Folha de Carvalho

Folha de Carvalho John Flanagan

Resenhas - Folha De Carvalho

rangel.sardinha 02/07/2023

Mais profundidade na obra
O roteiro simples dos primeiros volumes ganham corpo e profundidade nesta obra, revelando mais tonalidades e complexidade dos personagens. Muito boa leitura.

Kath 21/05/2023

Finalmente, aquela sensação gostosa do primeiro volume!
Olha, depois de dois livros penando para terminar e quase dormindo de tédio, finalmente o ânimo e o fôlego da narrativa voltaram! O problema de sagas muito grandes é que elas começam com todo o gás, mas vão lenteando muito no meio até pegar pique de novo, o segundo e o terceiro volumes de Rangers foram sofríveis para mim.

Depois de sofrer o pão que Ragnak amassou e ser viciado na erva do calor, Will e Evanlyn, com a ajuda de Erak, conseguem fugir do castelo e se abrigar em uma cabana de caçador nas montanhas. Por causa do inverno rigoroso do norte, ninguém se atreveria a ir atrás deles. Porém, agora que a neve começa a derreter, os dois precisam seguir viagem, mas Will ainda não está completamente forte para isso e, desse modo, Evanlyn pede que esperem mais um pouco. Mesmo com poucos recursos, eles haviam conseguido sobreviver bem ao inverno, pelo menos o melhor que as condições no lugar ofertavam, e ela aprendera bastante com o arqueiro tão logo ele conseguiu recuperar sua lucidez.

Enquanto isso, Halt e Horace continuam sua busca pelos dois quando finalmente alcançam a fronteira as terras escandinavas, Halt começa a pensar em uma maneira de atravessar sem maiores problemas, apenas para descobrirem que o forte da passagem fora atacado por um grupo de guerreiros temujai, um povo bárbaro muito conhecido do arqueiro. Não gostando nada daquilo, eles seguem o rastro do grupo para poder descobrir mais sobre o motivo de estarem ali.

Evanlyn, por sua vez, é capturada por um dos membros do grupo temujai e Will, preocupado com sua demora, vai atrás dela, demorando mais que o preciso por causa da sua debilidade. Finalmente, no acampamento do grupo temujai, aprendiz e mestre se reúnem e a gente apenas respira aliviado acreditando que tudo vai ficar bem. E até fica, um pouco. Will impede que Evanlyn seja morta e Horace consegue derrotar o grupo temujai levando consigo um prisioneiro por ordem de Halt. Sem alternativa diante daquela ameaça, o arqueiro decide levar Will e Evanlyn de volta para Hallasholm — de onde eles praticamente tinham acabado de fugir! — para avisar a Ragnak sobre o ataque.

No caminho, eles acabam encontrando com Erak e Halt relata tudo, os dois acabam fazendo um acordo e voltam juntos para o castelo escandinavo com o chefe militar prometendo a Halt que tanto Evanlyn quanto Will serão protegidos por ele de Ragnak. Ele sabe que Halt é sua melhor chance de vencer aquele povo estranho e perigoso. É claro que o oberjal não gosta muito de receber ajuda de um arqueiro araluense, mas diante dos fatos apresentados por Erak, ele não vê saída se quiser preservar suas terras e suas posses.

Will, recomendado por seu mestre, volta a imergir em um duro treinamento para recuperar o tempo perdido e o enfraquecimento de suas habilidades. Assim, Evanlyn se refugia em Horace já que o arqueiro não lhe dispensa mais atenção. Com a ameaça temujai cada vez mais perto, mesmo apesar das intervenções de Halt, a preparação se torna cada vez mais urgente e um traidor pode colocar em xeque a já pequena chance de vitória deles. Mesmo Evanlyn conseguindo descobrir o plano do escandinavo traidor, sua identidade como princesa Cassandra é revelada colocando sua vida em jogo.

Agora, além da ameaça temujai, perigosa não apenas para escandinávia, mas para Araluen também, Halt e Will precisam usar todas as suas cartas para salvar o pescoço da princesa do vallasvow feito pelo oberjal. E, mesmo que consigam sair vivos da empreitada, a amizade de Will com Evanlyn vai continuar a mesma após aquela revelação?

Tal como o primeiro livro, esse quarto volume trouxe de volta a carga cômica em momentos acertados e o velho Halt cheio de sarcasmo em cenas simplesmente hilariantes mesmo nos mais perigosos cenários. Senti muito a falta disso nos dois volumes anteriores. O que eu não gostei muito aqui foi esse romancinho forçado entre Evanlyn e Will, especialmente na tentativa de triângulo amoroso envolvendo Horace. Achei tão fora de tom pra narrativa focada em ação. Eu não consigo ver os dois como casal, sério.

De resto, as interações entre Halt e Erak eram o ponto alto da narrativa, sempre rendendo risadas certas e a fortificação de uma amizade improvável entre dois povos inimigos. Gostei muito disso. E ver o carinho sincero entre Halt e Will é um verdadeiro calorzinho no coração. Houve, inclusive, uma verdadeira evolução de Will nesse livro, após crescer tanto como arqueiro, ele teve que praticamente se recuperar em tempo recorde e encarar uma guerra de cara após meses apático e com abstinência da droga. Reconheço o papel da amizade de Evanlyn nesse processo, mas fica nisso, amizade, não consigo ver eles como casal, nem acho que isso cabe na narrativa.

A amizade entre Horace e Will também foi algo que evoluiu e gostei muito de ler. Desde o segundo livro eles começaram a se respeitar e ver esse sentimento aprofundado foi algo muito bom de ler. Além da consolidação da relação entre Will e Erak, se a gente gostou do personagem no terceiro livro, nesse a gente realmente coloca ele no coração. O quarto volume de Rangers reacendeu meu carinho pela saga que havia ficado preso no primeiro livro. Espero que os próximos continuem mantendo esse ritmo com poucas oscilações na narrativa.

Editora.Fundamento 01/08/2023minha estante
Essa coleção não decepciona! :)

psJay 09/05/2023

Continuamente bom.
É nítido que esse livro é mais fraco que os anteriores, mas ele continua sendo excelente. Ele desenvolve bem os personagens, nós apresentando melhor a alguns personagens, e a um possível arco que vira no futuro, novamente.
Espero que o próximo livro venha um novo arco ? provável que esse seja mais fraco, pois é o fim do arco, então, já estava na hora de acabar. Mas continuo gostando da escrita do autor, para mim, ele sabe manusear bem uma história.

Angell 04/05/2023

Impressionante
Animada para começar o próximo livro! É muito interessante ver o crescimento de Will e sua dedicação.

lunasolis 20/04/2023

Não sei explicar o fato de que eu acho os primeiros dois livros melhores que esse, sendo que nesse os personagens evoluíram muito.

Lana.Vittoria 12/04/2023

Lar doce lar
Folha de Carvalho, quarto livro da saga de 'Rangers: Ordem dos Arqueiros', neste livro John Flanagan segue nos mostrando sua escrita envolvente e seu grande talento ao criar cada vez mais personagens tão carismáticos.

O livro nos mostra a reabilitação Will pós vício com a ajuda de seus companheiros mais queridos, além de grande desenvolvimento no espaço deste universo criado por Jonh, conhecendo novos povos e desenvolvendo melhor nossos conhecimentos pelos já apresentados.

Adorei as novas interações e inicio de desenvolvimento deste tão grande universo. É ótimo ver agora, Will e Horace agindo não mais como pequenos aprendizes e sim como guerreiros respeitáveis como de fato são, porém admito que sentirei falta dessa pureza e "infantilidade" que os rodeava, é penoso ver o quanto a situação momentânea os fez amadurecer tão rápido, principalmente falando sobre Will. É curioso ver o quão inteligente emocionalmente ele se tornou.

Livro e saga maravilhosos, continuarei a acompanhar esta nova fase de Will, agora totalmente de volta a ativa, com muito carinho e desejando o melhor futuro possível. ?

~Lana

Juciele2 16/03/2023

Até agora o melhor da saga
Nesse livro temos a aventura de volta, o que senti falta no livro 3, uma aventura de qualidade devo dizer, adoro quando um autor sabe descrever bem uma guerra, sem o drama exagerado mas com a dose certa de emoção e lógica. Esse livro faz isso muito bem.
Acompanhar o crescimento do Will é muito prazeroso pois ele é realmente um adolescente em todos os aspectos, então mesmo sendo maduro pra ser comandante de uma tropa, ainda tem seus momentos de menino querendo chamar atenção das garotas bonitas. Isso irrita, mas que adolescente não é irritante.
Terminei o livro profundamente orgulhosa das conquistas dele, principalmente depois de tudo que passou no livro 3.

John 14/03/2023

Conflito entre culturas
Neste quarto volume da série, vamos continuar acompanhando os protagonistas em um novo conflito, que surge do nada em meio às consequências do livro anterior. A trama se desenrola de um jeito um pouco esquisito e repentinamente estamos imersos em um conflito de grandes proporções obrigando as personagens a tomarem decisões muito importantes, mostrando o quanto o autor se importa com o desenvolvimento dos mais jovens.

Neste volume o autor volta com a estrutura de batalhas usando estratégias e inteligência, sem apelar para apenas a ação, gosto bastante desse tipo de desenrolar de conflitos e batalhas.

O mundo é um pouco mais explorado aqui, com toda uma nova cultura surgindo, mas sinto que o foco do autor não exatamente entregar o mundo ao leitor nesse momento, mas sim desenvolver os adolescentes mesmo.

No geral é um livro bom, mas nada muito espetacular e com alguns clichês de desenvolvimento que para um leitor mais acostumado com livros desse gênero pode acabar achando um pouco chatos.

Tem muito no que se apegar aqui ainda para não abandonar a série por conta de clichês e adolescentes ficando maduros.

@lidagallo 08/03/2023

Ao encontrarem Will e Evanlyn, Halt descobre uma invasão de um inimigo em comum com os escandinavos e ficam para ajudar a organizar a batalha, pensando na proteção já de Araluen.

MARIANA 12/02/2023

Incrível como os outros 3 da história, uma das melhores histórias que já li.. Ainda sobre Will e seu incrível mestre Halt

Felipe 11/02/2023

Uma das melhores sagas
Uma das melhores sagas - não famosas - que conheço. Esse é o livro número 4 da sequência e conta a história do resgate do personagem Will e Cassandra, porém, no meio do regaste eles acabaram descobrindo que um grupo estava preparando um ataque certeiro e fulminante aos sequestradores de Will, no entanto eles topam defender e acaba virando uma guerra.

naomygabs 09/02/2023

Folha de Carvalho
As aventuras dos então intitulados ?araluenses? parecia estar prestes a terminar. Porém, Halt tem pressentimentos ruins em relação ao grupo misterioso que encontrou.

Rangers Ordem dos Arqueiros: Folha de Carvalho é tão emocionante quanto as outras aventuras dos arqueiros.

Casumere 18/01/2023

Maravilhoso!!
O livro 4, Folha de Carvalho da série Rangers - Ordem dos Arqueiros é simplesmente maravilhoso.

O desenvolvendo dos personagens é espetacular. Flanagan mostra o quanto os personagens aprendizes, foco da série, amadureceram e tornaram-se mais independentes. Sendo altamente importantes na resolução da batalha que se segue no livro.

O desenvolvendo do enredo foi feito gradualmente e sem tornar a leitura cansativa.

Recomendo fortemente a leitura de toda a série de Rangers.

Jady 16/01/2023

em Folha de Carvalho, temos uma trama completamente nova que surgiu do nada e foi bem desenvolvida para posicionar novas peças no tabuleiro dessa trama. Confesso que foi uma leitura um pouco mais lenta, com o foco em outras regiões, tive dificuldade de me apegar aos novos personagens, mas quando me apeguei foi certeiro. O livro é muito bom, a batalha foi simplesmente muito bem devolvida.