Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

Tawane.Sudan 24/04/2023

Deveria ser um livro obrigatório!!
A delicadeza desse livro esta fora de qualquer explicação possível. A sensibilidade tratada como um conto de Natal, vai muito além. Esse livro conta profundamente sobre a importância de nos encontrarmos com aquilo que existe de sombrio em nós e somente assim termos a oportunidade de transcender!

Ana 11/04/2023

Em "Uma Canção de Natal", nessa edição linda da Penguin Companhia, podemos conhecer a história interna e externa dessa obra. Foi escrita em 1843, em meio a Revolução Industrial.
Podemos perceber um pouco da relação do autor com o Natal e como ele se comove por esse momento do ano e se preocupa também por não haver tanto quanto deveria ser, uma valorização maior desse momento. Com isso, ele escreve o livro e usa-o como uma estratégia para familiarizar as pessoas com o espírito do Natal, influenciando tradições e a bondade das pessoas por todo o mundo, dando acesso à sua criação por um preço acessível, quase gratuito para a época.
Na história em si, conhecemos o personagem Scrooge, um homem ranzinza, a própria personificação da sociedade da época movida a se satisfazer por coisas sem valor afetivo, um personagem que para reconhecer a importância de enxergar a gentileza e a bondade, conhece através de fantasmas, o seu presente, passado e o futuro, de forma a fazer com que ele reflita sobre sua vida e como ele deve lidar com seus traumas, suas relações e com o fim de sua vida.
É bem nítido, que o foco principal da história são lições de moral sobre colher o que plantamos em nossas vidas e isso facilmente alcança a consciência de qualquer leitor.
É um livro com uma linguagem de fácil compreensão, muito bem pensado e bem escrito, as ilustrações são um diferencial interessante, que deixam o visual do livro ainda melhor.

Fernando.Araujo 09/04/2023

Um natal atemporal
Esse livro tem uma aura mágica sobre o tema natalino, adaptado e readaptado inúmeras vezes nunca perde o poder de sua reflexão. O quanto somos centrados em nós, o quanto somos egoístas, o quanto deixamos o dinheiro e a ganância nos levarmos? Todas essas questões podem ser discutidas dentro desse livro. Além disso, a construção e desenvolvimento da história para mim são os pontos altos. A ideia de revisitar experiências passadas para questionar porque nos tornamos assim, de ver o que no presente faz as pessoas ficarem alegres e quais as consequências de nossos atos agora possam levar a ter nossa vida futura são questões que trazem a nós, leitores, a capacidade de repensar nossa própria jornada. O que somos, o que deixamos de ser e o que seremos. Não é de se estranhar que esse livro tenha revolucionado os ingleses e até hoje se trata de um de seus clássicos. Toda merecida pompa a sua história.

Nati Gaiewski 07/04/2023

Fofo
   Essa foi a minha primeira leitura do Charles Dickens e eu simplesmente amei a escrita e os personagens que ele criou. Mesmo sendo um livro pequeno fiquei impressionada com o quão rápido terminei de ler. Não tinha como largar o livro, ele é viciante e instiga à saber o que o próximo fantasma vai mostrar e como Scrooge vai se tornar mais sensibilizado a cada página, me passando empatia também. Eu fiquei com medo de que fosse tudo muito dramático e sem sentido, porém foi um conto bobinho o suficiente para ler para uma criança e lógico o bastante para adultos também se apaixonarem. Realmente espero o reler no Natal e conhecer mais do autor, porque ele é melhor do que eu pensei.

Leticia2185 05/04/2023

Feliz Natal!
Não tinha melhor maneira de encerrar o ano do que lendo este livro. Em pouquíssimas páginas Dickens descongela o coração de qualquer um. O desenvolvimento de Scrooge foi um dos mais lindos e singelos que já havia lido. Não é à toa que após a publicação de "Uma Canção de Natal" o mundo inteiro tenha despertado o espírito natalino antes inerte. É um livrinho lindo, inspirador e confrontador. Você se põe à luz das provações que o Scrooge recebeu e por vezes pensa: eu teria feito diferente? Díficil de acreditar que pouco mais de cem páginas possam mudar sua perspectiva e te fazer crescer por dentro, mas é verdade. É a mágica Dickens. Apenas leiam!

Finalizado: 30 dez. 2022

ALERTA DE SPOILER!

Última página do livro e, definitivamente, minha predileta, que sempre traz lágrimas aos meus olhos, não importa quantas vezes, onde nem quando, eu leia.

Scrooge foi além do que havia prometido. Ele fez tudo, e infinitamente mais. Para o Pequeno Tim, que NÃO morreu, foi como um segundo pai. Ele se tornou tão bom amigo, tão bom patrão e tão bom homem quanto a boa e velha cidade jamais tivera, ou qualquer outra boa cidade, vila, ou aldeia, no bom e velho mundo. Algumas pessoas riam ao vê-lo tão mudado, mas ele deixava que rissem, e não ligava; pois aprendera o suficiente para saber que nada na história do planeta, nada de bom, aconteceu sem que alguns tivessem se aproveitado para rir no início; e sabendo que pessoas assim são irrecuperavelmente cegas, até preferia que franzissem os olhos em sorrisos debochados a conhecer as manifestações menos atraentes da doença. Seu coração também ria, e isso lhe bastava. Ele não teria novas relações com os espíritos; dali em diante, o que fez foi viver sob o princípio da abstinência total; e sempre disseram dele que sabia comemorar o Natal melhor do que qualquer outro homem vivo. Que isso seja dito e verdadeiro a nosso respeito, e eu me refiro a todos! Assim, como diria o Pequeno Tim: “?Deus abençoe cada um de nós!”?.

Cla 30/03/2023

Uma canção de natal - resenha
Vi várias vezes essa história ser referenciada em filmes e séries que assisto e tinha curiosidade como era a história original, então finalmente resolvi ler o livro. Eu gostei bastante, ultrapassou minhas expectativas. Eu recomendo muito como leitura de natal! É bem curto e dá muita vontade de continuar a leitura.

Vitor Hugo 29/03/2023

Um clichê de Natal
O período natalino é uma época mágica, lotado de muitos significados, onde pessoas buscam harmonia. Na Inglaterra do século XIX, esse encanto foi perdido. Por meio da literatura de Charles Dickens, gradualmente esse reencontro foi acontecendo. Veja a importância dos livros na evolução da sociedade.
De um escritor falido para o renascimento do espírito natalino inglês, podemos dizer que Dickens teve o seu reconhecimento na literatura. O olhar social do autor era muito apurado, seus contos e romances falavam da sociedade da época, ganhou muitos adeptos e entrou no “hall dos clássicos da literatura”.
Não discutirei o fenômeno Dickens, mas um de seus principais livros: “Uma Canção de Natal”, “Um Conto de Natal” ou “Um Cântico de Natal”, chame como quiser. O livro de apenas 131 páginas, é fácil de ler, diferente da grande maioria dos considerados clássicos, temos uma linguagem acessível para todos. Sem exagero, uma criança consegue ler o Charles Dickens.
Sobre o desenvolvimento, preciso dizer que não me agradou, a narrativa é focada em um sujeito de nome Ebenezer Scrooge, um empresário rabugento, que detesta o Natal. Os demais personagens são apenas temporários para gerar os curtos diálogos com Scrooge. Isso sem falar de três fantasmas, jogados na narrativa.
O livro visa reviver o espírito natalino, diria que ele conseguiu na época transmitir essa mensagem, mas na atualidade não gera o mesmo sentimento. Na época de seu lançamento, em 1843, o livro foi revolucionário, realmente fez com que a sociedade desenvolvesse uma maior empatia e solidariedade, atualmente, é um livro comum dentre muitos outros que sequer são considerados importantes ou clássicos.
O livro foi dividido em cinco capítulos (cinco estrofes), o seu fechamento é ainda pior, confesso que sai decepcionado com a quinta estrofe contendo apenas oito páginas. A história é previsível, valeu pela mensagem de mais amor e solidariedade

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Adriele.Correa 25/03/2023

Um dos melhores livros que li
Charles é o meu autor favorito de clássicos, após a leitura de David Coolperfield pensei em ler esse clássico que sempre me interessou, desde criança acompanho a história dos três fantasmas do natal em diversas outras formas, e que surpresa maravilhosa quando adentrei nessa história e me deparei com o mesmo sentimento de felicidade que senti na infância. A nostalgia, misturada com a admiração que sinto por essa escrita linda, gostosa de se ler, foi uma coisa mágica, não vejo a hora de relê-lo e encontrar novas perspectivas desse livro que além de um clássico também é uma leitura que QUALQUER PESSOA PODE FAZER! Digo e repito, se vc quer começar a ler clássicos, comece por Charles Dickens.

Bia 05/02/2023

Deixou o meu coração quentinho! ?
Foi o primeiro livro do Dickens que eu li, mas pense em uma ÓTIMA escolha!!!
O livro é curtinho, a leitura é muito boa e nos traz um grande ensinamento, que nada é tão valioso quanto as pessoas que estão a nossa volta, que nem todo dinheiro do mundo nos faz feliz quanto está cercado de pessoas que amamos e que nos amam, pois no fim da vida não levamos nada, mas podemos continuar vivendo através de quem amamos, de ter nos doado, de ter feito alguém um pouco mais feliz!
LEIAM!

Déborah 27/01/2023

A coisa mais linda!
Sempre ouvi que esse livro era um encanto, um deleite. E falar o quanto esse livro é bom, é chover no molhado. Mas não posso deixar de vir aqui só pra elogiar.

E que livro bom, viu? Que escrita gostosa. A história é contada como se um velho amigo estivesse ao nosso lado nos contado a história de Scrooge.

Realmente maravilhoso pra ler na época do natal - pretendo reler no natal desse ano. Mas também maravilhoso pra ler em qualquer época do ano. Um quentinho no coração. A porta de entrada pra ler mais livros de Charles Dickens, com certeza.

Joana 27/01/2023

É uma pena não ter conseguido ler ele no natal mas ainda assim foi uma ótima leitura, coloquei até na minha listinha de livros para da aos meus sobrinhos quando eles aprenderem a ler??

Laisa.Ruiz 20/01/2023

Análise:
??????: Uma Canção de Natal
?????: Charles Dickens
???????: 136
??????????: 2019
???????: Penguin-Companhia

????????????= 5 - PERFEITO + ?
??Sou apaixonada pelo Natal, já deixei isso bem claro. E essa história simboliza tudo em que eu acredito e que envolve essa época que eu tanto amo.
?? Apesar dessa edição ser bem curtinha ela mantém a sua mensagem principal. Cada fantasma é mais intenso que o outro e os ensinamentos que eles transmitem aos Scrooge, apesar de ser o próprio Natal (seja passado, presente e futuro) que é encarregado disso, devem ser levados para nossa vida, (a vida que temos desse lado do livro).
?? Quando pequena eu tinha medo do desenho, por acabar não entendendo como entendo hoje. Para mim este é um livro que deve ser lido por gerações sem fim e que realmente nos expõe com todas as letras a essência do Natal.

+ Resumo:
E se você fosse visitado por três espíritos do Natal?
Na véspera de natal , o amargo, arrogante e avarento (mão de vaca), Ebenezer Scrooge continua a se comportar horrivelmente (de maneira mesquinha) com tudo e todos, até mesmo com o seu sobrinho e seu escrivão. Por causa de sua personalidade e temperamento, nessa mesma noite o fantasma de seu antigo sócio, Jacob Marley o assombra o alertando sobre sua condenação eterna e avisa que durante três madrugadas o velho receberá a visita dos espíritos do Natal Presente, do Passado e do Futuro.
Quando os fantasmas chegam eles levam Scrooge para uma viagem que o fará pensar em mudar sua vida.

?? Classificação: +10
?? Gatilhos/ Aviso de Conteúdo:
- Morte infantil;
- Luto;
- Doença crônica.

Julia 20/01/2023

Lindo lindo
?Seu coração também ria, e isso lhe bastava?

Uma coisa que eu amei nesse livro foi o modo como a história foi contada. A narração do autor faz parecer que ele está do nosso lado contando a história, com comentários ao decorrer do conto.

Foi uma leitura bem tranquila, pensei que eu ia ter dificuldade com a linguagem por ser um livro antigo, mas tá bem atualizada (não sei se tem a ver com a edição). De modo geral eu gostei muito do enredo e de como o Scrooge evoluiu durante e depois da visita dos espíritos.

Fonsinho 14/01/2023

Lições
O livro vem rebater todo os aspectos hostis da humanidade através de lições básicas passadas por 3 espíritos ao personsagem central, o sr. Scrooge. Ambientado na Inglaterra sob Revolução Industrial e no período natalino, Dickens perpassa por aspectos sociais da sociedade inglesa que, apesar da pobreza assolar boa parte da população, o espíritos natalino ainda vagueia pela massa. Ebenezer Scrooge, um homem rico e com grande avareza recebe a visita de seu amigo Marley, o qual morreu há 7 anos, para avisá-lo sobre seu futuro nada bom. Com uma leitura fácil e rápida, Charles Dickens vai corroborar para o que é o Natal comemorado atualmente e na construção de uma sociedade menos ordinária.

bi-a 14/01/2023

Foi uma leitura bastante agradável de se fazer, daquelas obras que dão um quentinho no coração quando termina. É um clássico infanto-juvenil, então tem uma escrita bem simples, mas muito elegante. A obra propõe reflexões sem enveredar para a autoajuda barata sobre como você deve conduzir sua vida, mas de forma profunda faz com que valores como a bondade, a humildade, e o amor ao próximo sejam praticados não somente no Natal, mas em toda a nossa vida.

resenha atrasada de uma leitura do ano passado