Delirium

Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Loryys 01/08/2022

Que final
O começo do livro um choque pra mim, argumenta um assunto pesado e que pra mim foi difícil de ler, mas eu consegui e não me arrependo de ler.
Contém diversos contos que mostram a crueldade humana, a hipocrisia e minha parte fav, o que a humanidade considera como louco e insano. Um livro muito bom! Com diversos conhecimentos e grandes falas de escritores.
Mas conforme fui lendo fui perdendo o interesse pq senti que o livro foi "amenizando" mas msm assim o final me surpreendeu até.
Gostei muito!

NAY 16/06/2022

Contos!
O livro é lindo em sua forma física, as páginas pretas dão um destaque incrível e os desenhos também !
Alguns contos são bons outros nem tanto, demorei um tanto pra ler em comparação aos outros livros, simplesmente pois ele não impulsionava a gostar da leitura !
Em contrapartida é um livro muito interessante para quem ama contos e diversidade, os temas são variados e isso mostra a versatilidade do autor.

Fernanda.Oliveira 30/04/2022

Um livro de tirar o fôlego. Cheio de surpresas e com uma leitura fluida. No início achei que seria mto pesado, mas depois entendi os por quês e foi sensacional. Super recomendo.

Juh 21/03/2022

Incrível!
Tem muitas ideias e perspectivas da vida onde eu não sabia como realmente funcionava, assuntos fortes e importantes, uma real crítica a sociedade.
Todos os contos retratam uma ideia da vida. Acho importante todo mundo ler esse livro pq como eu, muitas outras pessoas podem se inspirar e refletir sobre suas atitudes e ações.
Um livro muito bom pra redação também. Quando terminei, imaginei já vários temas que poderia usar como referência.
Achei muito interessante e realista.
Começava um novo conto, me apeguava com os personagens, refletia (e muito), entendia a relação da história e aí acabava, e novamente, ficava refletindo. Foi uma experiência incrível mesmo.
Consegui o livro direto com o escritor, Carlos Patricio, aqui no Skoob (com uma dedicatória!).
Tem uma escrita muito legal de acompanhar e quando comecei não consegui parar.

Christian.Pablo 04/03/2022

Uma experiência delirante
Os contos apresentados no livro são escritos em uma linguagem boa, tem cenários bem descritos e trazem algumas discussões e reflexões interessantes sobre filosofia, crenças e etc. Mas infelizmente os personagens parecem ser muitas vezes superficiais e não aproveitados ao máximo, é muito difícil ter alguma forma de empatia por alguns personagens ou realmente ver suas convicções e objetivos.
Outro ponto negativo no livro é como em alguns assuntos ele aborda de uma forma não muito clara e técnica o bastante (não que isso seja uma obrigação do autor), por exemplo no último conto onde um dos assuntos debatidos são o uso de entorpecentes para se afastar da dura realidade (não que o livro defende essa prática, pelo contrário).
No geral é um livro bem escrito e eu gostei muito, realmente pude imergir nas histórias e foi muito prazeroso de ler, mas acredito que faltou desenvolvimento de alguns personagens e também mais profundidade em alguns temas.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 01/03/2022

Resenha: Delirium | Carlos Patricio
Delirium é um livro de contos sádicos que foi escrito pelo autor Carlos Patrício, corresponde a editora Página 42 sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com dedicatória em parceria com o próprio escritor. Ele não usa o instragram mas enviarei o link dessa resenha para ele ler devido a parceria, com certeza se ele usasse o instagram repostaria os stories com certeza, esse escritor é mais adepto ao Facebook. Ele me ofereceu para comprar no skoob e assim fizemos parceria.

"E então, saio rumo ao endereço indicado no folheto, acompanhado de uma esperança frágil e doente, mas que ainda não morreu." p.68

Esse livro contém: sumário, prefácio por Estevan Lutz e contos nomeados. Ilustração de capa: Zambi, Ilustrações internas: Cassio Gois, Revisão: Página 42, Diagramação e capa: Marcelo Amado.

"Com passos iguais, pai e filho se aproximaram e se libertaram. Entreo o abraço, dois pedidos de desculpas." p.226

Essa obra é tem os seguintes contos: Doutor Sádico, Truco!, Agoniado, Telefone sem fio, A questão de todas as questões, O outro mundo de Henrique, Pouco antes da virada e Lindos sonhos dourados. Esse livro é diferente por ter assuntos polêmicos, sádicos e com gatilhos para certas pessoas, envolvendo sobre: assassinos, crenças, controversas a religião, Deep Web, com assuntos pesados se for muito religioso não vai gostar dos contos no livro, são oitos contos tem violência, estrupo, meus contos favoritos foram Agoniado e Telefone sem fio.

"O pai, atordoado com aquela declaração, despertou de seu choque e arriscou revalidar o que havia ouvido." p.185

Eu gostei do livro apesar de ser um livro bem pesado e sádico achei bem interessante por ser um horror nacional de contos e uma booktuber que eu gosto muito Tamirez do Resenhando Sonhos e o Rafael Honorato leram também. Foi uma leitura bem fluída e rápida. Esse livro está disponível para comprar na Facebook do autor e se falar diretamente com ele, ele envia com dedicatória. Se você curte contos sádicos, eu indico essa leitura.

"Clarisse fez Daniel acordar para o que realmente é importante na vida." p.154

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/03/resenha-delirium-carlos-patricio.html

mavi 27/02/2022

um delírio maior do que se imagina
desde que tive conhecimento do livro Delirium soube que iria gostar, mas foi além e superou minhas expectativas, que eram altas.
gostei muito da escrita, das citações, das músicas, cada detalhe reunido me fez delirar! é envolvente e me fez sentir cada momento, seja os de nojo e medo ou os cheios de reflexões e angústias. é uma leitura memorável.
tem bastante foco na questão da religião, o que eu como uma nem descrente e muito menos crente gostei bastante.
muito grata pela oportunidade de ter esse livro, eu definitivamente delirei, Carlos Patrício. obrigada :)

Grazi Silva 29/01/2022

Um misto de emoções
Composto com contos grandes e curtos, e até mesmo um poema, eu gostei bastante dos contos curtos, senti que a leitura fluiu mais e me deixou mais interessada na história. Os contos maiores, embora houvesse muitos pontos interessantes para se pensar, questionar e afins, chegava em um ponto que eu sentia que a leitura estava se tornando arrastada e cansativa.
Gostei muito de alguns, não muito de outros, mas o melhor conto para mim foi o último e acredito que isso finalizou o livro com chave de ouro.

Monalisa.Ribeiro 23/09/2021

Cada conto me fez delirar!
Delirium é uma coletânea composta por oito contos de horror, todos escritos e criados pelo autor nacional Carlos Patricio. O terror aqui exposto não é o de assustar ou de lhe causar medo, longe disso ser a intenção real do autor. Mas, sim, um terror feito para lhe deixar desconfortável, abominado.
Os contos mesclam delírios com insanidade, muitas vezes colocando a mente do leitor à prova e fazendo com que nós nos questionemos com o que estamos lendo e consumindo, assumindo assim mais uma característica dentro do terror: a de reflexão, principalmente ao tratar filosofia e religião como temas centrais em algumas histórias.

Eu amei de mais essa leitura! Agradeço muito pela oportunidade de ter conversado com o autor e ainda possuir o livro autografado!
ataliba 09/01/2022minha estante
Comentando aqui nos últimos comentários que achei. Voce conseguiu o livro direto com o Carlos Patricio ou ele colocou em algum canal de venda ?

Gustavo | @guh_santtoos 11/05/2020

Terror NACIONAL.
O livro conta com 8 Contos bem curtos, mas que nos deixam bem pensativos. Gostei muito da escrita do autor, ele consegue mudar de tom de um conto para outro, e que te prende do início ao fim. A Edição está incrível, com ilustrações e tudo. O conto que mais me chamou atenção foi "Truco" me Surpreendeu bastante. Recomendo muito, ainda mais pra quem curte terror. Parabéns Carlos por está obra impecável e que venha muito mais.

Elineuza.Crescenci 28/04/2020

Contos diferentes e diversos temas
Título: Delirium
Autor: Carlos Patrício
País: São Paulo - Brasil
Páginas: 228
Avaliação: ****
Término da leitura: - 28/04/2020
Página 42 Editora PR 1ª Ed 2014
30/100 2020 #desafiodos100livrosemumano

O autor: Nascido na zona Leste de São Paulo em 1988. Jovem escritor brasileiro em uma safra e estilo inédito pela variedade de temas abordados nos contos do livro.

Obra: Os contos apresentados vão de um serial killer até a experiência psicodélica. Em sua maioria os contos relatam experiências de jovens que chegaram à vida adulta após traumas de família. Traumas que desvirtuaram a forma de encarar a vida. Há um poema e também uma conversa acerca das crenças religiosas e da fé. São contos que apresentam certo conhecimento científico e social.
Gosto do estilo possui muitas citações de autores e artista famosos.

Considerações

1. Segundo autor com quem tenho interação.
2. A forma de apresentação dos contos mostra que houve uma pesquisa, pois apresenta citações de autores e cantores famosos, quer em inglês, quer em português.
3. Há contos que se assemelham a Poe ou Stephen King. Outros apenas questionamentos filosóficos de cunho existencial
4. Gostei das tensões provocadas e dos questionamentos provocativos.

Thainá - @osonharliterario 15/04/2020

Um declínio para a loucura

Mais uma leitura que espero uma coisa e encontro outra. Estava esperando, pelo título e capa, um livro cheio de angústias, terror psicológico e desespero, algo que me deixasse louca da cabeça e querendo mais, porém encontrei contos simples – e alguns até mesmo chatos – que se distanciaram do meu desejo pessoal, o que acabou estragando a experiência de leitura para mim.

Estou percebendo que não gosto quando misturam filosofia com “terror”, pois isso faz com que eu fique entendiada e sem entender nada, e infelizmente isso aconteceu aqui. Há diálogos enormes e exaustivos com base em filosofia e religião, pontos que não me agradaram, mas, sim, fizeram com que eu tivesse vontade de pular certas páginas para chegar logo ao fim.

Entretanto o livro não foi de suma ruim. Alguns contos me agradaram, como o Doutor Sádico, mas isso, infelizmente, não fez com que a experiência de leitura fosse recuperada ou melhorada, pois apesar de serem contos diversificados não encontrei a originalidade que esperava e que o próprio livro me prometeu. Por isso foi uma leitura lenta e cansativa, que não pretendo repetir.

Mesmo assim espero que o livro seja mais bem aproveitado e bem visto por outros leitores. Se você gosta dessa junção de filosofia e terror, recomendo que dê uma chance para a obra, mas peço que não vá com grandes expectativas para não se decepcionar assim como eu.

Resenha completa e com detalhes sobre cada conto no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/04/15/resenha-delirium-carlos-patricio/

Jackson 24/03/2020

Delirium, uma boa surpresa
De início achei a escrita fraca, forçada, mas o primeiro conto é o que fideliza o leitor. É uma história... Eu não sei dizer o que senti; repulsa, graça, ódio, medo, horror... É nojento! Maligno, podre!

Amei??

A partir daí percebi um amadurecimento da escrita, o autor aborda temas sociais importantes, e a capacidade didática que mais me chamou à atenção. Sinceramente, ainda tem o que melhorar, mas para mim o Autor tem uma grande possibilidade de se destacar como um dos grandes. Lindos Sonhos Dourados foi simplesmente magnífico!
A questão de todas as questões, bem escrito, com boas referências; aliás todo o livro tem referências importantes demonstrando um bom repertório do autor que se dissolve por todo o livro.
Terminei e agora preciso de 'quarentena' até esvaecer esse sentimento de 'querer mais'. Carlos Patrício, obrigado!

Rafael.Honorato 16/03/2020

Realidade ou delírio?
Delirium é um livro marcante e provocativo de um excelente autor nacional, Carlos Patrício. Composto por alguns contos, me agrada demais o ritmo e estilo narrativo do autor, de escrita fluida, prendendo e enlaçando o leitor. Ressalto as diversas referências e citações que estão espalhadas em todo o texto, que relacionam-se diretamente com os contos. Pude refletir sobre o quão abominável e terrível a humanidade pode ser, a ponto de sentir asco, nojo, raiva, comportando me assim como alguém que assiste a um filme de terror na leitura de um dos contos aqui contido. O autor consegue também descrever os sentimentos e pensamentos humanos diante do desespero que a depressão e a ansiedade trás, isso em outro conto, onde lembrei de maneira vívida de episódios de ansiedade em minha vida, tão fidedignas são as descrições do autor desse tipo de situação, trazendo ao leitor uma consciência ou idéia do sofrimento que uma pessoa nessa condição passa. Numa linguagem despojada e moderna, dentro de uma rede de acontecimentos surpreendentes o autor, em outro conto, mostra-nos os efeitos devastadores da fofoca. Já noutro, este, o melhor do livro em minha opinião, apresenta a história de um médico que, após sua irmã, ateia convicta, sofrer de um cancer terminal, em um momento de reflexão, entra em uma profunda discussão com uma senhora de forte religiosidade. Aqui os diálogos são incríveis, trazendo pontos e perguntas que todos nós já nos fizemos ou faremos um dia. De maneira provocativa o autor consegue tirar o leitor da zona do conforto, amarrando vários questionamentos que vão sendo construídos em uma rede racional sólida, sem trazer conclusões ou respostas as questões levantadas, esse conto sem dúvida fará seus leitores passarem dias refletindo sobre os assuntos aqui levantados, estimulando o ceticismo e induzindo a razão. Temos também contos que nos inserem em um universo totalmente diferente do real, me fazendo questionar em que lugar seria aquele descrito, até as coisas tornarem-se óbvias, mas num ótimo desenrolar. Há também um belo poema sobre a dor e angústia de alguém em estado de saúde terminal. Para encerrar, num conto que também achei fantástico, a história de um jovem em fase de descoberta de identidade, que acaba saindo de casa e experimentando o mundo. É possível sentir na pele todas as experiências alucinantes desse jovem e se imaginar vivenciando aquilo, isso é feito de maneira muito curiosa e poderia dizer que de maneira fidedigna ao real. O livro é portanto, muito provocativo, incitando diversos sentimentos do leitor, impinge reflexão, enfim, uma leitura certamente delirante.

Gabslazuli 13/03/2020

Me surpreendeu positivamente!
É um trabalho muito bem feito e cuidadoso. Cada conto conseguiu me chocar de maneira diferente, não consigo nem dizer qual gostei mais ou qual mais me deixou pensativa. Varia entre horror puro e discussões filosóficas. Deixa um desconforto. Precisei de um tempo entre um conto e outro para digerir o que li. Mas queria mais.
O fato de ser uma obra brasileira e escrita originalmente em português me cativa mais ainda. Adorei as inúmeras citações, dos mais diversos tipos. E a edição é muito bonita.