Dublinenses

Dublinenses James Joyce

Resenhas - Dublinenses

K.Castanheda 04/12/2022

Trata-se de um livro de contos sobre o cotidiano. Parece transitar entre a nostalgia e a monotonia de um lugar parado no passado.

Evelize Volpi 11/09/2022

Meu primeiro Joice!
Estou rumo a Ulysses.
Gostei muito dos contos, descobrir um autor é Maravilhoso.

Ronaldo 09/08/2022

Não gostei, mas será que deveria?
Não gostei. Pode e deve se ignorância minha, mas os contos começam e terminam em pontos sem sentido, como se narrasse uma história qualquer, sempre começando num instante aleatório e terminando em outro ainda mais aleatório.

Não há uma moral clara, apenas dicas de alguma moral. O texto termina abruptamente em todos os contos.

É uma leitura estranha. O texto traduzido perde muito da mensagem do sotaque e ritmo de fala dos irlandeses.

A tradução faz uso de expressões poucos naturais no português, o que piora ainda mais a sensação de falsidade do texto.

É provável que a tradução tenha estragado o livro. As notas de rodapé ajudam muito pouco, explicam mal, enfim, não dão suporte ao texto. É mais uma tradução ruim.

Uma pena.

Como o meu primeiro livro do James Joyce, teoricamente o mais acessível, não foi uma boa experiência.

Ainda lerei o Retrato de um Jovem Artista e Ulysses.

Ulysses é uma obra clássica venerada, imensa e tenho receio de ficar entediado como em Dublinenses.

Que sensação estranha de livro ruim (ou de uma burrice e insensibilidade absurdas de minha parte).

Para quem esperava um estilo de texto parecido com Virgínia Woolf, autora que adoro, foi uma grande decepção.

Alina Maria 27/06/2022

Perspicaz
É a minha primeira leitura de um livro do James Joyce, a escrita é diferente e perspicaz. Ler os contos desta obra é como passear por Dublin na Irlanda e ter diversas experiências para contar aos amigos em uma casa aconchegante e bebendo café quentinho com pão e manteiga.

Vicente.Sanches 19/06/2022

Joyce para (quase) todos
Gostei bastante dos contos, apesar de achar a leitura de alguns deles bastante enfadonha. Não é o tipo de leitura que te prende fácil, mas é bastante recompensadora. "Arábias" é lindo! Acho que é meu conto favorito do livro.

Bielzin 17/06/2022

Contos Joycianos
Eu deveria ter lido Dublinenses antes de ter escalado a montanha gigantesca que Ulisses é.
Não me arrependo, mas me prepararia melhor ler esse aqui para adentrar mesmo na obra de Joyce.

Cada conto é um pedaço da vida em Dublin.

T.B. 01/06/2022

Ótimo livro! Primeiro contato com Joyce ou Joyce para leigos
Procurei o livro por falarem que é uma boa introdução a Joyce, para quem pretende ler o clássico Ulysses. Não estou acostumado a ler contos, leio mais romances, mas gostei muito da prosa do autor - ele escreve bem e recorta cenas cotidianas da vida dos personagens. Achei interessante acompanhar pelo autor o que os seus personagens sentem - raiva, ciúmes, tristeza, pena? - em situações nas quais conseguimos nos ver sem muita dificuldade (detalhe que o livro foi escrito no início do século passado). Os contos são curtos e não são densos, o que torna a leitura fluida e leve. Para mim, o melhor do livro é a maneira que o autor descreve as ruminações e frustrações dos personagens em situações comuns da vida, fazendo o leitor entender com clareza o que a pessoa está passando ou sentindo. Não sei se é uma boa introdução a Ulysses, mas embarquei na sua leitura e achei que valeu muito a pena.

Marcelo 04/04/2022

Este livros de contos é notoriamente saudado por mostrar-se uma opção mais acessível ao início na literatura de James Joyce, entretanto, ele apresenta algumas características que, a meu ver, podem surtir efeito contrário em alguns leitores.
A escrita é excelente, ilustrativa ao ponto de conseguir ambientar o leitor na Irlanda do início do século XX, além de cativante. Estes são os pontos fortes desta obra. O fato que, confesso, dificultou a leitura foi a maneira como 9s contos são apresentados, não há princípio e fim, são mostrados recortes, como cenas avulsas de um filme, o que, se por um lado é um recurso não tão usual, por outro deixa o leitor perdido num mar de personagens interessantes, mas que nunca terminam suas trajetórias.
O melhor de todos os contos aqui, na minha opinião, é justamente "Os Mortos", que foge deste padrão.

Reginaldo Pereira 30/03/2022minha estante
Cássio, muito show a sua resenha! Deu vontade de ler alguns!!
Mas fiquei na dúvida quanto à uma coisa: fiz a média das suas notas para os 15 contos e foi de 7,3. Qual a razão de você ainda assim dar 5 estrelas para o livro??

Kássio Meniglim 30/03/2022minha estante
Eu olhei a obra como um todo e levei em consideração o sentimento que tive ao terminar todos os contos. Algumas histórias não me prenderam tanto, mas achei bem escrito. Tem alguns livros que a história em alguns momentos não ficam tão interessantes, mas "o conjunto da obra" faz merece-la 5 estrelas. Fui mais ou menos nessa linha. ??

Maurício 26/03/2022

Um James Joyce fácil de ler, porém....
Sempre escutei que ler James Joyce seria um martírio, com permissão para exageros. Porém, Dublinenses seria uma excelente porta de entrada, pois é uma leitura mais fácil por ser um livro de contos.
Com um título desses é fácil deduzir que são histórias sobre e de Dublin e seus nativos.
Os contos são fáceis de ler? Sim! Faz diferença conhecer previamente a cultura irlandesa? Não é premissa e, ao menos nessa edição, há boas notas de rodapé. Inclusive, em alguns momentos achei exagerada a quantidade. Pra quem ler no kindle pode ser chatinho ficar abrindo as notas e se deparar com uma informação irrelevante.
O que me pegou em Dublinenses foi a questão dos finais em aberto. Absolutamente todos os contos têm um final aberto. E muitas vezes eu achei que faltou história para que eu pudesse imaginar um final.
Alguns contos são enormes e com histórias que, bem, pra mim não tinham um eixo principal e do nada acabam.
Em resumo: eu indico com muita ressalva, as histórias são boas mas acho que não entregam tudo que prometem.

Marco118 06/03/2022

Dublinenses - James Joyce
Quase todos os contos do Joyce me agradaram muito. Eu os achei, no geral, bem interessantes e dignos, com certeza, do tempo que me consumiram. Pois sabe que a capacidade do autor em descrever os cenários e situações me impressionou? A forma com que ele exprime, em suas histórias, certos sentimentos e figura determinados traços gerais do caráter humano, fossem ou não fossem tirados da própria personalidade, é de se espantar!
Reconheço que não tenho nem experiência nem "bagagem literária" suficientes para chamá-lo gênio, assim por conta própria. Mas isto eu afirmo sem medo de errar: há, nestes contos, coisas que em qualquer outro textinho não se encontra. Ele conseguiu finalmente dizer aquilo que eu há tempo queria dizer, e entretanto, sozinho, jamais o conseguiria!

Os melhores, para mim, foram os seguintes:
- Os Mortos
- Uma Pequena Nuvem
- Eveline
- As Irmãs
- Um Caso Doloroso
- Um Encontro
- Uma Mãe

Os outros, que são "Dois Galantes", "A Casa de Pensão", "Duplicatas", "Dia de Hera na Sala do Comitê" e "Graça", pareceram-me bons - e até mesmo os releria, com um tantinho a mais de cuidado da próxima vez. Os únicos de que não gostei foram "Arábias", "Depois da Corrida" e "Barro" - já que aquele primeiro tinha de tudo para ser um ótimo conto, mas no final me decepcionou, e já que nestes outros dois não vi a menor graça.
Apreciei o livro, como um todo; e o engraçado é que os personagens, os locais, e os acontecimentos eram reais, acredita? Eu, ao menos, não sabia. Por isso a publicação - fiquei sabendo - foi-lhe, na época, tão dificultosa. (Século XIX e XX, Irlanda - católica)
Agora, sendo sincero, a tradução me desapontou. Não posso, obviamente, dizer que é ruim, porquanto desconheça o idioma original e o estilo de escrita do Joyce...; mas fato é que, pro meu gosto, o Caetano W. Galindo vulgarizou demais.

Vou salvar o livro aqui nos "favoritos" por causa daqueles melhores contos que citei acima.
Sensacionais, de verdade!

Cy 20/02/2022

Essa gente de Dublin...
Em quinze contos, James Joyce traz um retrato vivo de uma Dublin do início do século 20, capturando não só o coração da cidade, mas também os sentimentos e pensamentos e ânsias de um povo marcado por séculos de conflitos e busca de uma identidade nacional. Provavelmente é a obra mais acessível de Joyce, e uma boa porta de entrada para quem gostaria de experimentar o autor, mas não tem vontade de embarcar em Ulysses. Vai ajudar bastante a conhecer as temáticas mais caras ao autor, e que se repetem ao longo de suas obras.

Precisei de três livros para começar a entender a grandiosidade de James Joyce e o que significa Ulysses para a literatura. Dublinenses deu uma amarrada em tudo o que li do Joyce até agora: 'Retrato do artista quando jovem' e 'Ulysses'.

No entanto, a linguagem usada por Joyce em seus contos não tem nada a ver com o que ele vai desenvolver em suas duas principais obras (Retrato e Ulisses): os contos são compreensíveis. Hahahaha. Brincadeiras à parte, vale demais a pena conhecer a gente de Dublin retratada por Joyce. É um tremendo abrir de olhos para uma outra cultura.

Se ainda não te convenci, largue tudo e leia ao menos o conto 'Os Mortos'. Pelo menos uma vez na vida. Esse conto é destruidor em todos os sentidos. Uma obra prima narrativa. (PS: você encontra Os Mortos facilmente em edições avulsas, tamanha é a grandiosidade desse conto).

Dandarah.Filgueira 02/02/2022

Diferente de tudo que já li
Concluí a leitura de Dublinenses, coincidentemente, no dia do aniversário de 140 anos de James Joyce. O estilo de escrita dele é diferente de tudo o que já li, não é o meu preferido, mas com certeza é uma experiência literária importante. Meus contos preferidos foram: Uma Pequena nuvem, Partes Complementares, Dia de Hera na Sala do Comitê, e Os Mortos, este último, começa a se desenrolar de uma forma um pouco maçante (na minha opinião), e eu não estava esperando muita coisa, mas o final é muito bom.

Caio.Monegate 07/01/2022

"personagem de Ulysses"
Dublinenses é uma excelente introdução à Ulysses, a obra prima de Joyce. Falo isso com a tranquilidade de quem adora as obras de Joyce e não de uma forma pejorativa.
Nesse livro Joyce apresenta em formato de conto tanto a forma como ele mostrará a Dublin em Ulysses, daquela forma crítica, cômica e carinhosa, como também as personagens da grande obra. Porém, não é uma apresentação boba, Joyce o faz com a delicadeza de um criador, tudo é muito bem posto e independente de qualquer coisa prévia, como o são os bons contos.
Um salve para o tradutor Caetano Galindo que nos ofereceu esse trabalho magnífico com uma dedicação carinhosa e admirável para com as obras de Joyce. Adoro as notas de tradutor feitas pelo Galindo e é delas que tirei o título da resenha, a grande maioria das personagens carregava uma nota de tradutor com a frase "personagem de Ulysses".

Faluz 09/12/2021

DUBLINENSES - James Joyce
Contos sobre a cidade de Dublin. Estranhos, poéticos, instigantes contos passados na cidade de Dublin.