A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

domi 28/03/2024

vi muitas pessoas falando que esse livro, apesar de antigo, pode ser facilmente relacionado a negócios e relações interpessoais na atualidade. particularmente, acho que isso força um pouquinho a barra, mas consegui ver algumas analogias enquanto lia esse livro. para mim, a arte da guerra por si só me interessa por ser uma obra chinesa historicamente antiga (já que guerras costumam ser um dos meus assuntos de interesse nos estudos, assim como a china antiga).

+ essa edição em específico é muito linda!

joursdanslavie 28/03/2024

Um manual de guerra
Há quem diga que esse livro é maravilhoso, mas eu discordo e me pergunto se li errado. Particularmente, acredito que é o tipo de livro que devemos ler uma vez na vida, mas dificilmente reler porque ele é muito maçante. No início, comecei com grandes expectativas de que conseguiria levar muito do livro pra vida, mas ao decorrer da leitura, notei que a não ser que eu entre pro exército, não tem nada que eu possa fazer com os ensinamentos do livro porque ele é literalmente um manual de guerra, tudo muito óbvio e didático.
leopr 28/03/2024minha estante
Ele foi escrito por um general, num âmbito militar, para militares. Então é bem óbvio isso. Mas com uma releitura, e adaptando, da pra levar bastante coisa para a vida. Existem inúmeros vídeos no YouTube exemplificando vários ensinamentos que dá pra aproveitar desse livro (li em 3h no transporte público indo resolver uns assuntos pessoais)

Mila 28/03/2024minha estante
Muito chato mesmo esse livro, abandonei

Dressa gratiluz 27/03/2024

A arte de ser um livro chato ?
Não gostei desse livro. Vi muitas pessoas recomendando, dizendo que era um livro excelente, e eu não vi nada disso. Não chega a ser péssimo, mas na minha opinião, ele não é tudo o que falam, é bem razoável.

Aah, e mais um detalhe... Ele é bem repetitivo!

25/03/2024

Li só pra passar o tempo mesmo mas pra mim é daqueles livros que você lê só pra dizer que já leu e não pelo conteúdo em si

Mickael 25/03/2024

A arte da guerra do dia a dia
Outro clássico devorado. Não tenho ideia se os conselhos dados neste livro servem para a guerra atual, porém é possível fazer uma releitura e entender que estar vivo é estar em guerra contra os obstáculos, os desafios, ou seja, tudo que pode te derrotar.
Foi uma leitura interessante

Elizabeth 24/03/2024

Arte
Seria arte se não houvesse o conflito. Há arte quando essas ideias são usadas para guerras pessoas e para ser uma empresa melhor.

Sgt_Pm_Jamis 21/03/2024

O Livro
Foi necessário para mim codificar para trazer conhecimento aplicável a minha realidade. Leitura muito interessante. Mas estou lendo outro com comentários de outra pessoa.

Liz 21/03/2024

Uma leitura muito rápida, mas com bastante conteúdo para assimilar. Ainda vou pesquisar como esses ensinamentos se aplicam na vida pessoal.

Joana Vivi 19/03/2024

CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA

Sun Tzu, autor da obra, foi um filósofo, general e estrategista da guerra, que viveu entre os anos de 544-496 a.C na China. A Arte da Guerra possui grande relevância na literatura, sendo um livro repleto de estratégias e táticas de combate que podem ser utilizadas durante uma guerra. Além de apresentar um pouco a cultura e os pensamentos orientais da época.

RESUMO

A Arte da Guerra foi dividida em 13 capítulos, os quais discutem temas diferentes, abordando ensinamentos e frases diversas. Segundo Sun Tzu, a guerra possui 5 fatores fundamentais, são eles: Tao (Caminho ou Doutrina), onde é refletida a importância de se compreender, antes de tudo, as estratégias e possuir uma base sólida de conhecimento; Clima ou Tempo, avalia os melhores momentos para agir durante uma batalha; Terra, destaca que deve-se conhecer a geografia do ambiente; Líder, um fator determinante, já que a liderança deve possuir sabedoria e humanidade; Métodos, onde estuda-se a coesão e disciplina das tropas, destaca-se também a maneira como a logística é importante neste ponto, já que deve-se ter organização e planejamento.

ANÁLISE

Apesar de antiga, a obra ainda possui tremendo merecimento, sendo utilizada por diversos líderes de exércitos, até mesmo nos dias atuais. A Arte da Guerra discute a importância do autoconhecimento e o grande passo que este processo pode proporcionar, não apenas na guerra, mas na vida. Segundo Sun Tzu, “aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará 100 batalhas sem perigo de derrota.”

nicosnek 17/03/2024

O cotidiano em guerra.
"A Arte da Guerra", de Sun Tzu, é um tesouro de sabedoria estratégica que transcende os campos de batalha para iluminar os caminhos da vida. Neste tratado atemporal, encontramos não apenas um compêndio de táticas para aniquilar adversários, mas também um manual para enfrentar os desafios pessoais com maestria. É um convite à disciplina, à coragem e à sagacidade para explorar as fraquezas, tanto dos adversários quanto de nós mesmos. Embora algumas passagens possam parecer repetitivas, o livro cativa o leitor com sua fluidez e profundidade, tornando-se uma jornada enriquecedora e inspiradora.

gab gold 15/03/2024

Qual seria a sua guerra?
Gostei bastante do livro, sobretudo no contexto atual da minha vida. Certamente a luta da maioria das pessoas não se trata de uma guerra com trincheiras, granadas e fuzis, mas manter sua rotina, a constância nas atividades, superar seus medos e desafios, buscar ser melhor. E esse livro dá ótimos conselhos e ensinamentos de como fazer isso. Modificando algumas palavras e expressões típicas da guerra, os textos de Sun Tzu tem muito a nos ensinar sobre disciplina, autocontrole, inteligência, planejamento, etc. Muito bom livro!!

Tatianaa0 13/03/2024

Inspirador
Me senti prestes a entrar numa guerra, mas percebi que já estou em uma diária comigo mesma. Por algum motivo (quase mágico) consegui reter muitas estratégias pra me enfrentar e sair da zona de conforto. Meu lado profissional como alguém da área de RH também foi muito agraciado.

Nota 10/10

Diego Leal 12/03/2024

Nescessário para compreender o pragmatísmo do povo Chinês
Pretendia ler esse livro para descontruir a ideia que foi imputada sobre ele. A ocidentalização reducionista de colocar "A arte de guerra" como um livro de empreendedor. Dá pra notar como flui a literatura chinesa. Usei o mesmo para compreender o livor "Citações do presidente Mao Zedong". Recomendo demais.

bookskai_ 11/03/2024

O nascimento do conceito do planejamento estratégico
Fiz uma breve leitura deste livro hoje e eu amei, dá pra associar todo esse livro no nosso dia a dia, o autor criou um manual de sobrevivência e de formação de caráter, temos que saber ser generais, mas também devemos ter a humildade de dividir nossas vitórias com o nosso exército, que se for levar pra realidade do mundo corporativo, é nada menos que a equipe de trabalho, um líder não trabalha sozinho, ele precisa de outras pessoas para garantir o sucesso de qualquer processo. Sem contar que se você precisa crescer e se destacar, é preciso conhecer tudo e todos para fazer isso acontecer e demonstrar mais forças e menos fraquezas, apesar delas serem inevitáveis.

Capeleti 06/03/2024

Saiba liderar
A arte da guerra não é apenas sobre a guerra, apesar do seu nome, esse livro abrange várias áreas da vida, e te ensina a ter controle da situação, sobre diversos aspectos.

O livro de Sun Tzu é um ensinamento para a vida, realmente cabe uma anotação a cada capítulo. Você se surpreende com tamanha descrição de ocasiões e problemas, e de como resolvê-los, além disso, esses ensinamentos podem ser trazidos a contextos atuais, aplicando de forma análoga em sua vida.

O livro é bem simples de ler, na verdade cabe a você desbrava-lo para entender sua verdadeira essência, você aprenderam bastante.

Por fim, finalizo dizendo que esse livro pode te proporcionar muitos ensinamentos, e pode alavancar seus pensamentos, com uma leitura rápida. Eu recomendo!