Dewey

resenha disponivel no dia 15/01 no link http://www.arcaliteraria.com.br/31824/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/31824/

@andressamreis 25/10/2016

Leiam!
Se você gosta de gatos, se entende o quanto a convivência com um gato é apaixonante: leia!
Se você gosta de livros, de quebra acompanhará um pouquinho da história e mudanças das bibliotecas entre os anos 80 e 2000.

Gostei da narrativa simples e apaixonada.
Momentos de muita delicadeza.

Jaíne 04/10/2016

Tão fofo!
Se você gosta de animais, se você é um amante de gatos (tipo eu), você precisa ler a história fofa desse gatinho laranja.
Lembrando que é uma história real!
Se você tem um gato, vai ver seu gatinho em cada uma das façanhas de Dewey e se você não tem, vai se encantar e querer adotar um imediatamente.
Mas quem é Dewey, afinal?
Bom, é um gato que foi abandonado na madrugada mais fria do ano, numa caixa de devolução de livros na biblioteca pública de Spencer. Uma história com um início extremamente triste, mostrando a crueldade do ser humano, em largar um animalzinho inocente com poucas semanas de vida, a própria sorte...
Mas um acontecimento que tinha tudo para ter um final péssimo, acaba tendo uma continuação feliz! O pobre gatinho acaba sendo adotado pela bibliotecária e a partir daí, passa a ser o "mascote" da biblioteca.
A narração dos momentos ao longo da vida de Dewey, são extremamente fofos, engraçados e faz você se ver apegada ao bichano... mas... tenho uma crítica.
O livro, em tese, seria para descrever a vida de Dewey, certo? Mas parece que rolou uma pequena biografia por parte da bibliotecária responsável pela adoção dele. Poxa, eu queria ler sobre o gato e não sobre a história de vida de quem o adotou, porque, neste caso, o foco do livro parecia ser totalmente voltado para o felino, então não deveria ter sido abordado tão a fundo a vida da mulher.
No começo do livro, há capítulos totalmente voltados a humana da história, que mal citam o gato, então achei meio chato isso.
Tudo bem, dar uma descrição rápida das pessoas que cercavam o gato, mas não fazer uma biografia da vida de uma delas. Afinal, se fosse para ser uma biografia, era para ser do Dewey!
Tirando esse fato, o livro é lindo! Eu mais do que recomendo a vocês!
Gatos são amor, então é óbvio que esse livro é amor puro!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br

Eliane.Dantas 07/09/2016

Dewey
Quando uma biblioteca ganha mais vida, e uma estrela animal vira a principal atração da cidade, linda historia da vida de Dewey, contada para amantes de gatos.

Mariana 20/07/2016

Simplesmente fofo
Romance leve, pura diversão.

Nessa 20/07/2016

Dewey, um gato muito fofo que conquistou a todos tanto na Biblioteca Pública de Spencer como em toda a cidade. Amei!
" ... seu interesse era por seres humanos."

Samu 05/05/2016

Muito bom!
A hist´ria é comovente e muito fofa! A narrativa é que eu achei um pouco monótona em alguns pontos, mas nada que prejudique muito a leitura. Vale a pena, principalmente para quem curte animais, afinal histórias com cães já temos tantas, é ótimo ver alguma com um gatinho.

Jean.Acedo 13/04/2016

Emocionante
Uma história que vai te emocionar do inicio ao fim, a vida deste gato desde o inicio é forte e marcante, lagrimas vão rolar e te segurar no livro até a última página!

Kamila 21/12/2015

Amo demais!
O livro começa com uma descrição (chata) de Spencer, que fica no estado de Iowa, nos EUA. Resumindo esse prólogo, é uma cidade interiorana cheia de milho, pra todo lado tem milharal, um lago bonito e uma estrada longa.

Pulando essa descrição, temos Vicki, que até então era vice-diretora da biblioteca chega um dia para trabalhar. Um dia muito frio. E ouve um barulho esquisito vindo da caixa de coleta – uma caixa criada para que os usuários pudessem devolver seus livros após o expediente da biblioteca. Ao retirar o conteúdo da caixa, muita sujeita, alguns livros e um filhote de gato. Sim, um gatinho estava na tal caixa. O que merece um/a desgraçado/a a abandonar um filhote em uma caixa em um dia congelante???? O que esse ser merece???? Enfim, Vicki salvou o pobre filhote do frio. Deu-lhe banho, comida e amor. Ela nem imaginava, mas essa relação duraria dezessete anos. Desde então, os moradores de Spencer adotaram o gatinho, que se tornou presença constante na biblioteca.

Eu recomendo demais esse livro porque não é só a história de um gato que viveu em uma biblioteca, mas um gato que viveu em uma biblioteca e mudou o pensamento de toda uma cidade. Dewey amava a todos, bastava alguém chegar na biblioteca que ele já estava disposto a dar – e receber – um pouco de carinho e colo. Dewey mudou profundamente a vida de muitas pessoas. Tomo como exemplo a pequena Crystal.

Crystal era uma garotinha que nascera com uma grave deficiência. Não andava e não falava. Até conhecer Dewey. Um dia, ele pulou em sua cadeira de rodas e ela gritou de susto. Isso foi um milagre. Até então, ninguém imaginava que ela podia falar. Essa passagem me fez chorar, as lágrimas só não rolaram porque eu estava no metrô. Achei muito lindo mesmo.

Não foi só com Crystal. Dewey também ajudou a própria Vicki a superar várias situações, como as brigas com a filha Judi – que Dewey tinha um carinho especial – e suas várias doenças, como o câncer de mama que a levou a uma mastectomia dupla – traduzindo: lhe retiraram as duas mamas. Foi como se Dewey a tivesse salvo do abismo várias vezes. Era um gato com um magnetismo próprio. Era o rei de Spencer.

A história de Dewey foi mesclada com a própria história de Vicki, desde seus avós, passando por seu marido alcoólatra, seu diploma com honrarias e sua vida na biblioteca, trabalho que durou 25 anos. Sério, Vicki sofreu demais, aconteceram poucas coisas boas com ela: a filha, o gato, o diploma com honrarias e seu trabalho na biblioteca, porque olha, a vida que ela teve não foi fácil, fiquei com dó mesmo. Ela é uma guerreira, passou por tudo isso e nunca tirou o sorriso do rosto, aliás, ela deixou uma bela mensagem no final do livro, que eu não vou contar, claro.

resenha completa em:

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2015/02/resenha-dewey-um-gato-entre-livros.html

Andreza 05/09/2015

Amor felino
Como você não se apaixonar. Uma história de amor entre animais e humanos.

ElisaPinheiro.T 04/09/2015

A diretora da Biblioteca, que achou o gatinho na caixa de devolução, resolve contar a história e lança o livro, Dewey, um gato entre livros.
É a história de um gato fofo e inteligentíssimo, o exemplo de como um felino pode trazer alegria, amor e vida a uma população que, até sua chegada, parecia apática.

line 01/07/2015

Gato Fofo, História Linda
esse gato é um sonho

Veronica 24/01/2015

Sobre gatos e amor
Mais uma história maravilhosa de amor que só quem já conviveu com um gato sabe o que é. Uma história tocante de superação tanto do gato quanto dos donos (sim, Dewey é patrimônio de uma cidade inteira).

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com/2014/06/livro-dewey-um-gato-entre-livros.html