A Menina Que Tinha Dons

A Menina Que Tinha Dons M. R. Carey

Resenhas - A Menina Que Tinha Dons

Amanda 26/08/2016

” ESTÁ TUDO BEM – DIZ ELA. – EU NÃO MORDO”

O livro conta a historia de Melanie, uma menina que vive numa intensa luta entre seu instinto selvagem incontrolável e seu amor por sua professora.

O cenário se passa em um mundo distópico vinte anos após ser devastado por Zumbis, um fungo que se espalhou pela humanidade que transformava os seres humanos em famintos. A historia se passa em uma base onde abrigava crianças superdotadas portadores do vírus, mas que reagiam de uma forma diferente que os outros famintos. São especiais por poderem pensar, falar, ler, escrever e amar.

Melanie e seus colegas de classe pensavam ter uma vida normal , apesar de dormirem em celas e serem amaradas em cadeiras de rodas , assistiam aulas, aprendiam e ouviam historias. Melanie é uma menina muito inteligente e sonhadora e esse era o único mundo que ela conhecia. Havia muitas questões que Melanie não entendia, mas estava prestes a descobrir, que não era só uma simples criança e sim a predadora, faminta que havia dentro de si. Após um ataque a base, Melanie, Sra Justineau, a cientista Caldwell e sargento Parks lutam pela sobrevivência e enfrentavam as desavenças de seu grupo. É uma história emocionante, com muitas aventuras e descobertas.

Quando peguei o livro para ler pensei que se tratava de mais uma historia sobre zumbis, mas a historia começa contando como era a vida de crianças que viviam em jaulas, eram amaradas e arrastadas por cadeiras de rodas, se alimentavam uma vez por semana e tomavam banho com uma espécie de liquido químico, que parecia ser muito ruim pois ardia os olhos e a garganta. No início tanto o leitor como a personagem Melanie não sebe realmente o que é ou o que realmente se passa em seu mundo. Ai comecei a pensar são só crianças porque recebem esse tipo de tratamento?

O livro tem essa difícil relação da imagem de crianças com aquelas carinhas doces e inocentes e que na verdade podem ser monstros e perigosos. É emocionante o controle e a força que Melanie tem que ter para se controlar e manter a professora Sra Justineau em segurança, o amor que ela tem pela professora apesar de seu instinto de faminta é muito bonito.

Valeu muito a pena ler e conhecer essa outra face, muito diferente das historias já contadas sobre zumbis. O livro é muito bom, interessante, envolvente do começo ao fim.

Deise 28/08/2016

A menina que tinha dons
A Menina que Tinha Dons abre-se nos apresentando o cotidiano de Melanie, numa narrativa magistral em terceira pessoa. Melanie é uma criança de 10 anos, que vive em uma prisão militar. Sua rotina consiste em acordar, passar por um procedimento onde ela é presa em uma cadeira de rodas e então transportada para uma sala de aula.
Os demais alunos estão na mesma posição que ela. Os guardas, professores e médicos tem muito cuidado perto das crianças, ninguém os toca diretamente. Na sala de aula eles aprendem os conteúdos normais de uma escola, mas as crianças sabem que existe uma vida diferente, mais livre.
Fora dessa prisão, Melanie sabe que existe uma cidade protegida que ela sonha em um dia morar. Também sabe que lá fora existem perigos que sua mente tem dificuldade de assimilar. Famintos. Esses seres caçam e matam as pessoas, e todos temem verdadeiramente esse predador.
Melanie deseja um dia poder viver em segurança nessa cidade com a professora Justineau. Essa professora em particular encantou nossa protagonista, que espera ansiosa por suas lições.
Aos sábados, as crianças ficam presas em suas celas durante o dia todo ouvindo música alta, para impedi-los de conversar entre si. Aos domingos, eles recebem sua refeição e um banho, e esse é o dia que a Melanie mais detesta.
Toda essa rotina muda quando duas das crianças são enviadas ao laboratório e não retornam. Melanie não gosta das mudanças da rotina, pois ela não sabe o que esperar delas. Seu cotidiano é seguro, pois ela sabe o que vai acontecer e está preparada para isso. E tudo piora quando então ela é a enviada ao laboratório.

Que corrida alucinante! O livro é cheio de ação, e a todo o momento somos surpreendidos. O livro é brilhantemente construído, seus personagens críveis e a evolução do enredo excepcional.

Quando o autor está focado na Melanie, sua narrativa se adapta ao vocabulário de uma criança. Seu raciocínio e sensações são transmitidos de acordo com o que se espera de uma criança que não sabe o que é e que está se descobrindo. As repetições de palavras são comuns, mas nos dá uma visão esplendida da evolução dessa personagem meiga e cativante, e que vem surpreendermos a cada virada de página. Impossível não se apegar a Melanie.
O mesmo pode ser dito dos demais personagens. A Professora Justineau, a Dra. Caldwell, o sargento Parks e o Soldado Gallagher são tão bem construídos e a narrativa acompanha exatamente o perfil de cada personagem, transformando a leitura numa imersão total. O sonho ficcional não se quebra, criamos empatia com todos os personagens, pois nos sentimos próximos de cada um deles.

Leitoras Democráticas 29/08/2016

[Resenha] A Menina que tinha Dons - M. R. Carey | Editora Fábrica231 (Rocco) |
Já faz alguns dias que eu terminei a leitura e estou até agora tipo: geeeeeente, gente!!!Que livro é esse?!!! Desde que o vi pela primeira vez eu já o quis e só sosseguei quando o consegui e digo que valeu muito! O livro é maravilhoso.
A história se passa na Inglaterra e o autor não especifica em que ano, mas há vinte anos toda humanidade (ou quase toda) foi dizimada por uma pandemia de origem fúngica que transformou/transforma todos os infectados em zumbis. A origem da patologia apresentada pelo autor é bem criativa e muito bem explicada com incríveis detalhes que eu quase acreditei que era possivel isso acontecer pois esse fungo realmente existe, o Ophiocordyceps unilateralis, mas no nosso tempo ele só ataca a uma espécie de formiga. E espero que assim continue,rs.
Quando eu vi o título pela primeira vez jamais associei que o tema era sobre apocalipse zumbi, até porque eu não sou muito fã desse assunto. Mas muito felizmente eu fui surpreendida! Me apaixonei logo nas primeiras linhas pela Melanie, a garota dos dons. Esse título é por que ela adora mitologia grega das aulas da sua professora favorita, a Srta. Justineau e gostaria que seu nome fosse Pandora (O nome Pandora tem origem na união dos elementos gregos pan, que quer dizer “todos” edoron, que significa “presente”.) Depois que eu entendi isso, sobre esses dons, que ela não era nenhuma X-men! kkk.
Os humanos infectados passaram a ser chamados de “famintos” pela relação à fome que sentiam ativada pelos odores humanos e por se alimentar de humanos saudáveis. Melanie é uma criança, sua rotina, porém, difere em muito do que estaríamos acostumados para a idade que ela tem. Ela vive isolada numa pequena cela com uma cadeira e uma pequena janela com grades. Todos os dias, depois de amarrada e amordaçada, ela é levada para ter aulas com outras crianças que são igualmente presas aos seus assentos. Ela com toda sua inocência não entende o porquê desse tratamento diferente. O que ela sabe que de vez em quando alguns são levados para outro lugar e nunca mais voltam. Sua vida tem uma reviravolta quando é a vez dela ser levada para um lugar que ela nao tem a menor ideia de onde seja.
Essas crianças que são levadas, vão para serem "estudadas" pela Dra. Caldwell, que pra mim é a vilã do livro e não os zumbis,rs. E quando chega a vez da Melanie a base é invadida por famintos e escapam Melanie, sargento Parks, dra.Caldwell, um oficial militar e sra. Justineau, a professora adorada da garota.. Melanie descobre nesse momento que é um deles, uma faminta que pode colocar em perigo todos ao seu redor e é a parte mais emocionante do livro. Ela tem uma luta individual que é não machucar principalmente a Srta Justineau pois ela prometeu que cuidaria dela.
Eu quase chorei lendo esse livro. Melanie mexeu realmente com meu corassaum. A dura crueldade da situação, a lógica fria por trás da sobrevivência, a própria contaminação e solução foram surpreendente e o final do livro foi muito inesperado! Não passou pela minha cabeça que fosse assim. Só digo que estou até agora sem querer me desapegar dele. Não comecei outro até agora. Leiam minha gente, vocês não vão se arrepender. Virou meu segundo livro favorito, tá coladinho com Silo meu favorito!

site: http://leitorasdemocraticas.blogspot.com.br/2016/08/resenha-menina-que-tinha-dons-m-r-carey.html

raposisses 31/08/2016

meu livro preferido sobre zumbis até agora
A Menina Que Tinha Dons tem como base temas bastante comuns à histórias de zumbis, todos tópicos que já vimos antes: a invasão zumbi como uma epidemia causada por um vírus, crianças aparentemente imunes, até os personagens são encaixados em Tipos Comuns (o militar que se recusa a enxergar os zumbis – e as crianças – como humanos, a cientista que se importa mais com resultados do que com morais, e a professora que serve com o núcleo moral da história). Mas o maravilhoso desse livro está em como o escritor pega esses clichês e os transforma em algo novo, levando a história a lugares totalmente inusitados. Esse é um livro mais psicológico do que de aventura/horror, então os leitores que entrarem nessa história esperando muito sangue e cérebros voando ficarão decepcionados. A Menina Que Tinha Dons é na verdade uma história sobre o caminho da humanidade, e a reviravolta final oferece uma possibilidade incrível para o nosso fim.

site: raposisses.wordpress.com

Lora 08/09/2016

Não podia ser melhor!
A menina que tinha dons é uma obra feita pelo mesmo roteirista de X-Men e Hellblazer, então, podemos dizer que as expectativas quanto ao enredo e a história são, no mínimo, grandes.
Logo no começo nos deparamos com uma história repleta de crianças num lugar que, até então, é bem diferente do que costumamos imaginar. Nos primeiros capítulos, a rotina dos personagens é metodicamente descrita e milhares de perguntas surgem em nossas mentes. “O que as crianças fazem ali?” “ Para que serve esse lugar?” “Qual o sentido dessa rotina?” Essas, entre outras, são algumas das coisas que pensamos.
Até a metade do livro, ainda estamos rodeados de perguntas mas, quando a história dá uma reviravolta inimaginável, 90% vai embora, nos deixando apenas com a ansiedade de ler cada vez mais.
Seguindo em frente, nos deparamos com um ambiente hostil, onde ninguém confia em ninguém, e alguns estão apenas preocupados com o próprio umbigo......

Continuação no blog :D

site: http://fonteliterarias.blogspot.com.br/p/livro-do-mes.html

Mauricio.Tavares 29/11/2016

Tocante
Ele é emocionante, ver a perspectiva de uma criança desse mundo zumbis foi o que mais me atraiu o livro.

Danila.Rocha 03/12/2016

Gostei muito principalmente por ser uma temática que me agrada bastante e por ser retratada pelo olhos de uma criança, algo novo pra mim. Complicado qdo você precisa tratar um ser que significa inocência como uma ameaça a sua vida. Embora o livro estagne em algumas partes, no geral é muito bom.

Ingrid.Oliveira 19/09/2018

SENSACIONAL!!!
Eu simplesmente AMEI esse livro! Fiquei fascinada desde que li a sinopse e não teve um único trecho do livro que eu não adorasse!

Uma história contada de tantas maneiras, mas que, ainda assim, foi original o tempo todo. Os personagens são cativantes e eu me senti na pele de vários deles em diversos momentos. Top 10 do ano, sem sombra de dúvidas! E, de repente, até o fim do ano suba para o Top 5.

mayara.marinheiromartinelli 03/10/2018

Mitologia zumbi!!
Primeira vez q leio um livro que se preocupou em explicar como funciona a infecção zumbi , como aconteceu , como o patógeno age , qual o futuro da humanidade e toda a ciência por trás da entidade zumbi!! Era tudo o q eu sempre quis, eu como uma bióloga sempre ficava curiosa mais sobre o curso da praga do q com a sobrevivência humana e esse livro fez isso magistralmente!!

Dalila Mara 23/04/2019

Adorei!
O fim é completamente fora do que eu imaginava, acabou superando minhas expectativas pra um livro de zumbi.

Ramera 19/06/2019

From Twitter
Quem diria que de um cenário apocalíptico sairia uma trama que muito se aprende sobre nossas próprias histórias.
Apesar de não ser um tema que me prenda, tive ganas de terminar rapidamente o livro, que me brindou com um final emocionante e inesperado!

Veronae 12/08/2020

Uma aventura zumbi?
Estava com esse livro há alguns meses na estante e resolvi dar uma chance, ele se provou totalmente ao contrário do que é esperado em uma ficção científica quando o assunto são meio-mortos. Em alguns capítulos a escrita se tornou realmente cansativa e pesada nos termos empregados, mas temos um enredo cativante e personagens que ficamos apegados; sejam por suas bondades, crueldade, dilemas morais e ingenuidade do conhecer um mundo destruído que não deixa de ser fantástico.

murilords 15/10/2020

No início estava achando muito arrastado e monótono, mas depois de algumas reviravoltas o livro me prendeu e gostei bastante.

Felipe Mello 26/10/2020

Um livro ok que teve uma excelente adaptação!
OBS: Como assisti primeiramente a maravilhosa adaptação de 2016, a comparação com o livro será inevitável!

Mike Carey desenvolve sublimemente os seus personagens e acerta em seu ritmo na maioria dos capítulos, uma vez que os seus intrínsecos dilemas foram muito bem apresentados e encachados ao longo de sua jornada(o passado da senhorita Justineau pegou-me completamente de surpresa), pois, a relação materna entre a Melanie e a senhorita Justineau foi impecavelmente construída, mas enquanto o filme tinha acertado em manter o tom de mistério sobre a infecção, com algumas explicações bem pontuais, o livro destrói completamente a tensão que deveria ser criada pelos famintos com os expositivos e monótonos capítulos da doutora Caldwell, pois, é justamente o desconhecido que me atrai do gênero horror/zumbi, visto que a obra também pecou com algumas equivocadas decisões(a burrice do Gallagher foi simplesmente inaceitável, como ainda estão tentando entender a razão dos lixeiros estarem nesta história). Pois, a desnecessária correria final nos seus últimos capítulos apenas me fez ficar completamente entediado enquanto que o terceiro ato do filme tinha me feito ficar preso na cadeira de tanta tensão.