Guga, Um Brasileiro

Resenhas - Guga, Um Brasileiro

1 | 2 | 3 | 4

Thais 26/03/2024

Dedicação
Sensacional a escrita do Guga, um guri simples do início ao fim. A chave do sucesso é a dedicação, sempre estar disposto, lutando, competindo. Um homem de tirar o chapéu, não é a toa que chegou aonde chegou. Feliz de ter um cidadão como esse, como exemplo pra nação. Parabéns!!!!

Felipe1503 02/03/2024

O labrador humano!
Gustavo Kuerten, o Guga!
Essa biografia do grande jogador de tênis conta histórias e desafios desse que fez história no esporte.

Tiago Santos 26/12/2023

Inspirador
A biografia de uma lenda, um exemplo e uma inspiração pra todos nós Brasileiros.
Saindo de um lugar sem tradição no tênis e alcançando o primeiro lugar, com muitas batalhas e dificuldades mais sempre com muita determinação.
O exemplo vivo de como devemos ser perseverantes e sempre batalhar por nossos sonhos.

Eric.Nakasone 05/09/2023

Conhecendo mais do Guga
Uma boa leitura pra conhecer mais sobre o cara por trás da figura do Guga e os bastidores de suas conquistas.

Impossível não comparar à biografia do Agassi, que li há muito tempo mas guardo com carinho na memória. Acho essa um pouco inferior, mas o fato do Guga ser o grande ídolo brasileiro no tênis me deixou envolvido ao longo de todo o livro.

Marianna99 07/06/2023

Conta a história de um dos maiores tenistas que o tênis já teve, é muito bom,pois conta os obstáculos, dificuldades, momentos bons, sonhos e muitas outras coisas.

Edu Supertramp 04/02/2023

Um guri que dominou o mundo com carisma, humildade e simplicidade
Guga é simplesmente um dos maiores esportistas brasileiros de todos os tempos. Minha admiração por ele o coloca até mesmo entre os maiores do mundo. Um cara humilde que nunca perdeu a simplicidade mesmo sendo o número 1 do mundo. Sempre agarrado aos valores da família, galopou pelas quadras do mundo conquistando corações de todos que assistiam seu jeito menino vencendo gigantes sérios de outros países. Seus títulos e história são frutos de esforços e ousadia de menino que com o amor e apoio da família nos trouxeram muito mais para o esporte do que ele imaginava. Conhecer sua biografia só aumentou minha admiração por ele. Obrigado Guga por tudo que fez dentro e fora das quadras.

PS: Em 2001, com menos de 10 anos de idade, minha torcida pelo Guga era tanta que batizei o nome do meu cachorro de Guga.

Douglas211 05/10/2022

Guga - Um brasileiro - Um ser humano espetacular
Estou fazendo essa crítica alguns anos após ter lido, no entanto o livro me marcou tanto que ainda lembro bem.

O livro narra toda a trajetória não só do atleta, mas da pessoa Gustavo Kuerten e toda sua família. Claro que se você tiver vivido a época em que Guga foi campeão, vai conhecer boa parte de sua história e seu carisma, e até mesmo seu icônico sotaque catarinense.

Para quem é amante do tênis, vai conseguir entender um pouco mais do pensamento do jogador durante as disputas dos sets, o jogo psicológico e suas tomadas de decisões. No entanto para aqueles que não entendem muito, o livro não se estende nos jogos a ponto de ficar chato, visto que ele comenta os pontos chaves de partidas em sua carreira.

Os sacrifíicios e malabarismos feitos para que o Guga conseguisse chegar lá fora é surreal, uma história que representa bem o brasileiro e toda sua trajetória. Também vai contar muito sobre sua relação com seu treinador Larri Passos e seus longos treinamentos e decisões para chegar ao topo do mundo.

No final conta sobre suas lesões e as dificuldades para continuar e as indecisões que o assolavam. Mas mesmo com tudo isso, mostra como Guga jamais deixou de sorrir e ver o lado positivo da vida.

Apesar daqueles que conhecem sua história saberem que ele é um dos maiores esportistas brasileiro, é quase um crime a falta de reconhecimento que ele tem no Brasil. É hisória para virar filme, e até no filme iria parecer forçado o como ele chegou tão longe com os poucos recursos que tinha.

Já conversei com alguns tenistas amadores e sei que eles não chegarem a ler o livro, o que acho uma pena. Depois de ler os livros, vale a pena ver os documentários que tem no próprio youtube sobre as conquistas do jogador.

Nota 5 de 5, não creio que faltou nada no livro. Não ficou técnico demais a ponto de afastar o público geral, e nem deixou a parte técnica do jogo de fora.

Patricia.Cerutti 19/06/2022

Livro: Guga, um brasileiro
Autor: Gustavo Kuerten

Esse é um dos muitos livros auto-biográficos que li, mas o que mais me impressionou nele, é a sua luta diária contra e a favor do ténis.
Guga faz parte da recente história do esporte nacional, e lembro quando meu filho Gabriel adorava sentar na varanda do prédio e ver o pessoal jogando na quadra do clube. Ele dizia sempre: ?vai ver que pode ser um outro Guga?.
Neste período Guga dominava as transmissões esportivas das televisões brasileiras, pois havia ganho o mais importante dos prémios de ténis do mundo: Roland Garros.
Mas, para chegar até aqui, vocês acham que foi fácil? E que ele teve sorte?
Neste livro, Guga nos conta as memórias da infância, a difícil tarefa de ter que decidir que quer fazer todo o sacrifício com tanta pouca idade.
Com uma forte estrutura familiar, com uma base sólida, que sempre esteve ao seu lado, o apoiando, com um irmão mais velho que era sua inspiração, com um irmão mais novo que era sua grande paixão e com um treinador que era sua força, a história de Guga nos emociona e nos motiva a lutar por nossos sonhos.
O menino de cabelos encaracolados, sorriso largo, camiseta amarela, fora dos padrões do ténis, conquistou muito mais que os torneios internacionais do grand slam.
Ele conquistou um mundo de apaixonados pelo esporte e que se sentiam órfãos desde a morte de Ayrton Senna.
Ele é simplesmente, GUSTAVO KUERTEN DO BRASIL!!!!!

Para quem curte biografias, assim como eu, essa vale a pena ser lida e ser sentida. Conhecer o menino/homem que nos trouxe o sorriso fácil e o orgulho de ser brasileiro.

E você? Conhece e a história do Guga? Conte-nos o que acha dele e da sua história.
Para mim, esta história vale 5??.

?Vamos promover um mundo mais leitor!

Fabio 13/05/2022

O livro que resgatou minha leitura
O livro é bom, jogava tênis há alguns anos e ao receber de presente resolvi ler. Tem muitos anos, muitas coisas não lembro, mas graças a esse livro minha vontade de ler renasceu e pude enxergar melhor quem foi esse ídolo nacional que fez o impensável com as circunstâncias que tinha, se não tivesse sua lesão no quadril poderia ter feito ainda mais, disso ninguém tem dúvidas. Um livro para quem gosta de tênis e para quem acha o Gustavo super simpático e quer entrar um pouco na sua vida e pensamentos.

Luiz Miranda 11/12/2021

Gênio em campo minado
Esperava diversão ligeira, mas não uma epopeia de cair o queixo. Sério, algumas vezes eu quase chorei com as histórias de superação aqui contidas, o material é cinematográfico.

Imagine você sair de uma cidade com meia dúzia de quadras, num país de tradição quase zero no esporte, e aos 24 anos se consagrar como o tenista número 1 do mundo. Este arco eletrizante de ascensão e queda é narrado pelo Guga com a simpatia que lhe é peculiar, o cara é carismático e ponto final.

No entanto, nem todo o carisma do mundo sustentaria uma obra literária por si só, é aqui que entra o pulo do gato, aqui que muitos vão ficar surpresos: depois da sempre tediosa, porém obrigatória, passagem pelos primórdios do biografado, começa uma montanha russa de confrontos explosivos contra Kafelnikov, Agassi, Norman, Corretja, Ivanisevic, Rafter, Henman, Safin, Moyá, Ferrero, Sampras, Federer...ufa, é pra tirar o fã de tênis do sério.

Eu, que acompanho bem superficialmente o circuito ATP, confesso que tinha uma visão diferente da carreira do Guga. Na minha ignorância ele era um cara que num lance de sorte chegou ao topo e depois caiu. Estava REDONDAMENTE enganado, ele chegou onde chegou por meio de uma trajetória de talento e superação inacreditável. Em 97 já era número 14 do mundo, em 99 número 5, 2000 número 1, 2001 número 2, 2003 número 19 e em 2004 número 40. Foram 8 anos na elite do tênis mundial, 20 títulos de simples, 3 Grand Slams, 1 Masters Cup (hoje se chama ATP Finals). O cara foi GIGANTE e eu não sabia! Único a vencer Sampras e Agassi no mesmo torneio.

E não é só, ele poderia ter ido muito mais longe se não fosse a maldita lesão no quadril, que o impediu de jogar no melhor nível e por fim o aposentou. Não sou de chorar, mas fiquei com nó na garganta das batalhas titânicas nas quadras, no absurdo jogo mental, e claro, nas dores do fim da carreira.

Eu já gostava do Guga, depois disso aqui o cara virou meu ídolo. Um dos melhores livros que li este ano.

4,5 estrelas

Thiago Toscano Ferrari 09/12/2021

Um exemplo dentro e fora das quadras!
Muitos de nós não imaginamos o caminho que leva um ídolo do esporte em chegar ao topo da carreira! O Guga descortina sua trajetória, suas conquistas e os bastidores de sua vida privada, ante a chegada ao topo, sua limitação física e despedida do tênis! O seu caminho no desenvolvimento social e propagação do esporte, através do seu instituto, que é o resultado de uma grande qualidade de uma pessoa preocupada com a inclusão! Uma biografia que é impactante e recomendo a leitura!

Moya2 10/10/2021

Uma de nossas maiores estrelas esportivas
O livro relata a vida inteira do Guga, desde seu nascimento até o fim de sua carreira.
Mostra todas as dificuldades que cerca dos 90% dos atletas brasileiros passam.
Mesmo assim, com todas limitações, falta de apoio, falta de estrutura e contando apenas com sua família, treinador e algumas poucas e corajosas empresas ele levou seu sonho à cabo.
Se tornou número 1 do ranking da ATP contra todos indicativos e hoje está no Hall of Fame do Tênis Mundial.

Um excelente atleta, um ser humano fantástico.

João 12/09/2021

Guga é gigante
Este livro nos mostra como o Guga é um ídolo tão grande e importante para o Brasil como Pelé ou Senna. O cara trouxe o tênis para um outro nível. Eu mesmo fui influenciado por ele quando criança a começar a jogar tênis, desde então meu esporte favorito. Muito legal reviver todas as suas conquistas. Da pra ter uma ideia de como é a mente de um campeão e como ela evolui ao longo do tempo.

Como ele mesmo diz, ganhar Roland Garros em 1997 foi uma das coisas mais improváveis que aconteceu. Porém, muito mais que merecido. Ganhou de 3 ex-campeões durante o torneio.

Uma pena ter sofrido a lesão no quadril que diminuiu seu nível de jogo, impossibilitando de jogar em alto nível por mais tempo. Se não fosse isso, tenho certeza de que ganharia muito mais títulos como Roland Garros e o Master Series, hoje ATP Finals.

Vanderlei.Valentim 10/07/2021

Guga, o Brasileiro
Livro conta uma narrativa de um brasileiro onde na dificuldade e na adversidade conseguiu vencer. Em um esporte que é pouco conhecido no país e de elite.
Livro conta sua história desde criança e seu percurso pra chegar ao topo do tênis mundial.
Livro super recomendo pra conhecer esse brasileiro chamado Guga.

1 | 2 | 3 | 4