O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

Rodrigo_X 04/11/2014

Muita diversão em um livro que não se deixa largar!
Uma narrativa contagiante para quem gosta de caspa & espada, RPG ou fantasia.

Dinâmico, que me fez perder a contagem do tempo e do que precisava fazer durante pouco menos de 7 horas. Os personagens são clássicos heróis de fácil identificação, com uma boa dinâmica nas cenas de ação. Um livro que te deixa com a sensação de "PELO AMOR DE DEUS TOME MEU DINHEIRO E ME DÊ O VOLUME DOIS" enquanto jogo o cartão no monitor.

Confesso que não esperava tanta diversão no livro, e fui surpreendido de uma maneira excelente!

Parabéns ao Caldela!

Arthur Azure 04/11/2014

Uma aventura digna de Tolkien
Jamais tive contato com Leonel Caldela. O conhecia apenas de nerdcasts passados, mas mesmo assim, nunca havia criado nenhum interesse em ler seus livros.

Com o anuncio de "A lenda de Ruff Ghanor" não teve jeito: era hora de descobrir quão talentoso Leonel era.. E caras.. Esse rapaz tem futuro.

O universo do livro é uma mescla de tudo oque conhecemos de fantasia medieval clássica. Vilareijos, cavaleiros, bruxas, dragões, anões e magia. Bastante magia. Diferentemente de muitos livros estrangeiros que costumamos ler, "A lenda de Ruff Ghanor" trás uma carga de literatura nacional muito bacana. Vários dos elementos empregados deixam de lado a mitologia clássica das histórias de fantasia e abordam um tema mais Religioso/Católico. (Por exemplo a devoção ao Mosteiro de São Arnaldo).

A aventura é muito bem escrita e os personagens principais são extremamente cativantes. Eu termino o livro com uma simples necessidade: EU PRECISO DE UMA ACTION FIGURE DE RUFF GHANOR VESTINDO SUA ARMADURA DE ARCADIUM.

Aguardando desesperadamente as próximas sequencias...

Thiago 01/01/2015

Bom livro, embora podia ser melhor
Achei um bom livro, com uma leitura fácil e leve. Só acho que o autor demorou 1 do livro colocando o personagem dentro do contexto e apenas 6 páginas no principal evento: a batalha épica. No demais, vale a pena totalmente.

Gustavo 01/01/2015

Impressionante
Comecei a ler logo quando chegou, na semana do lançamento, não conseguia ler por falta de tempo e de interesse, porém me arrependo, peguei o livro após ter apenas 100 páginas lidas com o tempo que tinha e li as outras 200 no dia 31/12/2014 e 01/01/2015, uma ótima virada de ano. Analisando o livro, apenas digo, IMPRESSIONANTE! Esperava do livro algo ótimo, já tendo ouvido os Nerdcasts de RPG milhares de vezes, já sabia o que esperar, mas não esperava essa magnitude. O enrendo é incrível, muito cativante, personagens muito bem explorados, detalhes de cenários e ambientes, tudo muito bem descrito. Para quem já tinha ouvido os Nerdcasts de RPG antes, já sabe o que há por vir, mas eu, pessoalmente, não esperava este final com tamanha reviravolta. Já havia tomado um spoiler da última frase, e me arrependo de ter visto, mas chegando ao final, sabendo o que ia "descobrir", me arrepiei ainda assim. Espero que o 2º seja tão bom quanto o primeiro.

Jão 21/04/2015

O garoto cabra
Uma adaptação muito boa, mas acima de tudo uma história envolvente. Os últimos capítulos são de tirar o fôlego.

prof.vinic 14/05/2015

O garoto Cabra faz tudo tremer!
Sempre gostei de literatura fantástica, desde Tolkien leio cada vez mais livros neste gênero, logo seria natural eu iria querer ler este ... porém tenho duas confissões a fazer: 1) só resolvi ler o livro depois de ouvir sobre no nerdcast (parabéns Jovem Nerd e Azaghal, o plano maligno de vocês deu certo); 2) no começo achei que a história estava progredindo muito superficialmente, até mesmo aconteceu uma leve decepção e já nem esperava mais grande coisa do livro ... Porém tudo mudou lá pela página 100! O enredo ficou mais tenso, as coisas mais interessantes e a leitura fluiu muito tranquilamente. Quando dei por mim já tinha terminado o livro e estou super ansioso para ler o próximo! O final é completamente surpreendente ... claro que "aquilo" que todos imaginam que aconteceria, realmente aconteceu! Mas algo completamente surpreendente aconteceu ... vale muito a leitura!

Iolanda 05/09/2015

Quem diria...
Não conhecia o livro, mas graças a um amigo conseguiu colocar ele como quase favorito.

A lenda de Ruff Ghanor mostra um garoto encontrado por dois monges, mostra-se poderoso e a esperança de livrar o vilarejo do governo de Zamir. Com um treinamento rigoroso dado pelo prior, Ruff sente-se preparado para enfrentar o dragão (sim, um dragão). Mas muitas outras coisas vão faze-lo ver e pensar nas coisas de forma direfente.

Gostei muito do livro. Indico ele para todos que posso

igorteuri 04/02/2022

Uma leitura rápida e divertida.
Este é o primeiro livro que leio do autor, e gostei bastante da experiência. É uma leitura fluida e rápida. As páginas voam, sem perceber. A descrições são diretas, mas no ponto certo para atiçar a imaginação.

Muito interessante como o autor conseguiu expandir o universo de Ghanor com as poucas informações obtidas à partir do jogo de RPG. Gostei do desenvolvimento dos personagens, inclusive os vilões. que tem motivos claros e relacionáveis para agir como agem.

Em alguns momentos, senti que as coisas aconteciam rápido demais, alguns aprendizados e evoluções. Mas creio que faz parte do clima e objetivo do livro. É mais uma questão de estilo e gosto do que qualquer outra coisa.

O livro termina com um cliff hanger muito interessante, e que foi antecipado durante todo livro, por isso não soa forçado. Fica claro para mim o background do autor com o RPG de Mesa, as belas descrições de magias, dos descansos, das curas. Além é claro, de ter a facilidade de trabalhar colaborativamente na construção desse universo.

site: https://www.youtube.com/dadoscriticos

Gabriel.Follador 13/10/2015

Zamir! ouviu isto, é o som da sua morte.
Este livro escrito por Leonel Caldela, entre muitas tantas palavras que podem expressar o livro, eu escolho incrivel.
A historia é muito boa, e os personagens melhores ainda, impossível você não gostar do melhor amigo de Ruff ''Korin'', ou do mestre de Ruff ''O prior''. A leitura é fácil, e quando você se depara já leu uns 2 capítulos inteiros. O final é incrivel e deixa voce de boca aberta.

Estou no aguardo da continuação.

Gustavo Kessaris 08/12/2015

400 páginas de epicidade pura
Ruff Ghanor é apresentado como o protagonista desde o título. Acompanhado desde o início de sua criação até começar a se tornar lenda como diz o título também.
Um ótimo livro em que não se consegue para de virar as páginas mesmo nas altas horas da madrugada.
Qualquer amante da literatura medieval fantástica se apaixonará pela história, abarrotado de clichês mas ainda sim uma épica jornada do herói, com um protagonista carismático e cheio de defeitos e nuances em sua personalidade que é moldada com o virar de cada página.
O começo de uma saga que promete!
Sem dúvida o livro é melhor aproveitado por aqueles que acompanham ao site Jovem Nerd e seus podcasts de RPG, já que as referências são inúmeras pois complementa muito o reino de Ghanor.
Mas como a própria premissa do livro diz, foi escrito para que todos possam ler, inclusive os que nunca ouviram falar.
Mas se você deu uma chance ao livro sem conhecer os podcasts de RPG aconselho a ir lá para ouvir!
C. Aguiar 10/12/2015minha estante
to louca pra ler esse livro, mas ainda n tive tempo. acompanhei o rpg em podcast e fiquei curiosa quando anunciaram esse livro.

Gustavo Kessaris 10/12/2015minha estante
Se gostou dos podcasts então ira gostar muito do livro. O livro é realmente muito bom e complementa muito bem o universo da saga.
Recomendo muito. Depois de ler eu fui ouvir novamente os especiais de RPG,e o com a história do livro ainda bem fresca identifiquei muitas outras referencias que nem tinham passado na memória!

Stee Bruno 03/02/2022

Korin tudinho melhor personagem.
Assim, foi uma leitura divertida e tals. O final me deixou ? e tudo, mas várias outras coisas já tavam bem na cara.
A escrita foi boa, mas algumas vezes tinha umas falas meio "teatro" demais. Acho que vou continuar.
Rafael Kerr 03/02/2022minha estante

Luiz 24/04/2020

Devo confessar q não esperava muito, não sei ao certo pq, talvez pela velocidade que foi escrito(ignorância minha) ou por achar que ficaria preso na história do nerdcast de RPG (que é fantástico, fica a recomendação), mas estava completamente enganado, o Leonel caldela se superou a escrever esse livro, as páginas passam voando enquanto acompanhamos a história do menino cabra e todas as sua reviravoltas.
O livro funciona perfeitamente bem sozinho não precisando que o leitor ouça o podcast para compreender ou gostar da história, mas recomendo ouvir antes de ler, pois além de ser muito bom a várias referências que vão tornar a leitura muito mais rica e divertida

Lucas1429 02/06/2020

Dessas fantasias de RPG...
Como já deixa claro na apresentação, o livro é uma dessas fantasias de RPG. Caldela o escreveu para isso, afinal. Nesse sentido, é uma boa leitura, despretensiosa. Ruff Ghanor é um personagem meramente interessante, ainda que faça o estilo "criança-escolhida-super-prodígio" que já está tão desgastado. O destaque mesmo vai para Axia, a feiticeira do grupo, e o menino Korin, que tem boas sacadas e carrega os melhores diálogos. Mas ambos são apenas sombras do protagonista, que nem de longe sustenta a história. As descrições são rápidas demais, falta ambientação, e o ritmo da história não é dos melhores. Além disso, senti falta da representatividade. No geral, a trama começa muito melhor do que termina. Parece até que foi apressada a partir de certo momento. No fim, os clichês de fantasia tomam conta, e nem mesmo aquele plot twist me deixou com vontade de ler o segundo volume. Termino por aqui.

CAMBARÃ 19/08/2020

Com certeza não foi o melhor livro que li porém se for comparad as duas obras do autor que li, ozob e essa do ruff, o livro do ozob não chega nem perto da lenda de ruff. Apesar dos clichê q até acho normal nesse universo o livros é bastante satisfatório. Tenho q por em análise o fato q o livro surgiu de uma narração de RPG, o mais importante é q o primeiro livros da lenda de ruff vai me fazer ler os outros dois e comprar pus outros livro de Leonel. Meu foto de leitura estava mais na politica e na formação do Brasil porém é bom dá uma folguinha para o cérebro.