Paris é Uma Festa

Paris é Uma Festa Ernest Hemingway

Resenhas - Paris é uma Festa

Luciana 05/07/2018

Para conhecer um pouco da vida de Hemingway!
É um livro fácil de ler, que conta um pouco da história do escritor, durante sua estada em Paris!

Julio.Argibay 22/08/2018

INACCROCLIABLES
Paris eh uma festa.

Neste livro Papa Hemingway relata sua passagem em Paris nos anos 20, após sair do Canadá, abandonar o jornalismo e tentar viver apenas como escritor de romances. No início da obra ele até descreve como se desenvolve uma boa estória, quanto ao ritmo e tal. Nessa época ele relatada no livro que era muito pobre, já estava casado e tinha um filho. Vivia de alguns poucos contos que vendia para algumas revistas alemães, etc. Passava alguns dias até com fome, fato que o ajudava a compor personagens mais densos, segundo ele mesmo. Bebia que nem uma caipora: whisky, champanhe, vinhos e tudo que pudesse fazer a cabeça. O autor, apesar da pobreza, pelo que eu percebi, aproveitou bastante este período: comeu bem, foi a diversos museus, acompanhava de perto as corridas de cavalo e escrevia nos diversos cafés da cidade. Conheceu muita gente - escritores, críticos, pintores, etc e leu bastante, principalmente, os autores russos: Tolstoy, Dostoiesvski, Tchekov, Turgueniev, além de Joyce, este americano, e outros escritores. Aqui, destaca-se a amizade com Scott Fitzgerald, seu temperamento difícil, conforme o autor descreve, e seus problemas com a sua esposa, que veio a enlouquecer mais tarde. Papa encerra o livro nas férias de inverno na Áustria, mas já não demonstra o mesmo entusiasmo que antes. Para quem curte este autor, acho interessante aqui lincar esta obra com o filme ? Papa Hemingway, um dos meus prediletos, onde o escritor eh descrito como um homem, maduro, rico, bem sucedido, um pouco antisocial, com crises de criação, depressivo, impotente e com uma atuação política intensa, pois estava envolvido na Revolução Cubana e morava em Havana, na época. Talvez estes sejam os motivos que o levaram a um final de vida tão apoteótico.

Dea 02/02/2020

Paris é uma festa
Livro gostoso de ler, me transportei para Paris durante a leitura.

Ro 09/02/2020

E vinho faz mal?
“Paris é uma festa” é uma autobiografia na qual o Hemingway se deixa, saudosamente, devagar pelas ruas parisienses quando ele ainda era jovem e aspirava viver apenas da sua escrita literária. Através da condução habilidosa do autor, conhecemos figuras importantes da literatura que estiveram em contato com o Ernest e a sua esposa, Hadley (o Fritzgerald faz parte da minha passagem favorita). O livro é basicamente composto de pequenos contos que nos apresentam, pontualmente, alguns cenários importantes na formação do Hemingway como escritor. Seja pelas críticas que seus amigos faziam ao seu material, ou as leituras emprestadas na Shakespeare and Company.
Foi um livro muito gostoso de ser lido. Me fez muito querer estar presente nas empreitadas dos artistas que desfrutavam da boemia parisiense.

Aldeizia 29/08/2020

Para se ler com uma taça de vinho
"Paris vale sempre a pena e retribui tudo aquilo que você lhe dê. Mas neste livro quis retratar a Paris dos meus primeiros tempos, quando éramos muito pobres" Tatie.
Decidi que eu amo esse homem, "O velho e o Mar" entrou para os meus preferidos da vida, e "Paris é uma festa", (que comecei a ler sem qualquer expectativa) aquieta minha mente e aquece meu coração.

Fernanda 22/10/2020

Paris é mesmo uma festa
Paris é uma festa é um livro interessante, a escrita do autor realmente te transporta para à Paris dos anos 1920. Pós-guerra e pós-pandemia da gripe espanhola nos faz refletir sobre como será a vida pós-pandemia COVID-19.

Lais 24/05/2021

Nesta obra Ernest Heningway, um escritor norte-americado nascido em 1899, conta histórias de sua juventude em uma Paris do início do século XX. Narra de forma encantadora, cativante e com riqueza de detalhes as alegrias e experiências vividas por ele e sua esposa em uma cidade maravilhosa e culturalmente rica, um verdadeiro paraíso das artes. É possível conhecer como se dava seu processo criativo, sempre acompanhado de amigos, bons pratos, bebidas e viagens.   Eram felizes, mesmo levando uma vida simples e com pouco recursos. Paris é uma festa e não é necessário muito para aprecia-la!

Márcia 01/07/2021

Paris é uma Festa - Ernest Hemingway
Paris é uma festa foi publicado em 1964. Uma obra póstuma, já que Hemingway se matou em 1961.

Cristina117 01/08/2021

É um clássico. Mas eu confesso que achei a leitura cansativa. Comecei, abandonei... Mas como não gosto de deixar coisas inacabadas terminei.

Mia 17/08/2021

Para os fãs de Woody Allen
Para aqueles fãs dos filmes de Woody Allen, especialmente de "Meia-noite em Paris", este livro tem a nostalgia e a magia de Paris dos anos 20 com a qual todos sonhamos

julipa 04/02/2022

De início a leitura não me prendeu, tentei ler outras duas vezes antes de dar certo. A história se passa na década de 20 em paris, tem várias palavras em francês ao longo da escrita e descrições detalhas de pessoas e lugares. A narrativa fica mais fluida após a primeira metade do livro, a leitura se torna cada vez mais leve. Por contar a história de vida de um escritor parisiense chamado Ernest Hemingway, muitas pessoas surgem ao longo da narrativa, todas igualmente importantes? confesso que não foi um dos meus livros prediletos, mas a leitura do mesmo foi bastante cativante e me manteve distraída.

Valesi 08/08/2022

Contos autobiográficos
Nessa seleção póstuma de contos, Ernest Hemingway relembra da sua juventude em Paris, quando abandonou a carreira de repórter para tentar viver a vida de escritor.
Em uma época e lugar propícios à vida romântica e ingênua, os contos, mesmo que escritos mais de três décadas depois, nos mostram um rapaz descobrindo seu caminho e, aos poucos, aumentando o seu cinismo.
Apesar de muito diferente do Hemingway cru e direto de, por exemplo, O Velho e o Mar, há uma satisfação em conhecer esta faceta de um dos maiores expoentes da sua geração.
Leitura leve, excelente para ser utilizada como "livro vírgula", entre duas obras mais pesadas.

leticia cordis 23/09/2022

Esse livro é maravilhoso
Hemingway faz aqui uma ação que aprecio muito muito mesmo: conta histórias sobre grandes escritores e artistas da qual teve algum tipo de proximidade. Ter uma perspectiva sobre James Joyce, sobre seus problemas visuais, a forma como foi era considerado pelos seus pares, quem eram seus patrocinadores, mecenas... tudo isso é de muito valor pra mim. A relação de Hemingway com Fitzgerald também é um caso a parte, o autor narra diversas histórias que nos trazem um panorama da sua visão sobre o (ex) amigo. É de glorificar de pé a beleza com que ele conta essas histórias. Amei, um dos favoritos da vida.

Gabi 04/12/2022

?Quando duas pessoas se amam, são felizes e alegres, e estão empenhadas, juntas ou individualmente, numa tarefa construtiva, os outros se sentem atraídos por elas como as aves migradoras são atraídas à noite pela faixa de luz de um farol poderoso??

kittylisa 08/01/2023

Não indicado para iniciantes em Hemingway
Eu nunca vou aprender a escrever o nome desse autor? É bem interessante ver o Ernest interagir com autores famosos tipo Scott Fitzgerald e ver como todas as pessoas são essencialmente humanas, mesmo autores que foram ?imortalizados? por suas obras. Tem lições de vida bastante válidas principalmente pra pessoas jovens como eu que acham que sabem tudo sobre tudo, acho que isso se deve ao fato do livro ser uma coletânea de escritos do Hemingway publicadas depois que ele morreu, então ele escreve tudo já bem velho, relembrando o passado, com outra perspectiva. Ele descreve uma Paris encantadora e deslumbrante no período entre guerras, e realmente dá pra se transferir para aquela época.