Dona Flor e seus dois maridos

Dona Flor e seus dois maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

vanessamf 03/02/2022

Liberdade sexual ou prisão a estereótipos?
De modo geral, posso dizer que gostei bastante desse livro, o primeiro do autor que li, justamente por conta da sua brasilidade e bom humor.

Assim, foi muito interessante acompanhar todos os tipos de baianos, fossem ricos ou pobres, nativos ou estrangeiros, letrados ou ignorantes, bons ou mau caráteres.

No entanto, a obra é basicamente sobre sexualidade (especificamente sobre as necessidades sexuais da protagonista, Dona Flor). E, neste ponto, fiquei um pouco dividida a respeito de qual foi a real intenção de Jorge Amado.

Mas, seja qual for a proposta dele, penso que cada um pode interpretar da maneira que quiser.

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2022/02/02/literatura-dona-flor-e-seus-dois-maridos/

Gustavo 31/01/2022

Vadinho da v#diagem
O que dizer de dona flor? Mulher tão forte e ao mesmo tempo tão dependente. A vida lhe deu dois opostos do qual ela vai de ponta a ponta e não se satisfaz em nenhum dos cantos, porém, só na literatura, na magia e no romance pra um corpo poder ocupar dois espaços diferentes ao mesmo tempo.
O que no início me desagradou acabou se tornando conversa leve de Jorge Amado, onde dona Flor une o Útil ao agradável... Como diz o próprio amado, "que safada" kkkkkk.
Adoro Jorge Amado, adoro tua escrita, que falta me fazia e eu nem sabia!
Só não dou 5 estrelas por conta da última trama do vadinho e os jogos assombrados envolvendo o Italiano, achei meio chato e que não tinha muito o que agregar na história

Camila.Felippio 30/01/2022

Dona Flor e seus dois maridos
Neste livro, Jorge Amado descreve com muitos detalhes a vida, principalmente, de Vadinho. Achei cansativa a narrativa e Dona Flor me parece ser apenas uma figurante. Esperava mais?

Suzane 29/01/2022

Livro sobre vadinho e não sobre dona flor
O jeito da escrita é bem gostoso, repleto de regionalismos e divertido. Porém ler essa história em 2022 complica. Entendo todo o contexto mas o autor se diverte muito com o vadinho e diminui o sentimento de dona flor, o que causa náuseas.

Elaine Messias 10/01/2022

Jorge Amado na melhor inspiração
Um delicioso passeio pelo comum e corriqueiro das famílias de classe média da época. A sogra com ganas de ser rica e poderosa por meio do casamento das filhas; a vizinha intrigueira. A outra vizinha que comanda a vida local. A vida do viciado em jogo, o anedótico dos mal entendidos que geram amigos. As homenagens a Dorival Caymmi, Carybé e Caldas. Comecei a ler ainda na Bahia, reconhecendo nos desconhecidos passantes cada personagem.

Vê Lemes 07/01/2022

Maravilhoso
Com um humor ímpar, numa escrita brasileiríssima muito cativante o autor conta a história de Flor, uma jovem guiada pelo amor, apaixonada, casa-se pela primeira vez. Um marido que não era bem o esperado, a fazia rir e chorar na mesma proporção. Eis que quis o destino que ficasse viúva. Passada boa parte da dor, causou-se novamente. O que faltava Num marido, sobrava noutro. Como duas partes de um todo. Saudosa de uma de suas metades, do Flor clama por seu amado perdido, e para sua surpresa, passa a ser atormentada por ele.
Um livro muito divertido, cheio de caricaturas nacionais e muito de sua cultura arraigado em suas páginas.

Luiza 05/01/2022

Uma mulher de fibra, que foi viver seu destino. ?
Sou absolutamente apaixonada pelos livros de Jorge Amado, especialmente as histórias que trazem heroínas : Tieta, Gabriela, Tereza Batista, Dona Flor... Não preciso escrever resenha a respeito deste livro, concluído pela quarta vez (certamente não a última) ? o que mais há é análise a respeito da obra de Amado. Quero apenas deixar registrado que, tendo lido Dona Flor e Seus Dois Maridos quatro vezes, posso afirmar que cada leitura é mais interessante que a anterior...

Reproduzo aqui apenas um trecho das anotações de Zélia Gattai Amado (presente no final desta edição), observação que foi novidade para mim... e demonstra o quanto as personagens de Amado têm vida própria.

CONTÉM SPOILER ABAIXO:

Jorge estava quase no fim do livro, vivia o impasse da decisão de dona Flor sobre ficar com os dois maridos, com um só, qual deles. Eu sentia a sua angústia na quantidade enorme de correções que fazia, escrevia e rasgava páginas e páginas, estava difícil desatar o nó.
Nossa sobrinha Janaína, de passagem pela Bahia, ouviu a história e perguntou pelo final. Jorge explicou que, por mais que gostasse dos dois maridos, cada um a sua maneira, Florípedes era uma mulher de classe média, cheia de preconceitos, incapaz de bigamia ou traição. Tinha resolvido que, quando Vadinho partisse para não voltar, ela iria com ele. Ficamos todos impressionados com o final, bem triste.
No dia seguinte, quando acordei, encontrei Jorge na máquina escrevendo rápido, concentrado. Tinha levantado muito cedo, fazia horas que escrevia. Quando me viu, deu um grande sorriso e disse:
?Essa sua amiga, hein, dona Zélia... Revelou-se uma descarada!?.
?Que amiga??, quis saber, intrigada.
?Essa dona Flor, pois não é que, com todos os seus pudores, ela resolveu ficar com os dois maridos?! Uma descarada!?
Confesso que fiquei aliviada. Minha amiga dona Flor não se subjugou ao autor, era uma mulher de fibra, foi viver seu destino.

? Zélia Gattai Amado.

Cinco estrelas para este livro de Jorge Amado é muito pouco!

??????????

tonjds 31/12/2021

Na vida só vale o amor e a amizade. O resto é tudo pinóia ...
Ótimo livro! A principal mensagem que peguei foi ... o importante é ser feliz! (e vá cuidar da sua vida!) kkk

Sou fã de Jorge Amado. Gosto da forma que ele apresenta assuntos importantes de forma simples e humorada.

tguedes2 26/12/2021

Dona Flor e suas milhares descrições
Eu amo Jorge Amado. "Capitães de Areia" é um dos meus favoritos da vida. Dona Flor e seus Dois Maridos, por outro lado, foi um pouco complicado (pra não dizer irritante).

A premissa do livro é boa, se propondo o autor ao debate sobre o material e o imaterial, sobre a "escolha" entre a vontade da carne ou o recato/respeito social, uma vez que no contexto social em que o enredo se desenvolve, só se pode escolher um ou outro (porque aparentemente uma mulher que gosta de sexo não é mulher de respeito). A situação da personagem protagonista do livro mostra o conflito entre o prazer versus a honestidade/castidade: mulher não pode gostar de dar-se, tem que ser dócil, recatada e apta apenas ao prazer casto, na constância do casamento. Mas Dona Flor sente desejo, sente tesão (como qualquer ser humano normal), o que aparentemente é o fim do mundo. Obviamente, temos que ler o livro à época e contexto em que foi escrito. O desfecho de Dona Flor me deixou satisfeita, pois a "dupla personalidade" da personagem é aceita, pelo menos por ela mesma (o mesmo não poderíamos dizer das fofoqueiras das vizinhas, claro). Gostar de sexo, sentir tesão, gostar de "vadiar", na palavras do autor, não é o fim de mundo, é algo normal, afinal somos todos animais reprodutores. Todo essa discussão envolve também o caráter e a moral dos seus dois maridos, um deles um verdadeiro vadio o outro um homem correto, prudente, responsável. No fim das contas, o que fica é que nem a mais calma e ordenada das vidas é sinônimo de plena felicidade. A natureza humana é complexa e a conformação do indivíduo com os termos de sua própria existência varia conforme a personalidade e mais outros fatores externos ou internos.

Apesar da boa premissa, Dona Flor e seus Dois maridos é cansativo. É um livro de 450 página, que poderia ter 200. O autor se estende demais em fatores inúteis para o desenvolvimento do enredo, tinha pontos da narrativa que eu simplesmente não conseguia me importar o suficiente para me excitar com a leitura. Parece que Jorge Amado queria dar vida a própria Bahia, formando-a propriamente como um personagem do livro, todavia, ao mesmo tempo que em partes do livro você sente a imersão profunda nos cenários, muitas descrições e ambientações são inúteis (muitas mesmo), parece que foram postas só para encher páginas.

No mais, apesar de devagar é um livro divertido, com certeza você dará boas risadas lendo. Não diria para ninguém não ler Dona Flor, mas para que sua leitura seja encarada com calma e sem cobranças, pois é uma leitura lenta.

Roberta.Mariz 13/12/2021

Dona Flor e suas duas mil páginas
Eu amo obras de Jorge Amado, mas esse livro foi extremamente arrastado e cansativo...
Era pra ser uma história maravilhosa, porém contada em 50-100páginas, contudo, ele quis dar vida e história a praticamente todos os personagens. Com isso, o livro se torna monótono e a leitura não é fluida...
Foi o primeiro (e único, espero...) livro dele que não me encantou, não me deixou com gostinho de quero mais...

Douglas.Bonin 08/12/2021

200 tons de cinza
Você gosta dum livro de sacanagem? Este livro é para você!
Não, o que temos aqui não é a put@ria de casais ricos, dominadores e com corpos esculturais.
Não, aqui temos gente como a gente, muitas vezes até mais decadente, mas gente que paga boleto e que ama.
Claro que em muitos momentos a leitura pode te causar certa repulsa pela violência das ações. Mas se tem estômago para um sujeito que impõe um contrato de seqso para uma moça, você vai aguentar aqui!

Franca 27/11/2021

Ótima leitura!
É um livro lento, porém nos faz pensar ... na vida morna que não traz alegria, tão sonhada vida calma porém não trouxe felicidade a mulher que tinha o grande amor em um homem completamente destrutivo e mesmo após a seu fim não conseguiu dizer o definitivo adeus. Pode se dizer que não se entregou totalmente ao presente e preferiu viver com seus dois maridos para ter tudo que se espera de um só amor?

Eu amo esse autor.

Lirieudo 19/11/2021

A escrita de Jorge e as escolhas narrativas
Jorge Amado é um grande escritor brasileiro. Gosto muito das suas narrativas, mas nesse livro especificamente não gostei da forma que foi organizado. A presença de Vadinho é muito postergada, chegando lá pros 75% da leitura. Além disso alguns capítulos são intercalados com outros de narrativas paralelas o que quebra o ritmo. Às vezes não conseguia me conectar com os personagens, mas é uma experiência particular. É um livro bom, mas não indicaria esse para quem quer conhecer a obra do autor.
Roberta.Mariz 13/12/2021minha estante
Senti EXATAMENTE a mesma coisa... ainda bem que eu conheço bastante a obra dele e mesmo com esse livro decepcionante, não abalou meu amor por suas obras...
Eu pulei várias páginas pra poder terminar o livro...

Lirieudo 15/12/2021minha estante
Rsrs É muito interessante como a experiência da gente influencia. É isso que você disse mesmo, ainda há outras possibilidades que não tiram o brilho dele.

Mikaela 17/11/2021

Uma batalha entre o espírito e a matéria
Assim define Jorge Amado a sua obra: uma batalha entre o espírito e a matéria. No meio desse campo, com os sentimentos em guerra, dona Flor, professora de culinária dividida entre os seus dois maridos: Vadinho, boêmio especialista nas artes da jogatina e de vadiar, e Teodoro, farmacêutico, homem honesto e metódico.
Ao conduzir a narrativa o autor parece se inspirar na profissão de sua protagonista e de ingrediente a ingrediente, sem miserê nem exageros, vai contando a história não só do triângulo amoroso mas também de infinitos personagens que vem enriquecer a obra. Estes tão bons, com personalidades tão marcantes, que nada que eu diga aqui vai fazer jus a sua criação.
O romance é (muito!!!) engraçado, inteligente, sensual, com a cara da Bahia com sua comida, música e vocabulário. Não à toa é tão popular.
Carolina.Gomes 17/11/2021minha estante
Aquele livro q todo mundo ama menos eu? ?

Mikaela 18/11/2021minha estante
Jura? Eu achei maravilhoso, é muito meu estilo de escrita e tal. Pra ver como gosto literário é muito pessoal, né?

Thais.Carvalho 16/11/2021

Um livro com vocabulário baiano, com sua cultura e jeito de ser. Dona Flor fica dividida entre seus dois maridos totalmente opostos entre si.