O Casamento

O Casamento Nicholas Sparks

Resenhas - O Casamento

Fernanda631 20/12/2022

O Casamento
O Casamento foi escrito por Nicholas Sparks e foi publicado em setembro de 2003.
O livro é dado como sequencia de Diário de uma paixão. Os personagens principais estão presentes a sua maneira, mas o livro se passa com a filha deles.
O Casamento narra a história de Wilson e Jane – filha de Allie e Noah, do livro Diário de uma Paixão - narrado pelo próprio Wilson, casados há quase 30 anos e com três filhos adultos. Vivem uma rotina maçante de casal de meia idade que não compreende bem o porquê de sua mútua paixão ter-lhes escorregado por entre os dedos. O casal tinha tudo para ter uma vida feliz e realizada, mas devido à falta de atenção do próprio Wilson, o casamento está por um fio.
O Casamento faz Nicholas Sparks contar a história de Wilson Lewis, um advogado de sucesso, que sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo de mais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida.
Depois de anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento – e a culpa é dele. Wilson e a esposa, Jane se afastam mais a cada dia e ele questiona se a mulher ainda o ama.
Mas uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos. Ele está disposto a fazer todo o possível para reconquistá-la. Wilson encontra inspiração para salvar o seu casamento e reconquistar o grande amor de sua vida na maravilhosa história de amor dos sogros Noah e Allie (Diário de Uma Paixão).
É quando ele está prestes a perder a única pessoa que amou a vida toda que Wilson decide agir e mudar o rumo da sua história. Ele nunca foi romântico como Noah - sentia-se culpado por isso, pois sabia que Jane cresceu e conviveu com romantismo na casa e sempre esperou isso -, mas agora era a hora de tentar concertar a sua ausência.
E assim, revigorado, graças ao exemplo de vida desse casal tão especial, Wilson promete a si mesmo que encontrará uma maneira de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a esposa se apaixonar por ele novamente.
O marido trabalhava demais, enquanto Jane ficava em casa cuidando dos filhos e segurando as pontas na ausência do marido. Agora após tantos anos e tendo seus filhos saído de casa, Jane sente-se solitária mesmo na presença do marido; as conversas são poucas, vazias e superficiais, não há toque, beijos, palavras de carinho e afeto, nenhuma demonstração de que valeu a pena ter-se casado com Wilson.
Por outro lado, Wilson, de férias do trabalho, começou a perceber que algo realmente estava fora do lugar em sua vida, sentia-se culpado por ver a mulher infeliz, porém sem a mínima idéia do porquê. Quando um infeliz acontecimento fez um “click” em sua cabeça: ele havia esquecido e negligenciado o aniversário de 29 anos de casados dos dois, e isso foi imperdoável para Jane. A partir desse momento, o coração de Jane se congelou sem mais nenhuma esperança de salvação do casamento.
A partir de então, Wilson decide que precisa fazer algo para que sua mulher volte a amá-lo tanto quanto um dia ela já amou, e deseja se tornar o homem por quem ela se apaixonou e dedicou sua vida inteira. Wilson tem um plano para fazer isso acontecer, e essa vai ser a maior provação de sua vida.
Correndo contra o tempo para reconquistar a sua esposa, ele resolve preparar uma grande surpresa para ela no 30° aniversário de casamento deles. Algumas semanas antes do grande dia, a filha mais velhas deles – Anna – anuncia que irá se casar no mesmo dia que eles casaram. Querendo que a filha tenha o casamento que ela nunca teve, ela corre contra o tempo para fazer com que esse dia seja muito especial.
Mesmo Wilson amando sua esposa com todo seu coração, Jane não consegue sentir o mesmo por ele e tudo se agravou quando Wilson esquece o aniversário de casamento. Wilson sempre esteve dedicado ao trabalho e parece que só agora ele está sofrendo as consequências de seus atos.
O livro é narrado em primeira pessoa por Wilson, marido de Jane. Ao esquecer o aniversário de casamento ele se depara com o fato de seu casamento ter de desgastado em grande parte por sua culpa. Distraído, pouco romântico e viciado em trabalho, ele pouco deu atenção a sua família ao longo dos anos, apesar de amar cada vez mais a sua esposa. Com o esquecimento do aniversário ele para pra pensar em todas as suas ações ao longo dos anos, e percebe que poderia ter sido uma marido muito melhor.
Wilson se dá conta de como as suas atitudes durante os anos estão quase levando ao fim do casamento. No momento em que ele percebe isso, começa a mudar tudo a sua volta, começando por pequenos detalhes e palavras especiais no cotidiano. Jane, a esposa, é uma personagem que se dedicou todos os anos para manter a família unida e criar bem os filhos, e é legal ver o esforço que a família e amigos fazem para que a relação dos dois continue forte.
Confesso que não consegui parar de ler até saber como Wilson iria tentar reconquistar Jane. E confesso que no final, fiquei surpresa com o rumo da história, pois conforme a leitura vai fluindo, você imagina diversas surpresas, mas não como realmente aconteceu. Wilson não foi tão romântico como Noah costumava ser, mas foi romântico à sua própria maneira.
O Casamento, a princípio, parece ser apenas mais uma história sobre a reconstrução de um casamento, a recuperação de um amor falido, mas ele traz muito mais do que isso. Fui surpreendida por um final totalmente inesperado e emocionante, característica dos livros do Sparks. Fui me derretendo com a evolução da narrativa que leva o leitor lentamente rumo à um ápice glorioso!
A leitura é muito gostosa e fluída, outra característica marcante dos romances do Sparks. Os acontecimentos são encaixados como em um quebra-cabeças, cada um em seu momento apropriado, preparando o leitor para as descobertas que o protagonista vem a fazer e devidamente o encaminhando ao climax.
É uma obra muito real que retrata como o casamento se desgasta ao longo dos anos caso as pessoas parem de se importar e fiquem no comodismo. Gostei muito de ler uma história assim, nunca tinha lido nada do ponto de vista de personagens que estão casados há quase 30 anos.

Marceli 11/12/2022

Amei do início ao fim
Nicholas Sparks sempre surpreende com suas narrativas românticas. Neste livro não poderia ser diferente. Cada página desperta uma ternura, um encantamento pela arte de amar. Amei do início ao fim.

Bya 30/11/2022

Ah Nicholas Sparks... às vezes esqueço o tanto que gosto da escrita e das histórias desse autor.
Não comecei esse livro com grandes expectativas, sabia que era continuação de Diário de um paixão, um dos meus livros preferidos, mas não pensava que pudesse ser tão bom quanto.
Sparks fala da vida real, sobre o casamento como ele é, e como, se deixado de lado, ele pode sim dar errado e se apagar. Casamento é sobre decisão diária, é sobre o outro e não só sobre si. Cada reflexão que o autor trouxe é importantíssima, e eu amei cada detalhe.
Nos mostra como nada é perfeito, e que o casamento não é um sonho desde o início, às vezes ele pode só ter seu auge depois de anos de relação, mas se os dois resolverem construir juntos, decidirem juntos, ele será maravilhosamente incrível.
Não preciso nem falar de como a escrita dele é gostosa e amo suas descrições que usam de mais de um sentido para dizer como as coisas são. Não consigo tirar da cabeça a frase "seus cabelos cascateavam pelos ombros" que é só uma pequena mostra desse autor, só a pontinha do iceberg.
Enfim, eu fui surpreendida até o último capítulo, a surpresa foi para os leitores e não só para os personagens, todos os acontecimentos muito bem construídos e preciso marcar todas as frases maravilhosas que achei sem marcar o livro inteiro.
Realmente gostei desse livro e vai entrar nos meus favoritos sim. Recomendadíssimo!

Elaine 27/11/2022

Romance raiz ??
Eu amei demais, esse livro é sequência de Diário de uma paixão e é tão quanto.

O livro traz como tema as dificuldades de um relacionamento de longa data e a mudança na vida de um casal depois que os filhos crescem e saem de casa, enfim... Mesmo sendo um romance caprichado, ele consegue ser realista em questão dos desafios na vida de um casal que já estão juntos a tanto tempo.

Super recomendo!!!

Dani 12/11/2022

Um bom romance
Sabe aquele romance que o homem quer reconquistar a mulher... Ah é tão lindo! Tocou muito no meu coração em certas partes, e trás a reflexão de que devemos dar nosso melhor para quem amamos e não deixar isso para depois. Demorei um pouquinho terminar, mas queria ter terminado antes. Bem legal :)

Carolina165 02/11/2022

Um livro com uma mensagem muito importante, porém maçante
"[...] amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente".

Wilson é um homem de 53 anos, casado há trinta anos que esqueceu o 30º aniversário de casamento. Jane, sua esposa, fica muito magoada com o ocorrido. É quando ele percebe que talvez sua esposa não o ame mais tanto assim. A partir daí ele vai fazer de tudo para recuperar o amor da esposa e reacender a chama do casamento.

Esse é um livro que contém uma mensagem muito importante sobre relacionamentos e casamento. Sobre o que constrói o amor, e o que faz uma relação ser duradoura. Gostei bastante da premissa do livro, do contexto, e da delicadeza dos temas tratados. Porém achei a escrita extremante maçante e o fato de ter poucos diálogos também não ajudou.

Recomendo a leitura para aqueles que não se incomodam com uma escrita morosa e descritiva.

Gostei da revelação do final, foi uma surpresa.
Roberta 07/11/2022minha estante
O novo dele tá espetacular

Carolina165 07/11/2022minha estante
Agora fiquei curiosa

Roberta 08/11/2022minha estante
Fazia tempo que eu não curtia um livro dele.

laviss 22/10/2022

nicholas sparks - o casamento
bom, eu nn tava botando mta fé no livro pq a capa eh bem feinha (rsrssrrrs) mas eu achei mto bom, eu recomendo tá?
a história eh mto bem contada vei, consegui imaginar tudinho do livro de um jeito?
mas não tinha como o livro ser ruim né, pq tipo, o livro eh do NICHOLAS SPARKS, tipo elite neh fml

Ari 13/10/2022

Nicholas Sparks né?! rs
minha esposa que me indicou essa leitura. Agora entendo o gosto dela pelo autor... já assisti a alguns filmes baseados em livros dele, mas foi a primeira vez que li uma de suas obras. Adorei a história, a escrita e a maneira como ele nos faz enxergar a vida!

Daiane 28/09/2022

O romance é bom. Para quem gosta de uma leitura mais tranquila é uma ótima escolha. Não achei lá essas coisas, estou acostumada a ler romances com grandes tragédias e geralmente com mais "ações".
Achei um romance bem paradinho e monótono me deixando com um pouco de precisa pra terminar. Foi um final legal, mas previsível. Esperava mais diálogo entre Wilson e seus filhos...
É um bom livro, porém achei fraco.

Carol Souza 23/09/2022

Simplesmente perfeito!! Fiquei fascinada ao associar Alie e Noah a diário de uma paixão e com certeza vou relembrar?. Chorei igual uma criança ao chegar ao final da história? Wilson foi fantástico em tentar reacender a chama do amor de Jane por ele, e fazer o inimaginável para provar seu amor mesmo após 30 anos! Fiquei apaixonada!

Isabella.Wenderros 12/09/2022

“O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente”.
Depois de esquecer o aniversário de 29 anos de casamento, Wilson percebe que sua união com Jane não está tão estável como ele imaginava – a verdade é que sempre viu sua relação como algo garantido e mergulhou de cabeça na rotina intensa da carreira, não dando a atenção que a família precisava. Apesar de continuar apaixonado pela esposa e de adorar os filhos, nunca parou para realmente analisar o tempo que passava no escritório, as festas que perdia, os jantares atrasados. Quando entende que seu relacionamento está definhando, decide que vai reconquistar aquela mulher, custe o que custar.

Ganhei esse livro pouco tempo depois do lançamento aqui no Brasil – foi a minha época vício total em Nicholas Sparks –, então eu devia ter uns 15 anos. Apesar não ter nenhuma lembrança da leitura em si, tinha muito forte a impressão de que era uma trama chata e triste. Decidi fazer essa releitura de uma hora para outra e minha opinião mudou da água para o vinho: amei cada página! Hoje reconheço que aquilo que me deixou entediada há tantos anos foi o que me conquistou dessa vez: a realidade sobre como relacionamentos exigem dedicação e trabalho e como é fácil focar no do dia a dia, ignorando os pequenos detalhes que fazem diferença numa relação duradoura.

Wilson não cometeu nenhum grande erro, mas cada negligência ao longo das três décadas de casamento, cada momento que poderia ter sido aproveitado em família ao invés de dado ao trabalho, criou um distanciamento que cresceu entre o casal até os dois parecerem estranhos. Os filhos saíram de casa e essa sensação aumentou – depois de anos sendo cinco pessoas, voltaram ao original: duas. O esquecimento daquela data especial foi apenas a gota d´água de um copo que já estava cheio de decepções.

O que mais gostei do protagonista foi a sinceridade sobre seus sentimentos e suas falhas. Em nenhum momento ele faz pouco caso da mágoa que causou na esposa e tenta de todas as formas consertar a situação – não apenas em palavras, mas tendo as atitudes que ele sabe que ela gostaria. Jane teve um exemplo forte de romantismo em casa: seu pai, Noah, era perdidamente apaixonado por Allie, e fazia questão de demonstrar esse amor das maneiras mais carinhosas possíveis. Apesar de não ser lá muito criativo, Wilson decide tentar coisas simples: dedicar total atenção às conversas entre os dois, tirar férias e assim ter mais tempo livre, ajudar em tudo aquilo que puder e criar momentos que demonstrem o quão valioso aquele relacionamento continua sendo para ele.

A cerimônia de casamento foi uma excelente ideia – aproximou os dois, criou oportunidades para lembrarem o passado e o motivo de terem se apaixonado. A surpresa não foi uma grande revelação – eu já desconfiava e estava torcendo para estar certa! Validar os sonhos de alguém é uma das maiores demonstrações de amor que existe. Também amei a amizade entre Wilson e o sogro, além de rever um dos meus personagens favoritos da vida!

Senti falta de algumas coisas: talvez algo narrado pela própria Jane, mais detalhes sobre a saúde de Noah e, definitivamente, um final melhor – fiquei com a sensação de que o autor não soube mais o que escrever.

Apesar dessas ressalvas, foi uma leitura emocionante e envolvente. Dá para tirar várias lições e mudei totalmente aquela opinião que tive há tantos anos: de chato, não tem nada. É um livro sincero e belo sobre a delicadeza de uma relação e como o amor precisa ser cultivado. Recomendo!

Lívia Vaz 12/09/2022

Surpreendente
É uma espécie de primeiro contato que tenho com livros românticos para valer. No começo, achei que poderia ser um livro chato, ao perceber que o marido, tão desatento e desinteressado, iria se esforçar ao máximo para reconquistar a esposa que ainda não tinha perdido. Mas o livro foi lindo! Todo o desenvolvimento é envolvente e o final pega de surpresa. Muito bom!!

Camila.GraAas 10/09/2022

Lindo
Aí como eu amo os livros do Nicholas Sparks, e esse simplesmente me emocionou. Ainda mais que nos faz relembrar um pouco do livro "diário de uma paixão"

Livro simplesmente encantador

Karen 28/08/2022

Aprendendo com um grande amor
Primeiro livro que leio desse autor e fiquei simplesmente apaixonada!! A escrita me conquistou logo na primeira página, sendo muito leve e fluída, e por ter mencionado o fato de q quando olhamos as estrelas, estamos fitando o passado ? (só queria ressaltar essa parte pq acho isso muitooo legal).

Os personagens são muito bem construídos, junto do amor deles. Não é mostrado um romance entre jovens, e sim de pessoas que já possuem uma história juntos, os problemas e situações são completamente diferentes desses casais que estão no início.

E o plot é PERFEITO, recomendo demais.