Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

Folhadpapel 30/01/2022

Eu sabia, mas não sabia.
“Uma Canção de Natal” é um daqueles livros que você sabe o enredo, sabe os desdobramentos e mesmo assim consegue ficar apaixonado pela história. Essa obra está no nosso imaginário desde que foi publicada, as inúmeras adaptações e novas roupagens a esses personagens fizeram com que essa narrativa se tornasse um referencial popular quando falamos do natal.
.Nessa história acompanhamos Scrooge, um homem de meia idade ranzinza, que preza o lucro às pessoas. Sua vida inteira é guiada pelo trabalho e a avareza. Ele administrava uma empresa com um amigo, Marley, que morreu e o deixou como gerente do negócio. Na véspera do Natal, após um ataque de seus ataques de avareza, Scrooge é visitado pelo fantasma de Marley. Sua visita tem como propósito avisar que mais três fantasmas irão visitar a velha morada de Scrooge, cada um dos três fantasmas representam uma época do natal: o passado, o presente e o futuro.
Essa é uma história que eu sempre quis ler, saber como o original é pra poder identificar nas obras posteriores. Eu amei muito a escrita do Dickens nesse livro! Eu me emocionei em diversos momentos e sai da leitura reflexivo.
Obviamente não foi uma novidade, como já disse, mas sabe quando alguém fala que "existe um livro específico pra uma época específica?" e te diz que isso que te marca? Acho que esse livro me encontrou em um momento propício.
Nas primeiras páginas você é sugado para essa narrativa. Todos os clichês imaginários do Natal surgem na sua cabeça. Eu recomendo muito essa leitura, tanto por ser rápida quanto prazerosa.

site: https://www.instagram.com/p/CXRe9TOLiaf/

meninaloris 27/02/2022

Lembre-se do que importa
É uma leitura bem rápida e interessante. Mostra como nós nos deixamos levar muitas vezes pelo bens materiais e esquecemos das coisas que realmente importam. Achei a mudança do Scrooge bem verídica e os fantasmas são um show à parte.

PoliAna | @poliana.e.seus.livros 22/08/2022

Um conto que não é para crianças
Entendo que seja um conto para crianças pela simplicidade da narrativa e também sua conclusão rápida - Scrooge muda da água pro vinho muito rapidamente e sem dificuldade alguma.

Só que a escrita torna o entendimento da história um pouco mais difícil, então eu jamais indicaria esse conto para uma criança mesmo eu tendo achado tudo muito fofo e adorado!

Thiers.Neto 26/12/2021

Uma Canção de Natal
Este foi o primeiro livro que eu li do Dickens e gostei bastante da escrita dele. A leitura é bem fácil e a história eu já conhecia pelos filmes da Disney, só que no livro sempre é melhor. Ter lido ele na época de Natal valeu muito a pena!!

Paula.Juca 31/12/2022

Lido e relido
Esse livro é aquele tipo de leitura que só cresce com releituras. Não há como passar incólume, sem uma alto reflexão ao lê-lo.

Sugiro que leia com um lencinho apesar de ter momentos engraçados ele de fato nos transporta para o verdadeiro sentido do natal

Mandy 27/11/2021

Maravilhoso!
Que livrinho incrível, Sr Dickens!
Trecho marcante: "Seus próprios sentimentos lhe dizem que você não era quem é hoje [...]. Eu sou. Aquilo que prometia felicidade, quando nossos corações eram um só, está carregado de tristeza agora que somos dois." Página 67

Amanda 31/12/2021

O verdadeiro espírito do Natal
História mais que perfeita. Para além do aspecto religioso, Dickens demonstra nesse clássico da literatura os valores do afeto, do amor, do respeito, da empatia que devem fazer parte do ser humano. E entender o real significado de um "Feliz Natal". Leitura muito rápida, recomendo para todos ?

Ize 18/07/2022

Um clássico e tanto. Uma história clichê que deixa o coração quentinho.

As edições da Penguin companhia são ótimas, mas sempre leia primeiro a história é só depois a introdução. Na introdução têm muitos spoiler.

Maria 17/02/2022

Um homem com um coração enrijecido pelo tempo certa noite do ano recebe visitas um tanto inesperadas. Em uma última tentativa de mudar a cabeça de alguém que preza somente por si mesmo e seu próprio dinheiro, três espíritos apresentam a Ebenezer Scrooge o valor da bondade e do amor ao próximo e o impacto que podemos causar com as atitudes certas.

"O comportamento dos homens prenuncia certos desfechos, aos quais, se não alterado, ele fatalmente os levará", raciocinou Scrooge. "Mas se o comportamento muda, os desfechos serão outros."
Elcimar.Matos 18/02/2022minha estante
amo esse livro

Gabms 26/12/2022

Clássico natalino
Não é segredo para ninguém que esse livro é um dos maiores clássicos natalinos da literatura. Dickens revolucionou a forma como o Natal é celebrado, o que é fantástico.

O livro é muito curto, a leitura é super fácil. É um livro que você consegue ler em um final de semana, por exemplo. Embora seja um clássico, a leitura não é cansativa, pelo contrário!

O enredo acho que é de conhecimento geral também: Scrooge é um senhor extremamente rabugento, avarento e solitário. Seu objetivo é acumular riquezas. Não possui amigos, ou familiares próximos. Na véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do fantasma de seu ex-sócio, falecido há 8 anos, que o avisa sobre os erros que tem cometido e como pode pagar por isso por toda a eternidade. Após esse acontecimento, Scrooge é visitado por outros três espíritos: Natal passado, Natal presente e Natal futuro. A partir disso, Scrooge passa a refletir sobre o modo como tem vivido, e como tem tratado as pessoas ao seu redor.

É um livro que pode ser lido em qualquer dia do ano, mas acredito que a história se torna ainda mais especial quando lido próximo do Natal.

bruisreading 20/12/2021

?? se o comportamento muda, os desfechos serão outros.?
Esse livro passa uma mensagem muito linda, da necessidade de amor ao próximo e não levar uma vida tão pesada e guardando rancor e mágoas.

Tomado pela ganância e individualidade, Scrooge não consegue desfrutar o lado bom da vida, mas só consegue enxergar isso quando os fantasmas do seu passado, presente e futuro lhe mostra como será o seu destino se ele continuar com o mesmo comportamento que tem com as pessoas que o cercam, tendo uma lição que mudará todo o seu futuro.

Com uma escrita fluida e muito rica, Charles Dickens me encantou e com certeza quero muito ler mais livros dele.
Julia Cotta 20/12/2021minha estante
um conto de duas cidades é o meu favorito dele, até hoje não superei aquela história. quero muitooo ler esse também!!

bruisreading 21/12/2021minha estante
Esse também tá na lista, nunca pensei que eu iria me apaixonar tanto por dickens com um livrinho de menos de 200 páginas

Fabi Pimentel 20/12/2020

"Nenhuma calidez podia aquecê-lo, nenhuma friagem podia enregelá-lo. [...] O tempo ruim levava a melhor sobre ele. A chuva mais forte, e a neve, e o granizo, e o pedrisco, só podiam se gabar de tê-lo superado em uma coisa. Eles se 'doavam' com alguma beleza, enquanto Scrooge jamais faria algo assim."

Gabs 08/02/2022

Carismático!
Feliz, porque mesmo estando em fevereiro, escolhi ler esse pequeno, mas tocante livro. Não deve ser lido apenas no Natal, mas em qualquer época, porque acima de tudo, o autor nos lembra que a vida chegará em seu fim, então é melhor você viver!

Pâm Possani 07/12/2020

Realmente: para ser relido a cada natal
Scrooge é um homem rabugento. Ele não entende porque as pessoas parecem se sentir tão empáticas e tocadas pelo natal. Quando ele recebe a visita do seu ex-sócio, falecido há sete anos é que a situação começa a mudar de figura porque Scrooge fica avisado de que vai receber a visita de mais três fantasmas e talvez isso contribua para que sua ideia a respeito de como se comportar e que talvez, o natal não seja tão ruim assim.

Algo muito especial nessa edição da Penguin é a introdução e achei de um cuidado muito bonito porque eles fazem uma introdução à história, contando um pouco da ambientação, o que estava acontecendo quando esse livro foi publicado, conta da vida do autor e porque uma canção de natal deve ser relido a cada novo natal: porque ele é de uma riqueza tão grande, que a cada natal você vê algo que havia deixado para trás.

Uma canção de natal resgata um pouco do espírito natalino, a preocupação com o próximo, a empatia de se colocar no lugar do outro, ver aquilo que estamos fazendo e, de alguma forma, tentar ver o outro lado, ver como seria se fôssemos a pessoa do outro lado e medir nossas atitudes, rever o que estamos falando e fazendo. Isso é tóxico para o próximo? Então porque não mudar?

Nick 25/12/2021

? Esperei o ano todo para ler esse livro, e sem duvida valeu a espera.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Dickens, e estava muita ansiosa para começar com esse clássico natalino.
Dickens trás até nós uma sociedade londrina nua e crua, mostrando as faces tristes de uma humanidade que perdeu a humanidade, mas ao mesmo tempo mostrando que existem pessoas boas, de bom coração, e que a fé na humanidade deve permanecer.
A leitura é fluida, são poucas páginas, e a história nos faz refletir sobre como olhamos e tratamos ao próximo.
A edição da Penguin está ótima, com a tradução do Rodrigo Lacerda, e com um projeto gráfico incrível. Super recomendo a leitura!!?