As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender

Resenhas - As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Denise 15/11/2014

Só um comentário.
Não tenho dúvidas de que a autora tem alguma influência do Gabriel Garcia Marquez. Sua fantasia próxima do normal é realmente uma viagem de memórias inventadas de histórias aumentadas muito loucas como em Cem Anos de Solidão. Um livro adorável.

Paloma Hoover I @palomalivros 16/07/2021

Esse livro é estranho sim, e eu amei!⁣
De uns tempos pra cá eu percebi que sempre acabo amando livros que tem histórias bizarras e personagens esquisitos. Com As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender não foi diferente!⁣

Esse livro conta a história de Ava, uma menina que nasceu com asas, por nenhum motivo aparente e sem explicação! Mas, antes de chegarmos ao seu nascimento e posterior juventude, conhecemos a história de seus antepassados, desde seu bisavô. ⁣

As coisas malucas que acontecem com essa família, não tenho nem palavras. Me apaixonei pela história desde o início, mesmo sem entender nada. A escrita é super gostosa e quando estava lendo eu nem vi o tempo passar!⁣

Se você gosta de histórias fantasiosas onde acontecem coisas muito estranhas e inexplicáveis, já fica a recomendação. Porém, entendo que não é todo mundo que vai curtir. ⁣

site: https://www.instagram.com/p/COi7JuCDBM0/

YangYang 26/07/2022

Me destruiu. 5 estrelas.
As estranhas e belas mágoas de Ava Lavander é um livro que te prende do começo ao fim. Com uma narrativa em primeira pessoa e extremamente fantasiosa e envolvente, com muitos detalhes e curiosidades conforme a história, não só da protagonista, mas dos personagens ao seu redor, vai se desenvolvendo e se encaixando de um modo que tudo encontra seu lugar e nada é narrado em vão.
O final é certamente belíssimo, mesmo que tenha lá seus momentos de tensão, horror e tristeza, nos fazendo questionar o motivo de amarmos e no que esse sentimento poderoso pode nos transformar.

Fernanda 02/01/2015

Resenha: As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-as-estranhas-e-belas-magoas-de.html

Larissa 04/09/2015

Maravihoso!
Esse livro me encantou de várias formas e me emocionou demais,
O realismo fantástico presente nele, faz o livro ficar mais mágico ainda, e as histórias dos amores das mulheres de uma família através das gerações , nos faz refletir sobre várias coisas da vida , como por exemplo, obsessão, traição, ambição e etc...
O final do livro é triste e ao mesmo tempo nos ensina muitas coisas... me fez chorar bastante... um livro que me marcou...

Kaylane.Barbosa 21/12/2020

Sem palavras
Esse livro é uma preciosidade, cada página, cada vírgula, cada ponto é descrito com um drama e um sentimento sem fim.

RUDY 29/03/2015

Análise crítica e do autor:
Como dá para notar pelo resumo do livro, a família Roux é bem estranha para os padrões ditos ‘normais’, o que torna o livro ainda mais surreal e atrativo. A mistura da fantasia inserida na realidade do cotidiano. Uma ficção que bem poderia ser real, porque na vida vemos tantas coisas estranhas...

O que o livro mostra é que o amor não é mesmo para a família Roux, que sofre de várias formas até chegar a Ava e sua curiosidade sobre o mundo fora de casa e a inconformidade com suas asas...

Bem a lição que tirei é: mesmo que sejamos diferentes, não devemos nos esconder de nada, nem de ninguém. Devemos viver cada experiência que a vida nos oferece, porque, caso contrário, seremos mesmo vistos como diferentes e nos tornaremos alvos fáceis para aqueles que são obsessivos.

É uma ficção bem escrita, envolvente, embora um tanto monótona ao início, por causa de toda história da família, árvore genealógica, etc... Aos poucos fui me envolvendo na estória de Emilienne e todo seu drama, com a desilusão amorosa de Viviane e por fim, com o assédio à Ava.

O livro é mais que interessante, é mais profundo do que aparenta e mostra as desilusões que a vida traz a cada curva no caminho e claro que tem amor, porém é um amor as avessas, se é que posso chamar assim.

Não é um livro engraçado, é um livro dramático que traz muito ensinamento. A única ressalva que faço é justamente o que já citei antes... Como é narrado por Ava, os sentimentos da primeira parte do livro me pareceram um tanto superficiais, afinal, não tinha vivido nada daquilo, no mais, o livro é mais que recomendado.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/03/resenha-20-as-estranhas-e-belas-magoas.html
Michelle 30/06/2022minha estante
premissa diferente

Juliana Leite 02/12/2020

Esse livro é uma coisa especial. Escrita, descrições, personagens, destinos... Ele vale a pena de um jeito que só lendo pra entender, porque eu acho difícil explicar.

Eduardo 21/12/2014

Brilhantemente Escrito;
Minha Opinião: Tenho que admitir que comprei este livro no escuro, pois, em uma ida a livraria de minha cidade, o vi na vitrine e me apaixonei pela capa.
Não tem como descrever exatamente como me senti lendo esse livro, por que ele é tão sensível e ao mesmo tempo tanto tão impactante que o leitor apenas continua a ler e aprecia a brilhante escrita de Leslye Walton.
O livro vai seguir as mulheres da família Lavender, e acompanhá-las até os dias atuais onde vive Ava. O livro, -narrado em primeira pessoa-, muitas vezes surpreende o leitor com cenas e situações desesperadoras e intrigantes, porém o texto é tão bem redigido, que essas cenas passam com até grande sutileza.
Temos nesse livro, uma fantasia que se assemelha muito a realidade, onde personagens sentem o cheiro da morte e da felicidade, onde casais dividem sonhos, e é claro, onde uma menina nasce com asas.
Com toda certeza, o destaque deste livro vai para a brilhante narrativa da autora e também a grade personificação dos personagens(mesmo sendo um livro curto) e a grande visualidade dos cenários presentes ao decorrer do livro. Não é possível você não se intrigar com a mulheres Lavender, ou não sentir o cheiro do pão recém assado da padaria de Emilienne.
Esse é o primeiro livro escrito por Leslye, e, tenho que admitir, lerei tudo que essa autora publicar, por que com certeza "As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender" entrou para meus favoritos de 2014.

site: http://historiasinacabaveis.blogspot.com.br/2014/12/critica-as-estranhas-e-belas-magoas-de.html#more

stsluciano 10/03/2015

Um dos melhores do ano
Se aceitam um conselho, não leiam sinopses. Nunca, jamais! Escolham o livro que querem ler por intuição, as chances de se decepcionar são grandes, é verdade, mas quando algo realmente bom surgir, as sensações ao final da leitura são indescritíveis. Foi isso que aconteceu comigo lendo o relato de Ava Lavender.

Pra começar, dizer que a família Roux é disfuncional é chover no molhado. O bisavô de Ava, Beauregard Roux, frenólogo francês, tinha o sonho de se mudar para Manhattan, mas, chegando aqui, desaparecera e deixara a mulher em um apartamento minúsculo cuidando dos quatro filhos, até que ela mesma começara a ficar transparente, terminando em um montículo de poeira azul. René, tio-avô de Ava, era reconhecido pela beleza extrema, mas fora morto pelo próprio amante. Sua irmã, Margaux, ao descobrir a traição do homem que amava, arrancara o próprio coração do peito; e Pierette, uma linda menina de cabelos louros acabara por se transformar em um canário. Pensando assim, Emilienne, avó de Ava, era a mais normal da família, mas, assim como seus irmãos, o amor lhe cobraria um preço.

O sobrenome da família muda de Roux para Lavender quando Emilienne conhece seu futuro marido, um padeiro que sofrera paralisia infantil e que por isso, ela acreditava, não seria propenso a abandoná-la ou fazê-la sofrer. Casada, já uma Lavender, partem de Manhattan a esmo, procurando um lugar para viver, até que terminam em uma casa ao final da Pinnacle Lane, em Seattle, onde seu marido abre uma padaria, e onde nasce sua única filha, Vivianne.

O livro é narrado por Ava, e o tom utilizado pela autora é o de uma menina de dezesseis anos que já passou por muita coisa – mas que mantém certo humor – e que vive em um ambiente onde o fantástico é um elemento sempre presente. A forma como ela conta a história de sua família é de um lirismo que torna difícil largar o livro sem que saibamos o que acontece a seguir. É bastante melancólico também, ainda mais quando vamos adivinhando – ou reconhecendo – entranhados no texto alguns sinais de que algo muito sério vai acontecer.

Reconheço que não entendi muito bem o distanciamento de Ava com relação à sua família no relato. Ela raramente – ou nunca – chama as pessoas de outra forma que não pelo nome, então lemos Vivianne, ao invés de mãe; e Emilienne, no lugar de avó. A família como um todo não é um grupo muito afetuoso, todos estão ocupados demais com suas dores – a mãe de Ava esperando por quinze anos um amor adolescente não correspondido que se mostrara bem canalha; e a avó convivendo com os espectros dos irmãos, que vivem nos cantos escuros da casa onde moram – e se ocuparam da melhor maneira que podem (levam ao pé da letra a ideia de que o trabalho ocupa a mente), o que não quer dizem que não nutram carinho um pelo outro. É diferente, como se bastasse saber que estão por perto, não sendo preciso demonstrações maiores.

Para completar os fatos estranhos da família Lavender, Vivianne tivera um casal de gêmeos, Henry, que não falara uma palavra sequer até a adolescência, e Ava, que nascera com asas.

Uma menina com asas. Todo o mundo que Ava conhece é o quintal de sua casa. Ela não se sente segura saindo pelas ruas, então é na amizade com Cardigan que ela toma conhecimento dos fatos mundanos, como a sensação de um beijo ou o que pensar dos garotos. Mas é claro que em algum momento isso não é mais o suficiente, e ela passa a se arriscar, a sair às escondidas, tentando sentir o que uma garota normal sentiria.

Coloque asas em um ser humano e logo um maníaco religioso irá enxergar um anjo – quando era pequeno havia uma tradição (sou católico) de as crianças usarem asas de algodão em uma certa celebração que não me lembro mais qual era. Nunca vou me esquecer quando um dos meus amigos, reconhecidamente arteiro, conseguiu atear fogo à dele, encostando sem querer em uma vela. Anos mais tarde aquilo ainda nos faria rir, principalmente quando se fazia alguma referência à anjos caídos. – É aqui que aparece Nathaniel. Ele, rapaz extremamente devoto que, dá margem à suspeitas, fora recusado por três seminários, vai tomar conta da tia, vizinha de Ava, que, acreditam está passando por um momento de distanciamento da fé.

O que mostra que não apenas a família Lavender é estranha, mas toda a Pinnacle Lane. A tal tia, Marigold Pie, seguia os preceitos da fé, e não se deixava tentar por nenhum dos apetites, inclusive o sexual. Com uma dieta a base de aveia e leite, pesava menos de quarenta quilos, e ia até à padaria de Emilienne apenas para olhar os doces e testar seu auto controle. Até que Emilienne, de surpresa, enfia uma colher de cobertura na boca da mulher. E tudo muda.

Essa é uma passagem um tanto surreal e uma das que mais me fez rir no livro. Acho que ela mostra bem a frequência na qual os Lavender estão sintonizados. É complicado falar sobre o livro além de dizer que ele é curto e muito bem conduzido, e te faz tanto sorrir quanto se preocupar com Ava, que, sim, é uma das personagens mais carismáticas com quem tive contato.

Vale a pena ler. Para mim, já desponta como um dos melhores do ano.

site: http://www.pontolivro.com/2015/02/as-estranhas-e-belas-magoas-de-ava.html
Alexandre Melo @livroegeek 11/03/2015minha estante
Também estou adotando essa filosofia de ler livros sem saber nada sobre ele previamente. A sensação é infinitamente mais prazerosa. Depois de ler, procuro outras opiniões sobre o livro na internet.

Alexandre Melo @livroegeek 12/03/2015minha estante
É uma leitura interessante, mas não gostei tanto quanto você desse livro... achei bom e dei 3 estrelas.

RUDY 22/03/2015minha estante
O livro tem um quê de mistério e fantasia o que o torna muito interesante.
Parabéns pela resenha.
cheirinhos
Rudy

taty 02/04/2015minha estante
eu ja comentei no blog que amei, pois minha primeira impressão parece ser um drama, ,Eu so estou esperando ganhar para poder ler com certeza
E Ava sera que conseguira seu intuito. hum vamos ler para ver com certeza

Leci 03/04/2015minha estante
amei muito adoro livros de misterio e fantasia

Milena 15/04/2015minha estante
Já estava bastante interessada em ler esse livro só justamente pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser surreal!

Thalles.Haydan 26/05/2019

As estranhas e belas mágoas de Ava Lavander
Simplesmente fenomenal... Não sei exatamente o que falar sobre esse final... A história me lembrou bastante "O lar da senhorita Peregrine para crianças peculiares" outro livro que eu gostei bastante!! A linearidade da história dá um charme maior ao enredo, os personagens são apaixonantes e as partes mais tocantes do livro fazem você sentir o que os personagens sentem!!! Muito bom de verdade!! A quem se interessar, dedique um tempo para ler esse livro!! Vale a pena.
Ana 01/09/2019minha estante
Ela morre no final? Não sei se entendi.

Thalles.Haydan 01/09/2019minha estante
Olha... Acho que a jogada da autora é justamente deixar a gente nessa dúvida... Mas na minha concepção, acho que não... Kkkkkk

Ana 17/09/2019minha estante
Poise, ao mesmo tempo que ela conversou com a morte pouco tempo antes de se jogar eu nao sei se asas crescem de volta ou não

Vivi Martins 03/02/2015

A sinopse deste livro me chamou a atenção desde o início e devo dizer que é um livro realmente diferente. A história tem um que de sonho em alguns momentos, embora esteja retratando a realidade, o fato da personagem principal, Ava Lavender, ser uma menina que possui asas também é deveras incomum e toda a sua trajetória assim como a de seu família são estranhas e intrigantes.

mreane 05/07/2019

o forninho caiu
Ava começa a história com uma narrativa leve e cheia de fantasia, contando sobre a mudança de seus bisavós pra America e como ?o amor nos deixa bobos?. De início eu achei água com açúcar, porém, com o passar do tempo o livro começa a ficar simplesmente inacreditável. O desfecho é uma loucura e você meio que já espera pelo que vai acontecer e, quando acontece, é aquela sensação de AAAAAAAAAAA. eh isto.

ps: docinhos da Emilliene eram simplesmente tudo pra mim

Samantha @degraudeletras 18/01/2015

WALTON, Leslye. As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2014.
Esse é um dos melhores lançamentos de 2014 da Editora Novo Conceito que li nos últimos meses. A estória e a narrativa são tão interessantes que me cativaram, antes da página 100 eu já emanava coraçõezinhos por esse livro.

A narrativa de Leslye me lembrou uma mistura de Douglas Adams, ao mesclar o improvável até uma solução simples mas bem maliciosa, e Amelie Poulain, devido ao compasso meio acelerado de alguns pensamentos mas sem deixar de lado aquele tom doce e apaixonante da vida. O comum e o surreal lado a lado.

Ava Lavender é uma garotinha que nasceu com asas e ela nos conta até mais ou menos a metade do livro a estória de seus familiares (desde a bisavó, passando pela avó, mãe e chegando a sua jornada). É muito interessante ver essa colcha da família Lavender se desenvolver junto a fins que mais parecem as metáforas metafísicas do autor do Guia dos Mochileiros. E do meio para o fim, a sua própria vida e como é ser diferente (ninguém nasceu com asas aí, né?!) e viver trancafiada em casa por medo (neura da mãe de Ava que é mais ou menos compreensível uma vez que a estória se passa no início de 1900 e alguma coisa - a primeira data relatada no livro é 1904, que corresponde ao nascimento da bisavó de Ava) de que as pessoas a machuque.

Ao ler a sinopse, imaginei que Ava descreveria mais a sua vida do que a das mulheres de sua família e isso me decepcionou um pouco, mas só porque eu já esperava uma coisa X. Mas ao final das contas, o livro teve um saldo positivo, pois mesmo sendo diferente do que imaginei, a estória foi tão fascinante que isso foi o de menor importância.

A melancolia é um sentimento perene nesse livro, por mais que o coração do leitor esteja apaixonado por aquela estória, é triste ver a vida vazia de alguns personagens e mesmo assim amá-los. Sobre os personagens, eles trazem muito da nossa realidade... O coração partido, o esperançoso, o esperto, o ambicioso, o sonhador, o puro, o amigo, chegando até a ser caricato e simbólico (cada um com seu sofrimento e seu objetivo de vida).

A autora trabalhou muito bem o desenvolvimento da estória, assim como a beleza da sua narrativa. Esse livro, com certeza, já está cotado para uma das melhores leituras do ano.

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Dúnia Valle 11/01/2015

Sobre família, superação e Amor
Este romance de estréia da autora vem nos contar uma história sobre a família de Ava Lavender e todos os seus infortúnios sofridos ao longo de várias gerações...grande parte deles graças ao Amor.
A história toda é permeada por elementos fantásticos, então já esteja com a mente aberta, caso contrário será incapaz de aproveitar a trama.

Ava Lavender se vê apenas como uma menina, porém nasceu com...asas. Ninguém sabe bem como nem o motivo; os médicos não conseguem entender, os religiosos acreditam seu um milagre, um Anjo, e para alguns ainda, isto é o suficiente para levar à loucura.
Ava tem um irmão gêmeo, Henry, que em momento algum é rotulado com algum distúrbio, mas pela descrição do livro, podemos inferir que Henry é autista. Mas achei interessante a autora não ter usado este termo, acredito que não quis categorizá-lo propositalmente. Para a família de Ava, Henry só gosta de falar quando vale a pena, e não há muitas coisas que valham a pena serem ditas.

Gostei muito do livro, recomendaria, mas dei 3 estrelas porque achei que a autora teve mais sucesso em nos encantar com a família toda e sua trajetória do que em nos encantar com a protagonista Ava em si.
Basicamente metade do livro é para nos contar sobre todos os antepassados de Ava, e somente após essa metade é que passamos a ter mais contato com a menina com asas. Isso não é exatamente ruim, visto que eu me apaixonei pela família, mas o fato é que muitas vezes eu estava bem mais interessada nos outros membros da família do em Ava Lavender.
Samy 01/03/2015minha estante
Fiquei bem curiosa para ler esse livro! Vou colocar na lista! ;)

1 | 2 | 3 | 4 | 5