Pornô chic

Pornô chic Hilda Hilst

Resenhas - Pornô Chic

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karinne 04/12/2022

Primeira vez que leio um livro da Hilda, assustei com o livro? Sim. Imaginei as críticas que ela recebeu? Com certeza.

DeaGomes 27/04/2024

Feito para chocar!
Esse livro não é erótico, é pornografia pura, escrachada mesmo! Foi escrito pra impactar o leitor, e tem de tudo: incesto, pedofilia, prostituição infantil (?)... Muitas histórias são hilárias e não tem como não cair na risada, por outro lado, têm outras que são muito, muuuuuito pesadas. É um livro que incomoda pela linguagem "nua e crua" da Hilda Hilst. Li pela curiosidade da polêmica, não me arrependo, mas não é um livro que penso em reler ?

Henrique 18/01/2015

resenha completa:

confiram! ;)

Anna 25/03/2024

Pornô Chic: Um retrato da vida brasileira pela ótica do sexo
Ainda não terminei a leitura, mas em uma primeira análise, para mim, Pornô Chic é o retrato da vida brasileira pela ótica do sexo. Além da intenção de revolta e liberdade expressiva de Hilst ao publicá-lo, os contos, prosas pós-contemporâneas de comédia-manifesto a ainda aparente censura da real natureza erótica do cotidiano, gozam a linguagem e experiência plural do universo diverso da sexualidade de espírito livre, niilismo moral, unissex e fluída. Sem florezinhas delicadas e floreios acrobáticos da poesia e estilo lírico e romântico, para não falar do sexo em seu estado puro, aqui o leitor permeia contos sexuais de essência humorística e irônica, palavreado cru, real da sacanagem libertina sem segredos e atenuantes. Os desejos e fetiches de qualidade provocativa e conflitante e elaborada crítica social e moral incutida nas entrelinhas das mais variadas experiências do sexo condensadas nessa antologia, consideradas ainda hoje tabus e quiçá à primeira leitura para alguns, estranhas, torpes e até assustadoras, são o protótipo nu e espelhado das peripécias e estudo de caso da múltipla sociedade brasileira entre tempos e situações. Já que a maioria, senão todos os enredos que percorrem a surpresa e incômodo do livro, são vivenciados por muitos sob meia luz e através de muitas paredes reais ou hipócritas de um falso conservadorismo.

Danni 14/11/2022

Quando comecei a leitura de Pornô Chic, da Hilda Hilst, levei um susto. Ainda não havia entrado em contato com nenhuma obra da autora, mas logo nas primeiras páginas já levei um soco no estômago e um embaraço. Sabia que o livro era de conteúdo adulto, pornográfico mesmo. Mas não imaginava que ia levar esse tiro! Rs. A linguagem da Hilda é escancarada mesmo, bem grosseira. Ela não tem nenhuma censura, descreve os personagens e situações do jeito mais realista e erótico possível. E o mais engraçado é que eu não esperava que uma obra desse teor poderia ser tão boa.

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 17/08/2016

Sendo minha primeira leitura da autora, estranhei bastante inicialmente. Ainda mais por ter começado justamente com esses livros: a trilogia obscena. Esse livro reúne "O caderno rosa de Lori Lamby", "Contos D'escárnio/Textos grotescos" , "Cartas de um sedutor" e "Bufólicas".
Gostei bastante do primeiro, apesar de ter me deixado EXTREMAMENTE desconfortável no início. A crítica que a autora faz é ótima e obviamente autobiográfica.
Já o segundo e o terceiro foram mais complicadas, porque gostei de alguns trechos, mas outros foram completamente dispensáveis pra mim.
O quarto foi o mais engraçado por ser tratar de poemas com esse teor erótico. O contraste causou um humor interessante.
Enfim, o livro tem momentos bem engraçados e a autora em momento algum quer ser levada a sério, parecendo mais uma paródia de romances eróticos. (O que imagino que tenha sido a intenção dela). A escrita em si é ótima, mas o conteúdo não me agradou tanto.
Gostei da experiência e apesar de não ter sido das melhores, ainda quero ler "A obscena senhora D" que é um dos mais elogiados dela.
Ah, ainda não consigo acreditar na criatividade que ela teve pra usar tantos nomes para se referir tanto aos órgãos sexuais masculino quanto feminino hahaha

bteuzt 26/07/2023

Deu preguicinha
Acredito que o problema maior na história foi que algumas se estenderam demais, como se a hilda estivesse tão de saco cheio da indústria que escreveu todos os pensamentos que vinham e não fazia questão de facilitar o trabalho pra quem a lê - pelo contrário, quanto mais difícil, perturbador, melhor. decidi ler pornô chic após ler o caderno rosa e acredito que o segundo conto foi o que mais valeu a pena. de resto, algumas partes interessantes, mas muito cansaço e desgaste pra pouca diversão. acho que o pior foram os poeminhas/fábulas lá pro final, chato demais. mesmo assim, gostei bastante da proposta e acho hilda a verdadeira subversiva da cultura literária brasileira.

Amanda Thais 08/01/2019

Cabuloso! Ri horrores. kkkkkk

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

Edição ilustrada reúne os quatro livros obscenos da poeta, incluindo um texto inédito e fortuna crítica de Humberto Werneck, Alcir Pécora, João Adolfo Hansen, Jorge Coli, Eliane Robert de Moraes e entrevista a Caio Fernando Abreu. Em 1990, Hilda Hilst completava 60 anos, 40 deles dedicados à literatura. Insatisfeita com a publicação de seus livros em pequenas tiragens, o silêncio da crítica e a repercussão restrita, a poeta decidiu escrever “adoráveis bandalheiras”. A experiência deu origem à Trilogia Obsena formada por O caderno rosa de Lori Lamby, Contos d’escárnio – textos grotescos, Cartas de um sedutor e ao livro de poemas Bufólicas. “Pornô Chic” reúne os quatro títulos, ilustrados, traz o inédito Fragmento pornográfico rural e fortuna crítica que aborda a polêmica fase erótica de Hilst. O caderno rosa de Lori Lamby e Bufólicas recuperam as ilustrações de Millôr Fernandes e Jaguar para as primeiras edições. Para ilustrar Contos d’escárnio e Cartas de um sedutor foram convidadas Laura Teixeira e Veridiana Scarpelli, que apresentaram uma abordagem contemporânea ao pornô de Hilst.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525058584

fev 13/01/2021

Esse foi o meu primeiro contato com a obra da Hilda Hilst e estou simplesmente maravilhado.

Em Pornô Chic há a trilogia obscena da autora formada pelos livros "O caderno rosa de Lori Lamby", "Contos d'éscarnio - textos grotescos", "Cartas de um sedutor" além do livro de poesias "Bufólicas". De maneira geral eu gostei bastante da escrita da autora. Os livros que são uma mistura de estilos literários contendo poemas, peças teatrais, fluxo de consciência, contos são muito bem escritos. Mesmo tratando de um tema considerado chulo por muitos a pornografia descrita pela Hilda mesmo sendo desbocada tem muito pouco de uma sensualidade grotesca. Os textos são eruditos e rebuscados. Há uma mistura do simples e do rebuscado. Principalmente em muitas referências ao longo dos textos em que cita grandes autores reconhecidos tanto estrangeiros quanto nacionais. Toda trilogia obscena é uma metalinguagem.

O caderno rosa de Lori Lamby: cinco estrelas.
Esse foi feito com intuito de chocar. É desconfortável de se ler. É nojento, grotesco, impensável do que acontece durante toda a obra. No entanto, o plot do livro é incrível. É um livro que amei odiar. O ponto principal do livro é a pedofilia.

Contos d'éscarnio - textos grotescos: quatro estrelas
Um cara resolve contar suas diversões sexuais sem o menor pudor. Crasso, o personagem principal, foca principalmente na sua história com Clódia uma artista plástica.

Cartas de um sedutor: cinco estrelas
O tema chocante desse livro é o incesto. Há espaço também para a relação entre homens. É tudo tão bem escrito que você acaba focando na história sem se chocar tanto com o assunto principal.

Bufólicas: quatro estrelas
Poemas que são pequenas fábulas com uma moral no final de cada um. São engraçados.

Os textos de apoio no final do livro são ótimos para compreender os textos da autora e também conhecer um pouco sobre quem ela era. Hilda Hilst produz uma pornografia escrachada, mas de alta qualidade. Recomendo com ressalvas para os puritanos. Principalmente Lori Lamby por ser extremamente perturbador.

Aline Oliveira 25/08/2021

Porno Chic
Achei as primeiras páginas dificílimas, é uma leitura densa e impactante.
O caderno de Lori Lamby embrulha o estômago, já os próximos são mais fáceis de digerir e com várias passagens cômicas.

Não fosse pelo canal da Taty Leitte @VaLerUmlivro, que explicou toda história da autora e ajudou a entender a motivação por trás dessa escrita, eu provavelmente teria desistido.

Gaby 15/09/2021

Não é o tipo de livro que costuma ler, mas gostei muito só não é o tipo que mais gosto mesmo ..... .

nemlanency 07/11/2021

Dizer que é bom, aí já é demais.
Meu primeiro contato com Hilda foi através do album "Ode descontinuada e remota para oboé e flauta" onde Zeca Baleiro pôs melodias em alguns dos poemas dela. A primeira pessoa pra quem eu mostrei o album, totalmente arrebatada pela beleza das poesias, perguntou porque eu tava metida com essa velha pervertida, o que só me fez ter curiosidade de saber porque a autora de poemas tão sublimes tinha essa fama. Dito isto, entendo e respeito as razões para textos como esses de porno chic, mas dizer que é bom? não digo não.

1 | 2 | 3 | 4 | 5