Dona Flor e seus dois maridos

Dona Flor e seus dois maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

Ayumi.kimura 10/08/2022

Humor, sarcasmo, denso e sensual.
A obra pontua a relação dupla de prazer e compromisso, vadiagem e serenidade, desejos e respeito e malandragem e honestidade. E conta sobre o realismo e a fantasia de um triângulo amoroso que nos deixa dúvidas se mantemos fiel aos padrões ou desfrutar dos desejos.

Duda 10/08/2022

Impossível não gostar desta leitura!
É uma história com enredo simples, mas escrita da forma necessária para te levar a conhecer os personagens e os acontecimentos. Mostra o retraro deuma época contando com elementos revolucionários que sempre estiveram presentes nas entre linhas.
É um livro que lhe trará bastante bagagem e algumas reflexões, inclusive indico bastante a leitura dessa obra para os vestibulares.

alex 12/07/2022

Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado (1966)
Jorge Amado é muito único. Impossível ler sem se apaixonar pela literatura. Enredo simples, descrito na medida necessária para te transportar às cenas e criar intimidade com os personagens. Nem mais, nem menos.

Retrato de uma época, sem nunca deixar de apresentar elementos revolucionários que sempre estiveram ali, escondidinhos, mas presentes.

Nota 10!

Ah, e prefácio de Roberto daMatta: "O problema não está na descoberta das 'coisas fora de lugar', mas na discussão de como lidar com elas".

Viane 06/07/2022

"A mulher que escolheu não escolher"
Dona Flor e seus dois maridos é um livro inovador, não só devido à época em que foi escrito, mas também devido às diferentes ideias que as pessoas podem extrair do livro em épocas diferentes.
Aqui acompanhamos a história de Dona Flor, carismática e direita, mulher que muitas vezes é descrita como honesta e muito certa, e seus dois maridos: Vadinho e posteriormente Dr. Teodoro.

Um traço que eu amo muito nos livros de Jorge Amado é a capacidade de escrever o povo de uma maneira muito linda. Seja escrevendo sobre música, sobre a gastronomia ou sobre a linguagem do dia a dia, Jorge Amado retrata o Brasil de uma maneira popular, a partir do ponto de vista de uma pessoa comum.
Muitas vezes, em novelas principalmente, só temos ali o ponto de vista dum protagonista de uma alta nata da sociedade. Ou o protagonista é um dono de uma grande empresa, ou de uma grande fazenda ou qualquer outro grande meio de produção. Nas obras de Jorge Amado, temos sim a visão de uma mulher de uma pequena burguesia, porém independente, forte e de mão cheia. Moradora de um dos bairros comuns da Bahia.

Voltando pros traços populares da escrita, o autor tem essa tendência em escrever diversas histórias riquíssimas em detalhes, em personagens e em enredos. É criatividade de sobra, faz parecer que estamos falando da vida de pessoas reais, e isso é algo muito gostoso de ter num livro, melhor ainda com a presença do sobrenatural!

E, meu deus, aquele final... Adoroooo
GioMAS 24/09/2022minha estante
Adoro que o Amado sempre escreve sobre mulheres fora dos padrões esperados, que questionam os seus próprios valores e, por muitas vezes, os subvertem.

MãeLiteratura 13/06/2022

Amei!
Ler Dona Flor foi uma experiência muito gostosa.⁣
Foi o segundo livro do nosso Projeto Jorge Amado, #asMulheresdeJorgeAmado, em parceria com a Companhia das Letras⁣

Florípedes Paiva, é uma bela professora de culinária baiana, casada com Vadinho. Um jogador mulherengo e boa vida. Logo no começo do livro fica viúva e vamos acompanhar em retrospecto, sua história de amor com este boêmio inveterado.⁣

Na sua viuvez, assombrada com questões morais, de desejos, frustrações e anseios, conhece o farmacêutico Teodoro, um homem centrado, responsável e previsível, que lhe oferece tudo que Vadinho nunca lhe deu. ⁣

É muito interessante acompanhar seus pensamentos e suas emoções. Qual marido é "o melhor"? Como escolher qual ocupa seu coração se eles complementam emoções tão diferentes?⁣

Esta é a reflexão principal deste livro, que eu adorei! Gosto muito da forma como Jorge trabalha a dualidade destes sentimentos.⁣

Gostei muito do universo criado por Jorge, desde as amigas de Flor, com destaque para Norma, até a mãe, Rozilda, sogra caricata e insuportável , que me rendeu muitas risadas. Um universo rico de personagens carismáticos, interessantes e humanos.⁣

Destaque ainda para dois recursos que eu adorei, personagens reais como Caymmi, Carybé e Sílvio Caldas, que integram a trama e as receitas de Flor, que abrem cada capítulo. ⁣

O sincretismo religioso presente torna o livro ainda mais forte e único.⁣

Encontramos na história a Bahia, com seu calor, sabores, sons e costumes. E este é um dos pontos fortes do trabalho deste autor tão sensacional, que me deixa a cada leitura mais apaixonada pela sua escrita. ⁣

Jorge é dono de uma escrita maravilhosa, fluida e cheia de impressões sensoriais. ⁣

A edição da Companhia das Letras está linda, os detalhes da diagramação são ótimos, revisão impecável. ⁣

Recomendo muito esta leitura!

site: www.maeliteratura.com

Jubs 28/05/2022

Definitivamente um dos autores que eu mais gosto da literatura brasileira. Ao ler o livro me lembrei muito da minha avó que nasceu na década de 20.

Amei o fim de Dona Flor, é claro que tem coisas que claramente não funcionam nos dias atuais, mas mesmo assim é um livro muito bom.

Jessi 25/04/2022

Bom, mas no final da um cansaço
O livro é divertido, muito engraçado tanto livro quanto filme são incríveis, mas la or ao final você já sabe o que vai acontecer o próprio nome do livro já fiz isso sabe!? O que o tona um pouco maçante, mas o que importa aqui é a ?psique? que o amado traz sobre a sociedade e a mulher em sua vida social e a sexualidade da mulher de seu desejos reprimidos, de suas necessidades que o ser humano, o respeito, honra social do contrato social entre nós homens, é o desejo de amar e ser amado carnalmente, a luta entre carne e espírito essa batalha que está em nós. O que óbvio, não deixou de ser machista em vários pontos do livro, tá gente!?

William LGZ 20/04/2022

O mais divertido de Jorge Amado
Dona Flor e Seus Dois Maridos não é o meu favorito entre os livros que li de Jorge Amado mas definitivamente está em pé de igualdade com o melhor! Sua história é maravilhosa, eu ri demais e me encantei bastante durante o seu desenrolar.

O romance que há nesta obra pra mim foi o melhor entre todos do autor, sendo construído de forma primorosa e recheado de situações divertidíssimas onde, mesmo com o forte tom de comédia, há muitas passagens para nos fazer refletir sobre a sociedade daquela época e mesmo pautas em alta nos dias de hoje como monogamia x poligamia.

E o que dizer dos personagens principais? Perfeitos. Mesmo os secundários que não foram muito bem aprofundados tiveram ao menos alguma cena ou frase que me marcou de alguma forma.

Enfim, posso ficar por horas rasgando elogios à este trabalho que ainda não será o suficiente. Então vamos logo à finalização: eu o recomendo com todas minhas forças!
Alberto.Tisbita 22/08/2022minha estante
Olá! Estou buscando referências pra ter o primeiro contato com Jorge Amado e terminei esbarrando com esta excelente resenha. Qual é o seu favorito dele? Recomenda começar por aqui?

William LGZ 22/08/2022minha estante
E aí! O meu livro favorito de Jorge Amado entre uns 7 que li é "Mar Morto", porém ele tem uma pegada completamente diferente deste aqui e é bem mais dramático, diria que para começar a ler o autor a história de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", que foi o 2° melhor pra mim, é uma excelente pedida!

Alberto.Tisbita 07/09/2022minha estante
Obrigado ?

Beatriz 08/04/2022

Dona flor e seus dois maridos
Chato! Não tem como falar outra coisa. Desculpa Jorge amado, sei que você é um grande autor e até gostei muito de capitães de areia e Gabriela, mas dona flor é muito lento, chato e enrolado. Eu sei que é uma coisa típica do Jorge amado ter várias subtramas e tals, mas é cansativo. Tem tantos personagens e histórias paralelas desnecessárias que incomoda e atrapalha o ritmo. Além disso a linguagem é muito difícil e regional. A história da dona flor é muito legal, porém o livro me decepcionou. Se você for começar a ler Jorge amado, aconselho começar por outro.

Fernando1355 02/04/2022

Trisal
Dona Flor e seus dois maridos é uma obra divertidíssima, onde acompanhamos a vida de Floripedes logo após a morte de seu primeiro marido.

Flávia 24/03/2022

Um retrato social crítico e humorado
A história viraria fácil uma produção de telenovela. Apesar da história se concentrar na vida de Dona Flor com seus dois maridos, Jorge Amado traz aos personagens coadjuvantes com riqueza de características, elucidando suas histórias, personalidades, feições e esteriótipos.
Jorge é capaz de pincelar tantas faces da sociedade e cultura baiana que faz sentir que estamos vivenciando a cidade da narrativa.
Uma história que apesar de fictícia, traz um retrato sócio cultural real de forma leve, crítica e humorada.
A religiosidade de matriz africana é explorada como forma de trazer o metafísico
e fantasia a história, que traz uma verdadeira dança dos dois mundos.
Como sempre Jorge Amado traz tantas camadas em suas histórias que as deixam densas em significado, aberta a significação particular do leitor.

Thainara Ramalho 22/03/2022

Dona flor e seus dois maridos
Jorge Amado, que baita escritor nós temos!
Leitura sensacional, li mais rápido do que imaginei que leria, simplesmente fantástico!
Está mais do que recomendada a leitura

Manu 07/02/2022

Eu MORRO de rir com Vadinho, principalmente no decorrer dos acontecimentos. Livro muito divertido, bem no estilo de Jorge Amado, com retratos muito interessantes de diferentes relações conjugais.