O senhor do vento

O senhor do vento Gabriel Requiém

Resenhas - O senhor do vento

vit 09/07/2022

Que escrita!
Meu Deus, a escrita desse livro... Maravilhosa, gostosa e impecável! Sou suspeita pra falar que gostei mais da escrita do que do conto em si? Realmente, achei muito legal e pelo fato do autor ser muito bom na escrita, ele deixou nitidamente a história muito mais interessante. É tão satisfatório você ler algo que tenha começo, meio e fim. O livro não apresenta aquela história grandiosa, muito menos com um plot twist como muitos normalmente tem, mas não deixa de ser bom. Achei super agradável a escrita (não me canso de falar disso) e facilmente leria qualquer outra coisa desse autor.
Silvana137 09/07/2022minha estante
Amo suas resenhas, vc coloca tanto sentimento

vit 09/07/2022minha estante
Ok... Eu tô muito boiola. ???

Douglas Finger 09/07/2022minha estante
Que de mais!

vit 10/07/2022minha estante
Obg! ?

B.norte 17/05/2021

? Recomendo!
"O insólito cedera lugar ao mundano, impondo sentido no inacreditável."

Muito bom!
A leitura é rápida e a história bem interessante.
Pra quem gosta de seres do folclore brasileiro, vale a pena a leitura.
riso baxter 22/05/2021minha estante
Peguei esse ebook gratuito na amazon, com sua resenha tenho mais um motivo pra ler hahaha

B.norte 22/05/2021minha estante
? Boa leitura!

riso baxter 22/05/2021minha estante
Obrigada ?

PorEssasPáginas 15/04/2015

Criativo, bem amarrado, extremamente brasileiro
O Senhor do Vento, de Gabriel Réquiem, está disponível gratuitamente na Amazon, mas é até um pecado esse conto vir grátis. Ele é bom demais para ser dado de graça. É uma história extremamente brasileira, com uma pegada de folclore, muitíssimo arraigado com nossa cultura e costumes – do jeito que a Cuca gosta! É fácil se identificar, é fácil se prender às suas palavras muito bem escolhidas. Criativo ao extremo, o medo nas entrelinhas vai crescendo, enregelando a espinha, até culminar em um dos melhores finais que já li na vida. Bem amarrado e surpreendente. Vocês precisam baixá-lo agora!

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-contos-do-dragao-2
Gabriel.Réquiem 23/04/2015minha estante
Obrigado pela resenha. Fico feliz que tenha gostado. É muito raro surgir uma crítica de conto e fico lisonjeado que tenha usado seu tempo para prestigiar meu trabalho.

Renata 08/11/2018minha estante
Achei o conto muito bem amarrado e escrito. Gostei muito do enredo. Extremamente criativo. Por isso concordo que é um pecado estar disponibilizado gratuitamente.

Cristiane 13/09/2022

Interessante
É um conto bem curto e interessante que aborda o folclore brasileiro e homenageia Monteiro Lobato. Vale a pena ler.
Sander.Garcia 13/09/2022minha estante
Fiquei interessado nesse ...

Cristiane 13/09/2022minha estante
está disponível no kindle unlimited e creio que também ainda seja possível adquirir o ebook gratuitamente na Amazon

nicolemartinss 12/06/2020

muito boa a adaptação do sitio do picapau amarelo. ótima escolha inserir lendas do nosso folclore! escrita me surpreendeu. recomendo para quem não tem problemas com cenas sangretas e etc
Leitura e . 12/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

nicolemartinss 12/06/2020minha estante
amigo, já sigo você lá jkkk

Nina.Chermont 14/08/2022minha estante
Nossa, tá aí um livro que eu com certeza NUNCA vou ler

LALA LITERARIOS 27/06/2022

Não entendi absolutamente nada desse livro, leitura bem arrastada, palavras difíceis, é provável que eu não tava na vibe e por ser curto eu forcei mas enfim não curti..
vit 09/07/2022minha estante
A escrita é maravilhosa e gostosa. Achei muito boa mesmo, talvez seja você que não seja acostumada com escritas mais "formais" e tá tudo bem! No meu caso, foi o oposto.

rach 23/12/2020

Ultrajante
Não acredito no que li e espero sinceramente ter sido um pesadelo. O racismo para com os indígenas em forma de conto foi de longe uma das coisas mais ultrajantes as quais me dispus a ler nesta vida. Um indígena com sotaque caipira enquanto os brancos com fala culta, o povo da mata aniquilando o mesmo e salvando o branco com notório respeito em uma situação descabida sobre desrespeito a mata... Sinceramente: pavoroso. Triste.
giogio 25/01/2024minha estante
OBRIGADA POR ESSA RESENHA!!! falou exatamente o que eu fiquei pensando durante a (infeliz) leitura!! e pra completar, no final me mete um monteiro lobato, ai que eu fui pro carai de ódio.

Allison - @oallisonperin 12/07/2020

Hummm... não.
Peguei esse e-book sem pretensão alguma, só para passar o tempo mesmo.

E não gostei!

Apesar de ser muito bem escrito (com exceção de algumas passagens com o uso de palavras que quebram completamente o ritmo da narrativa), é uma história baseada em esteriótipos racistas para recriar a versão de uma história contada por outro racista (oi, Monteiro Lobato).

Acho que esses problemas poderiam ter sido facilmente corrigidos se, antes da publicação do e-book, a história tivesse sido passada por uma leitura de sensibilidade.
Inaiara.LAbo 07/11/2020minha estante
Concordo inteiramente com você, me incomodou muito ler o conto pelas reproduções estereotipadas racistas.

Laís Helena 23/07/2015

Resenha do blog "Sonhos, Imaginação & Fantasia"
Zezinho era apenas mais uma criança curiosa, que quando ganhou acesso a um antigo baú, em um quarto proibido de sua casa, não hesitou em vasculhá-lo. Ali, encontrou o diário de Sinésio, com um relato muito vívido do que lhe aconteceu na mata durante a guerra do Paraguai.

Exceto por alguns esparsos erros de revisão e algumas descrições que poderiam ser mais vívidas, o conto vai construindo um clima de mistério e tensão que imerge o leitor na história, deixando-o à espera da conclusão. Os personagens foram muito bem caracterizados e o contexto histórico bem explicado: nada que tornasse a leitura enfadonha, apenas o suficiente para situar o leitor. No final, temos uma pequena surpresa, que tornou o conto ainda mais interessante.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2015/07/resenha63.html

SakuraUchiha 01/03/2016

Grande conto.
Um conto folclórico rico e muito bem escrito que nos prende a atenção do começo ao fim. Para aqueles que conhecem o sítio do pica-pau amarelo vai se deliciar.
Faz valer a pena apostar nossa atenção para a literatura brasileira.

Daniel.Martins 14/04/2016

Cartão de visitas
Escritores não tem cartão de visitas. Mas se por acaso o tivessem, Gabriel Réquiem, promissor escritor brasileiro poderia usar o conto "O senhor do vento" como o seu cartão de visitas.

Isso porque em "O senhor do vento" Gabriel nos dá uma mostra muito interessante da sua escrita, com termos sofisticados, ironias e até termos chulos colocados de forma muito competente.

Se o estilo do escritor já chama a atenção e nos faz ficar com vontade de ler mais, a obra aqui resenhada também ajuda bastante por sua história bem bolada e seu final surpreendente.

Se você já ouvir falar ou mesmo é fã da obra "Sitio do Pica Pau amarelo" de Monteiro Lobato, vai perceber a influência desta logo no início com referências bem óbvias e propositais.

O protagonista, um garoto do interior se depara com um baú do tesouro e encontra um diário. A leitura desse diário nos revela uma aventura fantástica de um antepassado desse garoto.
Prepare-se para uma história latente, violenta e explícita, com um final que me foi surpreendente e satisfatório, pois interliga de forma correta, o que, em algum ponto parecia um tanto desconexo.

Falar mais do que isso sem entrar nos spoilers é complicado, por isso, fica a indicação para que todos leiam esse conto e a minha expectativa para que, ao ler outras obras do mesmo autor, sejam tão boas quanto essa.

site: www.desinformadoss.blogspot.com

Luigi 18/04/2017

CHÁ-CHI
Mais um conto nacionalista e esse é muito especial pra mim por seu tema. Caramba, eu o comprei na Amazon há algum tempo e tinha me esquecido dele na nuvem até que ele baixou sozinho para meu kindle e eu decidi ler.

Eu tinha esquecido completamente do que se tratava a história e, já de início, me surpreendi ao ver uma história bastante nacional acontecendo. Uma história divertida narrada através de um diário antigo que é lido por um garoto curioso que está procurando tesouros na casa da avó que mora no sítio.

Ah, que maravilhoso.

A história conta como o tio-avô do garoto “enlouqueceu” após uma missão na guerra do Paraguai em que seu pelotão foi derrotado. O último sobrevivente de um ataque misterioso. Um ataque completamente fora do comum.

Caramba, eu não consigo sequer parar de pensar sobre essa história. As coisas foram tão bem narradas, uma visão totalmente diferente do que estamos acostumados sobre a criatura que vemos nessa história – nossa mitologia o toma como algo infantil até – e que causa terror e pânico. Uma visão assustadora que não tinha visto ainda desse mito.

E o final da história.

Meus deuses, que final genial! A história toda que inspirou um mundo de histórias, que história divertida de se ler!

site: https://diariolunar.wordpress.com/2017/04/18/resenha-o-senhor-do-vento-gabriel-requiem/

Nilton Alves 28/04/2017

Adorei
Usando como inspiração o autor Monteiro Lobato e suas obras, Gabriel criou um conto de fantasia e terror que narrado em terceira pessoa conta a história de um garoto chamado Zezinho que descobriu na casa de sua avó um baú e nesse baú ele encontra um cachimbo mágico e um diário. E lendo os relatos escritos por seu Tio Sinésio no diário conheçemos uma versão do saci que confesso que me deu bastante medo.
O conto faz parte da coleção Contos do Dragão e é bem curtinho dar para ler em pouco tempo.
Eu gostei da escrita do autor, esse foi seu primeiro trabalho. Vale a pena conferir.
Logo mais estarei postando mais resenhas de contos da Draco.

skuser02844 25/07/2017

O Senhor do Vento | Luneta Literária
Depois de um longo período sem atualizar novidades sobre livros, resenhas e outros, estou de volta com novidades! Mesmo preparando o LL para o grande Amazon Day, não deixei as leituras de lado. Cada semana terá um conteúdo especial além das resenhas e da divulgação de lançamentos literários: aguarde!

Bom, o primeiro "livro" (um conto na verdade) que quero compartilhar minha experiência com vocês é O Senhor do Vento de Gabriel Réquiem.

Nós conhecemos muito bem algumas (senão todas) as lendas do Brasil, mas você ouvirá um sim uníssono ao perguntar sobre a lenda do Saci. Aquele moleque de gorro vermelho, de uma perna só, que faz brincadeiras e gira por aí em furacão. Para as crianças, essa é uma descrição apropriada, já para os mais crescidos, Réquiem discorda e faz esta imagem "amigável" tornar-se algo assustador.

Zezinho é um garotinho curioso e desobedece uma ordem de sua avó. O garoto entra no quarto então proibido e se depara com um baú que pertenceu ao seu tio Sinésio. Abrindo-o, encontra roupas, fotografias, um cachimbo de bambu e um diário.

A tamanha curiosidade o fez fumar o cachimbo. Não foi impulso, ele apenas pensava que se os homens fumavam, ele também poderia fazer isso já que tinha onze anos. O estranho foi que não exalou fumaça, mas folhas e mariposas. Procurando respostas para aquilo, começou a ler o diário do tio e encontra um relato sobre criaturas sombrias e com poderes desconhecidos que viviam em uma certa mata.

site: http://lunetaliterariablog.blogspot.com.br/2017/07/o-senhor-do-vento-gabriel-requiem.html