Adeus, Aposentadoria

Adeus, Aposentadoria Gustavo Cerbasi

Resenhas - Adeus, aposentadoria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fenrir 25/01/2022

Bom pra relembrar umas estratégias
Achei esse livro com uma pegada muito coaching, basicamente pra quem já investe e entende de investimentos não trará nada de novo , é bom apenas salientar e ver se seus objetivos estão traçados conforme a visão do Cerbasi. Bom livro apenas
JurúMontalvao 26/01/2022minha estante
Esse lance do coaching é algo mesmo muito presente em livros de organização financeira e pessoal

Fenrir 26/01/2022minha estante
Sim, se quiser aprofundar mais no assunto deve ser cliente dele rs

Azevedo Baka 09/05/2022minha estante
Concordo plenamente

Sabrina382 19/11/2020

Adeus, aposentadoria
Um livro simples e esclarecedor.

Gustavo Cerbasi nos apresenta uma visão simplificada de conceitos de aposentadoria desmistificando aqueles que estamos tão acostumados a crer que servem, mas que no fim, muitas vezes, são uma falsa esperança para o nosso futuro. Ele nos desenha um caminho de como utilizar todos os recursos ao nosso favor e investir em cada etapa de forma consciente e racional.

Esse livro é indicado para todas as pessoas que querem entender melhor as opções de aposentadoria que existem no mercado e o que se aplica ou não para cada perfil. Também é indicado para aqueles que querem pensar em estratégias para planejar melhor seu futuro.

Para quem está buscando conceitos mais técnicos, talvez esse livro não seja tão indicado, entretanto aconselho que, mesmo você, que tem um conhecimento mais técnico leia pois pode acrescentar muitas idéias interessantes para a sua vida.

Rafa 24/05/2015

Arrastando as Alpargatas
Como eu já mencionei anteriormente, uma das minhas preocupações e metas para 2015 é me organizar melhor financeiramente. Para isso, tenho feito leituras nesse sentido. E esse livro se encaixa nessa categoria.

Que período melhor para começar a pensar na aposentadoria que não antes de entrar no mercado de trabalho? Pelo menos toda semana na faculdade ouço falar sobre a "quebra da previdência" ou ouço histórias de pessoas que perderam o poder aquisito com a incidência do fator previdenciário quando da aposentadoria. Ou ainda, quando pego um táxi dirigido por um senhor de alta idade, o que o levou a ter de trabalhar nessas condições?

Então, pensando na Rafaela de 70 anos, a de 22 tem que começar a agir agora. Meu primeiro passo foi criar uma poupança com esse fim. O segundo passo, ler este livro e descobrir que isso não é suficiente.

As propostas que o autor traz são voltadas para a iniciativa privada, especialmente. Porém, alguns conceitos podem ser trazidos para quem, como eu, quer seguir uma carreira pública.

Embora alguns conceitos sejam relevantes. Outros não vejo aplicabilidade concreta. Por exemplo, ele sugere que todos nós sejamos empreendedores na terceira idade. Sério mesmo? Eu não tenho a mínima vontade de constituir empresa, nem a capacidade para tanto. Mas esse é um ponto no qual o autor é incisivo, todos tem que praticar o empreendedorismo na terceira idade, para manter o padrão de vida.

Como concluir? É um bom livro para quem está começando a pensar no assunto, como eu. Mas não dá para levar tudo tão ao pé da letra. Tem que adaptar o que o autor recomenda para a vida de cada um.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Vanessa 17/04/2020

A hora é agora
Neste livro Gustavo Cerbasi nós mostra que o monto para começar a se preocupar com o seu futuro finaceiro é agora mesmo! Ele aborda a gtande bolha do INSS e nós mostra por A mais B que pode até ser tarde para começar a pensar em poupar mas nunca é cedo de mais! Nos da dicas de como escolher planos de aposentadoria e como a empresa nos beneficia a previdência patrocinada. E se é como eu e ja está meio que atrasado, é como ja dizem por ai antes tarde do que nunca!

Vitor Hugo 03/05/2022

Um livro fraco de investimentos!
Que o Gustavo Cerbasi é o principal incentivador da educação financeira no Brasil, isso muitos já sabem. Seus diversos livros publicados atraem milhares de pessoas e garante boa aceitação da crítica. Já tive o prazer de ler “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” (o mais famoso do autor) e “Investimentos Inteligentes”, são excelentes livros. Eis que resolvo ler mais um o “Adeus, Aposentadoria”.
O livro possui uma boa premissa: mostrar que o atual modelo previdenciário brasileiro está com sérios problemas e não vai garantir uma boa aposentadoria aos contribuintes. Sim, é um livro “assustador” principalmente nos primeiros capítulos, já que o Cerbasi quer abrir o nosso olhar sobre o tema.
O grande problema é: se você já leu outros livros do mesmo tema e do mesmo autor, vai achar esse aqui com um conteúdo raso. Não há nenhuma grande novidade no assunto de finanças. Porém, devemos levar em consideração o ano de publicação do livro: 2014. Fiz à leitura oito anos após sua publicação. Naquele ano, temas simples sobre educação financeira e investimentos eram escassos na internet e nos demais meios de comunicação.
Achei relevante os capítulos 1 e 2, onde é explicado de maneira precisa, os problemas de viver dependendo da aposentadoria do governo. Muitas pessoas ainda não acordaram para essa situação. Do capítulo 3 ao 6 (restante do livro) é apresentado maneiras de driblar esse problema da aposentadoria governamental.
Os quatro últimos capítulos não foram bons, seja pela sensação de ser “mais do mesmo” ou pelo autor incentivar de modo irresponsável o empreendedorismo e o investimento imobiliário. Isso sem contar as ideias bobas de meritocracia, como se todos os atores da sociedade saíssem do mesmo lugar. Em alguns momentos da leitura questionei: “O grande Cerbasi realmente escreveu este livro?”.
Para quem serve o livro: jovens que estão começando os estudos sobre investimentos. Com uma observação: existem livros superiores ao resenhado aqui. Se você se encontra em um nível superior de leitura, não recomendo!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/
Larissa 12/08/2022minha estante
Bom dia, quais livros você recomendaria aos novatos na área?

@LuanLuan7 19/03/2021

Um alerta.
O livro é ótimo para servir de alerta a quem pretende garantir seu futuro na aposentadoria prometida pelo INSS, previdência privada ou regime especial (servidor público).

Dividido em duas partes, na primeira faz-se um alerta a respeito da fragilidade dessas aposentadorias, bem como de outras formas de planejar o futuro. Nessa etapa, há a desconstrução da ideia de que a aposentadoria deve ser um momento de parar e esperar (a morte?).
Na segunda etapa há a tentativa de apresentar dicas sobre só que fazer para construir um patrimônio de acordo com sua idade atual. O problema é que essas dicas encontram-se um pouco desatualizadas (ex.: aderir a um plano de aposentadoria de banco).

Apesar disso, a leitura vale a pena por mostrar histórias de pessoas reais que encontraram na velhice uma vida mais dura e menos estável, o que na verdade é a realidade da imensa parcela da população idosa do Brasil. Então, o que estou fazendo de diferente pra evitar o mesmo destino?

Angelo 15/03/2021

Tudo o que precisa ser dito
Traz uma excelente reflexão sobre o que é a aposentadoria e o que é trabalho.

Esse livro pega realmente no ponto de colo o capitalismo deveria transformar e trazer qualidade de vida para todos, dos novos aos velhos.

Traz também aquelas lições que vc só aprende quando já é tarde demais.

Deeria ser eliuta obrigatória a cada 10 anos de vida prar todos. Pois os relatos e dicas vão direto ao ponto do que deve se pensar e planejar para não passar dificuldades na velhice, e lembra que isso deve começar desde o início da vida útil na classe trabalhadora.

null 23/05/2020

Decepcionante sobre meu ponto de vista
O livro, apesar de ter uma linguagem razoavelmente agradável, apresenta pouco conteúdo prático e direto. Mais parece um pai falando por alto sobre mercado para um filho. Não estou dizendo que não há algo que possa se tirar de bom, entretanto é recomendado se você está bem no início dos seus estudos sobre educação financeira, mais por estímulo do que por conteúdo propriamente dito.
Actosiro 14/04/2021minha estante
Boa vida pra vc! Vc te, algum livro que recomende (sobre educação financeira mesmo) que seja rico em aprendizado? Muito obrigado e espero que esteja vivo!

JuParigi 24/08/2020

Aposentadoria.. cadê você ??
Hahaha que leitura fácil .. ele explica bem esse grande vilão !! Muitos tem perguntas sobre o que fazer quando está mais velho e não tem saldo ou uma boa quantia para se aposentar !!
Tem aqui vários planos para colocar em prática !!
Livro bem legal de ler .. recomendo !!

Renata Morais 08/08/2020

Comece agora!
Esse livro é perfeito de tantas formas... realmente é um choque de realidade. Comigo funcionou bem, me fez acordar. Nunca é cedo demais para começar a pensar no seu futuro financeiro e esse livro mostra as várias maneiras de começar! Se você não sabe por onde começar, esse livro vai te ajudar muito... se você já começou mas está confuso, vai te ajudar também.
Henrique Morais 09/08/2020minha estante
Orgulho!

Renata Morais 10/08/2020minha estante

Mycoll 14/05/2020

Competente
Obra muito competente do Gustavo, muitas dicas valiosas sobre como se preparar para viver tranquilamente no final de nossas vidas.

Madeira 23/04/2021

Sobriedade
Com o advento das informações em caráter exponencial, principalmente no que tange as finanças, esse livro é um doce acalento. Direto, sincero e bem didático, Cerbasi consegue criar um guia prático pra podermos coordenar nossa vida financeira sem prejuízo dos prazeres da vida. Certamente vou reler. É livro pra ser posto em prática e em caráter emergencial!

Caroline.Bordin 27/03/2021

Qual a sua definição de aposentadoria?
Eu sempre me achei muito organizada financeiramente mas lendo os livros do Cerbasi percebo que tenho muito a evoluir e a aprender ainda...
E quando paramos e pensamos em aposentadoria? Confesso que comecei a pensar na minha velhice depois que passei dos 40...
Este livro traz muitas reflexões sobre o que significa se aposentar... será que existe uma idade ideal? Cada pessoa tem uma maneira de encarar a vida e essa resposta com certeza será diferente para cada um...
Mas então, o que fazer?
Antes de pensar em ter uma renda na aposentadoria, precisamos pensar em ter saúde física e mental pra chegar lá...
Sim, o livro me fez perceber que certos gastos não são supérfluos, mas necessários, quando relacionados ao bem estar e a saúde...
Outro ponto que o livro trouxe muito forte é o empreendedorismo. Buscar sempre um projeto empreendedor, com o foco em fazer aquilo que gostamos e ter uma renda com isso... na prática pode não parecer simples, mas o livro traz ótimas dicas...
Enfim, recomendo a leitura...
Traz muitas reflexões importantes, inclusive para os jovens que normalmente nem querem pensar nesse assunto ainda...

Bruno Mancini 06/11/2020

Comecei pelo livro errado
Este foi o primeiro livro lido do autor. Infelizmente comecei pelo livro errado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5