Harry Potter and the Goblet of Fire

Harry Potter and the Goblet of Fire J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Goblet of Fire

Marina 17/07/2021

Podia ser perfeito
Pensa num livro que tinha tudo pra ser impecável.

O universo dos 3 primeiros se expandiu consideravelmente. Agora, pela primeira vez, entendemos de fato como o mundo bruxo e trouxa se relacionam, que existem bruxos em outros países e como foi o período de ascensão de Voldemort.

As experiências e aventuras de Harry nesse livro (com exceção do momento no cemitério- sem spoilers-) são mais leves, e misturam com maestria sentimentos comuns dessa fase da vida: o frio na barriga dos primeiros interesses amorosos, a adrenalina de competições ?esportivas?, o hábito de postergar compromissos importantes ?, os dilemas na hora de chamar alguém pra sair e uma maior abertura para o mundo.

Aqui, os jovens bruxos de Hogwarts descobrem que não estão sozinhos no mundo. Eles começam a interagir com outras escolas e a se interessar pelos acontecimentos de fora dos muros da escola.

Além disso, a escrita é impecável, continua engraçada e nos presenteia com ainda mais momentos maravilhosos de ler sobre. Dos 4 primeiros, esse foi o mais empolgante de ler enquanto adulta.

Sendo assim, por que não considero esse livro perfeito (mesmo sendo um dos que mais gosto de ler)?

Porque não só ele reitera de forma mais intensa questões BEM problemáticas envolvendo gênero e padrões de beleza, como ele traz a situação dos elfos domésticos (cuja paralelo com o mundo real é evidente) de forma muito muito muito ruim.

A sensação que se tem ao ler o livro é de que os elfos domésticos são irritantes e subservientes por natureza e a Hermione chata por insistir nos direitos deles (coisa que ela faz de forma caricata, inclusive).

É triste que JK tenha feito a opção por inserir a temática da escravidão ou do trabalho doméstico em um mundo mágico, sem necessidade, com o objetivo maior de transformar isso em uma espécie de alívio cômico.

Fora isso, o livro é bem amarrado e os personagens e acontecimentos são super bem construídos. Podia ser perfeito.

Ana Cristina 05/07/2021

The Goblet Of Fire
Essa releitura foi uma experiência interessante, pois até aqui eu já tinha relido os livros pelos menos uma vez antes. O Cálice de Fogo eu li apenas uma vez e lembro de ter gostado muito do início do livro, mas dificuldade para terminar. Talvez na época algum elemento não tenho me agradado tanto ou eu não tinha compreendido a magnitude da história.

Agora percebo como esse livro é importante para o enredo da série como um todo e marca alguns eventos fundamentais no desfecho da história. Além disso, é aqui que livros e filmes começam a se desviar com mais intensidade, o que me garantiu uma experiência ainda mais interessante. Realmente tive a sensação de estar lendo algo novo e não fazendo uma releitura, o que é maravilhoso já que Harry Potter nunca é demais.

Da metade para o final do livro consegui perceber o que prejudicou minha leitura na primeira vez, pois se repetiu agora: o livro tem algumas “barriguinhas”, ou seja, ele enrola um pouco em algumas descrições e acontecimentos desnecessários. Em alguns momentos, há cenas que poderiam ser encurtadas ou simplesmente não existirem.

Nos últimos capítulos, há longos discursos que reduzem o ritmo da leitura e muitas vezes a tornam chata. É parecido com o que Agatha Christie faz nos seus livros, mas neste caso o discurso esclarece muitos acontecimentos que o leitor desconhecia e em Harry Potter e o Cálice de Fogo o leitor acompanha tudo o que aconteceu, em amplos detalhes inclusive, e depois temos que rever tudo de novo através dos discursos.

Mesmo com esses defeitinhos, o mundo mágico sempre vai viver no meu coração...e nos meus favoritos!

gigiiis 03/07/2021

enfim terminei o livro aos prantos por causa do Cedric? tô sem estado emocional pra ler OOTP agr, Sirius vai morrer glr-

Sammy 26/06/2021

Não me acostumo com esses plot's. Acho genial, quase impossível até ver alguém fazer.

Ótimo que todos os livros posteriores vão ser calhamaços. Um espaço maior pra construir uma história fica bem mais aconchegante pra se arquitetar um plot desses.
Ao mesmo tempo que pequenos e importantes detalhes são apresentados, o Harry não sente-se ameaçado, essa leviandade e displicência dele é tão bem construída e justificada que se incorpora até mesmo em quem está lendo, que consequentemente já espera um clímax.

Melhor livro até agora:)

Bruna 11/06/2021

Minha jornada com HP
Um dos mais emocionantes até agora. É nesse livro que o verdadeiro desafio de Harry começa. Seria o começo de tudo que ele vinha tentando entender nos livros anteriores. Sem mais, é aqui que tudo muda.

Rony 09/06/2021

Uma boa continuação
Para quem lê a série e gosta, essa é uma boa continuação. Gostei bastante da relevância que Sirius assumiu nessa obra. Também gosto muito de como o obra brinca com os preconceitos. Digo isso porque vemos os indícios ao longo do livro e recebemos a influência das personagens para pensar numa coisa quando isto se prova o contrário do esperado. As analogias para com as questões sociais é bem interessante, ainda que no caso dos elfos domésticos ficou meio que sem uma solução que fechasse a questão.
Amei o livro e no fim fiquei perplexo com as novas informações recebidas. (Claro que nem tudo, já que tenho recordações dos filmes.)

nina 05/06/2021

Emocionante
Assisto aos filmes de Harry Potter desde os 4 anos de idade. Eu era apaixonada, obcecada. Mas, por algum motivo, nunca tive muita vontade de ler os livros - os filmes eram mais do que o suficiente.

Ano passado, em um surto da quarentena, resolvi comprar o box completo e finalmente, quase 15 anos depois, li. O quarto livro foi, de fato, o que mais me impressionou. Os filmes, de fato, não eram o suficiente.

Era vontade de chorar, gritar, explodir, morrer de amor, tudo junto e misturado. Entrar mais de perto na vida dos personagens que tanto amor já me deram pelas telas por todos esses anos é uma sensação incrível. Eles parecem uma família para mim. Apesar de já ter assistido ao filme seila quantas mil vezes, o mistério permaneceu misterioso até o último segundo e eu estava na beira da cadeira doida para saber aquilo que os filmes não se deram ao trabalho de explicar. E a solução de tudo foi ainda melhor do que eu poderia imaginar. Terminei o livro com aquela vontade de recomeçar, ali mesmo, tudinho.

Apesar de ter amado o mistério, a escrita, os personagens e tudo isso que já comentei, o meu elemento favorito foram as cenas intimistas, pequenas, simples do cotidiano. São essas ceninhas, do Harry entre amigos, entre pessoas que ele também considera família, arrumando os materiais da escola, escrevendo cartas ao recém-descoberto padrinho. São esses os pequenos momentos que aqueceram o coraçãozinho e transformaram Harry Potter e o Cálice de Fogo em um favorito.

Leonardo 03/06/2021

Nesta aventura, o feiticeiro cresceu e está com 14 anos. O início do ano letivo de Harry Potter reserva muitas emoções, mágicas, e acontecimentos inesperados, além de um novo torneio em que os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts, tendo ao lado seus fiéis amigos. Muitos desafios, feitiços, poções e confusões estão reservados para Harry. Além disso, ele terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência amor, amizade, aceitação e rejeição.

Esse bruxinho continua me surpreendendo a cada livro que passa, esse se tornou o meu favorito até agora. Muito bom.

Lucas 06/05/2021

O Cálice de Fogo
Na quarta edição da fantástica saga do menino bruxo um torneio mágico interescolar está prestes a começar.

Teka Maia 02/05/2021

Quarto ano. Novos desafios. Alguém colocou o nome de Harry dentro do calice. quem? Três provas Harry cumpre todas as três e finalmente descobre quem era o culpado.

tata 30/04/2021

Harry Potter and The Globet of Fire
Misericórdia acho que esse é o livro que Harry Potter está mais mimado e chato!!!!!
Brigar com Ronny? Dá licença.
O livro só foi ficar divertido quando Voldemort entrou em cena (infelizmente)