Como ficar podre de rico na Ásia emergente

Como ficar podre de rico na Ásia emergente Mohsin Hamid

Resenhas - Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Geovana189 08/05/2023

Um dos livros mais demorados que já li na vida, achei a leitura arrastada e não me prendeu também. Tem seus momentos, mas não é memorável.

LaAs183 29/06/2023

Grata surpresa!
A forma peculiar como o autor conta a história, o mergulho em uma cultura bastante distinta da minha, a ascenção e queda do personagem principal, assim como o romance bastante delicado que enriquece a trama, fizeram da leitura uma experiência extremamente proveitosa.

Caroline Vital 01/06/2023

Muito bom. Narrativa diferente, sarcástica, mas também tocante, triste. Imitar auto ajuda é maravilhoso, engraçado, original.

Lili 25/05/2023

Como ficar podre de rico na Ásia emergente.
1. Mude-se para a cidade grande.
2. Consiga um diploma.
3. Não se apaixone.
4. Evite os idealistas.
5. Aprenda com um mestre.
6. Trabalhe para si mesmo.
7. Esteja preparado para fazer uso da violência.
8. Faça amizade com um burocrata.
9. Patrocine os artistas da guerra.
10. Faça malabarismo com as dívidas.
11. Concentre-se no essencial.
12. Planeje um estratégia de fuga.

"Qualquer semelhança não é mera coincidência com um livro de autoajuda", uma premissa bem bacana desse livro.
Poderia se passar em muitos lugares, não só na Ásia emergente. Somos protagonistas dessa história..... será?

Lusia.Nicolino 01/06/2023

Rico só de literatura! Vale a leitura
O título já é uma provocação do autor, porque não, não é um livro de autoajuda, mas é narrado nesse formato, como um manual. Uma crítica óbvia, mas que nos enreda. O humor é uma das camadas que revela uma história que traz à tona realidades sociais sem disfarce. O protagonista é o próprio leitor, um recurso estilístico arriscado, mas que funcionou muito bem. Acompanhamos a jornada de um garoto que, ao se mudar para a cidade grande, luta para encontrar o seu lugar entre os bem-sucedidos. Isso acontece quando consegue montar uma empresa de distribuição de água engarrafada. Em seu processo de ascensão, esbarra com a menina bonita que morava pela vizinhança, por quem nutre uma paixão e com quem divide parte de sua vida. A parte boa ou a parte não tão boa? Sensível, a dureza da luta não tira o sorriso de quem sabe que a vida cobra muito caro por qualquer tostão que nos dá. A história se passa em um país fictício, onde as semelhanças com as situações reais são mais do que coincidências, são gatilhos para uma boa reflexão.

Quote Imperfeitos: "Sua mãe e sua avó disputam um jogo de esperar. A mulher mais velha está esperando que a mais nova envelheça, enquanto a mais nova espera que a mais velha morra. É um jogo que ambas irão inevitavelmente ganhar. Enquanto isso não acontece, sua avó ostenta a autoridade dela quando pode, e sua mãe ostenta a força física de que dispõe."

Clarissa130 16/04/2023

Como (não) ficar podre de rico na Ásia Emergente
A edição da TAG já deixava claro, o livro se vende como autoajuda, mas na verdade é uma deliciosa sátira sobre o capitalismo em países emergentes. Em uma palavra, chamaria de inusitado, tendo em vista a proposta de narrar a vida de um personagem ao qual denomina apenas por ?você?, convidando o leitor a uma intimidade e identificação com a história e com o narrador.
As dicas são esdrúxulas, antiéticas e conduzem o personagem/leitor para o caminho da riqueza como resistência a uma vida de misérias, como fuga, mas que resulta também em uma vida miserável em tantos outros aspectos.
Apesar do início envolvente, no meio fiquei pouco interessada e achei o enredo um pouco arrastado. No final, não aprendi como ficar podre de rica, o que pode ser considerado até benéfico quando analisado o desfecho do personagem. Achei bem diferente do que costumo ler, com escrita bem curiosa. Vale a leitura! ???

Ramon 04/07/2023

Inovou mas não cativou.
Eu li esse livro esperando engatar. Eu percebia a história passando mas não me sentia envolvido pela história pois não parecia evoluir, só passar mesmo. Menção honrosa para a inovação na forma de contar.

Carol.Sartor 29/04/2023minha estante
Amei a resenha, mas daí tu deu 2,5 então não foi tão legal assim?

Mariinaisabel 01/05/2023minha estante
A escala só tem 5 estrelas. Ele está na média. Eu gostei do livros, mas provavelmente não compraria se não fosse enviado pela TAG.
Gostei pela surpresa e pela proposta diferente, porém não é algo que mudou minha vida.

thaielvira 02/05/2023minha estante
Poxa vida, podia avisar que sua resenha tem spoiler mas ???

Andrea 23/06/2023

Amor, dinheiro e família
Em um lugar fictício, que poderia ser no Paquistão, na Índia, na África ou na América Latina, os personagens não possuem nome. É o pai, a mãe, o irmão da esposa, ou outro substantivo que substitui uma identificação formal.

É através do personagem principal e da nomeada menina bonita que o leitor acompanha décadas da vida dos dois. Do abandono do meio rural ainda na infância, a luta pela ascensão social durante a juventude e as oportunidades de sucesso que colocam em xeque qualquer ética na vida adulta, e uma grande história de amor que ultrapassa os anos seja próximo ou só na memória sem ser nunca esquecida ou reduzida.

Tudo acompanhado pelos conselhos com tom de autoajuda, que nada são que uma crítica a forma como ocorre o desenvolvimento em locais onde riqueza e miséria disputam espaço e recursos, onde os vencedores são conhecidos antes da queda de braço começar.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/06/como-ficar-podre-de-rico-na-asia.html?m=0

José Carlos 17/04/2023

Apenas um comentário!
Comecei a leitura deste livro com um enorme pré-conceito sobre ele! Ledo engano! Achei que haveria muito sobre autoajuda! Mas os personagens ?você?e ?menina bonita? são extremamente cativantes! Esqueça a crítica! Atire a primeira pedra o país que não funciona desse jeito!

Rafael 27/02/2024

Uma escrita bonita
Que escrita bonita a desde autor! Contou uma história difícil de forma tão fluida e com tanta beleza, que terminei mais leve.

1 | 2 | 3 | 4 | 5