Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Victor Ayres 11/09/2019

Excelente, com uma narrativa simples e cativante pelo bom humor do personagem protagonista diante às adversidades.
O livro faz transparecer o instinto básico do ser humano: a sobrevivência.
Não obstante, mostra a empatia de todo o mundo para salvar uma vida.

Única critica: termos técnicos entediantes para quem não gosta de física, mas que passaram despercebidos diante do todo.

Thila.Lima 21/09/2019

Enfiiim Watney!!
Eitaa livrinho que durou em minhã mão. Não aguentava mais, kkkkkk, tava agoniada para termina-lo. Não é um livro ruim, mas não me cativou, pois acabou aparentando repetição. Muitas informações técnicas, para quem gosta de viajes interplanetária, pensa em ser um cosmonauta ou sonha como um espaçonauta; da astronomia, geofísica, engenharia.. será SUPER SHOW! Fora essa parte MUUITO 'GALAXIANTE', rsrs, da para tirar varias lições de/para a vida!
Aconselho que leiam! Nada melhor que tirar suas próprias conclusões! #TLima ;)

Leticia Simoncelos 07/01/2020

Já com saudades.
Nos últimos tempos, tem sido difícil encontrar um livro que me faça realmente sentir saudades ao finaliza-lo e com Perdido em Marte aconteceu. Mesmo durando mais que o normal (para um livro deste tamanho) em minhas mãos.

O personagem Mark, é bem-humorado, e literalmente duro na queda.
Conseguiu sobreviver ao claro cenário de um fim trágico e eminente, com nada mais que perseverança, bom humor (como citei antes) e conhecimento. Muito conhecimento mesmo. Coisas do tipo, você estuda, vive, passa pela necessidade do resolva ou morra e aprende.

Vi bastante críticas ao livro referente ao fato de o personagem manter a sanidade e não sentir saudades de ninguém no decorrer da história. E saber consertar tudo.

Vejo de forma diferente, todas as situações.
Se não me engano em certo momento no decorrer da história é dito pela psicóloga da missão que a personalidade de Mark era importante até para a missão em si, ele se mostrou realmente diferente, o tipo que une mesmo o grupo e vi pessoalmente ao ler, um personagem com certo medo sim em vários momentos, a incerteza sobre a própria sobrevivência já seria suficiente para isso, mas que sorte que o livro não focou em lamúrias e reclamações não é? Ah e vi a saudade dos pais e da civilização serem abordadas também.
Mas e sobre ser "faz tudo"?
Bem ninguém vai para Marte saído do Ensino Médio! Estou errada?

O personagem é um Botânico, e Engenheiro Mecânico. E foi escolhido pela NASA para integrar a Missão Ares 3, não atoa mas por sua formação e inteligência , assim como ocorre na realidade. E não preciso dizer que seus inúmeros remendos foram bem específicados preciso? Nada de outro mundo, ou talvez sim. De Marte. Parei!

Estamos falando de um astronauta, solidão não é algo incomum a esta profissão. Mesmo que em termos de literatura.

De forma geral foi um livro que me surpreendeu, me prendeu e fez com que eu me sentisse lá em Marte passando por todos aqueles sufocos junto com Mark. Ao mesmo tempo que torcia junto com a equipe de Houston.

Andy realmente trouxe bons personagens e uma excelente história para este livro.

Consegui gostar do filme e amar o livro. O que é raro.

Maiara 03/02/2020

Livro incrível
Mark Watney vai para marte, e logo após uma tempestade de areia não prevista, um acidente acontece e ele acaba sendo deixado no planeta como morto. Com comida para um ano, com racionamento, ele tem que dar um jeito de conseguir comida (através do plantio) para sobreviver mais três anos, pois, quatro anos depois a próxima tripulação chegará a marte. Nem sempre tudo dá certo é claro. Ele passa por muitas dificuldades, felizmente ele é um gênio e consegue manejar todas as situações difíceis. E apartir de um momento ele consegue ter contrato com a nasa (ele realmente é um gênio) e passa a ter uma ajuda a mais. Apesar de científico, o livro tem uma ótima linguagem, o que proporciona uma leitura fluida.

Dani 04/03/2020

Esse livro é de tirar o fôlego do início ao fim. O sarcasmo do Mark Watney me cativou.

DessaJ.C. 24/03/2020

Uma pena
Eu realmente estava bem curiosa para fazer essa leotura, mas por fim vi que nao é tudo isso, esperava mais um tipo de 'romance' do que relatos cientificos, o qie estragou um pouco a leitura, mas...

Vanessinha 21/04/2020

Meu primeiro sci-fi
Não imagina que iria gostar tanto. Não tenho hábito de ler o gênero e li algumas críticas sobre a linguagem ser muito científica. Eu não senti a dificuldade na linguagem. Achei a primeira parte até 15% um monólogo (construindo pelo diários, suposições, tentativas, teorias) do personagem muito rico em informações. Adorei o protagonista lutar e querer modificar a situação difícil em que se encontrava. A narrativa ganhou mais velocidade depois que a NASA soube que o astronauta estava vivo. Valeu por muitos motivos, mas especialmente pela narrativa muito criativa e bem construído do autor.

Daniiy 27/03/2021

Será que em algum ponto ele esteve perdido?
Tive a curiosidade em ler após assistir o filme (sim, eu inverti a ordem hahah), e posso dizer que ambos são absolutamente maravilhosos.

A questão da solidão no livro é bem explorada, imagina ser a única pessoa num planeta inteiro? As adversidades e o brilhantismo do personagem em diversas situações é o que mantém o ritmo acelerado o tempo todo.

Admito que me perdi um pouco no meio de tantos termos científicos, mas é uma leitura prazerosa e eletrizante em muitos momentos.

Rodrigo 26/04/2020

Resenha de Rodrigo
Livro muito legal. Não é pesado de ler mesmo com definições técnicas. Uma aventura muito boa.

Saulo.Jedi 23/03/2021

Sem dúvida bem melhor que o filme
Se você pelo acaso gosta muito de ciências como química, biologia, cosmologia, física e também de umas gambiarras brabas, esse livro com certeza é para você. Nossa, muito bom mesmo esse livro, a ideia de viver em Marte é algo tão anormal que ficamos admirados com determinação, inteligência e das maneiras que o Watney sai dos problemas de viver num planeta estéril.

Isabel 13/05/2020

Sci-fi de qualidade boa.
Achei bem legais as partes nas quais eles tinha de usar o (profundo) conhecimento prévio pra sobreviver, que no caso é durante o livro todo. Uma boa leitura pra quem gosta de ficção científica e pra quem amou o filme, que foi bem fiel ao livro. Li bem rápido, e gostei.

Beatriz Gaudio 12/06/2020

Uma luta pela sobrevivência
Trata-se de uma narrativa que mostra o quanto um personagem carismático pode levar uma história praticamente sozinho.

godoy9 27/07/2020

...
Eu realmente esperava mais. Eu não gostei muito, é bem interessante na verdade, porém eu acho que seria melhor se tivesse mais foco em alguns assuntos

Leitor Sagaz 15/11/2015

O náufrago do espaço!
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Fiquei extremamente feliz em poder ter lido este livro e é claro que logo em seguida fui assistir ao filme, devo dizer de antemão que ambos são ótimos. Acho que nesta resenha vou tentar não me apegar tanto em descrever o enredo para vocês, até porque o livro e filme foram bem comentados pelas redes sociais e provavelmente vocês já devem conhecer um pouco sobre eles.

Mark foi um personagem muito bem desenvolvido e com um ótimo humor, mesmo sua missão inicial tendo fracassado e seus companheiros o abandonado em Marte, claro que sem querer, pois quando ele foi atingido pela antena o sistema de monitoramento do seu traje indicou vazamento e perda de sinal vital. Mesmo com tudo isso ele procurou se manter firme, tipo assim:

"Não vou morrer nessa porra de planeta!"

Se você até agora apenas viu o filme, recomendo que você leia o livro, de maneira nenhuma digo que o filme é ruim mas no livro temos mais detalhes e muito mais barreiras Mark teve que superar, tipo explosão, teste com o veículo, frustração ao quebrar algo extremamente necessário!

A narrativa do livro é excelente, ficamos sofrendo com Mark, esperamos que a cada ideia tudo finalmente dê certo e ele possa enfim ser resgatado. A aflição dos cientistas em terra também é algo instigante, as decisões a serem tomadas para poder buscar seu astronauta perdido.

Ah já aviso que vocês irão adorar o senso de humor de Mark, acho que isso foi primordial para que ele não morresse no planeta vermelho, afinal era de se esperar que uma pessoa sozinha vendo sua comida acabar e suas chances de sobrevivência diminuindo a cada dia entrasse e surto! Mas Mark não é do tipo que se entrega fácil, e ele é um cientista que adora resolver problemas e isso ele tem de sobra kkkkkkk.

Do livro é isso, excelente e altamente recomendado, se você gosta de ficção científica, viagens espaciais e um pouco de astronomia esse livro é mais do que recomendado para você.

Abraço,
Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/11/resenha-perdido-em-marte-livro-e-filme.html

Alessandro Heverton 19/03/2019

Um dos poucos casos em que o filme ajuda a entender o livro. Mas o livro ainda ganha.