Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

@aprendilendo_ 07/08/2021

Resenha de "As Viagens de Gulliver"
Publicado pela primeira vez em 1726 e escrito por Jonathan Swift, "As Viagens de Gulliver” é considerado um dos grandes romances da história. Nesse contexto, na obra, acompanhamos a narrativa de Lemuel Gulliver acerca de suas inesperadas e extraordinárias viagens durante um período de dezesseis anos, as quais envolvem gigantes, pessoas minúsculas, ilhas voadoras e cavalos falantes.

Em primeiro lugar, sobre história, há a cômica e cativante narrativa do cirurgião aventureiro, Gulliver. Nesse sentido, desde as primeiras páginas, a obra consegue se destacar por meio de sua criatividade única em situações e ambientes, os quais apenas ficam mais extraordinários conforme o tempo. Em adição, o protagonista narrador, com sua personalidade excêntrica, traz todo um aspecto irônico para a história. Como consequência, em face da maravilhosa fantasia e do bom humor em cada palavra, o livro tem uma leitura extremamente agradável e leve, sendo perfeito para qualquer leitor em busca de uma nova aventura.

Em outro aspecto da obra, tem-se uma sátira dos livros de viagem, a qual, nas entrelinhas, crítica veementemente diversas características da política e personalidade humana. Nesse contexto, no decorrer das viagens, a crítica fica cada vez mais evidente, chegando a se tornar explícita e contundente na quarta parte. Dessa forma, apesar da leitura leve e bem-humorada, a trama, em adição, consegue entregar toda uma gama reflexiva acerca de nossas atitudes como sociedade, o que apenas aumenta a profundidade e o impacto da história no leitor.

“As Viagens de Gulliver” é uma leitura leve, divertida e extremamente criativa, sem, contudo, perder o peso de suas críticas na forma como a humanidade lida com a política e a moral.
Nota: 9.4
Instagram: @aprendilendo_
Liny Arguilera 07/08/2021minha estante
Esse livro é excelente.

Pris.rocha 30/09/2009

Interessante as minúncias descritas pelo autor ao tratar de outros povos, ou melhor, de como seriam se fossem daquela forma. Mas de um modo geral o livro é enfadonho, sem qualquer emoção; somente a descrição de diferentes povos, sem qualquer efeito prático.

Luciane 16/10/2011

Recebi este livro pelo Grupo Livro Viajante (http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante) e aproveitei para ler para o meu filho, todos os dias um pouco. Nós havíamos visto o filme no cinema. Gostei.

Fimbrethil Call 02/09/2011

Crítica ácida
Escrito como se fosse mesmo um diário de viagem, sem nenhum diálogo e a narrativa sempre no passado, por ex: "eu acordei e me vesti e fui falar com meu amo, etc", o livro não pode ser descrito como uma aventura empolgante, mas é uma crítica muito bem feita de um autor irlandês à inglaterra e todo o seu sistema, de governo, jurídico e educacional.

Bom mesmo e recomendo a leitura.

Larissa Pickler 28/09/2011

Se aprofundando na historia.
A fabula que todos conhecem mostra apenas uma das muitas aventuras que Gulliver realizou. Já neste livro, as viagens de Gulliver, Jonathan Swift se aprofunda um pouco mais na historia e vai adiante nas aventuras vividas em diferentes lugares. Onde Gulliver passa por diferentes situações, sendo grande em alguns lugares e pequeno em outros, e no final o autor quis mostrar como seria se o ser humano fosse retratado como um animal irracional.

Duh 26/07/2011

Análise
Um clássico inglês que resume muito precisamente os valores da sociedade inglesa (e porque não européia?) do século XVIII. Entendido como crítica para a época, atualmente pode ser classificado como reflexivo.
A obra conta as histórias de Gulliver, um apaixonado por viagens a navio que se encontra com sociedades diferentes (inimagináveis em alguns aspectos), mas que, com o devido convívio, apresentam-se tão semelhantes nas construções morais e de valores à sua.
Dentro os vários aspectos analisáveis e apresentados no livro, cabe-nos um apontamento: assim como o protagonista, somente ao depararmo-nos com o "diferente", com o "externo" e com o outro é que podemos verificar qual a real significância de nossas ações, virtudes e valores.
Por fim, digo que se trata de uma ótima leitura, agradável e fluente, que pode ser esmiuçada em várias significações e questionamentos para as nossas vidas. Atualíssimo, cumpre bem o papel de clássico.

Elizia 24/07/2011

O livro “Gulliver’s Travel” de Jonathan Swift constitui um dos maiores clássicos da literatura infantil. As histórias narradas nessa aventura contam os detalhes das viagens de Lemuel Gulliver a diversas ilhas. Os países visitados por ele mostram personagens que variam de gigantes a pessoas miúdas. Nessa obra, o autor utiliza fortemente o recurso da ironia para fazer crítica à sociedade inglesa em questões como política, ciência, o comportamento humano de forma geral, etc.
A principal sátira feita pelo autor é dirigida ao pensamento cientifico mostrada principalmente no capítulo em que o autor narra a viagem a Laputa, onde visita a Academia de Lagado e vê vários estudiosos que realizam experiências um tanto impossíveis, como por exemplo, extrair raios de sol de pepinos, reconverter excremento humano em alimentos, transformar gelo em pólvora, entre outros. São cientistas com ideias bastante absurdas que não trazem benefício nenhum para a humanidade.

EmiBernardo 30/05/2011

Não é qualquer leitura
Quando se pensa em literatura clássica, Viagens de Gulliver deve constar. Definitivamente o livro é leitura obrigatória para cursos como Letras, Administração, Relações Internacinais e Matemática.
Apesar de ser uma leitura tranquila, nada tem de fácil. A linguagem utilizada é simples, mas às vezes, o livro se torna massante por ser inscrito em discurso indireto do início ao fim.
Contudo, para os que têm paciência, chega até a ser divertido e desejoso. As aventuras narradas nos enchem a imaginação e perguntas do tipo "será possível?".

Inlectus 19/04/2009

Muito bom.
Leitura por demais agradavel, uma aventura encantadora, muito recomendavel.

Kika 29/05/2009

O livro é interessante, tem aventura leve e descontraída. Nada que cause tensão ou frison. Recomendo mais para adolescentes.

Raíssa Robles 21/04/2024

Viagens de Gulliver
Adorei reviver essa história! E ler ela completa dessa vez, não o livro resumido. Muito bem escrito, haja imaginação! Dos países visitados, minha ordem de preferência foi: Glubbdudrib (Lapúcia!) - Lilipute - Brobdingnag - Huyhnhmns (o país dos Yahus é interessante, mas bem enfadonho).

Mari 28/08/2009

Viagens de Gulliver
E escolhi esse livro pois é um livro de aventuras, é criativo e utiliza a imaginação do leitor.
O autor é Jonathan Swift. Ele era um escrior irlandes, nscido dia 30 de novembro de 1667. Escreveu "Viagens de Gulliver" em 1725, oonde pretendia agredir o mundo, não diverti-lo. Em 19 de outubro de 1745, Jonathan Swift, surdo e louco, morre em Dublin.
Esse livro fala sobre um homem chamado Gulliver que foi viajar para um ilha de anões, chamada Liliput.
Depois vijou para Brobdingnang, uma terra de gigantes.