Harry Potter and the Goblet of Fire

Harry Potter and the Goblet of Fire J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Goblet of Fire

Guilherme1988 26/12/2023

Harry Potter and the Goblet of Fire
Quando comecei a ler "Harry Potter e o Cálice de Fogo" não tive uma boa impressão. Os outros três livros eram empolgantes desde o início, já este é enrolado, demorando para nos apresentar conceitos essenciais para o desenvolvimento da trama.
Quando o livro começa a desenrolar a história principal, encontrei algo completamente diferente do que já tinha lido nos três primeiros livros da série. Esse livro é conhecido por começar a fase "dark" de Harry Potter. Fica bem claro para o leitor que algo na dinâmica da história mudou.
A trama é boa, porém Rowling se esquece completamente de desenvolver os personagens coadjuvantes. Personagens que possuíam muito potencial como os outros três campeões tribruxos: Fleur Delacour, Victor Krum e Cedric Diggory.
O livro, mesmo com seus defeitos, me fez querer continuar a ler a saga Harry Potter e me gerou muita curiosidade com relação ao futuro dos personagens.

Vica 25/12/2023

MT maioral
Sempre tive uma relação muito especial com essa parte da história, pelo 4° filme ser de fato meu favorito, mesmo que não seja tão bem adaptado.
Ler Harry potter em inglês vêm sendo um desafio, agora ainda maior com cada vez mais palavras do universo bruxo que não tenho como traduzir direito, mas como já li os livros uma vez, tá sendo bem tranquilo.
Sobre a história, bom pra cacete, só acho que ficou faltando alguma explicação maior sobre o Ludo bergman né, mas tive essa impressão desde a 1a vez que li, como se ele fosse construído como o pior personagem de todos, e no ápice da história não chega em lugar nenhumkkkkk mi racho

bobbie 23/11/2023

Not the best, but one of them.
The Goblet of Fire is definitely not the best volume in the Harry Potter series - honestly I'm not very fond of the Triwizard tournament thing - but it definitely knows how to bow out on a pretty dark element. I mean, what the heck is that introduction to the graveyard scene right before Voldemort returns? That alone can chill the spine of any sensitive mortal. I'll never forget my reaction as I read it first, right around the early 2000's. I thought: "Now that lady is brave to add such a somber element in a child's book". Little did I expect her to twist it completely with the following and final books.

Laura 02/11/2023

Always feels like home
Mais um HP lido em inglês, apenas reforçando que eu tô amando essa experiência de ler a saga na língua que originalmente foi escrita.
É tão reconfortante ler sobre o trio em Hogwarts. Eu, como boa amante da história do Voldemort, achei muito interessante ler a volta dele mais uma vez, agora na língua original. Estou animada pra começar Order of the Phoenix o mais cedo possível!

Moodreader 27/10/2023

Harry Potter e o Cálice de Fogo
Confesso que embora este livro também tenha sido muito bom, ainda preferi os anteriores, principalmente o terceiro. Não sei explicar o porquê, pois eu realmente gostei deste daqui. Mas enfim, aqui finalmente vimos a volta de Voldermot e toda a vibe do livro ficou muito mais dark e mais pesada. Esse também foi o maior livro até agora e me surpreendeu como alguns pontos narrativos relevantes que estavam presente neste livro, foram totalmente esquecidos no filme.

Ainda gosto bastante de todos os personagens, acho que cada um tem sua importância e seu carisma ao seu jeito, tanto os bons quantos os ruins.

Gabrielle 26/10/2023

Acho que da saga esse é o livro que eu menos gosto, ainda gosto dele, mas comparando com os outros eu acho ele o mais chatinho

IuriManzini 06/10/2023

Muito bom, mas muito longo
O livro é de fato muito bom. Esse é o primeiro livro da saga a realmente expandir e explorar mais as cenas de ação e tensão - e faz isso com maestria. Mas o livro poderia facilmente ter 100 páginas a menos e manter todo o plot, todo o envolvimento emocional e ganhar ritmo. Meu maior problema com o livro foi ter a determinação para continuar lendo, pois mesmo depois de ler 150 páginas eu tinha aquele pensamento de ?não li nem um quinto do livro ainda??

Mist berry 04/10/2023

HP e o Calice de Fogo
Fui ler sem expectativas nenhuma e obviamente superei todas, adorei a jornada do Harry durante esse livro, eu não curto muito a escrita da J.K mas adorei o livro, o torneio, a batalha, tudo é muito bom nesse livro, virou um dos meus favoritos.

Aninha2044 24/09/2023

Titulo
> enredo [0,75/1]
O enredo em si desse livro é ótimo, o problema é o tempo que leva pra começar a 🤬 #$%!& do torneio tribruxo

> escrita [0,5/1]
Percebi nesse livro o quão pobre é a escrita da J. K., mas pelo menos dá pra ler né

> formato [0,5/1]
Capítulos imensos, só sobrevivi a esse livro com audiobook

> personagens [0,75/1]
Aqui, eu tenho uma reclamação em específico com a personagem da Cho que tava ali pra ser interesse amoroso do Harry mas a gente não sabe nem da onde. A primejra menção da menina já era o Harry apaixonado. E eu achei um absurdo como o Cedrico era tratado pelo Harry e pelo Ron.

> fantasia [0,5/1]
A desquerida já tinha escrito 3 livros e parece que ela esquece de tudo que aconteceu nos anteriores pra escrever os novos. Ela não aproveita o que tá nos outros livros, ela só vai acrescentando coisa nova até começar a aparecer furo no roteiro. Então é isso

Ryna.Fernandes 17/09/2023

Aqui a saga começa a ficar sombria, talvez por isso não seja o meu favorito, começa a apertar o coração, ainda mais de quem já sabe exatamente como tudo vai acabar.

A evolução da escrita é palpável e ler sabendo do fim e já adulta é muito diferente de ler na pressa infantil pra saber o que vai acontecer e não como.

Eu não tenho paciência pra releitura e tinha muito medo de reler a saga e achar um suplício.

Mas é por isso que virou um clássico, encanta todas as idades, é cativante e eu não vejo a hora de reler tudo, ao mesmo tempo em que já estou com dó de terminar de novo.

Rschunke 28/08/2023

E foi aqui que tudo começou a dar errado
O início do downfall do Harry que so sofre mais e mais a cada livro, coitado, gosto de como ele consegue passar nas provas com astúcia e coragem.

Lucas1429 30/07/2023

Divisor de águas
Sem dúvida este livro me surpreendeu quando o li pela primeira vez após assistir à adaptação cinematográfica. Com a releitura, os detalhes importantes para os livros seguintes ficam cada vez mais evidentes. A trama assume um tom mais sombrio que o antecessor e nosso protagonista é forçado a amadurecer.

O que mais gosto nesse livro é que ele consegue ao mesmo encantar apresentando elementos inéditos e personagens cativantes (como é bom reencontrar Dobby!) e trazer um enredo mais maduro com o iminente retorno do Voldemort e ao lidar com morte em si. O conflito político no final prepara bem o leitor para o que virá no livro seguinte, você realmente fica preocupado, pois tudo começa a desandar.

Ponto negativo para o livro são Rita Skeeter e Cornélio Fudge (apesar de importantes para incendiar mais os conflitos, que personagens insuportáveis!) e os alunos da sonserina, que, a essa altura, ainda aparecem só para causar briguinhas de adolescente e nada mais.

Jão 25/07/2023

Unofficial review - Read in 2022
The franchise's turning point, in which things flow to darkness.
The appearances of the Quidditch World Cup and The Triwizard Tournament were brilliant, and the last chapters breathtaking! ??