Little Women

Little Women Louisa May Alcott

Resenhas - Little Women

Mônica Alves 16/12/2020

Não sei o que pensar sobre esse livro (ou "esses livros", já que a edição conta com Little Women e Little Wives). No geral, escrita é ótima e muito delicada, as personagens são adoráveis e o enredo é interessante, principalmente se soubermos um pouco da vida da autora. Acho que Little Women é perfeito, do começo ao fim. Dá vontade de ler e reler e dá até uma sensação de nostalgia. Mas Little Wives me deu a impressão de ser completamente diferente do primeiro livro, de ser apenas um romance normal para que qualquer jovem da época pudesse ler sem ser repreendida.

É inegável o valor desses livros, mas do meu ponto de vista, não envelheceram muito bem.

Nati Farias 28/05/2020

Little Women não é o meu tipo de leitura favorito, mas resolvi ler após a divulgação do filme. O livro tem muitos pontos fortes, o principal deles é a personagem Jo March, e alguns pontos fracos. Recomendo para quem gosta de romances de época.

Ses 19/07/2020

Little Women
Foi um desafio ler em ingles e foi o segundo maior livro que eu ja li, foi difícil, valeu a pena mas não é o meus tipo de livro

Jessica 31/07/2020

A história é bem simples, sem muitas reviravoltas, mas acompanhar o dia a dia das meninas March sempre dá um calorzinho no coração. Deu vontade de ler a continuação para saber mais sobre o futuro dessa família tão querida.

Mariele 19/02/2023

Sensível
O filme é uma adaptação muito fiel ao livro. Como assisti anos antes, acabei me recordando de inúmeras cenas ao longo da leitura. As personagens fortes e empomderadas dão o ar da graça e é um dos motivos pelos quais ele ainda faz sucesso entre leitores. Muito bom

Ohara 10/09/2020

Um clássico da literatura, e que tem tanto a nos ensinar hoje quanto tinha há 152 anos atrás, quando foi publicado.
Difícil não se emocionar pelo menos um pouquinho com a livro.

Terminei o livro com um sentimento de felicidade e dor, foram tantas as reviravoltas, tanta felicidade e tristeza para os personagens. Acompanhar o amadurecimento tão necessário deles no decorrer da história, não foi fácil.

Mas um clássico sempre vale o tempo e o esforço.

"Tempo bom até agora. Não sei quanto vai durar, mas não tenho medo de tempestades, pois estou aprendendo a navegar meu barco."

Marília 15/09/2020

Descobri que não gosto de livros de época
É uma leitura tranquila porém enfadonha. Decidi ler por ser um livro renomado, mas me vi me forçando a terminá-lo

Renata 29/06/2020

Impossível não amar!
As irmãs March são maravilhosas, cheias de amor e vontade de fazer o bem. A história é ótima! E não esqueça de ler a sequência, no livro ?Good Wives?.

Mayara 09/02/2020

null
Livro clássico americano, pode ser considerado como um romance de formação, o qual conta a história de quatro irmãs, sua família e amigos; e o papel e a luta das mulheres na sociedade de 1861.
É um livro que aquece seu coração, te faz rir e chorar ao acompanhar as aventuras, dificuldades e problemas das irmãs March.

Lavinia 27/01/2020

"Little Women", Louisa May Alcott
"Little Women" é um clássico de Louisa May Alcott, publicado em 1868, que acompanha a vida das quatro irmãs March: Meg, Jo, Beth e Amy. O livro é dividido em dois volumes, o primeiro acompanha as irmãs March na infância/adolescência enquanto o segundo as acompanha no início da vida adulta.

O meu primeiro contato com a história foi por meio das adaptações cinematográficas de 1949 e 1994, então eu já tinha uma conexão pessoal com essa obra. Também, na adolescência eu li o primeiro volume da obra, que foi traduzida como "Mulherzinhas", mas o livro não era muito popular no Brasil na época e eu não achei o segundo volume para ler.

Até que finalmente decidi ler esse livro inteiro no original e foi uma experiência intensa. Muitos dos capítulos funcionam como contos que se intercalam, tendo uma história que se inicia e termina em si. A narrativa, por ser muito "picotada", pode ser bem lenta em muitos momentos, já que a história não conta com conflitos e plot twists que te carregam interessado por todo o livro. Lembrando que a obra tem muitos momentos em que a autora literalmente para tudo para dar um lição de moral, a escritora era cristã então a história carrega em si muito de um moralismo cristão.

Mesmo com seus defeitos, "Little Women" é um livro cativante e muito fofo. Em um ponto da leitura, eu já estava me sentindo parte da família March. Mesmo com as restrições da época em que foi escrito, Louisa May Alcott apresenta observações inteligentes sobre como era ser mulher no século XIX, principalmente por meio da sua protagonista Jo, quem se recusa a se casar e se mostra sempre em busca da sua própria independência e liberdade. Além dos momentos em que vemos os esforços de Jo para investir em sua carreira literária.

O final da Jo é bastante decepcionante e incoerente, mas sabemos que isso se deve às exigências dos editores de Alcott que queriam que a protagonista se casasse. Ainda bem que na nova adaptação cinematográfico de 2020 Greta Gerwig corrigiu isso, inclusive o filme é perfeito, assistam, assistam, assistam!!!

site: @sobrepaginas (instagram)

Nalaura 05/03/2022

Maravilhoso
Gostei muito do livro. Eu já gostava demais da Amy e do Laurie e ver o desenvolvimento deles aqui no livro foi muito bom, embora eu tenha desejado mais (mas isso a autora nunca poderia me dar, pela época em que o livro foi escrito). Gostei da Jo aqui no livro, ainda que o desfecho dela tenha me parecido meio forçado...? A Meg eu não tenho nada a comentar, até porque para os padrões da época ela deve ter atingido o "ápice da felicidade" (mas eu achei que ela ficou bem apagada após ter se casado).
No geral, um ótimo livro e dá para acompanhar super de boas em inglês. Recomendo!

Alessandra.Laine 26/09/2021

Tudo é bom quando acaba bem
Todos os personagens têm características que, reunidas, se completam e que deveriam ser modelos de conduta, segundo os valores cristãos.

O tempo é um ótimo mestre, cada um aprende os valores universais que tem que aprender : esse livro é tão eficiente quanto a Bíblia, se seu objetivo era ditar as regras morais e os bons costumes da época.