Mar da tranquilidade

Mar da tranquilidade Katja Millay

Resenhas - Mar da Tranquilidade

survivepines 03/04/2020

achei muito mediano, achava que estava na ressaca literária mas o problema era ele mesmo kkkkkkkkkkk

Cinderbella 18/02/2020

Gostei! A curiosidade para saber o que aconteceu com a Nastya foi o que me prendeu.

Luana 06/02/2020

@Por um momento, me sinto uma sobrevivente em um mundo pós-apocalíptico olhando por uma janela e imaginando uma parte da minha vida que já não existe. Nastya, pág. 112

@Nem tenho tempo de me preparar, porque, assim que entro, ela está lá, de pé na cozinha. Passei semanas tentando não olhar para ela. Vê-la agora me despedaça, me rasga em pedaços e me costura de volta, todo torto. Josh, pág. 316

@O lance dela é fugir. O meu é me esconder. Josh, pág. 186

@Agora estou tentando ver a magia dos milagres cotidianos; o fato de que meu coração continua batendo, de que consigo levantar os pés da terra para caminhar e de que há algo digno de amor. Sei que coisas ruins ainda acontecem. E às vezes ainda me pergunto por que estou viva: mas agora, quando pergunto, tenho uma resposta. Nastya.

gabcnk 04/02/2020

Adorei.
Comecei "Mar da Tranquilidade" com grandes expectativas devido ao tema que, até então, era desconhecido para mim. A medida que a leitura fluía, a lentidão dos acontecimentos tornava a leitura arrastada. Até uma boa parte, tudo continuou igual, com os personagens principais passando a maior parte da história revelando seus pensamentos íntimos enquanto tudo permanecia normal em suas vidas. Isso me fez várias vezes querer desistir do livro. Tanto que demorei exatamente três dias para achar algo que me interessasse após ler mais de cem páginas (e quem me conhece sabe que leio cem páginas em menos de 24 horas.)

Felizmente, não abandonei o livro e termino a leitura satisfeita com o rumo que a história seguiu. A relação dos personagens foi impecável, começando por uma amizade maravilhosa de acompanhar e que qualquer um deseja ter. Me vi tão viciada na relação dos dois que depois disso terminei o livro em um piscar de olhos.

Com exceção do começo, não tenho nenhum ponto negativo além do mau desenvolvimento do passado de Josh. A autora deveria ter abordado mais seus traumas, como sua família morreu e como sua dificuldade em se relacionar com o próximo por medo de sofrer mais uma perda começou. No livro inteiro, não foi citado quase nenhuma vez sua relação com os pais e a irmã. Nem mesmo a causa das mortes foi explicada. Por ele ser o personagem principal tanto quando Nastya, acho que ele também merecia ter o passado aprofundado.

Porém, não foi algo que atrapalhou minha leitura. "Mar da Tranquilidade" foi uma das melhores leituras de 2020 até agora e só tenho que agradecer por ter encontrado esse livro. Valeu a pena cada página lida, cada personagem descoberto e, claro, acompanhar o crescimento de Nastya e Josh. Foi um livro surpreendente que recomendo para todos.

Carol 16/12/2019

Praticando a empatia
Há livros que exercem um poder em nos transportar para outra dimensão e nos faz se conectar com algo que não é nossa história, mas poderia ser, de tanto que sentimos as dores e as alegrias dos personagens.

Penso que com isso eu pratico a empatia, me colocar no lugar do outro , tentando não julgar as decisões, apoiando mesmo que lá no fundo eu esteja pensando não não naooo.. sentimentos contraditórios eu sei - não sou especialista em empatia - mas gosto de pensar que estou tentando e com os livros não tem jeito a estória já está escrita, não tem como mudar o caminho.

Dei uma viajada, mas pra tentar explicar que esse livro mexeu comigo, eu fiquei vidrada nele.

O jeito que a autora conta a estória, os pensamentos que os personagens vão nos mostrando, seus sentimentos, como estão lidando com as situações que a vida apresenta para eles sem pena nem compaixão (é do jeito que é e lide com isso), o poder da amizade, intuição, os porquês da vida... são tantos pontos que poderia ficar enumerando, mas como odeio spoilers e esse relato desse livro que me mostrou tanta coisa está ficando grande de mais, SÓ LEIAM e tirem suas próprias conclusões.

Que é bom é! ( pra mim foi sensacional)

Cris 12/12/2019

Emocionante
"Eu já tenho responsabilidades de mais e não quero ainda precisar me preocupar com os sentimentos alheios. Já bani os meus há muito tempo, e nem a pau vou lidar com os dos outros." Pág. 82

O livro é narrado alternando a narrativa entre dois personagens.

Nastya é uma sobrevivente. Há dois anos, ela sofreu um grande trauma, que a fez reaprender a viver. Desde então, ela parou de falar, mudou seu jeito de se vestir e foi morar com uma tia em uma outra cidade.

Josh também é um sobrevivente. Ele viveu uma grande tragédia familiar e vive sozinho e praticamente sem amigos desde então. Ele é alvo da piedade das pessoas, e todos preferem deixar ele na dele.

É claro que os caminhos destes dois personagens destruídos iriam se encontrar de alguma forma. Apesar de parecer clichê, a maneira como a autora construiu esta história foi incrível.

A escrita dela é sensível e emocionante, sem ser piegas, e as relações se desenvolvem de forma muito gradativa. O interessante também é ir descobrindo ao longo das páginas o que aconteceu com os personagens.

Eu gostei muito de todos os personagens desta história, todos tem sua função e não estão ali apenas como coadjuvantes, e foi muito legal mergulhar em cada história.

Eu gostei muito dos protagonistas também, nós ficamos o tempo todo torcendo pra que as coisas deem certo pra eles, e que coisas boas comecem a acontecer. É aquele livro que me sugou para a história desde a primeira página, e que eu não via a hora de abrir o livro pra continuar a leitura, acho que fazia tempo que eu não passava por um livro assim.

Como ponto negativo da história, eu diria que a parte em que a Nastya reencontra uma pessoa do passado e como as coisas se resolvem a partir daí foi um pouco inverossímil e forçada. Mas mesmo assim, é uma ótima leitura. Este é um daqueles livros Young Adult que valem a pena ler, pela beleza da narrativa e pelas reflexões que ele nos causa, o livro me emocionou bastante ao longo da leitura.

"Então fiquei com raiva. Depois fiquei com muita raiva. Depois fiquei com mais raiva ainda. Mas a raiva só vai até certo ponto antes de se transformar em ódio. (...) Enquanto me lamentar era patético, o ódio dava resultado." Pág. 113

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
Carol 05/04/2020minha estante
Por mais livros como esse

Cris 06/04/2020minha estante
Verdade!

Ingrid.Rodrigues 07/09/2019

Vale a pena!
É uma história com personagens em situação muito excepcional e distante da realidade, porém totalmente críveis, por serem bem construídos. É engraçado, ao mesmo tempo que trata sobre assuntos sérios. Tem um final doce.

Jaque 05/09/2019

Mar da Tranquilidade
O que falar desse livro? Tem uma carga de emoções tão grande que eu fiquei presa aos personagens. Tive vontade de colar os caquinhos que eles eram, ia brigando mentalmente com as suas escolhas erradas, e suspirava quando as faziam certas. Foi emocionante, lindo e cheio de aprendizagem. Ganhou um lugar no meu coração!

Thaise66 22/08/2019

Nastya, Emilia, Em, Milly... Flor do Dia.
"Eu te amo, Flor do Dia. - digo, antes de perder a coragem.- E não estou nem aí se você quer que eu ame você ou não."

Derramei algumas lágrimas, mas passo bem.
Nastya é o tipo de protagonista que odiamos e amamos ao mesmo tempo, é complicada e ao mesmo tempo muito fácil de ser decifrada, é sincera e ao mesmo tempo sabe mentir muito bem, ela é o tipo de mocinha que foi construída com mínimos detalhes.
Josh é o protagonista que amamos assim que aparece no livro, é o tipo de pessoa que encontramos na rua, que não olha para o lado para responder um bom dia, e na verdade concordo e muito com ele nesse ponto, até porque nem sempre estamos em um dia bom. Mesmo sabendo tudo o que tinha acontecido com ele durante a vida, para mim ainda foi uma surpresa descobrir cada nuance dele ao desenrolar do livro.
Na verdade, foi o tipo de livro que me surpreendeu do começo ao fim, simplesmente por nos mostrar um lado da personalidade deles a cada linha escrita, e mais surpreendente ainda ver que eles são somente adolescentes, descobrindo o que significa viver, e admito que foi uma experiência incrível.
Não posso dar detalhes dessa enorme história da protagonista porque sinceramente iria estragar com o suspense, mas adianto logo que é um livro sensível, tocante, engraçado, forte e amoroso, com personagens melhores ainda, e com o final simplesmente arrepiante.
PS: Tudo o que há na capa do livro, é explicado no decorrer do livro, não literalmente, mas foi captado.
Fabi129 23/08/2019minha estante
Sabia q vc ia amar!

Thaise66 23/08/2019minha estante
Amei, amei Fabi \o/

Carol 05/04/2020minha estante
Quero mais livros como esse que emocionam e que amamos

Thaise66 07/04/2020minha estante
Sim Carol, os livros que nos faz pensar sobre tudo, e que nos faz chorar de emoção, em que nos vemos nos personagens

Carol 07/04/2020minha estante
Alguma dica? Estou carente dessas emoções

Thaise66 10/04/2020minha estante
Carol, eu indico Tudo por Amor de Judith, Todo o ar que Respiras, Aos Perdidos com Amor e From Lukov With Love.
Eu amo todos eles, e os personagens trazem consigo muita emoção, prepare-se para chorar ;)

Carol 10/04/2020minha estante
Ahh obrigada pelas dicas!! Desses eu já li Todo ar que respiras, Aos perdidos com amor .. os outros vou buscar ?

Ana 10/07/2019

Demorei tanto para resenhar este livro que as sensações pós-leitura não estão mais tão vívidas. O entusiasmo e o encantamento diminuíram; já cheguei ao ponto de lembrar que existem outros livros maravilhosos no mundo.

"Mar da tranquilidade" é um livro narrado por Josh e Nastya. Ela é uma garota que começou a estudar na escola dele, que se veste do modo mais...chamativo possível para afugentar as pessoas (para que não se aproximem de quem ela é) e não fala, nunca. Ninguém se aproxima de Josh também. Mas eles se aproximam um do outro, é inevitável.

Falando assim, parece mais um romancezinho adolescente, mas não acredite nisso nem por um segundo; o problema é que minha resenha não consegue fazer jus à leitura que fiz. Fui sugada por esse livro, sugada mesmo. Só queria uma leiturinha simples para distrair a cabeça da faculdade, mas fui cativada e exasperada pelos personagens. A história se passa em um ambiente de ensino médio, mas trata de temas muito profundos: depressão, traumas, autoimagem, autossabotagem, ódio, o amor que nos faz ter medo. Quando a capa e o título alcançaram minha atenção, eu não tinha ideia do que me esperava. Se tornou um dos meus favoritos.

Cíntia Costa 24/05/2019

Ótimo
Achei a escrita dessa autora parecida com Collen Hoover, inclusive os dramas. O livro me fez ficar grudada nele, te prende muito na leitura. Fiquei muito curiosa para saber o que tinha acontecido com a protagonista. É livro que trata de perdas e traumas, e como cada um lida de forma diferente. Se resume a isso. Cada um é diferente e tem formas diferentes de sobreviver aos seus dramas. Algumas observações: achei o problema do Josh maior que o dela. Achei ela um pouco estranha e esquisita. Amei o personagem de Drew, achei que ele se sobressaiu perante os protagonistas. O plost que tem no final do livro foi muito bom. Não dei 5 estrelas por alguns defeitos que encontrei o livro.
Mas leiam, é um dos melhores que li do gênero este ano.
EricaLaChilly | @leitura.apimentada 18/08/2019minha estante
Li em algum lugar que esse eh o livro favorito da Colleen...

Fiala 23/04/2019

O Mar da Agonia
Se tem uma palavra que descreve esse livro do início ao fim é agonia. Você se sente agonizado em não saber o que houve, depois em saber o que houve, se sente um tanto quanto apavorado por não ter a MÍNIMA ideia do que vai acontecer até chegar na última página. A melhor parte é que não é um final previsível, do qual estamos acostumados. Quando chega o plots twist do final, é simplesmente chocante. Incrível!

Ingrid.Oliveira 12/03/2019

Fica entre o bom e o ruim. Mas não é um livro mais ou menos. Sei lá, é uma história muito sofrível. Eu gosto de dramas, mas nem tanto, prefiro dramas de histórias de pessoas com doenças incuráveis e etc.
Eu sei que a Nastya sofreu e tal, mas ela é dramática demais. O Josh sofreu muito mais que ela e nem por isso virou uma pessoa como ela.
Achei ela extremamente imatura e egoísta, tendo em vista que apesar de tudo, ela sempre teve a família ao lado dela para ama-la e apóia-la. Ela que não aceitou ajuda de ninguém.
Cíntia Costa 24/05/2019minha estante
Pensei também igual a você, achei o drama dele pior do que o dela.

Maisa 15/02/2019

Mar
É um livro muito intenso, demorei dias para ler.
Mar de tranquilidade me mostrou que no amor sempre há batalhas e que algumas vezes ele vence.
A história prende você do início ao fim, Natya/Emília tinha tudo pra realizar seu sonho, até que ele é interrompido por engano por uma pessoa que ela nunca viu na vida, olha que triste o fim para ela.E ela realmente fez isso acontecer, perdeu anos de vida.
E o Josh, um menino também sofredor com a família. Aí eles se encontram e o sentimento vai surgindo, e no fim vence as batalhas e dá certo!

patricia.meurer 14/02/2019

Que livro maravilhoso. Tocou minha alma e coração.