Pó de Lua

Pó de Lua Clarice Freire

Resenhas - Pó de Lua

Nádia 02/05/2017

#quote Pó de Lua
"Gosto do absurdo que brinca de impossível."
No estilo de escritos desenhados, uma poesia cheia de delicadeza que brinca com as palavras de um jeito natural e divertido! Estou completamente fascinada com a leveza e criatividade. Li em tipo minutos e ele ficou todo marcado assim. A vontade era de marcar todas as páginas! Cada uma mais sensacional que a outra ♡♡
Mega dose de deleite pra alma!

site: https://www.instagram.com/p/5DNEzPGv2l/?taken-by=pomarliterario

Mandoca 21/04/2017

Tirando a gravidade das coisas
A vida nem sempre é um mar de rosas como naqueles comerciais em que as pessoas riem em fundos coloridos, enquanto os cabelos esvoaçam e tudo dá certo embalado em uma trilha bonita e muito envolvente. Sim, você terá momentos de máxima e plena alegria mas em muitos você vai chorar, se frustrar, se arrepender, aprender, sentir dor, ter medo…e tudo isso faz parte de se tornar humano. Digamos que essa é uma das etapas para crescer, amadurecer, se conhecer e assim, ficar mais sábio, ou seja, é melhor não se desesperar porque você também nunca está sozinho e a ajuda ou o desabafo podem vir de um familiar, um amigo, um conhecido ou um livro.

Foi nessa pegada que a publicitária Clarice Freire, de Recife, decidiu criar uma página no facebook, em 2011. Pó de Lua tinha como objetivo ‘tirar a gravidade das coisas’ através de textos rápidos e desenhos da própria autora, que se tornaram virais na rede social. Afinal, como não se identificar com saudade, paixão, felicidade, medo, frustração e amor próprio?

A receita infalível para entender a vida, com humor, deu tão certo que em 2014 virou livro. E não é qualquer publicação, não. É daquelas que você se apaixona só de olhar para a capa, toda preta, mas cheia de detalhes. É uma das que você coloca nas listas de presentes para todos os conhecidos por ser tão delicada, com papel que lembra as encadernações antigas de desenho e com as laterais azuis. O próprio livro é um objeto de decoração de encher os olhos.

A autora recifense vai mais além e consegue , em frases concisas e certeiras, atingir o leitor em cheio, enviando a mensagem de uma vida leve com sucesso. A delicadeza de seu pensamento, o humor sutil e os desenhos despretensiosos presentes nas 192 páginas lançadas pela Intrínseca acalmam o coração e podem ser respostas para dias tristes, em que nada faz sentido; ou ainda quando estamos enfrentando situações que nos requerem ser fortes. Pode ser também uma gota de ânimo para uma semana complicada ou a constatação que faltava para solucionar algum problema.

É daqueles livros para ter sempre por perto, ao alcance dos olhos e que fazem sentido em nossos muitos dilemas e fases, assim como as da lua que serviram de inspiração para Clarice. Você pode ler uma mensagem por dia ou de uma única vez, mas o importante é absorver que: percalços sempre existirão, mas que você tem a força para ultrapassá-los dentro de você.

site: http://estantedabarrocas.com.br/

ntampinha 22/02/2017

Eu já acompanhava a arte e a poesia de Clarice Freire no facebook, antes mesmo dela pensar em publicar suas criações em livro. Quando o livro foi publicado, fiquei curiosa para conferi-lo, mas confesso que achei o livro bem salgado e por isso, resisti em comprá-lo por bastante tempo. Contudo, felizmente achei o famoso "Pó de Lua" disponível para troca no Skoob e acabei arrematando-o para finalmente saciar minha curiosidade.

O livro é como a página online: uma linda junção de arte e poesia, cores e criatividade. Pó de Lua é carregado de mensagens. Cada poesia trás uma coisa diferente para se identificar e refletir, e como o livro é repleto delas, fica até difícil destacar uma só mensagem para colocar aqui.

>>> Opinião Final: É um ótimo livro pra quando você está de cabeça quente, triste ou estressado. Ele lhe dá uma injeção de ânimo de uma forma linda e colorida. Recomendo principalmente para quem gosta de poesias e jogo de palavras. Recomendo.

Vivi.Geovanni 09/02/2017

Lindoooo
Esse livro é do tipo, imagético você lê e vê coisas agradáveis, cheiros, cores, sabores é uma festa pros sentidos.
É mágico, amei.

Luaa 03/02/2017

Pó de Lua
Excelente livro e a forma como é descrevido seus poemas, frases e palavras são divertidos e descontraídos. Amo ?

Vanessa França 30/01/2017

Sinopse geral "Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como Pó de Lua, sua receita infalível “para tirar a gravidade das coisas”. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense, de apenas 26 anos. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua – minguante, nova, crescente e cheia – ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos."

site: https://geeklivroseresenhas.blogspot.com.br/2016/10/po-lua-de-clarice-freire-lancado-em.html

Maize 30/10/2016

Clarice Freire brinca com as palavras e entre imagens e rabiscos faz nascer poesias ou o contrário? Um livro lindo com sabor de encantamento.

Bruna 25/09/2016

Resenha: Pó de Lua
Nas férias de julho desse ano eu tinha um objetivo: colocar em dia a leitura dos livros que eu tenho guardados na minha estante, e assim eu fiz. Li alguns livros que tinha ganhado no meu aniversário, e outros ainda mais antigos que tinha comprado ainda em 2015. E entre todos os livros que eu li, um deles era o "Pó de Lua" da Clarice Freire, e como achei ele um verdadeiro amorzinho resolvi que precisava escrever uma resenha dele aqui no blog.

"Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos."

Uma obra reflexiva e linda, no formato de um caderno moleskine é onde a publicitária Clarice Freire exercita a sua criatividade através de seus poemas, as brincadeiras com as palavras e lindos desenhos. É assim que se apresenta o livro, que é dividido em 4 partes, assim como as 4 fases da lua: minguante, nova, crescente e cheia.

Lua Minguante
"Não vivo de PASSADO,
mas confesso que ele passe por mim
um tanto mais que o ESPERADO."
Os poemas dessa fase do livro abordam alguns temas diretamente relacionados com o passado; do tempo que às vezes passa rapidamente como num piscar de olhos, já em outras ele arrasta para se passar; da saudade que sentimos de algumas pessoas. Chega a ser tocante o poema que ela escreve para falar sobre o Vô Jaime, com certo chame ela deixa claro o seu amor e a importância por ele.

Lua Nova
"A LUA NOVA se contradiz
ESCONDIDA, ENCOLHIDA,
Fala a voz muda
Que não se DIZ."
Nos poemas dessa parte do livro é possível perceber uma grande leveza, maior até do que das outras partes, como se realmente estivesse tirando um pouco da gravidade de todas as coisas. É possível perceber que nessa parte do livro as brincadeiras semânticas acabam sendo maiores, trazendo um ar maior de graça.

Lua Crescente
"Vivia se perguntando se LUZIA ou ESCURECIA
Não assimilava bem quem era,
Porque metade ACENDIA
e a outra não se VIA"
Assim como a lua vai crescendo, a simpatia do livro também cresce com o decorrer da leitura. Os poemas dessa parte abordam muito a questão do ser, de como crescer pode dar um pouco de medo por se tratar de algo indefinido, além das dúvidas e o receio de deixar algumas coisas para trás. É uma parte fácil de se identificar, pois todos nós já passamos por momentos de indecisão, dúvidas e receio a medida que crescemos.

Lua Cheia
"Eu admiro a LUA CHEIA.
Ela não incendeia a noite por si só,
Mas festeja o belo de ser
REFLEXO DE AREIA
Lampejando a ESCURIDÃO mesmo sendo
APENAS PÓ."
Chegamos à última fase da lua, na última parte do livro e é como se um ciclo estivesse terminando. Nesses poemas, Clarice fala muito sobre a liberdade, a leveza — que não está presente somente nessa parte, assim em como todas as anteriores do livro. A leveza é algo sempre constante em todos os poemas da obra —, a liberdade e sobre como é importante conhecer e reconhecer toda beleza e simplicidade da vida.

Leveza. Encantador. Incrível. Simples. São muitas palavras que posso usar para definir "Pó de Lua", e a experiência sobre como foi a leitura. É um livro cheio de brincadeiras com as palavras, uma leitura rápida e tranquila acompanhada com desenhos que complementam e que dão um maior sentido para os poemas. Não posso ser a maior fã do gênero de poesias, mas é certeiro o fato de que fiquei completamente encantada com esse livro e no final tive a sensação de que havia diminuído um pouco da gravidade das coisas, uma sensação de leveza e de relaxamento na minha vida como um todo.

site: https://escritorawhovian.blogspot.com.br/2016/09/resenha-po-de-lua.html

Lih 19/09/2016

Permitam-se perder um pouquinho da gravidade com o Pó de Lua.
Uma coisa que me chamou bastante atenção foi o trabalho da Editora Intrínseca com as ilustrações, foi tudo tão bem feito que em alguns momentos parece que o livro foi feito à mão, o que prova o belo trabalho de edição e digitalização feito pela editora.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2015/10/22/po-de-lua/

Tarciana 15/09/2016

A leveza de uma poesia
Clarice Freire conseguiu com a simplicidade e a riqueza de uma grande escritora, brincar com as palavras e tanto um sentido bárbaro. Simplesmente apaixonante.

Samarah.Santos 04/09/2016

Lindo livro
Eu simplesmente amo este livro porque ele é lindo e muito perfeito

bianca.lopes.921230 04/09/2016

Inspirador!
Este é um livro de poesias, onde você encontra várias mensagens curtas e leves para o seu cotidiano. Dividido em quatro partes, que são as fases da lua, você encontra em cada página frases e pensamentos, relacionados a uma fase. Uma leitura leve e rápida. Com uma edição muito boa, e ilustrações maravilhosas.

Lorenzo 01/09/2016

Um livro invrível
com criatividade e carisma, Clarice Freire literalmente deu vida a um pedaço de papel, criando imagens e situações inesperadas e magníficas. Coisas simples mas geniais.
Vale a pena conferir

Milena 01/09/2016

Lindo!
Esse é um livro pra quem gosta de poesia e pra quem não gosta, passar a gostar! Encanta com sua escrita leve e simples aliada aos traços de desenhos super fofos, que brincam com a tipografia das letras! Amei!