O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Naldo.Vieira 19/08/2023

Ainda digerindo
Li o livro so na espectativa de descobrir o que realmente aconteceu a mãe de Sam, não ficou bem claro pra mim. Na capa diz que tem uma reviravolta desconcertante, achava que seria isso, mas fiquei surpreso sim com o final, apesar de não ter nenhum indício no livro, pelo menos eu não notei, rsrs.
Leitura boa, não sei se indico.

Patrick.Lima 04/09/2015

Inesquecível
Depois que você terminar, com certeza vai reler com outros olhos!! Surpreendente. O melhor livro que li até hoje!

iammoremylrds 10/09/2020

é um livro simplesmente perfeito

Sabrina697 23/03/2023

Melhor livro que já li
Nunca um livro me prendeu tanto. No final eu não acreditei e tive que voltar umas páginas para poder entender. Tive uma ressaca literária intensa. Se alguém tiver uma dica de leitura parecido com este livro pode me indicar por favor 🙂.
Pumps 03/05/2023minha estante
Terminei de ler agora e sinto que vou ter uma ressaca difícil de combater...que reviravolta! Totalmente imprevisível!

Maria Teresa 08/05/2015

A história é deliciosa. Parece filme de sessão da tarde que você não quer que acabe. O final é surpreendente e você se pega perguntando: "como eu não percebi isso". Recomendo e muito
day 15/06/2015minha estante
comecei a ler^^

Daiana 17/04/2021

Impactante
Esperei alguns dias para escrever essa resenha. Não sei o que escrever. As palavras fogem ao tentar explicar o que é esse livro, mas vamos lá.
De cara você imagina uma história bem fofinha parecida com aqueles filmes de sessão da tarde que trazem a história da infância de três amigos. Mas o desenrolar dessa história é fantástica.
Cheio de tramas e mistério que as crianças resolvem e que vão deixando o livro cada vez melhor. Juro que demorei a pegar gosto pelo livro. Mas quando as tramas começam a surgir é quase impossível de larga-ló.
E o final?? Senhor, é supreendente. Não leia as últimas páginas.
Quando eu cheguei ao final fiquei tipo assim: "Não? Não é possível." E ainda estou em choque. Nunca consegui reler nenhum livro, mas esse, depois daquele final, não vai ter jeito vou ter que reler para tentar juntar o que perdi.
Descreveria esse livro dizendo: "É perfeito!"
@o.livreiro_ 19/04/2021minha estante
Sam?

06/09/2016

Gostei!
História simples e com um final em que você fica: Hãm? Quê? E volta as páginas pra ver o que deixou passar rs... Recomendo!

Gra 07/12/2020

O livro é apaixonante, muito saudoso, cheio de momentos mágicos e delicados, vai dês da infância até a vida adulta de Sam, Billy e Miranda. Uma amizade que o tempo não destruiu.

xxl.05 28/06/2021

fui totalmente enganada por este livro me senti uma palhaça quando terminei

aguardo uma edição com uma capa bonita, capa com gente é tenebrosa dkshfjd

Carol 31/05/2022

Sensacional
Que livro surpreendente. Comecei a ler a partir de uma indicação e do meio pro fim o livro fica muito bom e o final te pega de surpresa. É sensacional!

Valéria Cristina 13/05/2020

Surpresa
O livro é lírico, mas seu final guarda um desenlace surpreendente!!!

Ana Ponce 05/02/2021

UOU
Essa foi uma indicação para o projeto Agente de Viagem Literário. Projeto no qual eu leio livros indicados por vocês, então caso tenha uma indicação, tem uma foto liberada no Instagram apenas para isso, é só deixar nos comentários.

Mas afinal de contas, do que se trata esse livro? A história é narrada em primeira pessoa por Sam, órfã que vive numa granja, após perder sua mãe quando tinha apenas 1 ano de idade em um misterioso acidente.

Através de uma narrativa tranquila, fluída e envolvente, acompanhamos a infância de Sam, com seus melhores amigos, Billy e Miranda, suas brincadeiras, suas aventuras, suas descobertas e crescimento. Também acompanhamos eles na vida adulta e como os acontecimentos da infância influenciaram a vida dos três.

Ao longo da narrativa tem os alguns acontecimentos e mistérios, que prenderam minha atenção e interesse, mas nada espetacular, ou diferente do que já não tenha lido em outros livros, havia sido uma boa experiência, uma leitura agradável, mas nada fora do normal. Talvez avaliasse o livro como 3 estrelas ou três estrelas e meia.

Isso até chegar ao último parágrafo, sim, na última frase do livro o autor consegue muda tudo! Com uma frase o autor nos faz colocar toda a história sobre outra perspectiva e refletir sobre conceitos preconcebidos que estão arraigados em nossa sociedade.

Tive que ler de novo alguns trechos para poder ter certeza do que tinha lido e não tinha perdido nada, procurar post comentando sobre – enfim, surtei. Me senti uma idiota, uma tonta mesmo. Como pode um autor fazer isso?

Então, super recomendo a leitura, mas não procure saber sobre o final.

Thais 01/08/2021

História linda, tocante e com final surpreendente!
Logo no prólogo eu já fiquei encantada como a história estava sendo contada e o que me aguardaria no decorrer dos capítulos. Muita emoção e amor com riqueza de detalhes, barrada na 1ª pessoa, por Sam Jackson.
Assim, fui me apaixonando pela forma de escrever deste autor argentino que eu nunca tinha ouvido falar e já considero. Relatando de forma extraordinária a amizade fiel e apaixonante de 3 crianças que à partir das aventuras vividas durante as férias de verão, criam laços para a vida toda. Me fez viajar no passado e tbm me transportar pra dentro deste romance. Fiquei com coração apertado de ansiedade pra saber como seria resolvido cada situação que eles se envolviam.
E o final? Ele foi surpreendente! A última frase me deixou completamente perplexa e de boca aberta, rindo como uma boba. Mexeu comigo e me fez pensar em tudo que tinha lido até então e analisar toda a trajetória desse triângulo.
Recomendo muito, se joguem!

mush 20/09/2021

Incrível
Nossa eu li esse livro uns anos atrás, da biblioteca da minha escola, mas eu claramente não tava preparada pra ele.
Me marcou muito, porque ao mesmo tempo que eu amei, também tem cenas muito fortes, que me atormentaram bastante na época.
Eu quero reler algum dia, mas provavelmente não vai ter a mesma mágica (e o trauma) da primeira vez que eu li.