Little Women

Little Women Louisa May Alcott

Resenhas - Little Women

Bianca.Seminotti 09/05/2022

Mulheres
Um clássico, com muitas histórias dentro de uma mesma narrativa. Além das quatro irmãs, que acabam sendo a parte central do livro, outras mulheres interessantes aparecem para complementar o enredo. A primeira metade do livro me pareceu tediosa em muitos momentos. Já a segunda metade fluiu mais. Um clássico, que vale a pena ler, mas que precisa de um pouco de paciência e compreensão para com as meninas / mulheres do livro, com seus sentimentos, dilemas e problemas. Ao longo da leitura, algumas bonitas reflexões são feitas, com participação da experiente mãe das 4 personagens principais.

Raquel 21/01/2021

Um conto amável
As 4 meninas, senhoritas March, têm personalidades diferentes, mas são igualmente amáveis.
A autora tece bem cada figura principal, porém senti falta um pouco mais da Beth.
Tive momentos de raiva com plot twists que achei desnecessários no início, mas depois voltei a amar a história novamente.
Jo sempre será minha favorita.

Marina 12/05/2021

Clássico pra ler em dias tranquilos
O livro é bem simples e carrega um pouco nas lições de moral, mas nem por isso perde a delicadeza e a capacidade de nos conectar com a história.

Mesmo hoje sentimos falta da construção de personagens femininos com características, perspectivas e vontades próprias, protagonismo nas suas vidas. Cresci ouvindo essa história, reler agora foi pura nostalgia.

Apesar disso, não é exatamente um livro ?feminista?, muito menos revolucionário (mesmo que aparentemente a autora tenha sido). Ele é bastante conservador, moldado na moral cristã e com tem um final clichê (considerando a época em que foi escrito, não me incomodou tanto, mas achei importante pontuar).

@livrosdelei 03/01/2021

Mulheres donas de seu próprio destino!
?Little Women? de Louisa May Alcott é uma dessas obras quase impossíveis de resenhar, na minha opinião. É um livro complexo (sim, bem mais do que parece) e que me fez sentir como se tivesse deixado um pedaço de mim com o livro, e um pedaço dele em mim.

Eu fico pensando nos personagens mesmo depois de ter terminado a obra, pois ela é tão envolvente que faz a gente se sentir como se fôssemos amigos deles. Nesse livro dá para sorrir, chorar e se surpreender bastante.

?Mas Anna, o que tem de tão profundo e complexo em um livro infanto-juvenil?? Vamos lá: acho muito superficial achar que livros destinados ao público jovem não podem ser complexos. Não olhar profundamente Little Women é perder a melhor parte da obra: ver que, apesar das adversidades, as meninas são criadas para serem donas de seu próprio destino ? algo que as confunde, pois a sociedade impõe justamente o contrário.

São mulheres de vida simples e que amadurecem durante o livro. Então conseguimos ver elas aprendendo coisas que já aprendemos no decorrer da nossa vida (daí que vem o que ouvi bastante aqui: ?é um livro moralista?). Não achei moralista, porque nós aprendemos as mesmas coisas que as personagens aprenderam (se ferrando ou acertando), tanto na relação entre irmãs/amigas quanto nos objetivos de vida em geral. Então é natural que elas levem esporros na obra e ainda se critiquem por terem pensado/agido de certa maneira.

Outro ponto interessante é que as quatro irmãs são totalmente diferentes entre si e seguem rumos igualmente distintos. A genialidade de Louisa é capturar vários tipos de personalidades e criar destinos próprios para cada um dos personagens.

O livro é repleto de reviravoltas e eu acho que vale muito a pena ler! A leitura flui super bem e nos acolhe. Jo March é minha heroína.

Antônia 19/04/2020

Um clássico
É emocionante ver o desenvolvimento das meninas.
As escolhas e sacrifícios que Meg fez (minha preferida), Jô buscando seus objetivos e não mudando seu jeito de ser, Beth passando por coisas tão difíceis e não perdendo a força até o último momento e Amy, que teve uma enorme evolução e se tornou uma das melhores personagens.
O livro é um pouco complicado, mas o final recompensa completamente.

Mônica Alves 16/12/2020

Não sei o que pensar sobre esse livro (ou "esses livros", já que a edição conta com Little Women e Little Wives). No geral, escrita é ótima e muito delicada, as personagens são adoráveis e o enredo é interessante, principalmente se soubermos um pouco da vida da autora. Acho que Little Women é perfeito, do começo ao fim. Dá vontade de ler e reler e dá até uma sensação de nostalgia. Mas Little Wives me deu a impressão de ser completamente diferente do primeiro livro, de ser apenas um romance normal para que qualquer jovem da época pudesse ler sem ser repreendida.

É inegável o valor desses livros, mas do meu ponto de vista, não envelheceram muito bem.

Ses 19/07/2020

Little Women
Foi um desafio ler em ingles e foi o segundo maior livro que eu ja li, foi difícil, valeu a pena mas não é o meus tipo de livro

Nati Farias 28/05/2020

Little Women não é o meu tipo de leitura favorito, mas resolvi ler após a divulgação do filme. O livro tem muitos pontos fortes, o principal deles é a personagem Jo March, e alguns pontos fracos. Recomendo para quem gosta de romances de época.

Hazuki 20/02/2010

Tudo bem que eu não posso exatamente me intitular "fã" de romances leves, mas esse livro avacalha com qualquer bom senso. Não só pelo fato de ser um romance completamente desprovido de conflitos, mas por ser uma história CHATA, com protagonistas muito sem graça, que não têm nenhuma característica em especial que as diferencie além da idade, da cor dos cabelos e do nível de imaturidade.

E falando em história chata, é sobre quatro irmãs cujo pai está na Guerra Civin Americana e para tentar fazer a vida ficar menos soturna, elas tentam de várias maneiras fazer a vida parecer mais colorida. E é exatamente aí que reside o tédio da história toda, porque o livro fica o tempo todo contando historinhas bobas que ficam tentando dar lição de moral (alô alô, "Jade Vermelho"?). Não estou dizendo que elas devem ficar relembrando do triste fato de que um ente querido da família não se encontra presente na casa e similares, mas o pai delas é praticamente um pretexto para elas ficarem arranjando toda a sorte de "coisas divertidas" para se fazer na época, como brincadeirinhas ao ar livre, bailes (detalhe interessante: elas eram pobres e ainda assim iam a tudo que é tipo de baile) e tarefas do lar.

Quando você acha que a história vai melhorar um pouco com a aparição do adorável vizinho delas, a história fica ainda mais... boba. O Laurie apresenta um conflito inicial com um potencial ótimo para deixar o enredo pelo menos um pouco mais envolvente, mas que acaba adicionando ainda mais açúcar à história melada que é Little Women.

E não neguem, tem hora que a história fica tão chata, mas tão chata que até a própria Louisa Alcott fica de saco cheio e começa a colocar umas histórias completamente nada a ver e que não adicionam NADA ao livro, como a das meninas escrevendo aquele jornalzinho tosco. Ou a parte do piquenique.

Um SACO. Não gostei desse livro. Se for para ler romances de época com liçõezinhas de moral, escolham "Os desastres de Sofia". Pelo menos aquele livro é divertido.

Nicole 07/03/2022

Aquele que ensina a amar.
Esse é o melhor jeito de descrever esse livro.
foi aqui que eu descobri o que é amar incondicionalmente. Até nas partes mais tristes você encontra conforto dentro dele, é realmente incrível.
Pensar que amar tem tantos ângulos e perspectivas diferentes, e até questionar se faz sentido achar que amar assim é real, mas sinceramente uma vez que você entra nesse livro o real deixa de ser desejável.

Morgana Gomes 09/02/2020

Mulheres Adoráveis
Lembro vagamente de ter lido trechos de "Little Women" durante a graduação e sempre achei que o spolier sobre Beth em um dos episódios de Friends tinha sido o maior de todos os que já tive até agora. (Jamais esquecerei da cara do Joey quando descobriu que Beth estava doente. Tadinho...)
Com a nova adaptação para o cinema, resolvi ler do começo ao fim (apesar do spoiler). Então, pude conhecer mais a fundo a vida dessas quatro mulheres adoráveis: Meg, Jo, Beth e Amy. Quatro irmãs que compartilhavam tantas coisas entre si. Cada uma com suas características, sonhos e escolhas que as moldam ao longo da vida. Quatro mulheres com destinos bem diferentes daqueles que imaginamos ao longo da leitura, mas que demonstram força e amor o tempo inteiro.
Vale lembrar que Little Women é uma autobiografia de Louisa May Alcott. Com algumas adaptações (é claro), Louisa contou um pouco da sua história e sua relação com as irmãs de forma singular.

Jessica 31/07/2020

A história é bem simples, sem muitas reviravoltas, mas acompanhar o dia a dia das meninas March sempre dá um calorzinho no coração. Deu vontade de ler a continuação para saber mais sobre o futuro dessa família tão querida.