Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Bela 06/02/2022

" - Nós não somos nada nessa vida! "
E assim termina esse clássico formidável, responsável por gerar muitas reflexões.

aleticiacarolina 05/02/2022

gostei demais
Lima Barreto como sempre tratando de temas importantíssimos, Clara dos Anjos é simplesmente muito atual.

Carol 05/02/2022

Representação da sociedade brasileira
Achei a leitura desse livro um pouco arrastada, mas o tema é interessante, nos fazendo refletir como era a sociedade e suas relações interpessoais na época de Lima Barreto, principalmente quando envolve a população negra, considerada à margem da sociedade até hoje (infelizmente, não evoluímos muito).

vet_leitora 01/02/2022

Personagens horríveis muito bem retratados!
*RESUMO*

Lima Barreto conta a história dos mestiços no Brasil por volta de 1890. Através da história, percebe-se o preconceito racial sofrido pelo próprio autor, o que dá mais veracidade à história.

Leonardo Flores (poeta da história) é um retrato do próprio autor. Ele diz "Nasci pobre, nasci mulato...", fala de sua vocação, que o levou a sacrificar muitas coisas, como dinheiro, posições, e respeitabilidade. "... porque cumpri meu dever, executei minha missão, fui poeta!"

O romance é entre Clara dos Anjos ("Era tratada pelos pais com muito desvelo, recato e carinho; e, a não ser com a mãe ou pai, só saía com Dona Margarida, uma viúva muito séria...") e Cassi Jones ("... Não usava topete, nem bigode. O calçado era conforme a moda, mas com os aperfeiçoamentos exigidos por um elegante dos subúrbios, que encanta e seduz as damas com o seu irresistível violão.")

*MINHA OPINIÃO*

Lima Barreto consegue retratar muito bem personagens que são horríveis (mas típicos de sua época e classe social)

Clara é irritante por ser tão ingênua e sem personalidade própria ("A inocência dela, a simplicidade de vida, a sua boa fé, e o seu ardor juvenil tinham-na completamente cegado.").

Já Cassi é um personagem que dá asco por sua falta de empatia e compaixão. Jones não ama nem sua própria mãe, que tanto o protege ("A mórbida ternura da mãe por ele ... junto à indiferença desdenhosa do pai, com o tempo, fizeram de Cassi o tipo mais completo de vagabundo doméstico que se pode imaginar. É um tipo bem brasileiro.").

Sabrina 31/01/2022

"[...] Cassi partira, fugira... Agora é que percebia bem quem era o tal Cassi. O que os outros diziam dele era a pura verdade. A inocência dela, a sua simplicidade de vida, a sua boa fé, e o seu ardor juvenil tinham-na completamente cegado. [...]"

Clara dos Anjos é uma jovem que mora em um subúrbio carioca, com os seus pais Joaquim dos Anjos e Engrácia. Em comemoração dos seus 18 anos, um dos amigos de seu pai resolve trazer para a festa Cassi Jones, um violeiro que tinha a fama de sedutor. Embora essa visita não fosse bem vista pelo padrinho da jovem e outros amigos da família, Cassi aparece no dia da festa, aumentando ainda mais o interesse de Clara pelo violeiro. Devido a educação que recebeu, que não a preparou para o mundo e a alta vigilância de sua mãe, Clara foi facilmente manipulada por Cassi. Acreditando no amor que o malandro dizia sentir por ela, a jovem acaba tornando-se apenas mais uma das vítimas do sedutor. Achei a leitura bem interessante, pois o livro traz reflexões muito importantes sobre temas atuais.

Queridolivro0 29/01/2022

Poderia melhorar.
Então achei bom, mas acho que o autor poderia ter trabalhado mais o final dos personagens principalmente a Clara, achei que o fim foi muito abrupto, sem muita coerência.
No mais acredito que o Lima expõe de forma objetiva sua denúncia contra as condições doa subúrbios do Rio de Janeiro do século 19, se a gente parar para pensar os problemas sociais e políticos são bem atuais hoje em dia infelizmente.
Apesar de não ter dado msis estrelas cale a peba sim ler Clara dos Anjos.?

malu 25/01/2022

não sinto capacidade intelectual suficiente para julgar um livro clássico brasileiro escrito a 100 anos! nunca no brasil que eu ia pegar esse livro por mim mesma pra ler, tive que fazer o Cefet e era a leitura de lá, o que é uma pena. o começo do livro foi extremamente tedioso pra mim, não estou acostumada com esse tipo de escrita, mas a partir dos 50%, fluiu muito.
clara dos anjos fala de muitos temas importantes a serem discutidos, com final a altura

vivz_zi 23/01/2022

Tamanha é a minha revolta
"Ela devia ter aprendido da boca dos pais que a sua honestidade de moça e de mulher tinha todos por inimigos(...)"

"Clara dos Anjos" é um romance de fácil compreensão, com capítulos bem dinâmicos, que denuncia o preconceito racial presente em nossa sociedade (especialmente por se situar no Rio de Janeiro, alguns anos após a abolição da escravidão), também expõe a sociedade patriarcal que é indiferente e cúmplice de homens como o Cassi, e extremamente cruel e julgadora com mulheres como a Clara.
Passei a leitura inteira indignada, e refleti mais uma vez (como me ocorreu na leitura de "Casa de Pensão") sobre a questão do homem rico/branco contra a justiça (e como ele é sempre protegido independente de ser culpado ou vítima).
Apesar do fim de Clara ser previsível, terminei essa leitura extremamente triste e altamente revoltada por situações como a dela ainda acontecerem no nosso cotidiano.

thaixx 23/01/2022

clara dos anjos
bom, o que dizer sobre esse livro. li ele devido ao fato de ter de fazer vestibular, é um classico da literatura brasileira e retrata assuntos importantes para sobre o brasil da época e de atualmente também. a questão do racismo e a posição da mulher diante do gênero e dá cor é uma das maiores temáticas que temos ali
o cassi é um vagabundo abusador e a mae dele consegue ser pior ainda

Gustavo.Souza 23/01/2022

Clara dos anjos
Ótimo livro se vc quiser refletir sobre a vida ,dar a se mesmo lembrança, que nem tudo é aquilo que se parece ser

maju 22/01/2022

Li para fazer a prova do cefet-mg amanhã e me surpreendi com a leitura. Achei interessante como o autor insere na narrativa aspectos da sua própria vida.

gabi.s03 21/01/2022

A arte imita a vida.
Eu só li por causa do vestibular e dentre os outros que tive que ler esse é um dos melhores. Mas não gostei, a leitura não flui (acredito que pela linguagem usada na época) e a história foca demais em personagens secundários e eu até ficava me perguntando se estava lendo o livro certo, porque o que importa mesmo mal aparece.
O livro aborda preconceito, desigualdade e machismo, e as críticas presentes são - mesmo tanto tempo depois - uma realidade.

Nubyoli 21/01/2022

"Nós não somos nada nesta vida"
Li este livro para uma prova, confesso não ser exatamente o que gosto e costumo ler, entretanto gostei bastante, apesar de antigo o livro trata de assuntos que são muito atuais, como desigualdade social, a posição da mulher na sociedade, o preconceito e etc. Vale a pena para refletir.

mariaapaula 19/01/2022

Clara dos Anjos
Eu tive que ler esse livro para fazer uma prova, então não considero como meu estilo de leitura, o livro aborda temas bastante importantes como o racismo, desigualdade e a posição social da mulher na época ( o que ainda reflete hoje em dia ), não achei que tenha sido uma leitura fluida (talvez pela época que foi escrito e pela linguagem), mas é um livro bom, a história é importante.