Dona Flor e seus dois maridos

Dona Flor e seus dois maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 19/01/2023

Pra variar, como tudo que Jorge amado escreve, maravilhoso!
Eu só queria que a parte que vadinho volta fosse antes kkk

Let_almeida 16/01/2023

Paixão sofredora ou conforto carinhoso?
Este é um livro diurno, se há algo do tipo, suas linhas cantam tons quentes e emanam Bahia. Eu pessoalmente sou uma pessoa de interesses noturnos, então n é minha zona de conforto. Dito isso, assim q chegaram os 2 maridos, me puxou como qualquer um dos meus livros favoritos.

É uma obra extremamente bem escrita e história super dinâmica/criativa. Confesso q qnd chega na parte do 2o marido, a narrativa fica mais arrastada (tlvz pq ele mesmo n seja tão exciting qnt o 1o), mas isso n importa muito, pq logo logo fica extremamente cativante e rápido de novo.

Recomendo a leitura para qualquer um q esteja em busca de uma literatura brasileira mais carefree, foco no puro entretenimento.

Lore 08/01/2023

Muito gostoso ler Jorge amado, ele consegue te colocar dentro da história como se você fosse vizinha da dona flor. A história é uma delícia e a escrita incrível
Mateuzinhz 08/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

CAMBARÃ 07/01/2023

Sacanagem trolll
Sempre q leio um livro dele tendo a pensar que haverá muita putaria porém não tem tanto assim.
Além do mais não tenho nada a acrescentar sobre o Jorge Amado que é um escritor notável

Anderson 27/12/2022

Jorge é Amado!
Sem dúvida, uma leitura preguiçosa, contudo rica de brasilidade, de Bahia, de quitutes, de Candomblé! Jorge Amado nos embala com o cotidiano brasileiro com pitadas deliciosas do irreal, quimérico, fantástico! Ele nos desliga da realidade e nos leva a faceira década de 1940, na Bahia de Todos os Santos, na Bahia dos Orixás, de Mãe Menininha e Mãe Senhora! Vadinho, Flor e Teodoro, o trio que embala e encanta ?

Daniela742 26/12/2022

Cada dia mais apaixonada por Jorge Amado
Como minha segunda leitura de Jorge Amado, já percebo como o autor não se contenta em dar profundidade apenas aos personagens principais, mas de mostrar detalhadamente o entorno, as relações, a cultura e o cotidiano. Cada personagem é um universo e isso deixa a história muito rica!

Adoro os regionalismos e como a cultura baiana é parte importante da história. Muito provavelmente, seja minha parte preferida: enxergar a região em que vivo tão cheia de vida e com personagens tão marcantes vivendo dessa realidade.

Dona Flor é uma super personagem, super heroína. Ela faz o destino dela! Em alguns momentos lembrei de Anna Karenina e não pude deixa de fazer algumas comparações meio sem pé nem cabeça (mas com algum sentido na minha cabeça). Cheguei a conclusão de que dona Flor tem o tempero baiano e no final ela não se prende regras, preconceitos e normas. No final, ela faz o que bem quer, pensando no melhor para ela mesma.

Destaco esse trecho do posfácio do livro que diz muito sobre a história: "(...) Dona Flor é mais que um romance meramente baiano (...) Ele é também - e sobretudo! - uma densa especulação sobre o escolher não escolhendo. É uma parábola de viés enganadoramente populista, na qual uma consciência feminina, educada para ser obediente, ativamente transforma a relação mediadora, que é sempre lida como consequência, num sujeito, colocando-a como central, e não como resultado das oposições."

Escrevo isso logo que acabei de ler então ainda estou na êxtase do final, com certeza minhas opiniões são suspeitas, mas fazer o que, já estou fixada por Jorge Amado ?????

Zuca 23/12/2022

Ao longo da leitura de Dona Flor e seus dois maridos a imagem de Jorge Amado armando sua arapuca em forma de livro vai se materializando na mente do leitor – a descrição pormenorizada de seu conterrâneo Mirandão (melhor amigo de Vadinho, primeiro marido de Dona Flor) antevendo a oportunidade do golpe é mais que sugestiva: “endireitou-se na cadeira, puxou do bolso o lenço perfumado, enxugou umas gotas de suor na testa larga, cada vez mais sorridente e feliz: nada havia de que ele tanto gostasse como de armar uma patranha, uma história bem divertida”. Claro, patranheiros existem os que o são por esporte e os que, além disso, são gênios literários; este tomo é produto dos do segundo tipo.

A capacidade inata para o engabelamento se faz explícita na maestria com que a narrativa é conduzida globalmente. O autor cozinha o romance em fogo brando, construindo seus sabores até o limite tolerável do filler (e inclusive se arriscando a ficar malfalado no processo de encheção da linguiça) até que, invariavelmente, chacoalha as expectativas relacionadas à forma, condicionadas via inércia, de maneira a sacudir o leitor pelos ombros e botá-lo de volta na linha, agora com interesse e empatia redobrados – e demonstrando uma facilidade assombrosa ao fazê-lo em capítulos curtos de duas, três folhas, obras-primas quase casuais da literatura brasileira.

Guardadas as proporções – especialmente em relação ao potencial de alcance da obra – Jorge Amado serve aqui um épico quixotesco de lavra própria, que ao fim e ao cabo entristece não pela maneira com que a “esotérica e comovente história” (conforme dito na abertura dos trabalhos) é arrematada, mas pelo simples fato de que acaba e deixa saudade.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/2022/12/dona-flor-e-seus-dois-maridos.html

Ludmila 16/12/2022

Como é prazeroso ler Jorge Amado! Parece que a gente está dentro da narrativa, convivendo com os personagens. A história é excelente. Se não existe o que ela quer em um, por qur não ter dois? Rs...

ladystark3000 07/12/2022

Primeiro livro de Jorge Amado que eu leio e que livro! A história fala sobre uma viúva que acaba se casando novamente mas que não consegue abandonar a memória do antigo marido. Achei maravilhosa essa história, tem tudo na medida certa, muito engraçado também.

Ana Lu 17/11/2022

Estou adorando
Muito gostoso de se ler, narrativa muito boa de maneira que a leitura flui.
Não sou de gostar de livros com palavrões , mas no contexto desse livro em particular eu gostei.
Alem de tudo tem um ótimo humor, que me fez ficar entretida.

Ester 15/11/2022

Dona Flor entrega a essência do que é a literatura de Jorge Amado, os detalhes que ao mesmo tempo que trazem o sensual trazem também o familiar pra história, trazem uma narrativa gostosa, rápida e que faz você querer ler até o final de uma vez só. Personagens cativantes e que fazem você se envolver na história.
O final apesar de satisfatório pela trama em si não me agradou tanto mas não direi o motivo pq seria spoiler.
Recomendo muito e é um dos meus livros favoritos do Jorge.

Taina 21/09/2022

Baixaria para senhoras
O livro é um bom passatempo; o escritor tem uma escrita fluida e cativante. A história não era nada do que eu esperava, é bem irônica e engraçada e até meio boba.
Parece mais uma chanchada para pessoas conservadoras.

Paula 20/09/2022

Quase abandonei
Muito detalhe desnecessário, admito que tenho preguiça de ler tanta enrolação. Acabei lendo só a parte do Vaguinho, já a segunda parte fui pulando umas páginas pra conseguir acabar.

Jess 05/09/2022

Triângulo amoroso Baiano
Em Dona Flor, Jorge Amado ?canta? com muita paixão sobre a sua terra, a Bahia, região alegórica ?pintada? com toques de realismo fantástico e tons picarescos. Tendo como pano de fundo a liberdade sexual e a crítica social da sua fase anterior, com este romance, Amado mergulha no lirismo e amplia as suas possibilidades narrativas. Em suma, uma obra em que trafega por uma via repleta de elementos folhetinescos fincados em diversos textos da cultura popular baiana e brasileira

.geo. 31/08/2022

Creio que o filme seja melhor que o livro.
A história é muito interessante, mas eu não consegui me adaptar à escrita do Jorge Amado, neste livro.