O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Juliana 01/08/2022

Resolvi reler o Garoto no Convés para revisitar essa que foi um dos meus livros preferidos da adolescência. A história fora em torno de John Jacon Turnstile, um adolescente que vivia à margem da sociedade e que se torna ajudante em um navio da marinha como forma de punição por um furto.
O romance histórico tem toda uma narrativa de aventura e bem envolvente, amei reler cada página e me vi muito imersa na história, acho que ele tem uma pegada que me lembra Os Miseráveis também. Tem algumas críticas sociais, ainda que eu ache a forma que falam dos nativos, em especial das mulheres um pouco problemática, mas é evidente que é uma tentativa de reproduzir o pensamento da época.
É uma excelente aventura marítima e gostei demais de ainda achar uma leitura ótima depois de tantos anos.

TainA452 21/07/2022

O Garoto no Convés
Esse livro é simplesmente incrível! Muitas dessas páginas me fizeram passar raiva e ter um pouco de ódio dos homens ingleses daquela época, muitas delas me deixaram sem chão e me afogaram em lágrimas (a maior parte delas sobre a história dd John Jacob Turstile) mas como boa amante de aventura tenho que dizer que foi um dos melhores livros sobre o mar que eu já li na minha vida. A história é simplesmente incrível e viciante do início ao fim. Espero que um dia todos tenham a chance de ler este livro pelo menos uma vez.

Giselle Abreu 13/07/2022

Muito bom!
Gostei muito de como o livro foi construído! Os personagens são muito bem caracterizados e por ser baseado em uma história real, deixa os fatos bem mais interessantes!

Rafa 03/05/2022

Fabuloso
O Autor conseguiu com maestria transformar um fato histórico numa aventura emocionante. Uma narrativa primorosa sob o prisma de um menino em desenvolvimento, com personagens muito bem construídos.

Lorayne.Stinguel 13/04/2022

A leitura prende a gente e além de ser de fácil entendimento, tem uns trechos bem engraçados. Foi muito legal acompanhar o desenvolvimento do jovem Tutu.

Dudinha 05/04/2022

Mais um livro que eu não achava que ia gostar da história, mas que no fim me prendeu e me deixou impressionada.
Uma história cheia de aventuras. Confirme ia lendo me prendia mais no livro e queria saber logo qual seria o final da história e o que iria acontecer com o pequeno John Jacob, o qual acabou ganhando meu coração com seu jeito meigo e por ser tão fiel ao capitão.

Erivaldo21 24/03/2022

Uma grande aventura
John Jacob Turnstile é um menino que teve uma infância sofrida, sem pai nem mãe. É acolhido pelo Senhor Lewis, um homem que o explora sexualmente e o ensina a roubar para tirar vantagem. Jacob aprende a roubar e pego pela polícia. Para não ter de ficar na cadeia, aos 14 anos, recebe uma proposta, do homem, ao qual estava roubando, de embarcar em um navio da marinha e fazer parte da missão do rei. Lá ele conhece pessoas de bom caráter e outras, nem tanto. Vive muitas aventuras, sofrimentos e emoções. Aprende a ser leal, amigo, e descobre do que as pessoas fazem pelo poder.

Que aventura! Ao ler, sempre queria saber o que ia acontecer depois. Ver a desenvoltura do Jovem Turnstile no navio bounty, onde, trabalha como criado do capitão. Foi muitas vezes humilhado por todos serem superiores a ele. Não faz muitos amigos no navio, contudo, as amizades que faz são as melhores, principalmente com o Capitão Bligh. Encontra seu primeiro amor nessa aventura. Fica à deriva, passando por muitos sofrimentos. Enfim, a obra conta essa história que se desenrola ao longo de dois anos e três meses. Gostei do fim. Em determinados momentos a leitura foi arrastada. Turnstile vive no navio a lealdade; que o jovem demonstra, a confiança; em momentos difíceis, a coragem; nos desafios, e a amizade.

Nayonara 07/02/2022

Parecia que eu não ia acabar nunca, não é de todo ruim mas é meio arrastado, teve muitos momentos em que achei bem chato

Adri 21/01/2022

Uma história, uma aventura rica em detalhes, as reviravoltas, os fatos, que são relatados na trajetória do garoto John Jacob Turnstile em uma viagem marítima.

gabrielrjf 19/01/2022

Meu segundo livro do Boyne
Bem esse foi o meu segundo livro do autor. Meu primeiro foi O Pacifista que se tornou favoritado

Esperava uma obra no nível do Pacifista? Realmente não sei? mas tinha altas expectativas que também não sei se foram supridas

O livro é bom?. Mas não é fluido? mas tem partes fluidas? entendem a confusão de sentimentos que o John Boyne consegue nos causar?

Confesso que não sou nem um pouco fã de histórias que se passam em alto mar. Não gosto e fico muito perdido com o vocabulário usado (estibordo, bombordo, essas coisas)

E então gostei que a história não se passa na sua totalidade dentro de uma embarcação? e foi justamente quando não estavam nela, que pra mim o livro rendeu.

E gostei de ver como lutaram pra sobreviver após o montim. Valeu a pena?.

Camila1856 17/01/2022

O garoto no convés
Que livro perfeito! É diferente dos outros que já tinha lido do autor. Esse trata da história em alto mar de John Jacob (ou Tutu kkk), um menino que consegue um emprego como criado do capitão de um navio. Rumo a uma ilha para a plantação de fruta pão, são narradas tanto de aventuras desesperadoras quanto as divertidas. É um livro com algumas partes compridas, mas que consegui ler muito rápido. Recomendo muito, é um dos meus preferidos.

Ellie 11/01/2022

Lealdade
Quando comecei a ler achei cansativo mas foi ficando interessante e os detalhes em alto mar nos faz viver aqueles momentos.
A vivência que o menino teve com o capitão mostrou quanto é importante o respeito e a obediência e o transformaram em um homem corajoso.
Adri 12/01/2022minha estante
Estou encantada com os relatos feitos pelo menino.