Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

@patryckadrien 30/12/2020

Perfeito para amantes de exatas!
É um livro muitooo completo em detalhes, e mesmo sendo quase um manual de sobrevivência científica ele não perde a eletrizante narrativa com muito suspense e humor. Com certeza o melhor livro de ficção que eu já li até então, para quem ama exatas como eu, acjo muito difícil não amar e devorar esse livro em poucos dias.

David 30/12/2020

Uma leitura muito empolgante
Mesmo para quem já assistiu ao filme essa certamente é uma leitura muito contagiante. O protagonista vai encarando cada vez mais problemas práticos ainda não resolvidos pelo pessoal da Nasa em relação à estada em Marte e brilhantemente encontra soluções muito inusitadas. Mas é claro que não poderia ser diferente, afinal ele está sozinho e sem nada pra pensar ou se entreter a não ser resolver as ciladas nas quais se encontra durante dias infindáveis. Claro que não chega nem perto de ser tedioso, pois cada solução é ainda mais inusitada que a anterior.

GraCarol 06/12/2020

Sensacional!
O autor nos faz estar em Marte!!! Que personalidade maravilhosa do personagem principal, nos faz querer ser amiga dele. Sentimos emoção a cada capítulo que é viciante!

Kivhia 29/11/2020

Muito termo técnico, mas história bem legal!
O livro chega a tirar o fôlego às vezes (mesmo sem entender nada da descrição técnica).

O personagem principal é que torna o livro bom! Ele é cativante, engraçado, inteligente e super mega esperançoso!

Não gostei muito das infinitas e cansativas descrições técnicas, torna o livro um pouco massante, mas vale a pena ler.

É daqueles livros que você lê e tem certeza que virará filme!

Lidiane 28/11/2020

Achei que seria um livro chato, mas foi muito divertido. O protagonista é um dos motivos. Ele é engraçado e consegue explicar o que está fazendo sem ficar muito confuso (embora ainda não seja tão claro assim).

Dea 25/11/2020

Superação ou Resiliência?
Não, não é auto ajuda, mas a forma que foi escrito o livro, cumpre bem o papel no quesito: SUPERAÇÃO.

Amei do início ao fim. Watney foi escolhido para a missão, não somente por sua inteligência, mas pela capacidade de pensar por si só, por ser proativo e conseguir manter a relação de equipe em.bons e saudáveis níveis de otimismo e astral alto. E foram essas qualidades que o mantiveram vivo durante 549 sóis ou 687 dias.

Amei os detalhes muito bem inseridos da pesquisa para cada adversidade encontrada pelo protagonista em Marte. Talvez você não goste, mas eu amei! Conhecimento adquirido com sucesso. Desde a produção de água e a química pra produzi-la até às adaptações mais loucas nos aparelhos da NASA, perfeito. Detalhe: algumas partes são mais emocionantes que o filme. ;)

Superação ou Resiliência? Fico com a primeira. Não tem como passar por uma experiência dessas e não ser transformado por ela. Com certeza Watney não será o mesmo. (Porque sou dessas que trata personagem como se fosse real, :D ).

Houve desespero, riso, bom humor, humor negro, humanidade. Enfim... Super Recomendo.

Boa leitura.

DAbora311 21/11/2020

"Todo ser humano tem um instinto básico: ajudar-se mutuamente. Se um caminhante se perder nas montanhas, as pessoas irão coordenar uma pesquisa. Se um trem falhar, as pessoas irão se alinhar para dar sangue. Se um terremoto forjar uma cidade, pessoas em todo o mundo enviarão suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas sem exceção. Sim, existem idiotas que simplesmente não se importam, mas são massivamente superados em número pelas pessoas que o fazem".

- Mark Watney

Elisa.Lorena 18/11/2020

Parece um panfleto da NASA
Ponto positivo: dá para se divertir com esse livro. A leitura é fluida, mesmo com uma quantidade gigante de detalhes técnicos. Esse livro de algo de visual, de Hollywoodiando, parece de fato um pré-roteiro patrocinado pela NASA.

Ponto negativo: a construção psicológica do personagem é rasa. Ele não demonstra deterioração mental, emocional, nem estresse, tristeza. É como se ele fosse um adolescente jogando videogame no quarto, não um náufrago do espaço. Ok, são relatos por escrito, mas eles parecem propositalmente leves e cheios de piadas bobinhas, para tentar cativar o público jovem. Na realidade, todos os personagens são rasos, mas o único que a gente tinha expectativa que fosse profunda, era o protagonista. Nesse ponto, foi uma decepção.

Das questões contemporâneas: esse livro faz um progresso, dentro do gênero ficção científica escrita por homens, ao incluir mulheres em postos de comando, e mais personagens femininas (33%) do que a média. Todavia, ele objetifica 3 das 4 personagens femininas, com passagens misóginas e de assédio. O único personagem latino é o babaca que faz comentários hipersexualizados, isso é uma forma de racismo, do estereótipo de latinos serem menos respeitosos, menos civilizados. Se trata apenas de uma observação, não reduzi a nota do livro por isso. Somos frutos do nosso tempo, ainda que seja um livro escrito no séc XXI, o autor cresceu no séc XX, então, sem grandes expectativas nesses pontos.

Enfim, parece um panfleto de propaganda da NASA, e da "superioridade branca americana", mas dá para se divertir. "Vamos salvar porque a vida dele importa", não "vamos salvar porque a opinião pública influencia na continuidade de verba dos projetos".
Qnat 27/11/2020minha estante
Gostei do título. "panfleto da nasa". Isso!
O filme pelo menos tem o carisma do ator!

Thais645 08/11/2020

De perder o fôlego.
Nunca pensei que perderia o fôlego lendo a descrição do lançamento de uma sonda marciana não tripulada. A missão Ares 3 - plano de fundo da narrativa - nos envolve com inteligência e bom humor, a jornada de Watney em Marte nos angustia, diverte e nos faz encarar a com possibilidade real de morte mais leveza (afinal, foi como ele escolheu lidar com a situação). Leitura mais que recomendada!

LuizaCands 01/11/2020

Pense bem antes de ler.
A trama gira em torno de Mark Watney, astronauta parte da missão Ares 3, que pousa em Marte e permanece no inóspito planeta por longo tempo, após ter sido abandonado por seus colegas tripulantes durante uma tempestade de areia, já que todas as circunstâncias indicavam que ele estava morto. E então acompanhamos os desdobramentos desse fato, especialmente as tentativas do protagonista e dos trabalhadores da Nasa de mantê-lo vivo e trazê-lo de volta à Terra. Com poucos suprimentos, um sistema falho de comunicação e muitas adversidades pelo caminho, conseguirá ele voltar para casa são e salvo? Ou morrerá tentando?

E, vai por mim, quem escreveu a sinopse não estava brincando ao dizer "Com um forte embasamento científico real e moderno". Sério, é muita informação científica e mecânica e eu tive bastante dificuldade com essas descrições a nível tão técnico e detalhado. De nada me serve esse conhecimento porque não sou graduada em nenhuma dessas áreas (nem pretendo) e também não gosto de uma ficção científica tão pesada assim. Por isso, foi cansativo, chato e desgastante. E creio que, se tivesse pulado algumas páginas, não teria feito a mínima diferença.

"- Então, podemos ter uma grande chance de matar uma pessoa ou uma pequena chance de matar seis. Nossa! Como tomar uma decisão dessas?"

Ainda assim, acho que algumas pessoas criticam esse livro de forma muito pesada... Primeiramente, é preciso lembrar que as percepções de Watney são feitas em seu diário de bordo e não necessariamente ele colocaria todos os sentimentos dele dentro desses papéis - e nem por isso signifique que ele não sinta. É possível perceber tanto pelas informações que nos são passadas sobre as análises psicológicas do personagem quanto durante a narrativa que ele é o tipo de pessoa que prefere disfarçar o sentimentalismo com piadas e não lidar com ele diretamente. Até porque se ele quisesse sair vivo de Marte, precisaria mais de determinação, objetividade e proatividade do que de seus sentimentos.

As descrições técnicas exageradas são muito cansativas e chatas, como disse anteriormente, mas são coerentes para a história: se acontecesse algo assim de verdade, é lógico que a Nasa e talvez até cidadãos comuns se interessassem por essas informações da mesmíssima forma que foram narradas (ou até mesmo com mais detalhamento). Além disso, o autor até tenta balancear um pouco com observações engraçadas ou piadas de Watney, então, bem, eu dou um crédito por isso. Honestamente, eu não entendi nem faço questão de entender metade do que foi dito (nunca pretendi ser astronauta ou qualquer coisa na área) e, para um leitor "comum", que também não é formado ou não é realmente integrado no assunto ou não deseja ser, isso não faz diferença.

Ressalto que também não são pontos que me agradaram tanto, mas não há necessidade de criticar tão duramente. A meu ver, mesmo nos pontos negativos, ainda há certa coerência com a história. E, até o presente momento, não assisti ao filme, mas acredito que seja melhor justamente pelo aspecto visual e a limitação de informações. Se você não gosta tanto desse tipo de leitura ou acha que não consegue lidar bem com o tanto de informações científicas, é melhor que você apenas assista ao filme. Aqui de fato não encontrará muitos atrativos se não for realmente seu estilo.

Eu, particularmente, consegui relevar no final os pontos negativos citados, apesar das minhas reclamações. Torcia tanto para que ele voltasse em segurança que era como se a situação realmente estivesse acontecendo. Adorei ver como todo mundo se uniu por uma vida, mesmo com os transtornos econômicos e até políticos. Assim, para mim, foi bom e gostei. Já a sua experiência depende se você conseguirá passar por cima desses aspectos que podem comprometer sua leitura. Espero que sim!

Ayrton.Silva 28/10/2020

Eu gostei bastante. A irreverência e o humor só astronauta perdido são os pontos altos do livro. É interessante pensar e conhecer mais sobre as missões espaciais, apesar de que eu fiquei bem perdido com alguns dos termos técnicos.

Ize 16/10/2020

Lento, contudo não é cansativo
O livro conta a história de tripulação que está em uma missão em Marte. A missão foi abortada devido a uma tempestade de areia. Na hora que eles estavam indo embarcar no veículo espacial que vai levar eles para nave, uma antena se solta e acerta Mark. Os outros tripulantes entram na nave e acham que Mark morreu, mas na verdade ele está perdido em Marte.

Bruno G. Guimarães 15/10/2020

O marciano.
Para mim, foi como ler algo do Michael Crichton com uma pitada considerável de humor.
A história é sensacional! Andy Weir, pelo que sei, é um cara extremamente inteligente e fissurado por viagens espaciais. Assim como Crichton, se preocupou bastante em manter a precisão científica de tudo que relatou. Mesmo se tratando de uma história ligeiramente futurista, onde a exploração de Marte por seres humanos já é realidade, é muito preciso com dados bastante verossímeis .
É uma história gostosa de ler, com personagens cativantes e um protagonista que não tem como não amar.
Foi um livro que me surpreendeu bastante e recomendo sem medo. Se você é fã de ficção científica e de ciência em si, vai amar o livro!

Bianca Martins 04/10/2020

Caramba, que livro!
Esse livro merece as 5 estrelas!
A história é extremamente cativante. A escolha do personagem mais debochado foi perfeita, pois ele explica cada detalhe do que está acontecendo e do que ele está fazendo de uma maneira clara q qq um pode entender e querer ler mais para saber o que vai acontecer.
Eu prendi a respiração e fiquei nervosa por vários momentos do livro e isso é incrível! Fazia tempo que não me sentia tão envolvida em uma leitura!
Agora vou ver o filme!
Livro que vale 100% a leitura!

@danielbped 22/09/2020

?Me dei conta de que Marte é um deserto estéril e de que estou completamente sozinho aqui.?

Durante uma das missões tripuladas da NASA, com o intuito de expandir os horizontes, em Marte, os astronautas foram surpreendidos por uma tempestade de areia que até então não era um problema com o qual eles deveriam se preocupar, de acordo com as estimativas. Porém, a tempestade chegou a uma velocidade que comprometeu a missão, fazendo com que eles tivessem que abandonar o planeta imediatamente, caso contrário, a tempestade iria virar o veículo espacial de lado, os prendendo em Marte por tempo indeterminado. Durante a volta para o veículo espacial, uma antena é desacoplada e atinge um dos astronautas em cheio, o arremessando longe da visão dos outros astronautas. A Comandante Lewis cogita arriscar tudo para resgatar Mark Watney, mas os sensores de seu traje indicam que ele está morto. Com muito pesar, eles entram no veículo espacial e abandonam o planeta vermelho.

Após algum tempo, Mark Watney acorda, ao ser atingido pela antena, ela fincou em seu tórax e por um momento seus sinais vitais zeraram, mas seu sangue coagulou e, por sorte, fechou a abertura que havia entre a antena e o seu traje.

Os astronautas possuem um kit de primeiros socorros, e em Marte, havia alguns preparativos para a missão que foram deixados para trás. O Hab, que é basicamente uma casa, com todos os preparativos para seis astronautas passarem o tempo necessários para a missão. Então Mark utiliza tudo o que está a sua disposição para sobreviver, utilizando seus conhecimentos, pois todos os astronautas possuem duas especializações, e Mark é botânico e engenheiro mecânico.

Ele precisa lidar com vários problemas. Primeiramente, ele precisa avisar ao mundo que está vivo, mas a antena que de comunicava com a Terra foi a mesma que o atingiu. E, também, Mark precisa racionalizar a alimentação, o oxigênio, a água, entre outras coisas, se quiser sobreviver até que possa ser resgatado, se é que isso possa acontecer.

Sem dúvida, Perdido em Marte foi um dos melhores livros que li este ano. Mark tenta lidar com esta situação sempre com ironia, e termina não sendo muito abordado o psicológico dele. O livro é bastante científico em suas explicações, o que torna a experiência bem próxima da realidade. Cada solução que ele utiliza para sobreviver é bem detalhada, o que para alguns pode ser um pouco chato.

Pode esquecer alienígenas e coisas do tipo, o livro é bem focado na realidade, Mark é o único ser vivo em Marte (ele e suas batatas).

Aqui você vai rir, vai ficar preocupado com que vai acontecer a cada imprevisto, e vai se emocionar. Recomendo muito, principalmente para os amantes de ciência.

?Talvez decretem um dia de luto nacional em minha homenagem e minha página na Wikipedia vá dizer: Mark Watney foi o único ser humano que morreu em Marte.?