A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

Hellen 11/01/2023

Um livro importantíssimo para nós educadores. Um livro para pensarmos, ou repensarmos melhor sobre o ato ler, sobre a alfabetização, sobre a atual sociedade.

Carlos Duarte 13/10/2021

[ Resenha ] A importância do ato de ler
Um livro de leitura rápida e fácil, a aliança de três artigos publicados por Paulo Freire, que se completam e defende como ideia, um mundo que precede sempre a leitura da palavra baseado na experiência existencial do indivíduo.

Embora em alguns trechos eu tenha achado as reflexões redundantes e excessivamente teóricas, é inegável a genialidade imposta por Freire em suas ideias.

Dé (@livroturista - insta) 22/09/2020

A importância do ato de ler - Paulo Freire
As obras de Paulo Freire são sempre de grande conhecimento. Neste livro, ele apresenta que as crianças carregam bagagem de conhecimento e que precisamos saber aproveitar essa bagagem e incluir o cotidiano dela no ensino, pois isso facilita o desenvolvimento do aprendizado.

Jacque 19/08/2023

Leitura obrigatória para todo professor, principalmente professores da educação infantil e estudantes de pedagogia. Se não para aplicação, ao menos para o conhecimento.

JoAo.Belos 12/07/2020

Leitura agradável e muito importante para professor. Destaca não só a importância da leitura, mas algumas práticas pedagógicas do deslocamento da reflexão para o educando.

Rafasaje 12/05/2020

Esse livro fez a minha visão de mundo e de leitura ser reformulada. Me ensinou a ler livros não por quantidades, mas por qualidade. Mas vale ler um único livro BEM, do que ler milhões de livros e não conseguir conecta-los com suas leituras de mundo.

Vivi de Assis 20/09/2022

Sobre alfabetização
Um livro essencial para quem estuda alfabetização, leitura e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo e de territórios.

Quel 21/04/2020

Claro E objetivo
Excelente livro de Paulo Freire. O autor é claro e sucinto e consegue esclarecer o papel central da leitura.

Camila.Moscatelli 14/02/2020

Será que conseguiram ?
Fiquei curiosa no final para saber se efetivamente eles conseguiram tudo o que queriam no ato da alfabetização... honestamente achei genial porque sempre achei que alfabetização envolvesse somente a parte técnica de ler e escrever, mas eles vão bem além disso.. ao mesmo tempo dá medo porque se quem alfabetiza tiver intenções ruins ou com viés político é um grande perigo para a sociedade...

SanderleyAlves 09/01/2020

É Paulo Freire, né!
Suas palavras carregam a simplicidade, contudo são revolucionárias, os métodos concebidos por P. Freire é um deleite para qualquer sonhador e a necessidade que o Brasil precisa.

Su 01/01/2020

A importância do ato de ler
A importância do ato de ler - Paulo Freire.
Quem nunca ouviu falar do Paulinho Freire né? Só amor por essa criatura linda, com uma sabedoria iluminadora. Acho que me assumi freiriana há uns dois ou três anos. E continuo sendo completamente apaixonada por essa pedagogia anti sabão neutro. 😂
Esse livro é a junção de 3 artigos sobre a experiência do autor e pedagogo em São Tomé e príncipe qnd o país da África central conseguiu, após uma intensa luta revolucionária, se livrar dos colonizadores algozes. Freire junto do governo e uma imensa equipe estavam trabalhando para alfabetizar os adultos numa vertente pedagógica emancipadora que levava em consideração a cultura e a história, valorizando sempre conhecimento da cultura do país em questão, validando-a sempre.
Paulo Freire além de educador popular para emancipação do ser social tbm é defensor da teoria e prática juntas numa função de simbiose. Além disso defende que o trabalho braçal é tão importante qnt o intelectual, ele aliás, dispensa essa separação, ele diz que para um trabalhador da roça há um exercício não apenas físico para contemplação daquele trabalho, mas tbm intelectual. Ambos coexistindo, nunca um se sobrepondo ao outro.
No início do livro ele conta como foi a sua infância, como aprendeu a ler e escrever e ele ainda cita diversas vezes aquele pensamento que amo "antes de ler a palavra, lemos o mundo" e esse último é tão importante qnt ao primeiro.
Ele crítica a leitura e a escrita mecânica, sem valorização da cultura, da vivência do grupo em questão, o ler por ler numa junção de letras, sílabas e orações, crítica a obrigação da leitura de X páginas por dia, pq tudo isso é mecânico. Ele diz que antes devemos explorar o objeto, características e história por traz dele, para depois explorar as letras que compõem aquele objeto estudado. Isso fornece uma tremenda significação para o processo de alfabetização. Uma leitura crítica regada a curiosidade.
Finalizo com um pensamento desse ser maravilhoso: ESTUDAR É UM DEVER REVOLUCIONÁRIO.
#paulofreire #educacaoemancipatoria #educacaopopular #literatura #educaçãoérevolução #literaturabrasileira

Amanda Bruna 31/12/2021

Pessimo
Estar numa faculdade de licenciatura, infelizmente, me faz ter que ler livros assim. Não tem como concordar com uma só ideia ou palavra desse escritor. Absurdo.

Sábio 30/03/2024

Um guia prático ou um relatório de experiência Freiriano
Diferentemente de outras obras de Paulo freire cujo interesse principal é a formação de um conceito de pedagogia, de uma epistemologia pedagógica, se detendo mais propriamente na teoria; "A importância do ator de ler" é bem mais um estudo de caso. É por bem dizer a demonstração prática de sua teoria levada a uma sociedade extremamente periférica e que busca estabelecer uma manutenção de seu estado revolucionário e a manutenção de uma soberania ainda em formação.
Particularmente acho problemático algumas passagens que tentam internalizar a defesa do estado revolucionário, porém, é inegável a contribuição de esclarecimento que uma pedagogia que se utiliza dos conhecimentos preexistentes no aluno, e consequentemente da educação voltada para o entendimento político/social da camada mais baixa da "pirâmide social" constituída no atual sistema econômico/social em que vivemos.