Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Lívia Câmara 28/04/2023

Uma aventura fantástica e épica
A maestria com que Patrick Rothfuss escreve é tanta, que ao final da leitura fica aquela sensação de que a gente fez parte dessa história, de que estávamos lá na hospedaria a escutar a história ser contada.
O universo criado por ele invade nosso imaginário de um jeito, que é impossível sair dele.
Os personagens são muito bem construídos, em especial o personagem principal, que nos mantém curiosos o tempo todo acerca do que poderá vir a seguir.
É uma leitura sensacional. Recomendo.
Deise.Maria 29/04/2023minha estante
Me falaram tanto desse livro, um amigo vivia me indicando e pra ele no entanto não criei curiosase ainda pra ler

Duda.Elles 22/04/2023

Lindo lindo lindo
Kvote, meu pequeno Kvote, histórias inacreditáveis, ele inventou o que é ser um menino prodígio.
Ele narra a história de sua vida desde criança, como era feliz na caravana até acontecer a terrível tragédia com a mesma. Perdeu tudo que tinha, com exceção de seu aláude e um livro, passou por muitas dificuldades até conseguir realizar seu sonho de ir para a universidade, aprender a chamar o nome do vento. Chegando lá foram só mitadas, o menino mais foda daquela universidade, fez história e era conhecido por todos. Aprende muitas coisas e conhece pessoas que se tornam importantes para aquele menino o qual perdeu a familia e amigos, encontrou ali um lar.
Linda história, emocionante e intrigante, recomendo muitíssimo.

Hevilly2 22/04/2023

ISSO é fantasia.
Esse é um daqueles livros que você esquece que os personagens são fictícios. Muitas vezes ao longo da leitura me peguei pensando em Kvothe como uma pessoa real e isso para mim já foi motivo para ser um 5 estrelas.
Agora entendo porque Patrick demora tanto para escrever um livro, isso ficou extremamente explícito quando li O Nome Do Vento. A quantidade de detalhes, a riquesa do universo, a escrita, são simplesmente geniais e dá pra ver o tamanho carinho que ele colocou nesta história.
Seus personagens são ricos em personalidade, isso é certo. A forma como consegui me conectar com cada um deles, e a maneira como todos eles têm personalidades diferentes e cativantes é simplesmente incrível.
Eu ri, chorei, fiquei aflita, senti raiva e também senti amor. O amor a música, o amor á amizade, amor romântico e amor à família.
Em resumo: Patrick elevou o patamar da fantasia para mim.

Karol Belai 22/04/2023

Ansiosa pelo próximo
É muita coisa tá? Em universo, personagens, enredo, mas o tanto de possibilidades que o autor deixa em aberto para continuações, propositalmente ou não, já é um bom indicativo, uma ótima primeira impressão que tive do primeiro volume, leitura mais do que recomendada ?

Lucas 20/04/2023

O nome do vento
Nem sei por onde começar a falar deste livro. Tudo nele é tão bom, a escrita, o universo, os personagens, etc. A única coisa que eu não gostei foi que teve partes extremamente lentas em que nada acontecia. Porém, isso tornou-se totalmente insignificante na nota final do livro. Recomendo muito para quem quer ler um bom livro de fantasia.

Coldzaryser 20/04/2023

A curiosidade do protagonista é a mesma que a do leitor
Confesso que, a princípio, não consegui concluir a leitura quando tomei o livro em mãos pela primeira vez. Isso se deve a uma ressaca literária que perdurou por muito, quase um ano completo e vindo de outras anteriores ainda mais duradouras. Por fim, quando decidi dar uma oportunidade a leitura, O Nome do Vento me prendeu até o fim de um modo que eu não pude deixar de recomendar a leitura para vários amigos.

Um enredo envolvente, alternando entre a rotina do hospedeiro Kote e a história do passado de Kvothe ? focando-se muito mais nesta parte ?, O Nome do Vento traz consigo uma narrativa sobre sonhos, vingança e paixão. Uma busca por uma mulher, "a mulher", pelas palavras de Kvothe; a procura pelo Chandriano, o misterioso grupo de criminosos que arruinou sua vida; a ânsia pelo conhecimento da arte de nomear as coisas, em especial o vento. Outros temas ainda são abordados, mas não os direi a fim de não estragar a experiência alheia ou causar algum desentendimento por uma escolha de palavras ruim.

Com uma escrita que prende o leitor, Patrick Rothfuss criou um mundo rico em carisma e magia e um protagonista cativante e curioso. Anseio por ler a sequência.

É minha primeira resenha, perdão caso não esteja agradável.

Stephany.Krviatkowski 17/04/2023

Um livro perfeito, com uma narrativa incrível, personagens cativantes, descrições minuciosas sobre cenários e um protagonista para qualquer um se apaixonar. O autor criou um universo fantástico, cheio de mistérios e detalhes riquíssimos, pena que ele não lança o terceiro livro nunca

Servinoreads 13/04/2023

Um livro que me marcou!
O Nome do Vento" é o primeiro livro da trilogia "Crônica do Matador do Rei", escrito pelo autor norte-americano Patrick Rothfuss e publicado originalmente em 2007. É um livro de fantasia épica que conta a história de Kvothe, um jovem que se torna um lendário mago, guerreiro, músico e o personagem mais complexo e bem feito já inventado (só minha opinião importa kkkk).

A história é narrada em primeira pessoa pelo próprio Kvothe, que está contando sua vida para um cronista. A narrativa começa com Kvothe ainda criança, vivendo uma vida nômade com sua família de artistas. No entanto, um trágico acontecimento mudou sua vida e ele é obrigado a sobreviver sozinho nas ruas de uma cidade perigosa.

Kvothe tem um dom natural para a música e é aceito em uma universidade de magia, onde ele é treinado por alguns dos maiores magos do mundo. Ele também se envolve em intrigas políticas e romances complicados, enquanto busca aprender mais sobre a lenda do Chandriano, um grupo de demônios que supostamente assassinou seus pais.

Patrick Rothfuss tem uma escrita envolvente e habilidade para criar personagens complexos e bem acompanhados. A história é rica em detalhes, com um mundo de fantasia cuidadosamente construído e um sistema de magia bem desenvolvido.

No entanto, alguns leitores podem achar que a história avança lentamente em alguns momentos, com muitos detalhes desnecessários, e que a narrativa em primeira pessoa pode ser um pouco limitante em termos de perspectiva, não aconteceu comigo kkk.

No geral, "O Nome do Vento" é um livro de fantasia emocionante e cativante, com personagens interessantes e um mundo detalhado e bem construído. É um livro recomendado para fãs do gênero que buscam uma história envolvente e complexa.

Lucas Mart1m 11/04/2023

Uma história envolvente
O livro começa a se desenvolver de fato depois das 30 primeiras páginas, já que o começo parece uma grande introdução para a verdadeira história que está por vir.
E vem crescente, cercando e se aprofundando como uma boa história e fundamentos sólidos, te faz ter curiosidade e ansiar por mais.
Vai além do básico herói clássico e tal, a perspectiva é madura em um mundo que não é suave de forma alguma, onde é complexo e cheio de vida em si mesmo.
Enfim, uma história sobre histórias também pode se dizer assim

BenicioDG 10/04/2023

Fantasia de alta qualidade
Fico admirado com a dedicação do autor em criar cada detalhe do universo, como o sistema de magia e as moedas.

Mariana Macabú 10/04/2023

Absolutamente fantástico
Foi uma honra acompanhar o início da história do Kvothe, de maneira tão bem escrita e imersiva. As mais de 900 páginas passam sem peso, li com calma, dedicando meu tempo a jornada e foi maravilhoso

Maiara.Monari 09/04/2023

O nome do vento
Gostei muito da história. Kvothe conquista pela inteligência, perspicácia e claro, sofrimento.
Sai bem do que costumo ler, por isso gostei tanto

mafezinha 08/04/2023

Achei um universo maravilhoso e quero conrinuar lendo para entender cada vez mais, mas confesso que fiquei com um pouco de preguiça nesse livro, acho que esse primeiro da trilogia é como uma introdução para toda a história e emoção mesmo.

Paulinha 08/04/2023

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano ? os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.

Josene 08/04/2023

Kvothe é um moleque muito doido, não dá p ara parar de ler pq a cada capítulo vc espera uma tragédia acontecer.