Pornô chic

Pornô chic Hilda Hilst

Resenhas - Pornô Chic

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carlos.Erik 27/02/2021

O escárnio de uma autora silenciada
Diferente do que grande maioria dos leitores não estão acostumados certas obras são carregadas da alma do autor.
Neste copilado os textos pornográficos de Hilda Hilst, do final da década de 80 e início da década de 90 foram um escândalo para o mundo literário da época.
Uma leitura crua, sem considerar o silenciamento imposto a grandiosidade de HH, a moral da época, a repressão ao desenvolvimento das mulheres na literatura e todo o cartel ?capitalista? das editoras você vai odiar todas as páginas.
Hilda, como seu pai, tinha sinais de transtornos psiquiátricos, e isso aparece nos fluxos de consciência. Em alguns textos não há um começo, meio e fim. Está tudo acontecendo ao mesmo tempo.
O pudor sexual é posto na parede, as fantasias sexuais são descritas sem limites e sem economia de descrições.
É interessante o escape da Hilda Hilst para o campo da sexualidade como tentativa de chocar, justamente porque tudo que é tabu fala justamente sobre tantos desejos reprimidos, escondidos e suprimidos.

?A literatura tem que refletir o cara que está escrevendo, como ele é diante do mundo.?

Kemi 27/11/2022

Ai, não consigo
Descobri esse livro porque meu professor de literatura o indicou. Bem, é da Hilda Hist, é erótico e meu professor que indicou, deve ser incrível. Que desapontamento. Não conseguia ler 1 parágrafo sem me enojar. Li um pouco de todos, mas sem terminar inteiramente quase nenhum.
Fui atrás de entender melhor do que se trata essa coisa grotesca, entretanto, não me convenci.
Espero estar errada sobre meu ponto de vista, mas, por enquanto, não quero me lembrar do que li.

Adriana Scarpin 18/06/2015

Como leitora compulsiva de Hilda Hilst, já havia lido as novelas e poesia presentes neste livro, mas como ela é de fato um dos mais espetaculares escritores brasileiros a agraciar essa terra, essa edição está imperdível, pois soma quatro das obras primas dela (porque tudo que sai da pena dela ou é obra prima ou é quase – seja na prosa, seja na poesia), além de textos da fortuna crítica que lançam uma luz sobre a esplendorosidade ficcional-poética da obra dessa grande escritora chamada Hilda Hilst.

JwithT 27/04/2023

Apesar dos pesares, O caderno rosa de Lori Lamby é um dos melhores textos deste livro - os demais um tanto chatos e repetitivos, sem tirar mérito de alguns aspectos interessantes na escrita da autora. De adianto: não tem como ler (ler de verdade) este livro se você deixar a sua moral interferir em cada linha corrida. Aos que apontam o alto teor obsceno e explícito: o que esperavam? Apenas sugiro uma leitura mais crítica. Aos que gostaram: de acordo. Interessantíssimo para sair da zona de conforto (melhor se lido o mais rapidamente possível, não é uma leitura que deve se arrastar), afinal, não é a finalidade da literatura ser satisfatória - nem a realidade é.

Dk 06/12/2021

Quase não consigo passar das primeiras páginas do caderno rosa de Lori Lamby. Conforme insisti, consegui perceber a real intenção da autora por trás de tantos relatos indigestos. Sim, a parte mais chocante é também a parte em que consegui me conectar ao momento e às motivações de Hilda quando se propôs a escrever as obras em Pornô Chic.

As histórias são bem escritas, inclusive em situações que beiram o ridículo, porém não sei se me "acostumei" ao escárnio e às bandalheiras, pois após o caderno rosa, tudo me pareceu menos indigesto de acompanhar. Dá até pra dar umas risadas, há um cinismo e um arregaçamento que são quase magnéticos. Mas, sem dúvidas, e de uma forma geral, conheço pouquíssimas pessoas para as quais indicaria esse compilado. Mesmo em caráter "acadêmico". Como dizem quase que unanimemente todas as resenhas: não é um livro para todo mundo.

Mauro Mendes 10/03/2021

"E quem olha se fode" Lori Lamby
O início da leitura do “Caderno rosa de Lori Lamby” foi amarguíssimo, quis abandonar a leitura mais de três vezes, mas eu resisti e quis saber qual seria o desfecho da história após finalizar pude compreender algumas coisas. Em “Contos d'escárnio" foi muito mais fácil em comparação com o anterior, porém do meio para o final se tornou muito "bagunçado" e a leitura deixou de ser fluida. Em “Cartas de um sedutor” não consegui me conectar de forma alguma, busquei fazê-lo de alguma forma, mas não houve caso. No entanto, em "Bufólicas" pude ao menos dar algumas risadas.

Acredito que em par de anos mais tentarei reler este livro e de preferência na versão física (li por ebook) por que poderei fazer mais anotações e marcações.

Fran Piva 21/01/2021

Tentando entender...
Eu gosto de HH. Então minhas resenhas sobre qualquer coisa dela será suspeita.
HH escreve sem parâmetros, por isso, são leituras difíceis. Até quando se propõe a ser pornográfica é ácida. Mas neste livro, senti amargura e deboche. Amargura por chegar aos 60 e não ser reconhecida por toda a intensidade de sua literatura, por ser uma escritora, pelo mercado da edição... E deboche pq escreveu o que quis,foda-se o reconhecimento... E aí, ela pegou pesado... Pedofilia, zoofilia, complexo de Édipo, Deus, morte, existência e a porra do Brasil que é obsceno!
Não sei se eu gostei desse livro... ainda tentando entender a complexidade que é HH.

Karinne 04/12/2022

Primeira vez que leio um livro da Hilda, assustei com o livro? Sim. Imaginei as críticas que ela recebeu? Com certeza.

Daniel Gregorio 25/05/2021

Um niilismo engrandecido.
Esta história desenvolve de forma despudorada casos pesados de maneira jocosa, tornando-se leve e agradável assuntos impertinentes a todas as esferas sociais. Entretanto, a narrativa, que por vezes oscila em interessante e enfadonho, consegue retratar a realidade humana, as diversas bizarrices existentes, além de que, incuti em seus personagens um niilismo de maneira incomensurável. Por conseguinte, cada personagem é peculiar, vai de contramão ao que a sociedade impõe, choca! Embebeda-se da lubricidade, adentra nos lugares mais profundos que o homem mascara, os desejos proibidos que ficam armazenados e eclipsados são jorrados. Por fim, a obra de Hilst traz uma visão de anomalia na interpretação de sexo, além disso, são personagens que apetecem em tornarem-se escritores, escrevem histórias partindo de uma visão cética, pessimista, a libertinagem opulenta e desenfreada sem as regras divinas, afogada na cultura da imoralidade.

@eleeoslivros 18/03/2021

esse livro me chocou!
mas foi um choque bom!!
garantiu boas risadas.

recomendadissimo!

Angelica.Bernardi 30/01/2023

Que nojo, que nojo, que nojo
Comecei ler esse livro pq já tinha lido outras coisas dela e gostava, minha meta é ler mais autores nacionais, mas que decepção que nojo que eu senti lendo isso. Não consegui continuar, cada página que eu passava lendo que UMA MENININHA DE 8 ANOS estava "gostando" daquilo que era feito com ela eu sentia uma sensação de estar afundando dentro de mim, tanto o nojo e decepção que eu senti lendo.
Não recomendo e não entendo quem defende.
É o tipo de livro que eu desejo que seja queimado e nunca mais lido.

Bruno Sequeira 22/05/2020

Esperava mais, muito mais
Ok o livro é legal vai, mas só isso mesmo, uma literatura ok literalmente ok, não tem muito tempero

Julia4767 02/04/2020

Surpreendentemente
Ruim.

Candido Neto 15/09/2018

Críticas ao mercado editorial, aos editores (esses ******), aos leitores, e aos escritores (esses *******). Divertidíssimo, mas não recomendo aos sensíveis, aos certinhos.

outroigu 04/03/2023

[...] que coisa idiota o sexo
Alguns contos são bons. outros nem tanto. o caderno rosa de lori lamby, novos antropofágicos e bufólicas são os "capítulos" que valem a pena a leitura do livro, porque são chocantes e divertidos. apenas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5