A Torre Acima do Véu

A Torre Acima do Véu Roberta Spindler

Resenhas - A Torre Acima do Véu

Leitora Viciada 02/12/2014

A Torre Acima do Véu é uma distopia nacional escrita por Roberta Spindler, co-autora de Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos (com Oriana Comesanha, Editora Dracaena) e autora de diversos contos em antologias de Ficção Fantástica. Volume independente publicado pela Giz Editorial, apresenta enredo e universo completos, porém deixa a possibilidade de mais conteúdo para o futuro. Torço para que isso ocorra, porque o livro se tornou um dos meus preferidos.
Adoro distopias porque possuem elementos inquietantes sobre a existência humana, especialmente as clássicas. As atuais são excelentes também, mas acabam apresentando quase sempre as mesmas características e, portanto, estava em busca de um romance distópico novo e, ao mesmo tempo, inovador. A Torre Acima do Véu era exatamente o que eu procurava e fico, além de satisfeita, orgulhosa, porque a Roberta é uma autora brasileira.
Assim como nas distopias da moda, A Torre Acima do Véu traz uma heroína forte, corajosa e surpreendente. Adoro personagens femininas duronas, tão ou mais resistentes que os homens, mas sem perder a feminilidade (embora não se preocupem com isso)! Beca conquista tanto quanto Katniss (Jogo Vorazes), Tris (Divergente) e Cia (O Teste), embora eu a tenha achado mais parecida com June (Legend) e bem mais madura.
Esta obra me agradou em todos os sentidos, porque particularmente aprecio todos os fatores essenciais do enredo: Ação, suspense e super-habilidades.
Antes de tudo é um livro de Ficção Científica. Notei também grande influência da narrativa e itens das histórias em quadrinhos, como a caracterização das personagens.
Fiquei muito empolgada com essa combinação! A ação e o suspense transformam o livro em um thriller estonteante, o clima de histórias em quadrinhos contribui muito para a movimentação e personalidade da obra, e a distopia apresenta itens de Ficção Científica sem pesar na trama, sem ser chato.
O exemplar segue o padrão da Giz Editorial, com fonte confortável, páginas amareladas e boa estrutura, organizada em capítulos com títulos. A capa de Rafael Victor está linda e confirma a influência das histórias em quadrinhos. A equipe da Giz está de parabéns.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2014/12/a-torre-acima-do-veu-de-roberta.html

Fernanda 26/09/2014

RESENHA DUPLA POSTADA NO BLOG GAROTA PAI D'ÉGUA!

Legenda - B(Bianne) e F(Fernanda)

B: A Torre Acima do Véu é o primeiro livro nacional do gênero distópico que leio. Ele já se inicia com um prólogo agoniante. Milhares de pessoas tentando entrar em uma megaedifício e salvar suas vidas. A Névoa já tomou conta do mundo, e a notícia de que as pessoas estão começando a morrer aumenta o desespero dos que ainda vivem.

F: Diferente da Biah, já li outros livros nacionais do gênero distópico (oi, Bell!), mas a trilogia Anômalos difere completamente da proposta de Roberta Spindler com A Torre Acima do Véu. Roberta nos apresenta uma sociedade relativamente pequena que é coordenada pela Torre. Todas as pessoas vivem nas partes mais altas dos megaedifícios, que é chamada de Nova Superfície, e algumas pessoas foram afetadas de forma ~benigna~ pela névoa. Nossa personagem principal é uma alterada, inclusive. Todas as informações relevantes serão dadas gradativamente no inicio do livro e a maior fonte do contexto histórico serão oferecidos através de transmissões, que inferem que a Torre é bem dominadora e que não aceita ser desafiada.

B: Achei muito interessante a autora contar um pouco mais sobre tudo que aconteceu no mundo depois do surgimento na névoa e sobre a situação atual da sociedade através das transmissões radiofônicas que a Torre faz para seus protegidos. Ao mesmo tempo em que no livro a Torre está mantendo o povo atualizado, nós leitores temos a chance de nos familiarizar mais com a situação do mundo, o que não deixa o livro pesado de informações consecutivas.
Os personagens também não são apresentados sem um propósito. Todos os personagens tem sua importância, seja para uma situação futura, ou para que alguma atitude ou palavra sua nos faça questionar a Torre ou questionar a nós mesmos por não questionar a Torre. Esta, na figura de Emir, tem um papel de antagonista, mas não consegui odiá-lo totalmente. Coloquei-me no lugar dele no papel de chefe, de ter que gerenciar o resto de tecnologia, suprimentos e medicamentos que foi possível resgatar depois do caos que o a névoa trouxe, e compreendi que nem sempre dá para aceitar e apoiar tudo. Mas, claro, em alguns momentos eu quis matá-lo.

F: Concordo com tudo que Bianne relatou a respeito de Emir. O seu papel de líder é imprescindível para a sobrevivência de toda a Nova Superfície e se ele fosse amiguinho de todo mundo as coisas não iriam funcionar. Gosto de distopias por causa dessa dualidade que, normalmente, elas oferecem e A Torre Acima do Véu não destoou nesse aspecto.
Agora sobre os personagens: a protagonista, Beca, é daquelas mocinhas badass que não leva desaforo para casa. Adoro o tipo! Leon, Edu, Rato e Emir são essenciais para o andamento dos conflitos (que serão muitos!), sobretudo Rato. Quando ele chegou todo tratante com seus cariños para Beca até me ajeitei no sofá para ficar mais confortável e panz. Porém, vou contar um segredo para vocês agora: nunca confiem na Roberta quando ela for autora da história que estás lendo. Ela é má.

B: Verdade! A autora quase me matou do coração algumas vezes. Quando eu pensava que as coisas estavam indo por um caminho, de repente eu me via dando um pulo de surpresa (isso aconteceu no ônibus uma vez, eu acho que até corei haha) e xingando mentalmente a autora pela reviravolta. Cara, aconteceu muita coisa que eu realmente não esperava, e isso só me fazia querer ler mais e mais rápido, e sem interrupções, para saber o que ia acontecer, quem ia sobreviver, quem se salvaria, quem não.

F: Sim. Muita agonia. Muita dor. Ainda mais quando sabes que distopias não costumam ter finais felizes. A história em si é de tirar o fôlego! Porque como se não bastasse todo o conflito político e social na trama, existem uns seres que costumam sequestrar o povo dos megaedifícios e levá-los para a névoa. Mas com que propósito? Hm. Eles são chamados de sombras e vão botar o terror na história.
Também há um diferencial interessante na narrativa que são: os termos em espanhol.
Vem comigo: a sociedade é futurista e lá na frente os limites dos países não existem mais. Agora eles são blocos econômicos e os limites se misturam. Por exemplo, a história se passa em Rio-Aires, portanto o idioma é misto. (Aprendi a xingar muito em espanhol, nhá!) É importante prestar bastante atenção aos detalhes, pois A Torre Acima do Véu é repleto de informações interessantes e muito relevantes, porém a autora não se prolonga muito. (Acho que ela estava ocupada demais pensando em como tirar mais sangue dos personagens.) Como um livro pequeno pode ser tão denso?!

B: E o final? O final é tipo assim: manhê, quero mais!! A Roberta conseguiu fechar a trama de Beca em um final bem amarrado, mas o que descobrimos um pouco antes do final deixa brechas para a escrita de outro livro. E que descoberta! Fiquei de queixo caído por alguns instantes! Tipo, que engenhoso! Quem já leu pôde sentir a ânsia que um novo livro no mesmo universo traz. Roberta, por favor, por favorzinho? Um livro, um conto que seja?

F: Cheguei a conclusão que a força vital de Roberta é alimentada pela ansiedade de seus leitores. Só isso explica um final como o de A Torre Acima do Véu (e de Contos de Meigan!) Mas, apesar dos pesares, o livro fecha um ciclo. Com uma narrativa fácil e rápida, A Torre Acima do Véu é uma história interessante sobre um mundo diferente que é visto do alto. Não é minha intenção dar brecha para spoiler, mas devo avisá-los que os problemas que vão surgir são, literalmente, de tirar o fôlego.

Portanto, arrisque-se sob a névoa e venha descobrir os segredos do véu!

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2014/09/ResenhaDupla-ATorreAcimaDoVeu.html#.VCWoT2ddWHM

Stella 08/06/2021

O final...
eu ainda não sei dizer se foi um final aberto ou não, mas me deixou com a sensação de "é só isso?"

Álexx' 25/08/2020

Distopia nacional de qualidade!
Essa história me cativou por me levar a um lugar incomum, o véu e os mistério da névoa que cercavam a população sobrevivente na Nova Superfície, governada por uma liderança que vivia de uma forma privilegiada, e pessoas que moravam em lugares marginalizados, chamados de setores, buscando formas arriscadas para garantir sua sobrevivência.

Fiquei muito contente com a construção dos personagens, ainda que poucos, mas trouxeram uma carga à narrativa, que percebi como necessária uma vez que toda a realidade deles estava mergulhada nessa situação.

A Beca se mostra como a protagonista, mas não necessariamente aquela que rouba a cena e toma todo o cenário para si, mas divide de forma proporcional com os personagens da sua família, o Lion e Edu, pai e irmão adotivo, o Emir, o líder da Nova Superfície e o Rato, negociador, além dos personagens que aparecem ao longo da história que deixam sua marca.

De todas as expectativas que tinha desse livro desde que vi resenhas com booktubers falando sobre ele, não foram distantes do que me deparei lendo essa obra. A Roberta de forma inteligente e bem imaginativa criou um universo distópico de uma forma que não se aprofundou tanto, acredito pela proposta de ser um único livro, porém não deixou a desejar.

Recomendo a todos que querem se deleitar numa aventura cheia de mistério, desconfianças, amor verdadeiro, sobrevivência, personagens dramáticos e desfechos que não imaginamos.
@apilhadathay 08/10/2021minha estante
Adorei tua resenha :-)

Thaty 25/05/2022

Se mandar esse livro pros coreanos, vira série na Netflix.
Roberta é uma autora paraense e talentosíssima! ??
Gostei muito do livro, os personagens são ABSURDAMENTE bem desenvolvidos. Tomei ranço de quem gostava, me apaixonei por quem não gostava, descobri que o rapaz bonzinho não é tão bom assim e que as melhores pessoas são as que eu menos esperava! A história me mostrou que uma amizade pode vir de quem você menos imagina e que as primeiras impressões sob alguém não dizem muito sobre quem ela são de verdade.
Espero de verdade que tenha uma continuação desse livro mostrando que meu personagem favorito não morreu e como ele fez pra sair de mais uma.
O livro é tão bom que eu imaginei os tempo todo os coreanos fazendo um filme dessa história! "Porque os coreanos Thaty?" Simplesmente porque tem cara dos filme viajosos que eles fazem ?

Porém... Duas coisas me incomodaram bastante durante a leitura:
1 a introdução de palavras em espanhol no meio das frases. Não passavam de 4 palavras por diálogo, mas isso me atrapalhou demais! Entendo que a autora quis trazer identidade para os personagens, mas pra mim não casou.
2 nomes estranhos para armas e apetrechos, acredito que se ela descrevesse melhor os objetos, minha opinião seria diferente.
Algo que também deixou a desejar foi o final, senti falta de detalhes. As coisas tão acontecendo de boas e depois de um enter já se passaram dias, a gente fica sem saber como foram os diálogos, as trocas, se houve insistência... Muita coisa acontece no meio do enter e fica ao leitor deduzir e imaginar.

Ainda assim, é um livro que vale MUITO a pena ler, sem dúvida alguma não dá pra se arrepender!

Silas Jr 12/08/2023

Interessante
Toda a construção de mundo aqui é muito bem detalhada. Senti falta de diálogos mais elaborados para o gênero.

Debora132 21/07/2022

Me surpreendi muito lendo esse livro!! Eu amei a história e a escrita. Agora quero uma continuação que eu acho que não vai sair?..

Gramatura Alta 19/01/2015

Após o surgimento do véu, uma nuvem de origem desconhecida que mata ou transforma quem a respirava em horríveis monstros disformes chamados de sombras, as pessoas passam a viver no alto de arranha-céus, longe da nuvem, mas limitados aos recursos que sobraram. Mas a névoa também modificou quem fugiu dela. Alguns dos que nasceram depois, ganharam habilidades e poderes, como aumento da agilidade, ou velocidade, ou força, ou premonição, ou até mesmo a possibilidade de teleporte.

Beca é uma dessas pessoas. Ela tem sua habilidade aumentada e trabalha com Lion e Edu, seu pai e seu irmão adotivos, em missões de procura e recuperação de itens perdidos nos andares próximos à névoa a pedido de clientes, que pagam por essas missões.

Lion consegue os clientes; Edu é o especialista em auxiliar no planejamento das missões e guiar Beca dentro do labirinto de prédios abandonados; e Beca cria toda a ação, escapando de cães transformados pela névoa, pássaros assassinos, os sombras e agentes concorrentes.

Outras missões são em proveito próprio, quando Rato, um informante amigo, ou não, de Beca, encontra algum item valioso que pode ser vendido ou trocado por mantimentos à Torre, o edifício mais alto e que abriga a facção mais poderosa após a queda dos governos.

Em uma dessas missões, algo dá errado e Edu cai dentro da névoa. Rato descobre que ele pode estar vivo, e assim Beca e Lion cobram todos os favores à torre e a outros grupos para criarem uma equipe de resgate, que terá de entrar na névoa e enfrentar seus horrores para resgatar Edu. Mas nada é o que parece. Inclusive acima do véu.

Roberta Spindler criou uma distopia fascinante, que não fica em nada, nada mesmo, a dever às trazidas do exterior pelas grandes editoras brasileiras. A ação ininterrupta se assemelha bastante a MAZE RUNNER, inclusive a narrativa mais fria e direta. Entretanto, Spindler consegue descrever toda a ação e seus envolvidos de forma mais clara e visual do que o livro de James Dashner. Curioso é que Spindler também cria um romance que não convence, exatamente como o de MAZE RUNNER, devido à sua narrativa mecânica. Mas isso não compromete a leitura e a apreciação da obra.

O resultado de A TORRE ACIMA DO VÉU me surpreendeu bastante. Vou ser sincero: nunca havia lido nenhum livro nacional com tanta ação, e tão bem narrada. Spindler prende a leitura, cria detalhes muito interessantes para explicar a forma caótica a que as pessoas foram obrigadas a viver após a névoa, convence na composição de cada personagem, que são em número exato para explicar a história e cativar o leitor.

Por isso mesmo, fico decepcionado por um livro de tanta qualidade ser praticamente desconhecido. Não sei dizer se o motivo é uma falta de marketing por parte da Giz Editorial, ou se é apenas preconceito quanto a livros de ação nacionais. A perda é única do leitor, que deixa de ler um dos melhores livros de distopias nas livrarias.

Ah, aproveita e mude essa situação, a edição está com um preço incrível na Amazon, basta clicar no link abaixo 😉

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/03/12/resenha-a-torre-acima-do-veu-roberta-spindler/

Ellen.Cruz 30/05/2023

Distopia nacional com reviravoltas e clichês
Esse livro foi mais do que eu esperava, pois até a metade não estava tão empolgada com o desenrolar da história. Mas conforme os porquês foram sendo explicados e cada personagem ganhou sua devida importância, o livro ficou mais interessante. Reviravoltas boas, alguns clichês clássicos de um livro adolescente e um final diferente do que eu esperava, porém com uma grande abertura para uma segunda parte. Mas acredito que não vai acontecer, pois já faz um tempo que foi lançado.
Eduardo 21/06/2023minha estante
esse livro vai ser reeditado pela Ed. Harper Collins, que é beeemmm maior que a Giz Editorial. Se a venda for boa pode ser que saia alguma sequencia.

Bruno Eleres 22/12/2014

"A Torre Acima do Véu não deixa nada a desejar se comparado às ficções distópicas que têm surgido fora do país. Escrito por Roberta Spindler, autora nacional, mais especificamente da região Norte, o livro apresenta um cenário amedrontador do mundo - e quase palpável."

A resenha na íntegra pode ser linda em:

site: http://www.un-cafe-a-clichy.blogspot.com.br/2014/09/a-torre-acima-do-veu.html

Anny128 07/10/2014

Apesar de todas as histórias criadas dentro deste universo, sempre há espaço para a criação de um mundo distópico. E é nessa categoria que A torre acima do véu está inserida.

Somos apresentados à humanidade devastada, após o surgimento de uma misteriosa névoa que cobriu a atmosfera. Esse fenômeno inexplicável transforma os humanos em criaturas selvagens, incrivelmente fortes e perigosas. Para poder sobreviver, as pessoas restantes têm que se alojar no topo dos prédios mais altos. Um poder central instaura-se: a Torre, que detém grande parte do restante da avançada tecnologia outrora acessível a todos. Aqueles que não se submetem a ela vivem (ou tentam sobreviver) em periferias, sem assistência.
O livro gira em torno de Beca, uma adolescente de dezesseis anos. Após o contato com a névoa, ao contrário da maioria, ela adquiriu poderes que a fazem se locomover com mais agilidade, sendo então chamada de saltadora. No decorrer da história, somos apresentados a outras espécies de super heróis: temos oráculos, teleportadores, entre outros.

A garota, seu pai Lion e seu irmão Edu vivem da busca de encomendas do mundo sub-névoa, a quem pode pagar o preço. Tudo ia razoavelmente bem até Edu penetrar no desconhecido; assim, forma-se uma força-tarefa na tentativa de buscá-lo com vida, e é esse o conflito maior do livro.

A história é muito bem escrita. Roberta Spindler possui grande domínio da linguagem e do enredo que cria. O prólogo é instigante; o desenvolvimento da obra é bom, as ideias fazem sentido e não há pontas soltas.

Porém tudo é politicamente correto demais. O transcorrer ocorre em linha contínua, sem saltos, não dando chance ao leitor para grandes surpresas ou emoções. Temos uma boa ideia, porém desenvolvida dentro do facilmente esperado.

Ao término da leitura, fiquei com a sensação de vazio, querendo que a história tivesse me concedido mais do que conseguiu fazer. O desfecho sugere uma continuidade; gostaria de poder ver em um possível segundo livro um desenvolvimento mais profundo e mais envolvente do que vi no volume atual.

site: http://www.leioeu.com.br/2014/09/a-torre-acima-do-veu.html

Caio Pereira 17/07/2020

Sem nenhuma encheção fe linguiça, o livro vai do começo ao fim te prendendo cada vez mais

Landerson 14/05/2020

Um bom livro
Se você curte distopia futuristas com uma pegada de ação e aventura, é o livro ideal para você!
Uma história fascinente pelos arranha céus. Gostei muito e recomendo demais.
Além de ser uma obra brasileira que não perde em nada para as de fora.