que são várias) como se eu estivesse numa montanha russa da vida real, me fazendo refletir sobre os altos e baixos da vida.
Totalmente Insano e ao mesmo tempo muito Coerente, essa Coletânea Brasileira maravilhosa com certeza vai pro meu acervo de livros preferidos.

leosilva 19/08/2015

Inteligência x criatividade
Antes de tecer meus comentários sobre “Delirium”, de Carlos Patrício, gostaria de falar um pouco sobre inteligência e criatividade, sem nenhuma pretensão de querer ensinar qualquer coisa a alguém, mas cumprindo meu desejo de explorar um pouco mais este espaço. Quando escrevemos certamente usamos o poder do nosso intelecto combinando, em maior ou menor grau, doses de inteligência e criatividade. Por mais que seja difícil conceituar inteligência, creio que possamos trabalhar com a seguinte definição de Teaman: “Inteligência é a capacidade de conceituar e de compreender o seu significado”. Criatividade, por outro lado, “consiste em encontrar métodos ou objetos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, com a intenção de satisfazer um propósito.” (http://conceito.de/criatividade#ixzz3jI67JF13 ) Temos, portanto, dois elementos-chave que se destacam em um texto dentre dezenas de outros elementos. Você pode facilmente dizer que um texto é ou não inteligente, assim como consegue sentir que o autor estava ou não inspirado, se ele foi ou não criativo. Você pode ser extremamente inteligente e nem um pouco criativo quando escreve. Pode também ser muito criativo e nem um pouco inteligente. Enquanto escrevo gosto de pensar que misturo um pouco de cada, buscando um equilíbrio que torne o texto, ao mesmo tempo, um produto com importância social e uma forma de lazer e diversão. Patrício é criativo e inteligente, embora eu acredite ser ele um pouco mais do segundo do que o primeiro (na maior parte do tempo). As informações presentes nos contos de Delirium demonstram intensa pesquisa, diversas referências a cultura pop contemporânea e altas doses de erudição, tecidas, na maioria das vezes, com doses suficientes de criatividade. Não custa lembrar que: 1) Ninguém gosta de ser criticado – muito menos autores; 2) Publicar um livro normalmente é um sonho, e por isso criticas negativas doem tanto; 3) As críticas ao meu livro também me atingem. Fingimos que não, que é para nosso bem, mas ninguém gosta de ser criticado, logo, comumente não vemos críticas com bons olhos (digo isso enquanto escritor). Mas, de qualquer forma, vamos lá.
Comprei o livro diretamente do autor no bom e velho sistema de confiança, e ele veio autografado. Carlos Patrício é muito simpático e o livro é muito bonito, bem diagramado e finalizado. Não sou especialista em contos, de forma que prefiro ler romance porque acredito que, no caso de narrativas mais longas, o autor tem tempo e instrumentos para criar uma relação mais íntima com o leitor, tão necessária especialmente nos dias de hoje, onde as opções de leitura são as mais diversas possíveis. De qualquer forma, posso dizer que a leitura foi muito agradável durante a maior parte do tempo (só não foi mais, como melhor explicarei adiante, por excesso de inteligência dos textos). Vou falar mais especificamente do conto “Doutor Sádico”, que retrata, de certa forma, o lado (mais) perverso do ser humano, tema recorrente da literatura e do cinema. É o melhor conto do livro, mas confesso que não fiquei horrorizado ou assustado ou surpreso com as coisas narradas porque, há algum tempo, eu fiz uma pesquisa sobre a Deep Web e li algumas coisas até mais terríveis do que o conto apresenta. Meu objetivo é escrever um romance com esse pano de fundo assim que tiver tempo, mas, enfim, o tema é bom, falar da natureza humana é sempre interessante, especialmente quando se trata de distúrbios psicológicos. Quando li o conto senti uma identificação imediata com o autor e com a história, uma força invisível me ligando a eles. Contudo, quando a história acabou, fiquei meio sem sentir nada. O resto do livro fluiu, mas não tanto quanto o conto que o inicia. Os pontos positivos do livro são exatamente esses: as histórias fluem facilmente, são inteligentes e criativas, bem escritas, redondinhas, polidas e agradáveis. Mas sentimos que falta algo. Não poderia ser sincero nesta resenha sem compartilhar minhas comparações com o autor. Arrisco-me a dizer que somos muito parecidos, com a diferença de que sou mais sutil e tento ser o menos didático possível, sem deixar de explicar algumas coisas. O emprego de notas de rodapé é um ótimo recurso, mas seu uso exagerado parece cansar o leitor. O excesso de erudição, o didatismo e a racionalidade exacerbada comprometem qualquer texto literário, exigindo do autor muita criatividade para evitar chatear o leitor. Da mesma forma, contextualizar a história com informações e cultura pop é interessante, mas seu excesso torna o texto cansativo. Pessoalmente desaprovo o excesso de citações distribuídas pelos contos. Para mim uma citação de abertura já seria suficiente. Da mesma forma, explicar o significado de uma palavra ou termo em nota de rodapé é uma coisa, apresentar muitas informações e dados tornam a leitura muito cansativa. São tantas explicações que me arrisco a dizer que Patrício tem tara por erudição. Excesso de inteligência. Por todos os motivos já listados, os contos apresentam altos e baixos, são inconstantes e tornam o estilo do escritor indefinido. Da mesma forma o excesso de citações (algumas delas deslocadas ou de difícil apelo popular) rompem com o ritmo da leitura, cansando o leitor. Destaque positivo para “Lindos sonhos dourados”, que possui uma ótima premissa, ainda que se perca um pouco durante a narrativa, talvez por sua extensão desnecessariamente grande. “Telefone sem fio”, apesar de ser muito interessante, me parece uma narrativa um tanto quanto vazia, sem propósito. “A questão de todas as questões” é um conto longo e aborrecido sobre Deus e que, apesar de se resolver de forma pacífica, parece ser apenas um subterfúgio para se discutir questões religiosas. Ao mesmo tempo, as informações apresentadas neste conto são maravilhosas e nos levam a refletir verdadeiramente sobre o tema. “O outro mundo de Henrique” é desnecessário, assim como “Pouco antes da virada”, que destoa com o resto do livro e me parece sem propósito. Não tenho uma opinião sobre “Truco” e “Agoniado”.
Acho que falta a Patrício menos racionalidade e mais sentimento. Ele é inteligente, competente e instigante. Porém, não consigo conceber a escrita como uma atividade que não apele, de alguma forma, para o sentir – sem sentimentalismo barato. Mesmo um dos autores mais viscerais que já li, Stephen King, não abre mão de um ou outro momento bastante emocionante em seus textos, capaz de arrancar lágrimas do leitor (ver o desfecho de Mr. Jingles, em “À espera de um milagre”; Ralph em “Insônia” e “O corpo”, que foi adaptado para o cinema como “Conta comigo”). Acredito que seja preciso criar esse elo sentimental com o leitor, de forma a envolvê-lo com a história, tornando a escrita mais pessoal e íntima. Afinal, se desejamos conquistar leitores, precisamos treinar nosso coração para sentir mais do que simplesmente escrever. Além da leitura dos livros que citei em minha resenha, recomendo também a leitura do meu último romance, “Céu de Inverno”, (http://www.clubedeautores.com.br/book/185994--Ceu_de_Inverno#.VdTr-ZZ2Spk), disponível no Clube de Autores, e que fala sobre uma escritora que busca inspiração em sua cidade natal após uma crítica destrutiva, além da magia que é escrever.
Já que Carlos Patrício gosta tanto de citações, despeço-me com a minha favorita e que se encaixa muito bem nesse contexto: “Mas não se pode só racionalizar, John, também é preciso sentir.” (Dra. Ellie Sattler, Jurassic Park, filme homônimo do livro de Michael Crichton)
Abraços e até a próxima
Andreia 14/09/2015minha estante
"vc escreve 'mais fluido'? puxa,resenha pesada e difícil de ler! isso é ser sutil? não passaria da primeira pagina do seu livro"...kkkkkk

Leticia Almeida 18/08/2015

Prepare-se para uma leitura irreverente
Resenha do livro Delirium do Carlos Patricio​
Bom é um livro que gera polêmica, são 8 contos de assuntos variados.
O primeiro conto, me causou um certo desconforto, cada conto te leva a um domínio novo.
Meus contos favoritos foram truco e telefone sem fio.
É um livro que faz sua mente expandir, te faz refletir, e ao mesmo tempo te faz ser mais receptivo ao novo, ao contestador. Um trocadilho bobo, mas que cai bem, é um livro delirante.
Oito contos, que tratam sobre serial killer, drogas, ansiedade, doenças terminais, muito contexto e eu ousaria dizer viciante. Você começa a ler, e tem a necessidade de saber o que vem no próximo conto.
Amei ter o prazer de ler este livro.

Bia 17/08/2015

Um dos melhores livros de contos que eu já li!
"Esse com certeza foi um dos melhores livros brasileiros que eu já li, e o melhor sendo de contos, trazendo várias emoções diferentes a cada página que eu virava!
Vendo assim só pela capa não pensava que o livro era composto por contos, mas quando eu abri, vi que eram várias histórias, confesso que não era muito fã de contos, porque todos que já tinha lido, a linguagem era difícil e as histórias ficavam pesadas e confusas. O autor (Carlos Patricio) fez completamente o oposto, ele trouxe uma leitura fácil e histórias literalmente delirantes, que fizessem com que eu não parasse de lê-lo."

Veja mais em: https://maisumleitor.wordpress.com/2015/08/13/resenha-delirium/

site: https://maisumleitor.wordpress.com/2015/08/13/resenha-delirium/

Stefanie Oliveira 05/08/2015

Vai saber o que é normal? Só o que posso lhe dizer: bom é quando faz mal
O livro possui um total de sete contos, e uma poesia, é composto por “Doutor Sádico”, um conto de terror que mostra a crueldade e o prazer que se obtêm pela prática de assassinatos e tortura, “Truco!” traz jovens amigos rendidos por assaltantes, além do caráter assombroso e misterioso do fechamento do conto, “Agoniado” mostra a procura por motivação e por resoluções rápidas e corriqueiras que a sociedade atual possui, “Telefone sem fio” mostra o quanto a fofoca e a falta de bom senso podem se espalhar facilmente e agravar ainda mais as notícias, ”A questão de todas as questões” mostra a oposição da fé e da ciência com diálogos bem construídos e notáveis que mostram o debate de duas pessoas de "crenças" opostas levando o leitor a considerar pontos de vista diferentes e inteligentes, “O outro mundo de Henrique” mostra o dia-a-dia tedioso e sem emoção a partir da rotina e correria do dia a dia que abrem brechas para a construção de utopias e viagens ilusórias sob a perspectiva da tecnologia digital dos games, criando uma espécie de "refúgio" de todo o desagrado rotineiro, “Pouco antes da virada”, é uma poesia que nos coloca frente a frente com a morte a partir de uma boa reflexão, “Lindos Sonhos dourados” conto que explora a incompreensão de um jovem sobre o amor fraternal e o conflito do mesmo sobre uma possível liberdade, a partir da rebeldia e descoberta de um novo "mundo”.

Os contos que mais me surpreenderam foram “Truco!”, “Agoniado”, "Lindos sonhos dourados" e “A Questão de Todas as Questões”, primeiramente pela linguagem moderna e de fácil compreensão com que o autor escreve e em segundo pela estória com um senso de humor intrigante, esperado justamente pelo título e a proposta do livro, além dos diálogos e a própria mensagem de cada um deles.

Me identifiquei muito com "A Questão de Todas as Questões" pela crítica que é feita a respeito da falta de conhecimento sobre a própria religião e a busca por respostas sem considerar fatos científicos plausíveis, já que o fundamentalismo tende a cegar as pessoas. “Agoniado” e “Lindos Sonhos Dourados”, segundo o autor, são uma autobiografia, e imagino o quão difícil é colocar uma autobiografia no papel e deixar em aberto para quem quiser ler, analisar e por vezes, julgar. Isso talvez tenha tornado o livro muito mais reflexivo e complexo do que ele é. "Truco" traz a questão da coragem em enfrentar situações em que o nervosismo "pensa por nós", fechando o conto com aquele ar de suspense das questões sobrenaturais.

O convite para ler Delirium é justamente para se jogar na beira de um penhasco e poder olhar tudo a sua volta tendo a sorte em estar seguro por uma corda, por um momento a queda é um tanto desejada, um verdadeiro delírio. Há uma grande crítica social que bate exatamente no ponto em que temos mania de levar pro escuro. Os contos possuem um pouco de tudo, desde distúrbios, sadismo, assassinatos, drogas, fofocas até fundamentalismo excessivo de religiões de grande poder. Cada um dos contos trazendo faces obscuras da alma humana que são pouco exploradas na literatura, tratando-se de casos psiquiátricos como no caso de "Doutor Sádico". A compulsividade e o imediatismo da sociedade em "O Outro Mundo de Henrique" e "Agonia", além das necessárias desconstruções sociais como é abordado em "Lindos sonhos dourados", "Pouco antes da virada", "Truco" e também em "Telefone sem fio", sobre drogas, doenças e outros, além da ignorância a respeito da liberdade religiosa e liberdade de expressão e o fundamentalismo religioso como é abordado em "Questões de todas as questões".

A coletânea de contos é bastante original e inusitada, tanto quanto a capa. A temática é bem diferenciada do que temos o costume de ler e muito rica. Gostei também das páginas em preto que iniciam os contos dando o ar de mistério, ajudando na condução dos contos; as ilustrações ficaram simplesmente fantásticas! Foram vendidos 1.000 livros em um ano e um mês, parabéns pela conquista, Carlos!

Camila 31/07/2015

Perdoem-me o trocadilho...
Mas Delirium é de fato um delírio de livro! Te prende do começo ao fim, com seus contos que narram nos mínimos detalhes, a sordidez humana, seu lado mais nefasto e vil.
Com narrativa bem escrita, e linguagem simples. É um convite para que se mergulhe a fundo em uma excelente coletânea de contos!
Sobre os contos:
Doutor Sádico: não leia se tem estômago fraco! É um conto recheado de violência, sérios distúrbios psiquiátricos, luta pela vida e muito, mas muito sadismo!! Evoca uma gama de sensações e sentimentos que em uma leitura normal, você não teria!
Truco! : descreve a violência cotidiana, coisa que muitos já estamos acostumados. Com desfecho trágico devido a um reflexo-ação do medo.
O agoniado: Quem no mundo moderno nunca sofreu com ansiedade? Quem nunca teve um principio de depressão? Neste excelente conto, o autor aborda os limites da ansiedade, agorafobia, depressão e síndrome do pânico que são tão evidentes em muitos de nós!
Telefone sem fio: Fofocas, intrigas e coisas a dizer. Quem nunca foi vitima de uma, que atire a primeira pedra! Um texto que aborda uma das mais antigas vertentes do comportamento!
A questão de todas as questões: me remeteu aos meus 12 anos, quando comecei a questionar. Ai você se pergunta: "Mas questionar o que?". Lhe respondo com todas as letras: A religião! No texto vemos um claro diálogo entre uma pessoa questionadora e livre e a clássica reação de um religioso ao ter seus "fundamentos" refutados um a um. Leitura obrigatória!!
O outro mundo de Henrique: Assim como muitos, Henrique tenta fugir de sua realidade! Utiliza para tal, a tecnologia (convenhamos que muitos aqui fazem isso, apesar de não reconhecerem), método este que por mais que seja uma maneira de escape de suas pressões, angustias e do stress, lhe prende e domina, tal qual como um vício!
Pouco antes da virada: não é uma narrativa. Mas sim um poema! Poema que nos joga frente a frente com a morte!
Lindos sonhos dourados: trata da história de um jovem garoto, afetado pela pressão dos pais e da sociedade e encontra seu ponto de fuga são as drogas ilícitas. Mostra claramente os devaneios de uma mente adolescente e confusa!
Resumidamente, Delirium é sem sombra de dúvida um livro que todos deveriam mergulhar na leitura em algum momento de suas vidas. Principalmente para se colocar frente a frente com alguns sentimentos primários, do tipo: Do que você seria capaz para manter sua vida? Qual sua maior ambição? Qual seria sua reação em um momento em que seu cérebro te faz escolher entre bater ou correr? Um excelente livro, principalmente pelas abordagens comportamental e psicológica oferecidas! Vale a leitura!

Nick 28/07/2015

Resenha: Delirium - Carlos Patrício
Delirium é um livro de 8 contos, 2 deles sendo de terror (odeio terror).
É um pouco difícil resenhar um livro desse tipo, afinal são oito estórias totalmente diferente. O autor prezou muito a diversidade literária neles.

Quer saber mais? acesse o link abaixo

site: http://obsessaooliteraria.blogspot.com.br/2015/07/resenha-delirium-carlos-patricio.html

Rê. 26/07/2015

Na falta de um adjetivo diferente, Delirium é delirante!
Na falta de um adjetivo diferente, Delirium é delirante!
Na classe de livros que escolhem o leitor, este não foi um livro lido por mim, ele me leu, e me atropelou como uma locomotiva pesada e desgovernada. Este é um livro de contos sem possibilidade de classificação simples. Quando recebi essa indicação, o que me foi dito, era que se tratava de uma obra da literatura fantástica, contos de um novo autor brasileiro, o excelentíssimo senhor Carlos Patricio, e que era apenas um pouco ácido e que tinha influencia na obra Clube da luta, mas...
Atingida com um soco que me quebrou o nariz, O Doutor Sádico é o primeiro conto, sem apresentações, preliminares, ou a menor conversa meu nariz jorrou sangue! Para quem tem estômago fraco e mesmo assim quiser ler este primeiro conto, coma coisas leves ou não coma, leia o conto primeiro!
Depois de ler o Doutor Sádico, respire fundo controle a ansiedade, a angustia, o medo, a fome, e leia os demais contos! Cada um com uma reflexão nas entrelinhas, nenhum conto, nem mesmo o primeiro é impune, todos tem a filosofia existencial humana entrelaçada que fará você refletir.
Mas cuidado! Se você não quer pensar na vida que leva, não quer ter certas percepções sobre a sua própria existência, não leia este livro! Não é apenas uma obra de fantasia, é uma obra reflexiva disfarçada, onde a iluminação e filosofia estarão no canto escuro com uma faca banhada em ácido a riste esperando por você passar.

site: https://www.facebook.com/326245447475446/photos/a.326247884141869.60239.326245447475446/674773915955929/?type=1&theater