A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

Fernando 09/05/2020

Na leitura de cada texto de Freire (mesmo tão compacto quanto este), entende-se o motivo de ser ele o patrono da educação brasileira e um dos estudiosos mais citados no exterior.
Infelizmente, a elite brasileira não é suficientemente letrada e capaz de o compreender.

Sabrina 18/03/2020

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra." FREIRE, Paulo

Para o educador, é evidente a importância da leitura, mas não basta apenas aprender a ler a palavra escrita, é preciso aprender a ler o mundo a sua volta. É importante que o indivíduo entenda e compreenda a sua realidade, o que o ajudará a ter uma visão mais crítica do que acontece ao seu redor.

Gabi 27/08/2021

fiz a leitura para a faculdade e sinceramente foi o meu primeiro contato com livros do Paulo Freire. adorei a escrita, é super hiper mega acessível, e gosto bastante das reflexões e análise. achei o livro meio curto e ao mesmo tempo meio repetitivo em algumas partes.
é um bom livro, mais para frente vou ler mais com certeza

Mandark 24/08/2021

Apesar de...
Apesar de eu me incomodar bastante com a fala do Paulo Freire em determinados contextos, não posso negar sua relevância. Alguns trechos dos textos que compõem esse livro são realmente incríveis.

Ricardo Silas 12/09/2016

Ser leitor é...
Certo dia, li um artigo que destacava os países com o melhor índice de alfabetização e educação do mundo, a maioria deles escandinavos, como a Dinamarca, Finlândia, Noruega, entre outros. O mais curioso foi constatar que o programa de ensino público desses lugares se baseiam na pedagogia de Paulo Freire, feitas, é claro, as correções e adaptações necessárias ao contexto de cada país. Em "A importância do ato de ler", nota-se o quanto a educação pode ser transformadora na vida das pessoas. Não basta memorizar palavras, decorar o b-a-bá: é preciso, como bem diz Freire, fazer uma leitura da realidade em que se vive, com uma postura crítico diante do mundo, para depois fazer a leitura das palavras. No processo de alfabetização aplicado por Paulo Freire, o educando aprende a entender sua condição de ser humano político, a enxergar sua capacidade de realizar mudanças para o bem de todos ao seu redor. Ele aprende que uma sociedade verdadeiramente justa é aquela na qual as relações entre exploradores e explorados não podem existir, e só por meio da educação libertária o indivíduo se emancipará das algemas do corpo e da mente. Acho que a importância do ato de ler é maior - muito, muito maior - do que imaginamos:

"Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre."

Eliane 31/08/2021

Paulo Freire, o mestre.
Paulo Freire é tão bom que chega a ser poético. Amo. Ler, leitura da vida, leitura de mundo. Recomendo.

Amanda Bruna 31/12/2021

Pessimo
Estar numa faculdade de licenciatura, infelizmente, me faz ter que ler livros assim. Não tem como concordar com uma só ideia ou palavra desse escritor. Absurdo.

Camila 30/01/2012

Alfabetização de adultos
O autor aborda neste livro seu método de ensino pedagógico, focando a alfabetização de adultos e a educação desenvolvida em São Tomé e Princípe, uma educação que não se restringe a memorização ou decoração de regras de conjuntos silábicos, mas sim à técnicas as quais requerem criatividade, imaginação e PRÁTICA da leitura e da escrita em paralelo com discussões de informações do mundo e da vida. Apresenta a importância da leitura dentro de um contexto e a relevância que a biblioteca possui em apresentar-se não como um depósito de livros, mas sim como um centro de cultura para fins didáticos e de estímulos à criatividade. De acordo com o autor: “A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo”.

Dinho 29/03/2022

Amo esse!

Li pela primeira vez antes de ter contato com a graduação em Pedagogia, e em 2021, quando cursei o componente de Educação Popular pela segunda vez, o meu grupo escolheu esse livro do Paulo Freire como referência a nossa aula proposta pela metodologia da nossa educadora. Escolhemos como tema para essa aula Cultura do Povo, levando algumas entrevistas com trabalhadoras e trabalhadores falando um pouco sobre o trabalho delas, assim como a importância desses saberes serem passados para os que estão ao nosso lado.

Paulo Freire reflete justamente sobre isso em sua obra, a qual nos traz discussões acerca da necessidade de educadoras e educadores partirem do ponto de chegada em seu ato de educar: a leitura do mundo de cada um, para que, em seu desenvolvimento dentro das atividades pedagógicas sejam aprofundadas e modificadas para além da leitura da bolha em que cada um de nós vivemos, mas a partir de uma leitura universal do mundo e que assim nos levará aos conhecimentos de que não estamos sujeitos a tanta violência de forma natural, mas de maneira simbólica, imposta e é por meio disso que entendemos que não há neutralidade científica, visto que há interesses por trás de cada ação feita pelos "tiozões".

Maurício 31/07/2021

Não foi o que esperei do livro
Bom, se você comprar esse livro pelo título dele, você está engando pois não encontrará um fórmula como os livros de auto ajuda. Neste livro vamos ter uma ideia muito forte e clara do posicionamento de Freire quanto educador, filósofo e político. Bom minha avaliação não é muito boa pois a experiência de leitura não foi agradável como esperava que fosse. Mas indico para aqueles que estão cursando licenciatura como eu, irá expandir seus horizontes, claro que devemos deixar o posicionamento político de lado e extrair tudo aquilo que for de valor e refletir se aquele posicionamento contrário do seu é de fato um posicionamento equivocado, errado ou até mesmo coerente.

Para Freire a leitura do mundo precede a leitura da palavra. E após analizar sua ideia faz total sentido junto a sua metodologia descrita no livro para a alfabetização de jovens e adultos.

SanderleyAlves 09/01/2020

É Paulo Freire, né!
Suas palavras carregam a simplicidade, contudo são revolucionárias, os métodos concebidos por P. Freire é um deleite para qualquer sonhador e a necessidade que o Brasil precisa.

Camila.Moscatelli 14/02/2020

Será que conseguiram ?
Fiquei curiosa no final para saber se efetivamente eles conseguiram tudo o que queriam no ato da alfabetização... honestamente achei genial porque sempre achei que alfabetização envolvesse somente a parte técnica de ler e escrever, mas eles vão bem além disso.. ao mesmo tempo dá medo porque se quem alfabetiza tiver intenções ruins ou com viés político é um grande perigo para a sociedade...

Quel 21/04/2020

Claro E objetivo
Excelente livro de Paulo Freire. O autor é claro e sucinto e consegue esclarecer o papel central da leitura.

Rafasaje 12/05/2020

Esse livro fez a minha visão de mundo e de leitura ser reformulada. Me ensinou a ler livros não por quantidades, mas por qualidade. Mas vale ler um único livro BEM, do que ler milhões de livros e não conseguir conecta-los com suas leituras de mundo.