A Torre Acima do Véu Roberta Spindler

Resenhas - A Torre Acima do Véu

JAssica137 14/09/2023

Que livro!!!

A Torre Acima do Véu é de longe um dos livros mais envolvente que eu li nos últimos tempos.

É uma leitura extremamente fluida, a cada capítulo que você termina você sente a necessidade de saber o que acontece no próximo.

Em um mundo destruído por uma névoa venenosa e a humanidade se refugiou em mega edifícios acima do nível da névoa, a vida não é fácil, comida e necessidades básicas escassas, levam as pessoas a fazer o que podem para sobreviver.

Acompanha a jornada de Beca e incrível, você se revolta com ela, se emociona com ela, sofre com ela, e não há um intervalo sem que uma bomba estore na sua cara. Mas se até metade eo livro o ritmo e esse, na segunda metade depois de entrarem na névoa em uma missão suicida, o ritmo e frenético.

Simplesmente impactada com essa história, que deixou um gostinho de quero mais!

Pablo.Lopes 24/04/2021

Amei ler
Aii achei esse livro incrível, o que me deixa mais feliz é saber que é uma obra nacional. Confesso que no começo a história é meio monótona mas ao longo do decorrer do livro me surpreendi cada vez mais, achei uma ótima distopia.
Obs: Confesso que esse livro me arrancou algumas lágrimas.
Porém só não deixei as cinco estrelas pois o final acabou ficando meio em aberto mas mesmo assim adorei ter lido esse livro é super recomendo.

Danielle 18/04/2015

Vejo muitos blogueiros fazerem elogios a este livro, e pela sinopse me interessei bastante, algo mais próximo que já li foi O nevoeiro do Stephen King, mas eles só têm em comum mesmo a névoa.

O livro é narrado em terceira pessoa, focando a protagonista Beca, onde em um futuro pós-apocalíptico o mundo foi devastado por uma névoa venenosa, que transformou os seres humanos que ficaram nela em seres assustadores e cães mais assustadores ainda.

As pessoas que conseguiram fugir para os arranhas-céus que ficavam acima da névoa se salvaram e passaram a se adaptar a nova condição. Sendo que a névoa não foi embora e 53 anos se passaram, e é nesse momento que o livro é narrado. As pessoas sofreram mutações conforme o tempo, alguns nasceram com habilidade de se teletransportar, outros de saltar com muita habilidade em grandes distâncias (entre prédios), outros possuem o poder de prever o futuro, etc.

A protagonista Beta é uma saltadora, que vive na megacidade Rio-Aires, que é controlada por uma Torre que tem um líder e dita as regras. Beta, seu pai e seu irmão trabalham procurando objetos nos andares superiores e também próximos à névoa, para troca ou aceitando encomendas de outros grupos e da Torre, e nessas excursões eles passam por muitos perigos, tendo que enfrentar algumas vezes os sombras e seus cachorros assustadores. Em uma dessas excursões irá acontecer algo que vai desencadear todo enredo da trama e vou ter que parar por aqui e começar a falar das minhas impressões.

Logo que o leitor começa a ler é apresentado ao momento que a névoa chega, e esse prólogo foi sensacional, bem assustador, mas logo depois o leitor vai para o futuro, onde se passaram 53 anos, e será apresentado para um mundo novo e nesse ponto ficou muita informação para eu absorver, o que deixou a leitura em um ritmo mais lento.

A trama no todo foi muito boa, mas uma coisa que me incomodou em toda a leitura foi essa passagem de tempo muito longa, que acabou me fazendo questionar se muitas coisas que estavam acontecendo seriam possíveis, no quesito sobrevivência e tecnologia, se tivesse uma passagem bem curta de tempo talvez eu não questionasse esses pontos, por esse motivo eu não dei 5 estrelas para o livro.

Descobri que o livro será uma trilogia e a autora está trabalhando na sua sequência, o que me deixou muito animada, pois o final apesar de ter sido fechado, deixou a entender que ainda tinha muita história para contar e que nós leitores precisamos saber.

Recomendo a leitura para quem gosta de livros de livros com pegada futurística.

site: www.ciadoleitor.blogspot.com.br

Carla 23/04/2015

Adorei!
Super original! Difícil não se interessar pela história de Beca e não mergulhar nos mistérios junto com ela. Adorei o anti-herói da trama, o Rato. Quem disse que mocinho precisa ser sempre perfeito? Um livro bem escrito, uma história boa e uma trama envolvente... Precisa de mais? Parabéns Roberta!

skuser02844 23/09/2022

Amei e super recomendo
Leitura rápida, me prendeu de uma forma muito boa. Além do assunto ter me chamado muita a atenção, a forma como ele foi tratado, os personagens, foi uma surpresa muito boa. O final deixou um pouco a desejar porém recomendo muito.

Lira Escarlate 02/06/2015

A Torre Acima do Véu
“Lembrem-se sempre do que a torre fez por vocês; pensem no que eram sem ela e no que poderiam ter se transformado. A Torre é grande e forte, salvadora da humanidade! A dívida que têm conosco é eterna e incalculável. Por isso, obedeçam nossas instruções, sejam cidadãos ordeiros. Vocês não querem perder a única proteção que resta, querem?”
Parece que teremos como tema o totalitarismo, mas não é só isso que encontramos na obra Nacional A Torre Acima do Véu, de Roberta Spindler, que na verdade é uma distopia pós–apocalíptica (aqueles que têm dúvida sobre o que é distopia, leiam Aqui). Com muita ação e mistério, é o tipo de livro que quando começamos a ler só soltamos no fim e ainda fica o gostinho de querer mais. Já aviso que é uma história fechada. Entretanto, há gancho para sequência, a qual já está sendo escrita pela autora.
A Edição do livro foi feita pela Giz Editorial é muito boa, e dou destaque especial para a capa; admito que foi o motivo de ter colocado ele na frente das leituras da lista. Comprei A Torre Acima do Véu por ser Nacional e ter uma sinopse que me interessou muito (adoro distopias), mas quando o coloquei na estante para terminar outros livros não conseguir olhar para nenhum, pois o degradê de lilás puxava minha vista sempre. Então, se não pode vencer junte-se a ele, e não me arrependo de ter devorado este livro.
“ – Sinto que, sem querer, acabei participando de um evento que vai marcar nossas vidas no futuro – disse pensativa.
- Talvez você esteja certa, hija – Lion passou o braço sobre seus ombros. – Mas agora devemos viver o presente.”
Se tratando de enredo, acho que a citação acima resume o gatilho da nossa história. Somos apresentados à Beca, uma saltadora (mutação genética devido à névoa que faz com que ela tenha facilidade com saltos) e trabalha com o pai Lion (ex-mergulhador da Torre – homens que descem para a superfície a fim de buscar informações) e seu irmão Edu (amante de informática). O negócio da família é entrega de itens necessários, ou seja, quando há necessidade eles vão atrás de itens específicos em andares mais baixos e perto da névoa, em prédios abandonados. Deste jeito, Beca se envolve numa disputa por um cubo de energia, algo extremamente útil para eles, só que a outra parte interessada no cubo é a Torre, aparentemente o objeto contem informações sobre os misteriosos seres monstruosos que moram na superfície e são conhecidos como ‘Sombras’.
O que não se imagina é que uma coisa simples pode esconder tanto jogo de intriga e até traição. Deste jeito, Beca se vê numa situação onde terá que enfrentar seu maior medo e entrar na névoa. O que será descoberto nesta aventura poderá mudar o mundo que nossos personagens conhecem.
Alguns pontos me chamaram bastante atenção no Livro, pois admito que no começo da leitura não o via como uma distopia. Afinal, nem todo livro que se passa em um mundo destruído é uma distopia. Contudo, alguns trechos de transições da Torre me fizeram ter a certeza do regime totalitário e imposto através do medo da névoa. “... a Torre cuida de sua manutenção. É claro que isso só é possível pelo respeito que o bloco Carrasco nos direciona. Quando são obedientes, as recompensas sempre vêm em mais quantidade.” Transmissão feita pelo Emir, líder da Torre. Outro ponto que achei muito interessante em ser abordado, mesmo de forma sutil, é a religiosidade. Como a história se passa na mega cidade Rio-Aires e nós da América Latina sempre tivemos muita força religiosa, neste mundo a religião não tem força! Claro que a função de elevar os ânimos do povo tem de ser do poder totalitário. Entretanto, vemos a formação de alguns conceitos de religião e até é falado de um culto à Névoa. Só que é a tentativa de um líder de gangue em fazer renascer o catolicismo que mais me deixou intrigada, pois ela coloca que o povo tem necessidade de se apegar em algo, de crer, e a Torre não está conseguindo suprir isso. Assim, interpretamos que o regime começa a mostra suas falhas.
Diante de tudo que eu falei posso concluir que é uma leitura muito boa e prazerosa, nos faz refletir sobre muitas coisas e principalmente nos faz rever muito de nossas relações pessoais, pois é de admirar a lealdade e o amor da Beca pela família. Contudo, tenho que destacar alguns pontos negativos: há um excesso de perguntas que foram formuladas em minha cabeça sobre o cenário e não consegui obter respostas. Explicando melhor, como foi que a sociedade sobreviveu sem plantações por mais de 50 anos? Todos os nutrientes são sintéticos? E o resto do mundo, pois só escutamos falar de Rio-Aires, mas todos têm helicóptero e computador, mas em momento nenhum vemos ninguém se comunicar com alguém de outra cidade. É basicamente isso que me incomoda, espero que seja explicado no próximo livro, que já estou esperando com muito afinco, e já estou treinando meu espanhol, pois nossos queridos personagens falam em portunhol! Todos os xingamentos são em espanhol, é muito legal, e dá um ar divertido e leve à leitura. Desejo que todos possam apreciar esta obra nacional, pois com toda certeza vale muito à pena a leitura e a autora está de parabéns pelo trabalho. Como sempre, deixo vocês com a sinopse oficial do livro.

site: http://www.domaingeek.com.br/torre-acima-veu/

Mônica 11/06/2015

A Torre Acima do Véu
Achei o começo um pouco chato, mas depois o livro ficou bem interessante... porém, espero muito que o livro tenha continuação, quando ficou realmente bom acabou.

Bruna 23/03/2020

Necessito de uma sequência
Em um mundo pós apocalíptica onde um névoa venenosa tomou conta da superfície terrestre, os sobreviventes foram obrigados a sobreviver nos megaedificios para que ficassem acima da névoa já que o contato com a névoa leva a morte ou os transforma nos chamados sombras.
A Torre acima do véu é uma distopia nascional, com uma proposta inovadora cheia de ação e aventura.
@apilhadathay 08/10/2021minha estante
Excelente ?? Amo! Inclusive, vamos debater a obra no meu clube dia 30/10, a partir das 19h ;-) Está convidada!

jade martins 21/02/2020

Livro divertido e leve quando se está buscando um leitura fluida. O universo construído nele é muito interessante e prende o leitor com os acontecimentos. Recomendo para quem procura um livro de ação e aventura em um universo distópico.

Maisa @porqueleio 12/12/2023

Resenha / A Torre Acima do Véu /@porqueleio
Que livro frenético... o início vai nos apresentar um pouco dessa névoa, e depois dá um salto no tempo, onde encontraremos o que restou da humanidade tentando sobreviver sem acesso ao que ficou sob a névoa. Até sermos apresentados a Beca, que se mostra leal a família até o último fio de cabelo. Por isso, se arrisca numa missão impossível.

Com mapa e ilustrações, a leitura se torna mais imersiva, e quando Beca e sua equipe chegam ao solo, a história se torna frenética. Foi muito fácil visualizar as situações, a escrita da autora é bem gráfica, parecia que estava assistindo a um filme. E os sustos, perdas, descobertas... senti cada uma delas. A nova edição traz ainda um conto extra sobre uma personagem bem diferentona!

Apesar da história ter um encerramento, ficaram vários questionamentos sobre alguns dos mistérios, mas parece que a autora vai trazer novidades sobre uma continuação em breve. E por isso recomendo a leitura, porque temos uma leitura intrigante, com uma escrita fluida, repleta de ação, mistérios e reflexões – entre outras coisas, sobre a natureza humana e suas muitas faces.

site: https://www.instagram.com/p/CzuBEsgRQ7T/?img_index=1

Carol 21/07/2015

Quero continuação!
Adquiri esse livro na IV odisseia de literatura fantástica, que aconteceu aqui em Porto Alegre. A autora estava lá e foi super atenciosa e legal. Assim que eu vi o livro fiquei encantada pela capa, mas a história me deixou com ainda mais vontade de lê-lo.

A personagem principal se chama Rebeca, uma saltadora que mora com seu pai e seu irmão. Juntos, os três trabalham como entregadores, e para isso Beca precisa se arriscar próximo à névoa.

Leia a resenha completa no blog!

site: http://goo.gl/xEOWXv

Geli 04/08/2015

Leiamos mais nacionais!!
Adorei a construção do mundo e as cenas de ação. Conseguia visualizar perfeitamente o que estava acontecendo. Gostaria apenas de ter visto mais das intrigas políticas entre a Torre e os demais e como é o dia a dia das pessoas ali.
Senti que algumas partes do enredo não tiveram uma conclusão satisfatória ou aconteceram rapidamente. Também não consegui me conectar com a Beca, infelizmente.
Mas em geral é um livro de aventura bem interessante e vale a atenção para os que querem ler mais livros nacionais.
Roberta, precisamos de uma sequência. Quero saber o que acontece depois!!

cindynicacio 20/10/2023

Um livro que eu não esperava nada e entregou TUDO.
Ambientando numa América Latina futurista, com direito a vocabulário português-espanhol e recorte de classes tal qual vivemos hoje em dia.
A Torre Acima do Véu é o livro certo para fãs de distopias que estouraram entre 2010-2015, livro único que poderia muito bem ser a introdução para um universo riquíssimo e cheio de possibilidades.
Comecei a ler esperando mais do mesmo e terminei amando a escrita e o universo criado pela autora.

Sharinha1 29/12/2023

Achei bom, gostei da história apesar de me decepcionar um pouco com o final. Mas é um bom livro, o enredo é algo bem criativo, e é uma distopia muito boa e muito bem construída. meu personagem favorito foi o Gonzalo, adoro o jeito que ele se impõe contra a Torre, acho que me identifiquei um pouco com ele, enfim ele é um bom personagem. Só não dei tantas estrelas porque esperava uma rebelião no final ou sei lá, foi um pouco diferente do que eu esperava k. Recomendo!

Jess 17/08/2016

" Essa é a história do final dos tempos, o apocalipse da humanidade. Não deixe que seja esquecida.Tudo acabou quando uma densa e venenosa névoa cobriu nossa superfície... Em vinte e quatro horas, metade da população da megacidade Rio-Aires estava dizimada diante do misterioso gás.Ninguém se preparara para uma tragédia daquela magnitude. Acusações foram bradadas por todos os lados, tratados de paz desfeitos, grupos terroristas apontados, mas o fato é que ninguém sabia explicar como aquela névoa havia surgido. "

QUE HISTÓRIA minha gente! Para sobreviver à névoa e seus inimigos, as pessoas subiram os edifícios e uma nova sociedade se formou acima do véu.

Todos sabem que a névoa é tóxica e que nela há seres assombrosos mas ninguém sabe como ou porque surgiu, muito menos como se livrar dela. O comando geral é na Torre e as pessoas sobrevivem como podem e se juntando de acordo seus interesses.

Após 50 anos, conhecemos nesse cenário Beca e sua família (Lion e Edu) que vivem de resgate de recursos abandonados. Em uma das missões, algo dá muito errado! E a profissão que já era perigosa se torna ainda mais em um conflito com traição, segredos e ameaças.

Uma narrativa bem simples e envolvente. Um cenário distópico com ação e mistério. As principais perguntas são respondidas até o fim do livro e de forma surpreendente a autora deixa uma pontas para um próximo volume, que mesmo sem saber se vai existir ou quando será lançado, está na minha lista de desejados!

site: www.instagram.com/saymybook