Como ficar podre de rico na Ásia emergente

Como ficar podre de rico na Ásia emergente Mohsin Hamid

Resenhas - Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

esther.crisrocha 09/04/2023

Diferente
Quando vi o título desse livro logo pensei que seria um livro de autoajuda, mas não o é, o autor conseguiu trazer uma história totalmente diferente e inusitada. O livro conta a história de um menino pobre da zona rural de um país emergente da ásia, e que ao se mudar para cidade com a família ele começa a trabalhar em uma loja de produtos vencidos e mais tarde ele acaba se tornado tico por ter uma empresa de água engarrafada.
O livro é todo em terceira pessoa, onde o autor te coloca como o personagem principal da história, assim contando toda "sua trajetória" para se tornar uma pessoa rica. O que é muito interessante e diferente, pois na maioria dos livros tem um personagem principal e você lê a evolução desse personagem, nesse o autor conseguiu inovando colocando o leitor como personagem principal.
Além disso, a história conseguiu me prender desde do início, pois o autor conseguiu trazer na história um pouco de realidade misturada com a ficção. A todo momento eu queria saber quais seria o próximo passo do personagem e de como a história iria terminar. O livro me surpreendeu bastante, ainda mais ser um tipo de livro que está longe da minha zona de conforto.

@eleeoslivros 08/05/2023

Esse livro, mais do que como ficar podre de rico na Ásia emergente, fala sobre amor, sobre cumplicidade, sobre espera.

Flavia416 21/05/2023

Estou tentando entender porque o livro tem uma nota média um pouco baixa. Acho que pode ser porque a história e os personagens não chegam a ser envolventes. Mas a escrita... Eu amei o livro, criativo, inteligente sensível, crítico, bem humorado e poético.

Mariana.Orlando 16/09/2023

Diferente e interessante.
O começo do livro me cativou, principalmente por causa da escrita. A ideia de um livro de auto ajuda que, na verdade, está apenas contando uma história é muito interessante. Contudo, o meio do livro foi me entediando um pouco... não sei exatamente o motivo, mas achei a história menos envolvente. Mas os capítulos finais - acho que os 3 últimos - me ganharam de novo. São adoráveis. O final do livro é adorável!
Não conhecia o autor, mas gostei muito da maneira que ele escreve. No geral, é um bom livro.

Marcus 01/07/2023

Mais que um manual
A história de um homem, da pobreza absoluta até sua morte, mostrando toda sua trajetória para se tornar um magnata. Os personagens não tem nome, o que não impede de serem muito bem descritos. Com bom humor e uma dose de sarcasmo, o livro é leve, profundo e divertido.

samscunha 05/04/2023

Surpreendente
Antes de ler já estava dando nota 0 para esse livro, mas ele me surpreendeu muito positivamente. É uma sátira a livros de autoajuda mas com um toque mais íntimo pois acompanhamos toda a vida de um único personagem (claro, com saltos enormes de tempo). Me arrependi de ter lido tão rápido, talvez aproveitasse melhor a leitura se tivesse diminuído o ritmo.

Denis 10/07/2015

a leitura de "Como Ficar Podre de Rico na Ásia", logo nas primeiras páginas, me remeteu a uma letra dos Titãs que diz "miséria é miséria em qualquer canto; riquezas são diferenças". A trajetória do personagem central assemelha-se à trajetória e realidade social de qualquer garoto da zona rural brasileira em busca de uma vida mais digna. Aliás, pea leitura deste livro ficamos com a quase certeza, dada as similaridades, que as realidades de países em desenvolvimento no capitalismo globalizado são semelhantes.

Uma boa oportunidade de nos enxergarmos a partir de um país situado no outro lado do mundo. Vale a leitura.

Madame Marisa 23/08/2023

Um livro bom. Exatamente isso, bom! Com uma história que nos mostra a vida inteira de um homem e como ele passou a vida toda buscando riqueza e reconhecimento da sociedade em que vive.

Anelena 08/05/2023

Uma viagem à Asia Emergente
Apesar de o formato, que emula um livro de auto ajuda, ter me causado estranhamento no começo, a leitura fluiu bem a partir do segundo capítulo.

Me agradou muito a forma como o autor conseguiu, através dos olhos do protagonista, conciliar uma visão global da sociedade e economia asiática, com uma trajetória pessoal e íntima do protagonista e da menina bonita.

Leitura que muitas vezes se mostra pragmática, mas que carrega em alguns momentos doçura e poesia, como, por exemplo, no capítulo final.

Recomendo muito.

Fabiene.Barbosa 28/04/2023

Embora a história se desenrole no formato de autoajuda, este livro está longe de sê-lo. Com uma certa pitada de humor, o autor aborda temas atuais, dando ênfase ao capitalismo e às desigualdades sociais, de forma crítica, e retrata o grande desejo das pessoas de ascenderem socialmente, ainda que para isso precisem burlar as leis.

Nina 26/04/2023

Escrever uma história, ler uma história, é ser um refugiado do estado de refugiados.

Escrito em forma de auto-ajuda, esse livro consegue ser o oposto de um livro de auto-ajuda. Conta de maneira sensível a história de um homem pobre, desprivilegiado, num país extreamente desigual, tentando ganhar a vida. Poderia se passar no Brasil.

Livia M. 23/04/2023

?Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor?.

Um panorama socioeconômico de países em subdesenvolvimento em toda sua realidade nua e crua.

Meritocracia, sei.

Enquanto a rotina de exploração não for quebrada ninguém há de emergir se não pela submersão do outro.

Sandra 20/04/2023

Medio abril 2023
As resenhas eram todas positivas mas ?..
Não gostei. Não é meu tipo de livro.
Ele é confuso, superficial, seria um tema muito interessante, mas não foi.
Li, todo, com a esperança de que ia evoluir.
Não aconteceu
Decepcionei