Little Women

Little Women Louisa May Alcott

Resenhas - Little Women

Lala Fugi 23/02/2022

Fantastic but boring
Não irei debater a importância histórica do livros. É um clássico que se colocado em seu lugar na história tem todo o direito a fama e sucesso alcançados.
Contudo para os padrões narrativos de hoje em dia eu considerei Mulherzinhas um tanto quanto entediante.
Cada capítulo discute uma questão moral e referentes a rotina diária, os ideais comportamentais e a cultura de uma família classe média branca da época. Contudo as questões apresentadas são resolvidas rapidamente naquele capítulo.
Assim a sensação que tive é de estar lendo um conjunto de contos sobre um mesmo personagem.

caroline 25/09/2019

Só peguei esse ebook pra ler a 2ª parte conhecida como Boas Esposas. O livro é fofo r cheio de ternura mas o Boas Esposas achei melhor. É mais dramático, chorei inclusive. Claro que é cheio de clichês mas isso é mais que esperado no livro todo. É a forma como a história é contada que faz a diferença. Só achava maçante quando havia descrições dos locais que pra mim eram excessivas. No fim das contas gostei mais do achei que fosse gostar.

caneta kitsch 25/10/2020

as mulherzinhas cresceram?
Jo e Alcott são basicamente a mesma pessoa: ambas foram as escritoras da família e possuíam dificuldade em se adequar às expectativas femininas da época. Jo não queria que a personagem de uma de suas histórias casasse. Louisa, do outro lado das páginas, nunca de fato se casou. a inspiração autobiográfica desperta a curiosidade sobre essa mulher fascinante que recusou o matrimônio nos EUA do século XIX enquanto redigia um verdadeiro manual de conduta para boas garotas.

leia a resenha completa no perfil @caneta.kitsch no Instagram!

Lavinia 27/01/2020

"Little Women", Louisa May Alcott
"Little Women" é um clássico de Louisa May Alcott, publicado em 1868, que acompanha a vida das quatro irmãs March: Meg, Jo, Beth e Amy. O livro é dividido em dois volumes, o primeiro acompanha as irmãs March na infância/adolescência enquanto o segundo as acompanha no início da vida adulta.

O meu primeiro contato com a história foi por meio das adaptações cinematográficas de 1949 e 1994, então eu já tinha uma conexão pessoal com essa obra. Também, na adolescência eu li o primeiro volume da obra, que foi traduzida como "Mulherzinhas", mas o livro não era muito popular no Brasil na época e eu não achei o segundo volume para ler.

Até que finalmente decidi ler esse livro inteiro no original e foi uma experiência intensa. Muitos dos capítulos funcionam como contos que se intercalam, tendo uma história que se inicia e termina em si. A narrativa, por ser muito "picotada", pode ser bem lenta em muitos momentos, já que a história não conta com conflitos e plot twists que te carregam interessado por todo o livro. Lembrando que a obra tem muitos momentos em que a autora literalmente para tudo para dar um lição de moral, a escritora era cristã então a história carrega em si muito de um moralismo cristão.

Mesmo com seus defeitos, "Little Women" é um livro cativante e muito fofo. Em um ponto da leitura, eu já estava me sentindo parte da família March. Mesmo com as restrições da época em que foi escrito, Louisa May Alcott apresenta observações inteligentes sobre como era ser mulher no século XIX, principalmente por meio da sua protagonista Jo, quem se recusa a se casar e se mostra sempre em busca da sua própria independência e liberdade. Além dos momentos em que vemos os esforços de Jo para investir em sua carreira literária.

O final da Jo é bastante decepcionante e incoerente, mas sabemos que isso se deve às exigências dos editores de Alcott que queriam que a protagonista se casasse. Ainda bem que na nova adaptação cinematográfico de 2020 Greta Gerwig corrigiu isso, inclusive o filme é perfeito, assistam, assistam, assistam!!!

site: @sobrepaginas (instagram)

Pris 30/12/2022

Onde of the greatest books I've ever read. The version I have is not on the app, but It is a children's thrift classics in easy to read type, of had made this reading more pleasent than I thought. This was the first book I read in English and it was a great pleasure.
Louisa May Alcott has created the most interesting and loving characters she could, Jo, Beth, Amy and Meg are so different and so unique that we really feel like part of this pretty family, full of problems and happiness.

Mayara 09/02/2020

null
Livro clássico americano, pode ser considerado como um romance de formação, o qual conta a história de quatro irmãs, sua família e amigos; e o papel e a luta das mulheres na sociedade de 1861.
É um livro que aquece seu coração, te faz rir e chorar ao acompanhar as aventuras, dificuldades e problemas das irmãs March.

Alessandra.Laine 26/09/2021

Tudo é bom quando acaba bem
Todos os personagens têm características que, reunidas, se completam e que deveriam ser modelos de conduta, segundo os valores cristãos.

O tempo é um ótimo mestre, cada um aprende os valores universais que tem que aprender : esse livro é tão eficiente quanto a Bíblia, se seu objetivo era ditar as regras morais e os bons costumes da época.

Lu 19/02/2020

Um presente passado de geração à geração
"Four little chests all in a row,
Dim with dust, and worn by time,
Four women, taught by weal and woe
To love and labor in their prime."

Eu sei que um livro é maravilhoso quando me percebo borbulhando de coisas para falar sobre ele. Uma resenha jamais resumiria com sucesso tudo o que eu tenho para dizer sobre Little Women, então eu nem vou tentar dizer tudo. Sendo um clássico, ele tem possibilidades inesgotáveis de conversas, reflexões e problematizações em suas páginas. Cada geração e cada leitor(a) em seu pequeno universo atualizará essa história, que segue precisando ser contada mesmo hoje. As minúcias do dia-a-dia de mulheres que cuidam da casa, dos filhos e da própria comunidade não são assunto corriqueiro, não são assunto pequeno. E eu sempre vou admirar Louisa May Alcott pela coragem de contar a história dessas mulheres (mulheres do seu mundo e mulheres do nosso mundo ainda hoje) mesmo em uma época em que existiam tantas políticas de silenciamento delas.

Logo que começei a ler a segunda parte desse livro (Good Wives), assisti ao filme de Greta Gerwig e, olha, não existe melhor tributo à Little Women e à memória da Louisa do que o filme. Não tenho vergonha de dizer que gostei mais da experiência de ver o filme do que da experiência de ler o livro, isso porque o filme foi feito na minha geração e a diretora teve liberdades criativas que a Louisa não teve. Ambos são trabalhos magistrais que não devem ser deixados de lado por parecerem coisa da mulherzinha e, em vez disso, merecem ser enaltecidos justamente por serem coisa de mulherzinha.

Considerei muito a nota que daria ao livro e, embora eu tenha ficado ~levemente~ frustrada com alguns aspectos (e com o capítulo Daisy and Demi inteirinho), cheguei à conclusão de que um livro que me faz refletir tanto não merece menos do que cinco estrelas.

Raissa 27/12/2020

O livro traz uma leitura muito leve e agradável durante toda a narrativa. Os capítulos abordam as questões cotidianas da família com quatro irmãs e, embora sem ter muito clímax, a leitura é divertida por conta das características marcantes de cada irmã.
Sobre a edição utilizada na minha leitura: após finalizar a leitura, fui assistir ao filme lançado recentemente e só então percebi que o livro era a única edição que continha apenas metade da história. Uma decepção, pois em nenhum lugar no site da compra havia informações sobre isso.

Agatha 03/03/2023

Little women
Gosto da história do livro, acho bem válida e adoro o filme. Mais um áudio book que utilizei para relaxar

Renata 29/06/2020

Impossível não amar!
As irmãs March são maravilhosas, cheias de amor e vontade de fazer o bem. A história é ótima! E não esqueça de ler a sequência, no livro ?Good Wives?.

melanieteles 29/03/2021

I really loved to see the girls grow up and become beautiful women. A nice book, good for beginners, with a lot of things to learn from. One of the loveliest books I?ve ever read.

Taiza.Souza 19/03/2021

Ótima opção para treinar o inglês!
O livro conta a história de irmãs com seus sonhos e particularidades. A história é calma e com pouca ação. Em vários momentos, a história traz valores, ensinamentos para o dia a dia. Para quem desejar treinar o ingles com um livro com um vocabulário fácil é uma boa opção!

Lívia.Beatrice 06/06/2020

Feminismo de 1868!
Os livros ?Mulherzinhas? e ?Mulherzinhas crescem? são 2 clássicos, lançados sequencialmente pela Louisa May Alcott em 1868 e 69. A história é baseada na vida real da autora, mas, como quase todos os livros que contam histórias reais, existem componentes fictícios que incrementam a narrativa para que fique completa aos leitores.
Louisa fala de quatro irmãs da família March (Meg, Jo, Beth e Amy), sendo a autora representada pela personagem Jo March. Aos poucos percebemos que Jo é a protagonista, sendo a mais independente, determinada e indisciplinada das irmãs. Ela é escritora, o que fez eu me identificar diretamente com a personagem, e não pensa em seguir os caminhos tradicionais que as mulheres dessa época são criadas a viver.
O livro tem uma escrita clássica. Todavia, por mais difícil que possa ser desenvolver uma leitura de palavras e costumes antigos, tudo é superado pela qualidade da narrativa das situações e do desenvolvimento das irmãs. Vamos nos apegando as características de cada uma, e torcendo pelos sonhos específicos que elas carregam.
Em ?Mulherzinhas? as irmãs March enfrentam a dificuldade de serem pobres e viverem longe do pai, que está afastado na guerra civil que o país enfrenta, e em ?Mulherzinhas crescem? enfrentam as dificuldades de se tornarem adultas e trilharem seus próprios caminhos (com ou sem casamento).
Não posso deixar de citar outro personagem muito importante: Laurie. Vizinho de porta das meninas March, Laurie é um menino amigável, prestativo e diferente, se considerarmos as expectativas para homens daquela época. Ele se torna o melhor amigo de Jo, e tem um papel muito importante na vida de todas, sem exceção.
Ler esses 2 livros é entrar na vida das meninas March, é rir e chorar com as dificuldades que existiam no mundo naquela época, é conhecer mais a fundo conflitos feministas de quase 150 anos atrás, e refletir ensinamentos antigos que cabem tão bem a realidade atual.