Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Duda ( Taylorâ s Version ) 22/11/2023

Fernão Capelo Gaivota
O livro tem uma proposta bem interessante pois de acordo com minha interpretação faz uma analogia entre os seres humanos e as gaivotas.
É um livro muito criativo, então se vc não sabe usar a imaginação pra conectar a vida com as metáforas do livro, não é um livro para você.
Acho que é um livro que vale a pena a leitura pois trás muitas reflexões interessantes e nos faz questionar o verdadeiro propósito da nossa existência, será que estamos aqui somente pra comer, dormir e respirar ou a vida pode ser mais ?
Na minha concepção Fernão Capelo Gaivota nos mostra que a vida pode ser mais do que somente existir e que podemos fazer coisas extraordinárias com o tempo que nos é dado.

13marcioricardo 16/11/2023

Seja livre.
Meio literatura, meio autoajuda, mas acabou por se salvar por suas bicadas ao mundo em que vivemos, onde os governos em concluio com instituições supersticiosas nos cerceam a liberdade. O autor fez muito bem em adicionar a quarta parte. Se vale a pena ? Acho que sim.
Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
Eu li há muitos anos. Acho q estava na moda. Achei bonito.

mavi47 16/11/2023

Achei um pouco confuso em algumas partes, não entendi direito
achei mais ou menos, não funcionou muito comigo a leitura
Sáh Serra 23/11/2023minha estante
Que alívio, achei que foi só comigo

Eduardo 14/11/2023

Fernão Capelo Gaivota e a repulsa à vida cotidiana
O leitor consegue se identificar muito com o Fernão, todos os pensamentos dele quando não se sentia bem em seu bando e seus questionamentos sobre a vida são mt recorrentes. Pra quem gosta de livros de filosofia ou então só gosta de viajar nos pensamentos, esse livro é ótimo; podemos ver críticas ao estilo de vida cotidiano, à falta de senso crítico, alusões ao conceito de "Escravo do Desejo" de Kant, de verdade, esse livro foi uma grata surpresa no meu repertório.

Barbara.Paiva 12/11/2023

Excelente
Esse livro marcou a vida da minha tia, e ela me presenteou e guardarei com muito amor e carinho. Uma leitura que traz consigo reflexões profundas e filosóficas que aos olhares atentos muito ensinam. Liberdade sempre para a gaivota que existe em cada um de nós.

Glauciareads 11/11/2023

Sobre ser livre e aprender a voar.
A história se trata de uma gaivota chamada Fernão Capelo, que é diferente das outras gaivotas de seu bando por não querer voar pra comer e sim voar por gostar de voar.
Fernão então tem que lidar com o desagrado de sua família e as leis de seu bando. Ele sabe que é diferente e é capaz de ir além e sua paixão por voar o instiga a aprender e a ter coragem de não seguir as regras limitantes das gaivotas. Em sua jornada ele encontra outros com a mesma paixão, que o ensinam a lapidar seus talentos e a refletir sobre sua condição, mas o horizonte traz supresas...
A história é curta e fluida, mas não me cativou. Os personagens são todos gaivotas e o linguajar delas se remete a falar de vôo e técnicas de vôo. Tem questões filosóficas nesse livro, sobre liberdade, amizade, aprendizagem e reconhecimento, porém achei meio raso.
Eu tinha expectativas sobre esse livro que não foram supridas! O livro em si é bonito e a mensagem tbm, mas não me envolveu.
Tem um personagem em determinado momento que fala sobre fé. Ele diz "Esqueça a fé, vc não precisa de fé para voar", eu achei essa frase meio estranha (por ser cristã achei meio ofensiva). O livro tem mensagens ateístas e espíritas, como por exemplo o ser é autocentrado e ilimitado (ateísmo) e a morte é uma passagem de uma vida pra outra, tem continuidade (espiritismo).
O livro ensina que tudo bem vc quebrar regras pra ser quem vc quer ser e eu acho que liberdade não é quebrar regras, mas ser livre de vícios e preconceitos impostos pela sociedade.
O final é interessante, traz uma mensagem melancólica e de esperança, eu gostei.
Recomendo esse livro pra quem gosta de livros no estilo pequeno príncipe, que são leves, mas ao mesmo tempo reflexivos e que, a cada vez que vc ler, vai tirar lições novas.

Siguedes 08/11/2023

A busca incessante por superação, auto controle, auto conhecimento, romper limites impostos e pré concebidos socialmente. Lição de vida.

Iva 04/11/2023

No mínimo intrigante
Não fazia ideia do que iria encontrar. Pra ser sincera, só me dei conta do nome do livro ao começar a lê-lo.

Leitura super rápida! Acabei em menos de 1h. Interessante. Mas ao mesmo tempo, intrigante.

Ainda refletindo sobre o que acabei de ler.

Mas vale a leitura e a reflexão.

César. 27/10/2023

Que livro sensacional.
Esse livro é incrível, começa com uma história normalzinha, e quando você se dá conta ta lendo algo totalmente louco e que faz muito sentido. Amei a leitura, as analogias vêm automaticamente enquanto lemos, e o autor conseguiu encaixar bem a parte 4.
sassaleitora 31/10/2023minha estante
livro muito incrível engual vc

Kauã 17/10/2023

Nao é um livro que realmente me interesse mas passa uma mensagem bonita sobre valorizar a vida mais do que o óbvio, se deliciar com o saber e o aprender.
Alem disso saber passar isso para os novos, passando seus valores de apego a vida e conhecimento somente pelo estado puro de aprender e ensinar mais do que o próprio viver

Ionara Santos 12/10/2023

FERNÃO, GRANDE EXEMPLO DE LIDERANÇA E ANCESTRALIDADE
Quem nunca se viu como um diferente do meio onde está inserido?
Quem nunca teve seus sonhos derrubados por palavras que machucam e nos faz pensar na não realização?
Quem nunca tentou se moldou a padrões?

É sobre isso que Fernão vem nos Falar.

Carrega um saco histórico de sabedoria tão grande que não há palavras para explicar.

A forma como livro nos ensina sobre acreditar, persistir, sonhar, lutar, amar, ensinar? ahh, inexplicável!

Recomendo a todos que se deleite nessa obra maravilhosa, repleta de amor ??
Sim, amor!
Foi o amor que segurou Fernão durante toda a jornada.

bel 16/09/2023

Livro especial
" Você começará a se aproximar do paraíso no momento em que alcançar a velocidade perfeita. E isso não é voar a mil e quinhentos quilômetros por hora, nem a um milhão e quinhentos mil, nem voar à velocidade da luz. Porque nenhum número é um limite, e a perfeição não tem limites. A velocidade perfeita, meu filho, é estar ali. "

João 30/08/2023

Fernão Capelo Gaivota
"Refleti mais uma vez sobre a voz dele, o último capítulo. Estaríamos nós, gaivotas, assistindo ao final da liberdade em nosso mundo?"
Embora os personagens sejam gaivotas, o livro aborda, na verdade, aspectos de nossa própria existência! Ele apresenta vários momentos filosóficos e acabei realmente apreciando a leitura (apesar de não ser meu estilo de livro favorito).
erika 02/09/2023minha estante
Está na minha lista.

Juão 29/08/2023

Com toda certeza foi uma grata surpresa!!! Não esperava nada desse livro, mas ele chegou quebrando tudo. Um ótimo livro, com toda certeza aborda com maestria um dos temas que mais mexem comigo, a liberdade, a busca de um lugar onde você é livre, onde você pode ser você mesmo. É incrível que um livro tão curto tenha tantas reflexões, simplesmente espetacular! Está com toda ctz no meu top 3 de obras favoritas junto com "1984". Queria poder dar mais de 5 estrelas