Dublinenses

Dublinenses James Joyce

Resenhas - Dublinenses

Dida 06/09/2023

Esse foi meu primeiro contato com o autor. Alguns contos eu achei meio lentos demais, outros eu achei melhores. Mas uma coisa em comum entre eles é que ele deixa meio que algo pendente no final, como se a gente ficasse sem saber o fim de verdade. De início jsso me incomodou, fiquei sem saber se eu tinha deixado passar alguma informação, ou se eu não tinha entendido....mas depois percebi que era proposital, e uma ótima maneira de finalizar os contos, pq te dá a possibilidade de meio que criar/imaginar ali um fim que ficou implícito pelo autor. Os personagens são bem construídos, as histórias também, sempre com um quê de algo que nem sei explicar muito bem, me deixou muito intrigada e bastante curiosa sobre o que esperar do Ulysses.

Ju 26/08/2023

Minhas primeiras palavras de Joyce
" Mas aventuras de verdade, eu refletia, não acontecem com quem fica em casa: você tem que ir atrás delas. "

De certa forma foi uma leitura acalentadora. Contos que falam do dia a dia, a vida em uma cidade que carrega um peso ancestral gigantesco. É profundo, mas simples.

Meu primeiro contato com James Joyce e pelo que fiquei sabendo, também o mais fácil kkkk.

Valeu a experiência :)

Talita.Lobo 07/07/2023

Estranhamento
Não gosto de contos! Triste, mas constante, percepção. Acho difícil me prender e me envolver em contos. Tenho expectativas com eles que quase nunca são supridas: ou espero que mais detalhes sejam esclarecidos, ou espero grandes lições de moral, ou espero histórias que de fato tenham como finalidade serem ?digeridas? ao ponto de serem passadas pra frente pelo leitor. Tenho consciência que o problema das minhas e expectativas são inteiramente meus.
Mas, mais uma vez o livro não me prendeu.
Comecei o livro em inglês por presente de um grande amigo e com graaaaaandes elogios. Não dei conta??
Parti para o livro traduzido pra não perder a oportunidade de ler Joyce pela primeira vez. Mas terminei o livro na base da resiliência, infelizmente.
Apesar de achar interessante a composição de cenários e descrições, não consigo exaltar nenhuma característica específica.
Mas mantenho a curiosidade de um dia enfrentar o Ulysses e me sentir mais atraída pela narrativa.

Marques 31/05/2023

Um dia quero visitar Dublin
Antologia de contos que eu estava doida pra ler, com razão. Um dos maiores sucessos de James Joyce. Confesso que demorei mais do que imaginava para finalizá-lo, mas a razão é nobre: não tinha como terminar um dos contos e seguir para o próximo, cada um deles me fez pensar, refletir e ponderar sobre a vida, de tão densas as histórias e personagens. Seria cansativo para a mente e uma leitura sem profundidade se eu me forçasse a ler rápido. Não, não é necessário, qualidade acima de rapidez.
Ah, um dia visitarei Dublin.

Guilherme.Bochinia 18/05/2023

Esse conto fala como era vida em Dublin. São quinze contos, que mostras como era Dublin e duas vida das pessoas que viviam nessa cidade.
Como amor, o vida na noite de Dublin.

Filipe 16/05/2023

Não foi uma leitura que me prendeu muito. Em todos os contos, senti falta de um fio principal que ajudasse na continuidade da narrativa. O que mais me prendeu, foi ?Graça?.

É possível, porém, ver uma semelhança e leve conectividade entre todas as narrativas.

Yeda 05/05/2023

O trabalho mais ?fechadinho? de Joyce, foi surpreendente ver contos perfeitamente acabados(eu só tinha lido um desses contos), apesar de ainda preferir sua versão mais caótica. E eu amei ver vários personagens de Ulysses nesses contos que foram escritos antes da magnum opus dele. É o livro perfeito para quem quer começar a ler Joyce.
Contos preferidos:
? Eveline, uma obra-prima(é incrível como Joyce escrevia mulheres de forma impecável!!!!); ? Um caso doloroso, que me lembrou muito ?Exílios? do autor;
? Dia de hera na sala do comitê(abertamente político sobre uma situação controversa) e
?Os mortos que já fiz resenha por aqui

Maria290 24/04/2023

Rocky road to Dublin...
Este foi um daqueles livros que fiquei com vontade de ler porque achei a capa lindíssima (sério, estou apaixonada por essa capa!!!!) e também porque me interesso muito pela história da Irlanda, mas, confesso que estava preocupada de achar a leitura difícil, afinal, sempre que via alguém falando de James Joyce era pra dizer o quanto era uma leitura densa e complicada.

Para a minha sorte, não é esse o caso de Dublinenses... A leitura é bem gostosa e fácil, bem simples na verdade, retratando acontecimentos do dia a dia e que não são totalmente distantes da nossa realidade. Gostei muito!!!

Só não dou cinco estrelas porque achei que alguns pedaços de alguns contos são um pouco confusos e a maioria deles termina de repente, em pedaços da história que nos deixam totalmente sedentos pela continuação (que não existe).

Enfim, gostei demais e, pra quem quiser começar a ler Joyce, recomendo demais este livro aqui!!

Pedro 14/04/2023

James Joyce é sempre temido no mundo dos leitores por conta de sua escrita ser considerada desafiadora (no mínimo), então resolvi começar por sua obra mais acessível, Dublinenses, um livro de contos que nos mostra várias realidades diferentes dos moradores da capital da Irlanda. Foi uma leitura no geral agradável e interessante, o conto Eveline me cativou muito e se tornou um dos meus favoritos. Terminei o livro com desejo por, em um futuro não muito próximo, me aventurar por outra obra de James Joyce, vale a pena!

Marília 05/02/2023

Gostei das histórias desse livro. Retratam a vida de um grupo de pessoas iguais a gente. Que vive uma vida comum.

Lilian 04/01/2023

Cotidiano
O livro traz contos que descrevem uma pequena passagem de um momento cotidiano, sem muito conflito ou drama

Roberto 03/01/2023

Cada fase da vida é uma nova história
Não se trata de uma mera coletânea de contos, pois cada um dos contos se trata de uma fase da vida.
Mesmo sendo cada um deles sobre personagens diferentes, suas histórias se coincidem por se tratarem de problemas semelhantes que acontecem nas diferentes fases de uma vida.
São problemas semelhantes os do garoto aventureiro do " Um Encontro" ,os da humilde empregada do "Argila" , os do beberrão que decide ir à missa pela primeira vez em décadas no " A Graça" para se "limpar", e assim por diante.
Todos eles narram sobre a interação do indivíduo em seu meio social, centrado em seus conflitos nos temas da família , religião/igreja ou política( ainda que bem discretamente).
A forma que os contos terminam pode causar um estranhamento em quem esperava uma narrativa mais tradicional , assim como me causava no início, mas precisamos ter em mente que o livro não se trata de uma história , e sim sobre personagens passando por transformações em seu interior através(ou apesar) das interações com o seu meio ,sendo bem sucedidos ou não
Lembrando muito dos nossos planos que fazemos, que muitas vezes não dão em nada por conta de um pequeno fator externo(na maior parte das vzs sendo o dinheiro kkk), e tudo bem, pois o fim de uma história pode ser o início de outra.

Becca 26/12/2022

Três estrelas.
O James Joyce era completamente louco. Porém, escrevia bem. Fluído e interessante mas confuso também. É bom.