O Cão Que Guarda As Estrelas

O Cão Que Guarda As Estrelas Takashi Murakami

Resenhas - O cão que guarda as estrelas

artemisia0 08/07/2023

Ninguém nunca vai te amar como um animal
A história aborda o luto, a vida e a relação de humanos com cachorros com uma linguagem simples e profunda que consegue acertar um soco no coração de qualquer um.
Independente dos caminhos que a vida acaba nos levando, uma vez que um animal dá seu amor ao seu humano ele o terá para sempre. E é por isso que nunca nada que for feito vai ser suficiente...

E não sei, acho que o livro é tão lindo que eu jamais poderia dizer o que senti e achei por completo, apenas posso recomendar a leitura e deixar que cada um sinta aquilo que não pode ser colocado em palavras.

Paula1735 07/07/2023

Todas as pessoas, enquanto viverem, são ''cães que guardam as estrelas''
Curta e/ou comente; a resenha ficou muito boa

Sinopse:

A história conta uma aventura vivida por dois companheiros, um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro, que farão o possível para viver e sobreviver a sua “viagem” pelo interior do Japão. O grande diferencial da narrativa fica por conta do ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cachorro, e a perspectiva canina dos fatos e seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas.

''Hoshi mamoru inu''
Em tradução literal, o cão que guarda estrelas. É uma expressão japonesa usada para descrever uma pessoa que quer algo impossível. A origem vem da imagem do cachorro que fica olhando para o céu como se desejasse a estrela.''

Opinião:

Estava esperando muito desse livro, e ele conseguiu superar as minhas expectativas. É um livro com uma leitura EXTREMAMENTE fluída e rápida e, com uma escrita digna dessa história. Os desenhos da capa e dos quadrinhos são MARAVILHOSOS, impecáveis e detalhados - principalmente os desenhos das páginas 124 e 125.

A história de Happy e ''Papai'' é incrível. Sentir a conexão e os laços que os dois vão criando ao longo do livro é uma sensação de conforto e carinho. Nas primeiras 10 páginas ainda não estava ligando muito para o ''Papai'', mas no final e derramei lágrimas por conta dele e de Happy. O vínculo deles é tão forte que NADA é capaz de impedir a união e amizade dos dois.
Foi lindo ver Happy e '''Papai'' apoiando um ao outro, fosse verbalmente ou através de ações, e acompanhar toda a trajetória deles foi algo indescritível. E entender o motivo da capa, do título ser esse e como a história ''O cão que guarda estrelas'' e ''Girassóis'' foi deslumbrante.
E quando o ''papai'' agradeceu Happy eu ''me senti'' tão leve e pesada ao mesmo tempo, saber o peso daquelas poucas palavras me fez ter um reação de surpresa, tristeza e felicidade ao mesmo tempo.
''Girassóis'' é uma história bem mais curta que ''O cão que guarda estrelas'', mas não deixa de ser emocionante do mesmo jeito. Acompanhar uma pequena parte da vida de Okutsu - passado e presente -, foi tocante e esperançoso.
Perceber que seres que amamos podem ir embora tão rápido, sem sequer dizer um adeus ou ter se arrependido depois de ter feito ou não tais atitudes. Esse livro nos faz refletir de diversas formas possíveis, mesmo sendo apenas 132 páginas.

Um livro perfeito e que eu poderia ficar falando sobre ele por horas e horas.

Vou ser sincera, chorei apenas umas 4 lágrimas, mas isso não significa que ele não nos faça refletir, pensar sobre nossa atitudes, sentir esperança, se emocionar com cada momento e situação da história, ter empatia pelos personagens e entender seus motivos e ações e, conectar e sentir o carinho e esperança dos personagens.

Achei um pouco complicada a forma de leitura, já que se lê da esquerda pra direita, mas foi fácil se acostumar.

DEFINITIVAMENTE um livro que vale cada segundo do seu tempo.''

Frases que gostei/ QUOTES SEM SPOILER:

'' Quando as coisas vão mudando aos poucos, depois de alguns anos, acabam mudando bastante.'' pág. 16

''E assim começou nossa jornada.'' pág. 23

''Esse garoto tem um gosto triste. Não dá pra ficar com um gosto assim de uma hora para outra. Um gosto triste desse jeito só vem com o tempo.'' - pág. 31

''_T-tio. Queria ter um pai como você.''-pág. 36

'' Os humano são sinceros na frente de um cachorro. Ele me abraça e chora quando você vai para algum lugar e só para quando você volta.''- pág. 37

''Não estou triste porque ele roubou o meu dinheiro, mas, sim porque ele não consegue mais confiar nos outros.'' - pág. 39

''_Às vezes, as pessoas culpam os outros pelos seus fracassos para se sentirem melhor.'' -pág. 42

''_Eu perdi tudo, mas com você ao meu lado...me sinto feliz.'' - pág. 52

''_Obrigado...!!
_Papai!''

''Afinal, os cachorros estão sempre esperando.''

''Mesmo nas poucas vezes que brincava com ele...ele ficava tão feliz que dava até dó. Esperando por essa atenção. Ele sempre trazia a bola...O cachorro está sempre esperando.''

''Um cachorro sempre inspira pena. Eu nunca fui um bom dono. Fiquei tão irritado com a insistência dele. Que fingi que ia brincar e acertei o focinho dele com tudo....mesmo assim, os olhos dele não mostraram nenhuma reprovação ou desprezo. E com uma expressão de ' desculpa, eu não entendi a brincadeira'...ele ficou lá, me olhando.''

''O meu avô teve um derrame de repente e morreu quando eu tinha 18 anos. Quando o encontraram na plantação de girassóis, o corpo já estava gelado. Eu perdi toda a minha família, só sobrou o cachorro. Assim que eu o abracei, senti um calor e entendi que o meu avô trouxe aquele cachorro pensando nesse dia. Ele não era muito esperto , mas, por alguma razão, gostava de ficar olhando as estrelas
_Você é um ' cão que guarda estrelas '. 'Guardar' também significa ficar sempre de olho em algo. Você fica sempre olhando para algo impossível de ter, como as estrelas. É uma expressão muito utilizada para descrever uma pessoa que sonha muito alto.''

''Eu joguei uma bolinha na frente dele. Por um momento, deu para ver um sorriso em seu rosto, mas ele não tinha mais forças para pegar a bola.''

''Devia ter brincado mais. Devia ter levado mais para passear. Devia ter deixado que cheirasse a mureta, o meio-fio e o poste o quanto quisesse... em vez de puxá-lo à força. Devia tê-lo...:
_...Amado sem medo.''

''Você deseja, deseja e mesmo assim não consegue realizar, mas é por isso que continua sonhando.
Todas as pessoas... enquanto viverem... são ' cães que guardam as estrelas . '
A partir do ano que vem...vai ter mais um túmulo...rodeado de girassóis durante o verão inteiro.'' ;)

Frases que gostei/ QUOTES COM SPOILER:

''_Devia agradecer o meu grande coração.
_Sim, papai!! - pág 11

_Devia me agradecer.
_Sim, papai. - pág 14

_Happy. Obrigado.
_Papai, por que está me agradecendo?'' :) :( - pág 68

''_Ele acabou dormindo depois que abriu a porta e, desde aquele dia, não acordou mais.'' -pág 69

PÁG 75 a 79 :( :)

'''Acho que fiquei com pena do corpo daquele cachorro que foi levado a um terreno desconhecido e enterrado sozinho ao lado de um carro.''

AAAAAAAA A PÁG 124 AAAAAAAAAAAAA :)

Nota: 5/5 + Favoritado

juliaarcheron 07/07/2023

"O que eu fiz por ele? Devia tê-lo amado sem medo."
Esperava uma história fofa tendo um cachorro como protagonista e narrador, mas recebi DEPRESSÃO no lugar disso. 'O cão que guardava as estrelas' conta a história do 'papai' e o Happy, cãozinho que narra a história. Após se divorciar, o 'papai' parte em uma viajem de carro para sua terra Natal junto com o Happy. As coisas vão ficando difíceis. A comida acabando. A gasolina acabando. O dinheiro acabando.
O mangá aborda o tema *luto* pelo ponto de vista do cachorro e depois pelo ponto de vista de um assistente social que descobre sobre o Happy e seu pai após o falecimento de ambos. Gostei muito da história, me emocionei do início ao fim e foi difícil conter as lágrimas.

Luana 05/07/2023

Emocionante
A linguagem mais simples possível expressando tanto sentimento que a vontade de chorar começa nas primeiras páginas.

Aila - @livrosue 05/07/2023

Emocionante
Que livro mais emocionante, sr antes eu já era apaixonada por doguinhos, agora sou o triplo. Esse mangá fala sobre a lealdade do cão com o ser humano.
Chorei e não foi pouco.

Vittoria13 21/06/2023

O cão que guarda as estrelas
Uma obra sensacional, nós trás personagens e sentimentos únicos.
Também trás consigo uma história que nos cativo do início ao fim, trazendo sentimentos onde nós leva a refletir aquilo que nos faz realmente feliz.

Danielle Bambace 09/06/2023

Doce e sensível
Um mangá bastante ambicioso, mas que se mostra, no fim das contas, doce. Possui perfil juvenil e talvez por isso me incomode uma certa inflexibilidade da figura masculina.

Sasa 09/06/2023

Emocionante ?
Já sabia que a história seria triste, mas não esperava que me tocasse tanto quanto me tocou

Pra quem tem ou já teve cães sabe que eles são nossa melhor companhia, sempre estão com a gente no pior e nos melhores momentos.. são nossos verdadeiros amigos..

Eduardo1058 05/06/2023

Bora chorar igual criança?
Uma leitura rápida, mas um soco na cara para quem tem o seu animalzinho de estimação.
Eu te garanto que nas 10 primeiras páginas você já vai estar com vontade de chorar
Nunca imaginei que um homem com seu cachorro é um carro em um campo de flores, me faria chorar igual um doido.

Paloma Costa 04/06/2023

Simplesmente lindo
Que história linda, cheia de camadas e reflexões! O livro já começa te dando um ?tapa na cara? e vai sendo lindo e triste do início ao fim. Chorei muito, a história é muito emocionante. Indico demais, é uma leitura rápida e super reflexiva e comovente.

Rafa 04/06/2023

Vale muito a pena
Tanto para quem curte e pra quem não curte mangá, é uma história ótima, muito fácil de te fazer despertar empatia.
Pra quem é ligado na cultura japonesa, vê bastante sobre isso, se torna muito interessante ver uma história voltada para a parte mais comum do interior e não tanto abordada. E pra quem não sabe tanto ou até nada, também consegue ver isso nas pessoas do Brasil.
Ter a primeira parte da história narrada pelo Happy te deixa, como o próprio nome dele diz, feliz, por mais que os momentos narrados sejam tristes.
E a segunda parte da história também te faz refletir bastante.
É uma narrativa linda e rápida de ler, ganhei de aniversário dos meus pais, recomendo para todos e agora preciso do segundo volume.

amandnnes 02/06/2023

Meu primeiro mangá
Fico feliz desse ter sido meu primeiro mangá. É uma história simples, mas tão envolvente e cotidiana. Lembrei muito dos meus gatinhos.

Leidiane Souza 02/06/2023

Amei
Aqui é contada a história de um homem e um cachorro que começam a viver uma aventura meio que sem querer.
E nos momentos mais difíceis o cão não o abandonou.
Não posso falar muito pra não dar spoiler, mas, recomendo muito.
É realmente emocionante ??

Carol 29/05/2023

Eu comprei pela capa e também pelo título. mas esse é o tipo de leitura que deveria vir com os gatilhos descritos, porque a história é linda, mas tu chora largado!