Paris é uma festa Ernest Hemingway

Resenhas - Paris é uma Festa

Geórgia 28/11/2023

A Paris de quando éramos muito pobres e muito felizes
Hemingway nos transporta nesta autobiografia para a boêmia Paris dos anos 1920, nunca visitei a cidade e mesmo assim me senti andando por cada beco descrito e visitando cada casa,bar e afins. É uma verdadeira experiência imersiva e sinto que foi esta uma das inspirações de woody Allen para seu ?meia noite em Paris? ( fui rever depois da leitura e encontrei muitas semelhanças, apesar do filme romantizar bem mais).
Paris é uma festa expõe os excessos e faltas da época , a cultura fervendo e a pobreza extrema? Hemingway conta de seus encontros com Gertrude stein, Scott e Zelda Fitzgerald, james Joyce ? seus primeiros contatos com a literatura russa graças a dívidas em livrarias, os dias de fome e moradias improvisadas e tudo que a pobreza o submetia.

É uma leitura fascinante!

Agatha.Uchoa 16/11/2023

Não é um romance. São fragmentos de memória de Hemingway de quando morava em Paris na sua juventude.
Isso por si só não significa que não seja bom, apenas que não prende tanto a atenção de um leitor de romances desavisado rsrs

Dorothy.Guerra 13/11/2023

"Paris é uma Festa" é uma obra autobiográfica de Ernest Hemingway, que transporta os leitores para a Paris dos anos 1920. O autor compartilha suas experiências, destacando a atmosfera artística e cultural da época, os encontros com outros escritores e artistas, e sua própria jornada na cidade luz. Hemingway tece uma narrativa envolvente, imortalizando Paris como mais do que um local, mas sim uma celebração da vida e da arte.

Sylvia 05/11/2023

Que leitura agradável! Que livro gostoso de ler!

Leve, fluido, muito fácil de se acompanhar!

Excelente!

Jmch 04/11/2023

Hemingway comenteu suicídio em 1961. Este foi seu último livro, uma publicação póstuma... "e foi depois de ter escrito estas evocações de Paris, repletas de terna candura, quando recapturou, durante algum tempo, a felicidade perdida, o gosto da descoberta e da invenção, que Hemingway colocou na boca os dois canos de seu shotgun e se despediu de nós: not with a whimper, but with a bang".

Esse livro me pegou de surpresa, porque não tinha a miníma ideia sobre do que ele se tratava. E foi logo de início que descobri essa informação sobre a morte de Hemingway - visto que não sabia disso - e acabou fazendo total diferença na visão que tive enquanto o lia.

"Paris é uma festa" é um livro sobre memórias, sensações, encontros e despedidas escritos em tom de saudade, ironia e amor; sobre o período em que o autor morou em Paris, na década de 20. Além do mais, é um livro diferente dos demais da obra de Hemingway; aqui entramos em contato com o seu sentimentalisto. E tem sobretudo narrativas belissímas, que não fosse apenas a melancolia de ler sabendo de seu contexto, ainda seria emocionante.

Li esse livro desejando que nunca chegasse ao fim. Essas recordações tão vivas, essas memórias, só me fizeram pensar o tempo todo em: como alguém conseguiu escrever coisas como estas em um momento onde seu estado físico e mental se degradava??

Pêpe 31/10/2023

Único livro que li de Ernest Hemingway, e me levou a uma Paris de 1920, quando o mundo se abria aos seus amigos anônimos e a pessoas famosas onde ele cita vários.
É um momento do autor onde ele nos mostra Paris nostálgica, seu intelecto, repleta de eterna candura.
Mas também tem um escritor anônimo, sem grana e com uma vida comum.
Sim Paris é uma festa, até para Hemingway.
É muito bom.

Sabrina Tamelini 26/10/2023

Paris é uma festa
Esse foi meu primeiro livro do Ernest Hemingway.
Nesse livro autobiográfico, o autor revela sua vida, suas impressões e experiências na cidade de Paris, aos seus 22 anos. Período que descobre os clássicos da literatura, e conhece pessoas como Gertrude Stein, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald.

Jurubeba1 16/10/2023

Comprei o livro em um sebo comecei a ler sem imaginar sobre o que seria e acabou se tornando em um rico diário sobre a vida do autor em Paris!

É impressionante como ele conseguiu me levar junto com ele em todas as suas aventuras e eu de fato me senti vivendo lá.

E por mais que eu tenha começado me sentindo perdida, a história foi crescendo a cada página que virava a ponto de deixar um vazio no peito quando finalizei! É de fato uma leitura muito aconchegante :)
Beatriz 16/10/2023minha estante
estou com esse livro na estante há anos mas sua resenha me fez (finalmente) ter vontade de ler :)

Lorena 09/10/2023

O leitor escolhe o tipo da viagem
É um livro para quem apenas quer conhecer os os locais mais frequentados pelos escritores dos anos de ouro. Mas, para quem quiser uma viagem mais elaborada, pode acompanhar o pensamento de Hemingway sobre o comportamento de outros intelectuais e e até sobre a forma como o próprio autor se percebe naquele contexto. É um livro de memórias que nos proporciona o privilégio de fazer uma viagem no tempo junto de um dos mais escritores da literatura mundial...

Ronaldo 07/10/2023

Praticamente um diário
Hemingway tem um estilo muito particular. É o segundo livro que leio dele. Não são ruins, longe disso. Assim como ?O Velho e o Mar?, ?Paris é uma Festa? é quase um diário, mas sem a carga de dramaticidade daquele.

É um documentário escrito, que é bastante interessante por relatar (sim, relatar) encontros do autor com personagens e artistas históricos na Europa.

Longe de ser inesquecível, o estilo de Hemingway é pragmático. A leitura do texto é simples e fluida justamente por essa característica do autor.

Ainda quero ler o ?For whom the bell tolls?, mas creio que pararei por aí com o americano. É objetividade demais para a minha alma.

mimperatriz 07/10/2023

Paris é uma festa
É uma leitura deliciosa. Um clássico que estava na minha lista há tempos e finalmente foi para outra lista: a de ?lidos e favoritos?.

Ernest Hemingway conta seus anos de expatriado em Paris da década de 20. Conta um pouco da sua rotina de escrita, dos bares que frequentava, dos vícios que tinha e principalmente dos amigos que fez nesse período.

Cita, portanto, Gertrude Stein, Ezra Pound, Scott Fitzgerald, James Joyce, T. S. Eliot entre outros formidáveis que faziam parte da famosa geração perdida.

A simplicidade da escrita de Hemingway me levou a Paris. Parece bobo, mas realmente me senti caminhando nas ruas e ruelas de Paris ao lado de Hemingway e seus amigos, num período muito especial!

Aliás, assisti novamente Meia-noite em Paris - justamente quando comecei a ler Paris é uma festa - e foi delicioso! Gostei ainda mais do filme.

Sim, vale muito a leitura!!

Erik96 21/09/2023

Uma visão do todo
Sem dúvidas a reputação é verdadeira, Hemingway escreve muito bem e de forma muito fluida. É interessante ver a visão dele sobre outras grandes nomes da literatura.

Karina.Calheiros 12/09/2023

Fazia tempos que um livro não me arrebatava assim. Foram dois dias lendo em todo lugar e em qualquer tempo livre. E simplesmente se tornou um dos melhores livros que já li. Me sentir caminhando com Hemingway nas ruas de Paris, admirando os quadros no Louvre, escolhendo os próximos livros a serem alugados na Livraria de Sylvia Beach, esquiando na Áustria... A escrita de Hemingway é simples, envolvente e levemente engraçada. Estou ansiosa para ler os outros livros dele ??

Gigio 28/08/2023

Uma delicia
Adoro ler os livros de Hemingway e esse é uma delícia, um verdadeiro prazer, simples, encantador e aconchegante.

Heitor 18/08/2023

O vírus do escritor
Tal qual resfriado, se você não toma cuidado pega que é uma beleza! e aqui é inevitável. passear com hemingway, pelas ruas e cafés de paris dos anos 1920, acompanhado de certas figurinhas quase nada conhecidas, assim, de amizade íntima, atravessando almoços e vinhos e mais vinhos e vinhos, paris é uma festa, com medalha de honra para a cidade, mas, tratando-se de livro, é a leitura que fará você fechar as páginas e pensar: ?e se eu tirar da gaveta aquela ideia para um conto que certa vez eu tive, mas nunca escrevi, que é que me aconteceria??. uma decisão corajosa que, mesmo por breves instantes ou um dado período de certo êxtase, todos deveriam tentar, visto que: literatura é história de gente.