A lição de anatomia do temível Dr. Louison

Resenhas - A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Eduardo 06/03/2018

Muito interessante
Um livro curto, escrito de uma forma que para mim é bem diferente tanto na forma de utilizar as palavras quanto na forma que é contada a história. O autor peca em alguns pequenos casos ao alongar demais pequenas situações apenas pelo prazer de escrever (já que este escreve bem) e ao utilizar em excesso algumas palavras que são pouco utilizadas no nosso cotidiano mas que deixa a leitura um pouco florida demais. Essas pequenas situações que a mim incomodou não desmerecem o livro e nem a história e garanto que é um livro que merece ser lido.

bruno.rauber 25/02/2018

Eu não consigo pensar em nada além de uma enorme descrença que a leitura desse livro me proporcionou. É quase impossível de acreditar que A Lição De Anatomia Do Temível Doutor Louison é o romance de estréia do Enéias Tavares, dada a qualidade da obra. A facilidade com a qual o Enéias transita entre diferentes vozes narrativas, a forma que os eventos se desenrolam fora da ordem cronológica (que chegou a me lembrar dos roteiros do Tarantino) e, principalmente, a habilidade usada para transformar em uma excelente história de suspense o que poderia ter sido um mero romance policial sem alma (coisa que os leitores do gênero se deparam com triste facilidade). Recém minha segunda incursão no steampunk , mas não teria como ser melhor.
E que venham os outro volumes da Brasiliana Steampunk!

Sario Ferreira 12/12/2017

Sobre a obra: uma invenção genial!
Confesso que meu primeiro contato com esse título esdrúxulo e detalhista fez com que eu jamais imaginasse tamanha riqueza por trás do livro de Enéias Tavares; só depois, lendo o livro, foi que percebi que o título era esdrúxulo e detalhista como o próprio Dr. Louison é.

O ritmo inicial é vagaroso, como o decolar de um dirigível, mas logo que o jornalista Isaías Caminha começa a ficar desconcertado com a misteriosa figura do serial killer Dr. Louison, o acompanhamos neste rumo. A trama se passa em Porto Alegre (dos Amantes), em um Brasil fictício do início do século XX, em que a tecnologia à vapor, robôs e mecanismos dominam os grandes centros urbanos.

A história é contada de uma forma que me lembrou muito o Drácula de Bram Stoker: uma coleção de cartas, "noitários", documentos e gravações de personagens diversos. Todos estes são ligados ao caso de um respeitável doutor e artista, que, apesar de ser uma figura ilustre e respeitável em todas as camadas da sociedade, é o culpado assumido de uma série de assassinatos viscerais; assim, todo o enredo se desvela, pouco a pouco dissolvendo as nebulosidades que recobrem a identidade de Louison.

Os personagens são muito marcantes e sofrem grande evolução, já que a história se utiliza de narrativas em primeira pessoa, mas o mais interessante é que o autor introduz seus próprios personagens e resgata personagens da literatura clássica brasileira, a saber: o imortal Solfieri (Noites na Taverna, de Álvares de Azevedo), a feiticeira indígena Vitória (Contos Amazônicos, Inglês de Souza), Sérgio e Bento (os estudantes de O Ateneu, Raul Pompeia), Simão Bacamarte (O Alienista de Machado de Assis), entre outros. Mais que resgatar tais figuras, Enéias teve a perícia literária de mimetizar o estilo e a caracterização dos autores criadores desses.

O estilo de linguagem varia bastante, de acordo com o personagem-narrador, indo das verborragias pomposas de Isaias Caminha e do Doutor Louison ao linguajar coloquial de Rita Baiana e do detetive Pedro Britto Cândido; entretanto, há uma constância poética muito agradável que permeia todo seu conteúdo.

Tudo isso não se atribui apenas a mera contação de história; a narrativa traz muitas contemplações, como discussões sobre a superimportância da estética na sociedade e os limites da moralidade. Não é um livro para ser lido com pressa.

A obra de Enéias Tavares é riquíssima e um verdadeiro tesouro de nossa literatura de ficção contemporânea, ideal e necessária para trazer de volta algum teor mais reflexivo ao nosso cenário de fantasia nacional. Para quê mais serve o fantástico senão refletirmos sobre a condição humana sob o abrigo de uma bela máscara?

Adiciono que os amantes de audiobook devem muito procurar pela versão do livro disponível na plataforma U-Book; a sonoplastia, leitura e trilha sonora são primorosas.

site: sagraerya.blogspot.com.br

Vanessa Boedermann 04/10/2017

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison | Blog Corredora Literária
A capa belíssima foi o que me chamou a atenção para comprá-lo. Achei divertido o formato diferenciado do sumário para não soltar spoilers, vocês terão que ler para compreender. O livro possui a grafia original da época em que se desenrola a história, século XIX, o que também deixa o livro interessante. Boa diagramação permitindo uma leitura fluída.

Inicia-se e encerra-se o livro numa prosa poética entre autor e "ledor", nas páginas seguintes a narrativa segue em primeira pessoa, contando a história de um jornalista chamado Isaías que irá cobrir a prisão do facínora Dr. Louison. Todo o mistério gira em torno de seu misterioso desaparecimento na noite anterior à sua execução.

“A mente humana é um labirinto escorregadio e vertiginoso”

O autor toca em assuntos como racismo, diferenças entre classes sociais, homossexualidade, moral, religião e ocultismo com delicadeza. O autor também inclui em sua história personagens já conhecidos da literatura nacional como Simão Bacarte – Machado de Assis, Rita Baiana e Pombinha – Aluísio de Azevedo dentro do cenário Steampunk do século XIX.

“Notícias reais não vendem jornais, cantava o mulato de cima do morro…”

A partir do capítulo dois há uma troca de cartas entre os personagens e passagens de um tipo de diário pessoal e gravações e vai assim até o final do livro, o que deixou bastante maçante. Daí você fica se perguntando: Será que o Dr. fazia um tipo de justiça social? Pois bem você também terá que ler pra descobrir. Lá pra meados das páginas cento e noventa e quatro é que realmente a coisa começa a se desenvolver, a partir da página duzentos e sessenta e sete há algumas cenas sanguinolentas.

"Levo muitos para lá nesses dias”, disse, enquanto ordenava com o movimento dos arreio que as duas éguas descoradas partissem, “embora não saiba se os loucos estão aqui fora ou lá dentro."

Sentença
Foi a primeira vez que me aventurei no Steampunk. Como comprei pela capa (que é lindíssima por sinal) e sinopse, imaginei que tivesse mais cenas de ação, tiros, sangue, mortes e mais detalhes sobre as máquinas a vapor. Há uma grande cena violenta quase no final do livro, e sim me revirou o estômago e era isso que eu esperava mesmo. Em suma, o livro é um "romance romântico", se você quer se aventurar pela primeira vez no tema Steampunk indico a leitura com certeza!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Mozer 07/07/2017

Uma fantasia que homenageia a Literatura Nacional
Enéias Tavares fez um trabalho excepcional ao homenagear e gerar interesse para a literatura nacional clássica ao mesmo tempo em que abre espaço para um gênero novo no nosso meio que é a fantasia. Sendo assim, A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison é uma porta de entrada muito mais acessível para narrativas as mais complexas.

Leia mais em:

Dexter 26/03/2017

Não julgue um livro pela sua capa.
Nunca demostrei interesse por histórias ambientadas no tema Steampunk, mas sabia que teria que arriscar algum dia. Uma boa surpresa foi que meu primeiro título do estilo foi de um autor brasileiro e a experiência foi muito boa. Foi uma lição prática do "não julgue um livro pela sua capa", pois eu imaginava algo completamente diferente do que é. Eu esperava algo infanto-juvenil, quando a na verdade a história é muito mais pesada e leva as lições de anatomia muito a sério, pois as cenas são explícitas. A forma narrativa de cartas, gravações e noitários me lembrou muito Drácula e o texto rebuscado e fiel à época pós abolicionista no início pode assustar, mas ajuda na ambientação. Gostei muito do clima de ocultismo, note que não me referi como mágico, por que não é e quero mais histórias sobre esses personagens e essa Brasiliana Steampunk. Ainda bem o autor deixa claro que elas já existem, agora é só esperar.

Diego Mezencio 13/08/2016

A Liga Extraordinária Brasileira - sem spoiler
Resenha Ligeira: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, de Enéias Tavares.

Estava lá, eu, numa viajem de fim de semana, perambulando pela Finac do Ribeirão Shopping na procura de mais um livro para ler. Porém, estava com vontade de ler a obra de um autor brasileiro. E foi ai que me deparei com A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, a capa já me chamara atenção e de pronto exerci meu preconceito idiota e ignorante: Ha! Brasileiro querendo escrever em um universo Steampunk.
Para minha felicidade e choque, comprei pela curiosidade e mordi a língua.
A obra abriu-me os olhos para novos horizontes, romanticamente falando.
Enéias juntou personagens da literatura clássica brasileira e as jogaram nas tramoias de Dr. Lousion, de imediato eu fiz uma ligação com A Liga Extraordinária, de Allan Moore, e devo afirmar: ficou excelente!
O livro é uma coletânea de cartas, gravações e noitários das personagens; ao junta-las, elas costuram o enredo principal. Não há como não imergir nessa estória, Enéias fez uma bruxaria que me sugou para dentro do livro e me fez ficar encantado, indignado, aterrorizado e, por fim, maravilhado. Isso foi possível apenas pela boa construção das personagens, elas são muito bem caracterizadas e humanizadas, atrevo-me a dizer que são o recheio do bolo, até fiquei com o gostinho de quero mais no que se refere ao universo proposto: Brasil na temática Steampunk.
Expurguei meus preconceitos literários e espero consumir mais livros com essa temática e principalmente deste autor.
Se não comprou ainda, então compre!
Brasileiros sabem escrever em um universo Stempunk!

Suicide Blonde 08/07/2016

Um charme de livro
O autor demonstra dominar perfeitamente a construção de personagens e bebe da literatura brasileira para criar uma trama que te prende da primeira à última página. Votei nesse livro para o prêmio Argos 2015, e me consta que tirou o segundo lugar. Ansiosa para ver o que este excepcional autor ainda irá produzir!

Davenir - Diário de Anarres 17/06/2016

Livro brasileiro para ler livros brasileiros
"Lição de anatomia do temível Dr. Louison" (2014), romance de estreia de Enéias Tavares, foi concebido como o primeiro de uma série e possuí duas premissas muito interessantes: a estética steampunk adaptada ao Brasil e a inserção de personagens já existentes da literatura brasileira da segunda metade do século XIX e do início do XX, combinadas com uma consistente trama policial.

No romance, o jornalista Isaías Caminha é enviado a Porto Alegre, para investigar o caso do assassino em série Antonie Louison, que está preso no Hospício São Pedro, com a data de execução marcada. Rapidamente nos vemos diante de um quebra-cabeças quando Louison escapa.

A obra se apresenta como um dossiê reunindo cartas e entrevistas, escritas e transcritas de gravações, além de trechos de processos jurídicos (nem um pouco maçantes). Todas datadas, indo e voltando no tempo. Cada parte adiciona explicações e perguntas ao caso.
Também somos apresentados a vários personagens que habitam esse mundo, alguns criados pelo autor e outros retirados da literatura brasileira. O protagonista, Dr. Louison, (criação do autor), é o centro da narrativa e sua personalidade é montada e desmontada pelos diversos pontos de vista, contraditórios e cheios de segundas intenções.

Fez MUITO jus ao "punk" do Steampunk
A lição de anatomia do temível Dr. Louison não se prende às convenções da ficção científica, nem aos seus debates sobre tecnologia, embora eles sejam pincelados. É importante ter isso em mente para não se decepcionar, à espera de uma mera versão brasileira de A máquina diferencial. "A máquina diferencial". O que não significa que os personagens marginalizados e cheios de atitude não estão lá. Eles aparecem, inclusive, de forma mais intensa e consciente que na obra seminal de Gibson e Sterling - o Parthenon Místico exemplifica esse ponto.

Leiam livros nacionais!
Outro elemento do Steampunk presente na obra é a inserção de personagens da literatura numa história alternativa. Relembremos "A Máquina Diferencial", que colocou os personagens Sybil Gerard e Mick Dandy, de Benjamin Disraelli levando vidas alternativas numa realidade histórica diferente. Tavares elevou essa experiência, como n'A Liga Extraordinária, de Alan Moore, usando personagens da literatura brasileira.

A leitura dos livros de origem dos personagens emprestados não é pré-requisito para compreender A lição de anatomia. Apesar de que reconhecer algum deles arranque um sorriso durante a leitura, acredito que o caminho da obra seja justamente o oposto: ela grita o tempo todo que a literatura brasileira não é necessariamente uma chatice obrigatória para provas de vestibular, demonstrando que em meio a esses livros abundantes, facilmente encontrados por menos de dez reais nas prateleiras de sebos e livrarias, e comumente ignorados em prol da literatura estrangeira, existem excelentes personagens e enredos.

A trama é complexa em fatos, formas e vozes (por vezes contraditórias) que se fecham como um livro e pedem mais histórias em virtude de tantos personagens inseridos em destinos alternativos. Talvez escapem detalhes e ironias em relação a Porto Alegre, que o autor colocou em forma de inversões, como o nome dos jornais. Porém, a maioria dos personagens é de fora do Rio Grande do Sul, ainda que contemos a própria cidade como um. Fora isso, os percalços são irrisórios durante a prazerosa leitura.

No blog tem downloads especiais. Aguardo tua visita.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com.br/2016/06/resenha-licao-de-anatomia-do-temivel-dr.html

Coruja 09/06/2016

A primeira coisa que gostaria de dizer sobre esse livro é que volume gostoso de ler! Foi uma surpresa muito agradável e agradeço a oportunidade que a CCPX 2015 me deu de conhecer o autor e a obra. Eu talvez não tivesse ido atrás do livro se não me visse presa da curiosidade ao ver o grupo vestido de trajes steampunk.

Steampunk, claro, porque a história, que se passa na Porto Alegre do início do século XX, repleta de robôs e dirigíveis, relaciona a abolição da escravatura com a revolução das máquinas, sendo contada em forma epistolar, através de diários e cartas. Nesse aspecto, lembrou-me muito o formato narrativo de Drácula, embora com muitas pitadas de Jack, o estripador no lugar de vampiros romenos.

Embora seja uma história de suspense, repleta de ocultismo, teorias da conspiração, e cenas de crimes de revoltar o estômago, há um humor autodepreciativo que contrabalança seu peso, humor esse que já se inicia do índice e no dramatis personae, brincando com o leitor ao assumir um tom bastante teatral.

Essa escolha também perpassa pela forma como se usa a linguagem, numa encarnação mais antiga do português tradicional, a um tempo ironizando a nova gramática e tornando mais crível os documentos que vão nos sendo apresentados - afinal, se a história se passa num determinado tempo, é justo que se use a linguagem da época.

O autor fez ainda um excelente uso da intertextualidade, com personagens saídos diretamente das páginas de clássicos da nossa literatura. Considero o quanto gosto de descobrir pistas e referências nos livros que leio, nem preciso dizer o quanto me diverti em fazer as ligações entre os personagens e suas obras originais.

A história fecha bem e poderia se conter num único volume, mas dá margem também a continuações - especialmente porque há muitos mistérios no ar, especialmente sobre o passado dos ‘mocinhos’.

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison é um livro que me surpreendeu positivamente, divertido e inteligente, resultado, sem dúvida, de uma boa pesquisa história. Quero mais.

Antes que me esqueça, recomendo a visita ao site dedicado à obra, o Brasiliana Steampunk, repleto de material extra.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2016/06/para-ler-licao-de-anatomia-do-temivel.html

Laís Helena 24/05/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison ganhou o Concurso Fantasy de 2014 e eu, é claro, não deixaria de conferir. O livro é ambientado no começo do século XX em uma Porto Alegre retrofuturista, composta de robôs, dirigíveis e outras tecnologias movidas a vapor, e conta a história de Antoine Louison, um médico e assassino cruel.

Esse livro tem uma narrativa completamente diferente: é uma reunião de cartas, transcrições de gravações e noitários produzidos pelos personagens, e a impressão que se tem é que você pegou o arquivo de um caso criminal. O livro poderia, perfeitamente, ser narrado da maneira convencional, mas o modo escolhido deu a ele um ar totalmente diferente. Além disso, os relatos em primeira pessoa são de diversos personagens, o que permite conhecermos alguns deles bem detalhadamente.

Alguns desses personagens são de domínio público, de obras de autores como Machado de Assis e Aluísio de Azevedo, reinventados para participar dessa trama, mas ainda gostei mais dos personagens originais: Louison e sua amante, Beatriz. Todos os personagens de mais importância são bem explorados e podemos mergulhar em suas mentes através da narrativa, mas a história é sobre esses dois.

A trama, aliás, é muito boa. Há assassinatos grotescos, misticismo, tecnologia e sociedades secretas, mas outros temas também são abordados, como a escravidão e a situação da mulher no início do século XX, e isso deu humanidade à trama que é também charmosa, misteriosa e, claro, muitíssimo interessante. E nada é óbvio: o enredo segue para um caminho que, ao menos para mim, foi totalmente inesperado (e mesmo assim se encaixou muito bem).

A único ponto negativo, na minha opinião, é que a tecnologia não teve o destaque que eu esperava; gostaria de ter visto um pouco mais sobre como ela afeta a Porto Alegre alternativa imaginada pelo autor e espero que este aspecto seja mais explorado nos volumes seguintes ou em outras histórias.

Mas, no geral, A Lição de Anatomia me agradou bastante e inclusive foi uma das minhas melhores leituras de 2015; mal vejo a hora de mergulhar em outras histórias desse universo.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/05/resenha88.html

Gnomot13 04/05/2016

Incrível lição
Simplesmente uma incrível obra que mistura td tipo de literatura, inclusive a clássica. Apresentando o talento dos escritos brasileiros de forma poucas vezes vista!

JAssica45 09/11/2015

Resenha: A Lição de Anatomia do Temivel DR. Louison - Enéias Tavares.
Prepare-se para conhecer um brasil totalmente diferente e encantador. Enéias Tavares construiu um livro fantástico e de longe um dos mais fascinantes que já tive o prazer de ler.

A historia se passa em 1911, em um Brasil retrofuturista, a temática do livro é o universo Steampunk. O enredo começa, com o o jornalista Isaías Caminha, viajando até Porto Alegre dos Amantes, para entrevistar o DR. Louison, responsável por assassinar grandes figuras da classe alta de Porto alegre. Até ai você já fica cheio de perguntas, a principal delas é - Porque um renomado médico cometeu tais crimes? - . Ao longo da trama, além de inúmeras perguntas, você leitor vai se apaixonar, é impossível não se encantar com o Brasil criado por Enéias. Ao decorrer das páginas é possível se sentir fazendo parte dos acontecimentos e desejando fazer parte desse maravilhoso universo criado pelo autor.

Continue lendo no blog ...

site: http://jehssyandbooks.blogspot.com.br/2015/11/oi-oi-leitores-e-leitoras-espero-que.html?spref=tw

1 | 2 | 3 | 4 | 5