A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

Nathy 15/08/2021

Mais um infanto juvenil pra eu me apaixonar
Todo mundo sabe que contos de fadas não são reais. São belas histórias a serem contadas, onde o bem sempre vence o mal e tem uma moral no final. Mas isso não se aplica ao vilarejo onde moram Sophie e Agatha. De quatro em quatro anos duas crianças são levadas para uma escola onde os contos de fadas acontecem. Onde são treinados para ser heróis ou vilões.
Sophie tem certeza que nasceu para ser uma princesa, desde muito pequena espera para ser levada para esta escola. Mesmo com toda a aldeia organizando-se para que esse ano nenhuma criança fosse sequestrada, ela organizou tudo para sua partida. Já Aghata sabe que isso é só invenção da mente dos aldeões que não conseguem pensar em outra explicação. Mas um sombra caminhando na aldeia e indo buscar sua amiga Sophie e apavora.
Nenhum dos esforços de Agatha é páreo para o diretor que acaba levando as duas. Mas isso causa um erro terrível! Sophie acaba na escola do mal, para vilões e Agatha na do bem para virar uma princesa! Isso com certeza estava errado e elas iriam lutar para que percebessem seu erro, e nessa jornada aprender muito mais sobre elas mesmas do que imaginaram um dia.
A escola do bem e do mal é o primeiro livro da saga de cinco livros que leva o mesmo nome. Escrito por Somar Chainani, é uma fantasia infanto juvenil que cai te levar para uma aldeia onde crianças são levadas de quatro em quatro anos para virarem vilões ou princesas de contos de fadas. Mas não se deixe enganar, com um cenário deslumbrante, personagens cativantes e plot maravilhoso, esse livro vai te conquistar.
Muita gente que tem o gosto literário parecido com o meu panfletava essa saga. Então um belo dia anunciaram que estava sendo produzida para filme pela netflix, então porque não ler antes das adaptações chegarem não é mesmo?

A história de Sophia e Agatha é tão incrível! A narrativa é deliciosa, bem direta, acredito que por ser um infanto juvenil não tem muito aquilo de prender o leitor com muita coisa vazia, e isso da um enredo bem direto e gostoso de acompanhar. O Enredo é bem mais que uma escola do bruxas e princesas, fala muito sobre auto conhecimento, problemas de auto estima, amizade, lealdade, enfim. Mesmo assim é bem diferente de tudo que eu já li, lembra, mas muito de longe o desenho Ever After High, só que bem mais complexo.
Os personagens tem uma evolução absurda durante a narrativa. Além de serem bem construídos, a jornada de auto conhecimento vai acontecendo de uma maneira muito gostosa de se acompanhar. Com certeza Agatha e Sophie são umas das melhores personagens que eu li e tempos.
A ambientação é presa a escola, e ela me lembra todos os desenhos de filhas de princesas e vilões que eu já vi. A ideia dos castelos, de como tudo é ao redor, sério é muito bonito.
A edição da editora Gutemberg é linda, da capa as ilustrações. Sim! O livro tem umas ilustrações belíssimas e a diagramação é super perfeitinha.

Teteh 10/06/2021

Escola do bem e do mal
Eu estava só enrolando para ler e CARAMBA porque eu não li esse livro antes.Um livro que tem um ideia super original e infelizmente não tem tanto recohecimento assim.Um livro que me tem uma leitura super gostosinha e cativante,o Final eu fiquei tipo COMO ASSIM?!Sophie melhoreee prfvr !!!Anciosa para continuar essa série de livros.

Giovanna 25/06/2023

Nesse primeiro livro a gente conhece as personagens de uma maneira introdutória, claro que não dá pra explicar todas as singularidades da Agatha e da Sophie, até porque elas tem muitas, mas é uma pequena apresentação de como elas são, agem e pensam.
um livro, com uns pequenos detalhes chatos aqui e ali, mas bem divertido

RaySunflower 01/10/2021

Quando comecei a ler, eu não estava muito acostumada de como era escrito, pois as falas eram em aspas e foi o meu primeiro contato com uma escrita assim, com o tempo eu fui me acostumando e nem liguei mais.
No começo não foi tão emocionante, mas com o tempo, ele começou a ficar emocionante e interessante, abrindo mais o meu interesse. E quanto mais lia, cada vez mais eu ficava curiosa com o que está acontecendo.
Soman Chainani me surpreendeu, pois ele envolveu conto de fadas na história e suas regras, exemplo: pessoas feias, goticas são do mal e as pessoas bonitas e coloridas do bem, entre outras. So que chega as nossas protagonistas Agatha e Sophie e mudam tudo isso.
Eu gostei bastante da história e o final você não espera de jeito nenhum (chorei numa parte do final).

Isabella658 01/11/2022

Uma boa ideia mal executada
Queria ler primeiro antes de assistir o filme e acabei que até a vontade de ver ele eu perdi. Acabei de ler, então tô digitando isso na emoção, que no momento é raiva e decepção.
Os personagens são muito chatos, muito caricatos (?), meio estilo Barbie e Ken e até a Barbie é mais autêntica que eles.
A escrita narrativa mesmo é meio confusa, principalmente quando muda do ponto de vista dos personagens. Li o ePub original que baixei no Kindle pela Amazon e tava meio ruim de ler.
Pros plots serem mais previsíveis do que já são, só se viessem escritos nos títulos dos capítulos.
O motivo todo da treta começou de um jeito tão besta e superficial, tal qual os personagens são. Não tenho como reclamar deles sem dar spoilers, mas é bem tosco mesmo. Não consegui ter conexão com ninguém, torcer pra nenhum deles. Tava num nível que se qualquer um morresse, nem ligaria.
Tem formação de casal, mas é a coisa mais superficial do mundo, não tem nem desenvolvimento decente disso. Do nada eles encontram o amor da vida deles e é isso aí. Mas talvez esse seja o objetivo, porque em contos de fadas as princesas beijam os príncipes e já vão viver os felizes para sempre.
Teve vários momentos vergonha alheia.
Achei que ia gostar pelo menos da Agatha, mas ela é uma sonsa. Sophie é cabeça de vento.
Enfim, só não achei ruim porque a proposta é bem legal, adoro ler essas histórias de personagens entrando em escolas mágicas novas, fazer uma baseado em contos de fadas foi legal. Só não foi feito muito bem e pelas sinopses dos próximos livros, parecem ser tudo a mesma coisa.
Pedro 02/11/2022minha estante
Eu comecei esse livro e abandonei?n consegui acabar

Isabella658 02/11/2022minha estante
Eu fico meio mal de abandonar uma história pela metade ? mas n vou negar q tive vontades

_narasrocha 20/07/2021

Eu acabei de terminar essa leitura e ainda estou em choque. Que livro perfeito!!!
Agatha e Sophie vivem em uma vila onde a cada 4 anos duas crianças desaparecem e aparentemente vão para a escola do bem e do mal. O famoso ano chegou e Sophie não vê a hora de ser raptada, já Agatha não acredita em nada disso, mas ao ver uma misteriosa sombra levando Sophie ela corre atrás para salvar a amiga, e acabando indo junto, mas chegando a escola nem tudo é o que parece.
Esse livro me surpreendou de tantas maneiras que eu tô passada kkkkk.
A história é simplesmente INCRÍVEL, a escrita do autor é maravilhosa, os plots são perfeitos e bem construídos e eu preciso urgentemente ler o resto da série. Esse enredo de contos de fadas com escola foi tudo para mim, novo favorito!
Camila 20/07/2021minha estante
Tenho esse livro encostado na estante desde 2016 e agora você me fez ter vontade de ler ele

larissa 06/08/2020

eu amei
amei todo o universo criado,amei os personagens,amei todo o desenvolvimento da história
q apesar de ser um pouco clichê é muito boa
virou um dos meus livros favoritos

Jullyahx 07/07/2022

Não sou fã de história narrada em terceira pessoa, mas como a história é sobre contos de fadas fez total sentindo esse ser o tipo de narração.

Fazia tempo que eu não sentia tanta raiva de um personagem kkkkkkkkk a história é muito boa e quanto mais você lê mais quer saber do desfecho.

A Agatha ??

stezz 23/08/2020

Bem e Mal, o que define essas coisas?
Okay, vamos lá!

A Escola do Bem e do Mal foi um livro que eu só parei de ler quando ele acabou. A história te prende de uma forma ligeiramente surpreendente.

O primeiro volume trata-se de conhecer a si mesmo, ver o que realmente habita no fundo do seu ser, da sua alma, mas no fim, conseguimos ter uma opinião diferente da que tínhamos no início dele, fazendo o leitor questionar certos princípios.

Outro ponto alto desse livro foi o fato de quebrar certos estereótipos há muito cultivados em contos de fadas. Tem clichês? Tem, mas não é de todo ruim.

Sophie, Agatha e as três bruxas foram, de longe, as minhas personagens favoritas (tirando alguns momentos irritantes). A evolução delas foi incrível.

Agora vamos ao motivo da minha nota: o romance do livro foi algo que me irritou profundamente e foi absurdamente mal desenvolvido, me fazendo revirar os olhos em todo momento na qual uma cena do tipo aparecia.

Me decepcionei um tantinho com um personagem em particular, porque, em algumas partes do livro, sua personalidade parecia que simplesmente perdia sua essência para cumprir um propósito.

Faltaram alguns detalhes no enredo também. Isso me deixou meio perdida.

Mas esse não é um livro ruim, só não é algo extraordinário. A proposta é boa, mas muita coisa precisa melhorar. Eu AMEI aquele final, por sinal, e estou sedenta pelo segundo volume.

Luany Hinkel 02/08/2021

Estava com vontade de ler desde que li várias resenhas sobre. Achei que poderia ser bobinha pelo nome, mas lida com questões reais, como amizade, escolhas que devemos fazer, se achamos que estamos fazendo um bem maior sendo ruins ou um mal maior sendo bons. Lida muito com a amizade das duas meninas, e se devem mover montanhas por essa amizade.

Maria10364 04/01/2022

"Uma princesa e uma bruxa amigas"
Esse é a minha primeira leitura do ano e não poderia ter começado melhor...

Esse universo novo de fantasia é tão imersivo e os personagens são tão cativantes que me fez devorar o livro em menos de uma semana. Estou muito ansiosa para ler as continuações.

A Agatha é tão ??

taíla 25/09/2022

final surpreendente! não esperava esse plot!!!
de inicio, achei a leitura bem parada, e demorei pra engatar de verdade, pois não estava gostando muito? mas em certo ponto a história melhora, e te prende! você vai vendo que as coisas não são o que parecem e que há mais do que se mostra?
não sei o que esperar dos próximos livros, mas espero que seja tão bom quanto. e que a sophie se torne uma pessoa mais tolerável pq não sei se vou aguentar tamanha futilidade e idiotice